Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

GRALHA AZUL No. 80 - DEZEMBRO 2018

11 views

Published on

BOLETIM GRALHA AZUL No. 80 DEZEMBRO 2018
SOBRAMES PR -

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

GRALHA AZUL No. 80 - DEZEMBRO 2018

  1. 1. GRALHA AZUL - No. 80 - DEZEMBRO - 2018 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - SOBRAMES - PR GRALHA AZUL GRALHA AZUL EDITOR: SÉRGIO AUGUSTO DE MUNHOZ PITAKI - sergiopitaki@gmail.com Natural de Joinville (SC), o Dr. Wilson da Costa Cidral tinha completado 85 anos em junho. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1959, registrando-se no CRM do Paraná em novembro de 1962. Em 2009, ao completar 50 anos de formado, foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético-Profissional durante a solenidade do dia do médico. Casado com D. Maria José Cidral, ele faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças. Participou da 3a. Edição do Concurso Literário Médicos do Paraná, com o título “IMORTALIDADE”. Não chegou a ver seu trabalho publicado. Nesse sentido prestamos-lhe uma homenagem póstuma publicando-o nesta edição do boletim Gralha Azul. IMORTALIDADE "Um amigo meu confessou-se intrigado, por que Hermann Snellen, oftalmologista holandês inventor em 1862 da Tabela ocular que leva o seu nome, é mais conhecida no mundo, do que a Teoria da Relatividade de Einstein, do inventor da lâmpada incandescente Thomas Edison ou da penicilina, Alexander Fleming. A Tabela Ocular de Snellen que é um dos meios mais comuns de testar a acuidade de distância é conhecida de todos, até mesmo daqueles que nunca foram a um consultório oftalmológico ou fizeram o teste na escola. A pessoa se coloca a 6m da tabela e lê tantas letras quanto pode. Se puder ler, corretamente, todas as letras das primeiras oito linhas, sua acuidade de distância é considerada normal, ou 20/20. Se ler mais letras além dessas oito linhas, ela tem acuidade excepcional; caso leia menos de oito linhas, isso pode indicar a necessidade de usar óculos para miopia. Meu amigo continuou perguntando: Se alguém inventar um método que além da miopia, fornece indícios da presença de hipermetropia, de astigmatismo e de daltonismo? De que forma faria isso? Compactando a Tabela de Snellen, e usando apenas uma letra de cada tamanho para fazer o teste. E na hipermetropia? Utilizando um texto de letras miudinhas para a leitura a 40 cm de distância ou ícones como um telefone celular, um cachorro, um patinho ou um cavalo, para as crianças que não sabem ler.
  2. 2. GRALHA AZUL - No. 80 - DEZEMBRO - 2018 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - SOBRAMES - PR 2 E no astigmatismo? Com o teste de identificação das cores é diferente: o não daltônico vê o número 12 da Tabela de Ishiara e o daltônico não consegue identificar o número 16. Meu amigo não é oftalmologista e por essa razão recorre sempre ao seu colega de turma, o mais competente profissional que ele conhece, e do qual recebeu a sugestão e a ideia de realizar um censo visual escolar, ou seria melhor infantil (?), mais abrangente. As professoras e professores fazem os 4 testes, enviam aos oftalmologistas somente os casos suspeitos de deficiências visuais ou doenças dos olhos, triando e cadastrando de 10 a 15% das crianças em idade escolar, que, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia apresentam problemas de visão que podem influenciar o comportamento e o desempenho escolar; ou seja, cerca de 4,5 milhões de crianças. Se extrapolarmos esses números para o universo global de crianças com problemas visuais, com certeza, meu amigo e seu colega de turma, se tornarão iguais a Hermann Snellen, 156 anos depois."
  3. 3. GRALHA AZUL - No. 80 - DEZEMBRO - 2018 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - SOBRAMES - PR 3 REUNIÃO DE NATAL - 2018 SOBRAMES PARANÁ
  4. 4. 4GRALHA AZUL - No. 80 - DEZEMBRO - 2018 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - SOBRAMES - PR POR ÚLTIMO MAS MUITO IMPORTANTE: FELICITAÇÕES À DIRETORIA SOBRAMES NACIONAL 2019-2020 - PRESIDENTE DR. https://youtu.be/2_X8zWe4CE4

×