Análise iconográfica e iconológica da fotográfia maria

1,735 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,735
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Análise iconográfica e iconológica da fotográfia maria

  1. 1. ANÁLISE ICONOGRÁFICA EICONOLÓGICA DA FOTOGRÁFIA Residência da Família Boff De Domenico Mancuso
  2. 2. SOBRE O FOTOGRAFO:• Domenico Mancuso, autor desta obra fotográfica de 1904, notabilizou-se por documentar a vida de Caxias do Sul: Após tentar diferentes atividades, ele iniciou sua carreira como fotógrafo no afamado estabelecimento de Virgílio Calegari em Porto Alegre, em 1907.
  3. 3. • Depois de muita pesquisa , ele finalmente conseguiu que esse núcleo deixado por seus ancestrais se tornasse um ícone da continuidade daquelas famílias, nesta foto ele retrata a peregrinação de imigrantes rumo a ‘’imortalidade’’, tornando-se ‘’o retrato’’ oficial dos imigrantes na região da Serra Gaúcha.
  4. 4. ANÁLISE ICNOGRÁFICASOB UM CONTEXTOHISTÓRICOA fotografia se trata da residênciada família Boff de 1904é, originalmente, um registro empreto e branco e pertence aoArquivo Municipal João SpadariAdami.
  5. 5. Um olhar apurado dafotografia, da a noção exatade como era composto onúcleo familiar da imigraçãoitaliana dos primórdios dacolonização do Rio Grandedo Sul.
  6. 6. A cena é composta por personagens de uma família camponesa em que àprimeira vista podemos notar uma simples casa com seus residentes em volta. Mostra a caracterização dos personagens na composição da cena comobjetos de trabalho e frutos da colheita.
  7. 7. Temos na Imagem cenas da vida colonial, historiografia da imigração italiana
  8. 8. • O fotografo em seu oficio procurou documentar o presente para posteridade, constituindo na foto o registros da família Boff que tinha como destino a terra, demonstrando que o sonho da emigração havia se realizado na América.

×