Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
ELETRICIDADE
ELETRODINÂMICA
Resistores
Leis de Ohm
Física - 3º Ano – Prof.(a) Cristiane
2010
Colégio Estadual Dom Helder C...
RESISTOR ELÉTRICO
Dispositivo que transforma toda a energia
elétrica consumida integralmente em calor.
Como exemplo, podem...
RESISTOR ELÉTRICO
Em circuitos elétricos, um resistor de
resistência elétrica R pode ser
representado pelos símbolos:
RESISTÊNCIA ELÉTRICA
A resistência elétrica (R) é uma grandeza
característica do resistor e mede a oposição
que seus átomo...
RESISTÊNCIA ELÉTRICA
IMPORTANTE:
Quanto maior a resistência elétrica R de um
resistor, menor é a corrente elétrica i que o...
1ª Lei de OHM
Mantendo-se constante a temperatura T de um
resistor, sua resistência elétrica R não varia
independente da d...
1ª Lei de OHM
U → ddp/tensão (V)
R → Resistência ( )
i → corrente elétrica (A)
Resistor ôhmico Resistor não ôhmico
POTÊNCIA DE UM RESISTOR (P)
Aplicando-se um ddp U aos terminais de um resistor de
resistência R, nele flui uma corrente el...
POTÊNCIA DE UM RESISTOR (P)
Substituindo-se, nesta equação, a ddp por U = R . i ou a
corrente por i = U/R, teremos outras ...
Exercícios
a) A resistência elétrica do resistor;
b) A intensidade de corrente que percorre o resistor quando
submetido a ...
Exercícios
04. Quando uma lâmpada é ligada a uma tensão de 120 v, a
corrente que flui pelo filamento da lâmpada vale 1A. Q...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

1278

166 views

Published on

Quimica

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

1278

  1. 1. ELETRICIDADE ELETRODINÂMICA Resistores Leis de Ohm Física - 3º Ano – Prof.(a) Cristiane 2010 Colégio Estadual Dom Helder Câmara
  2. 2. RESISTOR ELÉTRICO Dispositivo que transforma toda a energia elétrica consumida integralmente em calor. Como exemplo, podemos citar os aquecedores, o ferro elétrico, o chuveiro elétrico, a lâmpada comum e os fios condutores em geral.
  3. 3. RESISTOR ELÉTRICO Em circuitos elétricos, um resistor de resistência elétrica R pode ser representado pelos símbolos:
  4. 4. RESISTÊNCIA ELÉTRICA A resistência elétrica (R) é uma grandeza característica do resistor e mede a oposição que seus átomos oferecem à passagem de corrente.
  5. 5. RESISTÊNCIA ELÉTRICA IMPORTANTE: Quanto maior a resistência elétrica R de um resistor, menor é a corrente elétrica i que o atravessa. UNIDADES:
  6. 6. 1ª Lei de OHM Mantendo-se constante a temperatura T de um resistor, sua resistência elétrica R não varia independente da ddp (diferença de potencial) U aplicada a seus terminais. OBSERVAÇÃO: Num resistor, mantido a uma temperatura constante, a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional à ddp que a original.
  7. 7. 1ª Lei de OHM U → ddp/tensão (V) R → Resistência ( ) i → corrente elétrica (A)
  8. 8. Resistor ôhmico Resistor não ôhmico
  9. 9. POTÊNCIA DE UM RESISTOR (P) Aplicando-se um ddp U aos terminais de um resistor de resistência R, nele flui uma corrente elétrica i, dissipando uma potência P. No resistor, a potência dissipada, na forma térmica, é igual à potência consumida, na forma elétrica, sendo dada por:
  10. 10. POTÊNCIA DE UM RESISTOR (P) Substituindo-se, nesta equação, a ddp por U = R . i ou a corrente por i = U/R, teremos outras equações para P como:
  11. 11. Exercícios a) A resistência elétrica do resistor; b) A intensidade de corrente que percorre o resistor quando submetido a uma d.d.p. de 250 V; c) A d.d.p. a que deve ser submetido para que a corrente que o percorre tenha intensidade de 2 A. 02. Um chuveiro elétrico é submetido a uma ddp de 220V, sendo percorrido por uma corrente elétrica de 10A. Qual é a resistência elétrica do chuveiro? 03. Determine a ddp que deve ser aplicada a um resistor de resistência 6Ω para ser atravessado por uma corrente elétrica de 2A. 01. Um resistor ôhmico é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 5 A, quando submetido a uma d.d.p. de 100 V. Determine:
  12. 12. Exercícios 04. Quando uma lâmpada é ligada a uma tensão de 120 v, a corrente que flui pelo filamento da lâmpada vale 1A. Qual a potência da lâmpada? 05. Uma lâmpada possui a seguinte inscrição: 5 W – 5 V. Qual é o valor da resistência dessa lâmpada? 06. Uma corrente elétrica de 2,0 A flui em um resistor de resistência igual a 10 Ω. Qual a potência dissipada nesse resistor, em watts? 07. Um chuveiro elétrico, cuja resistência é de 20 Ω, foi fabricado para ser usado em voltagem 110 V. Para obter um chuveiro com a mesma potência, numa rede de 220 V, devemos usar uma resistência de: a) 5 Ω b) 10 Ω c) 40 Ω d) 160 Ω e) 80 Ω

×