Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

1202257809 sistema respiratorio

1,577 views

Published on

  • Be the first to comment

1202257809 sistema respiratorio

  1. 1. Sistema Respiratório
  2. 2. Constituição do Sistema Respiratório  É constituído por:  pulmões  vias respiratória (fossas nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos)
  3. 3. Funções do Sistema Respiratório  Captar oxigénio da atmosfera, para posterior utilização nos processos de produção de energia no interior das células e eliminação do dióxido de carbono proveniente dos processos metabólicos no interior das células.
  4. 4. Vias Respiratórias  Fossas nasais  são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe.  promovem a filtração (pêlos e cílios), o aquecimento (capilares sanguíneos) e a humidificação do ar (muco).  Faringe  é um canal comum aos sistemas digestivo e respiratório.  esta dupla função é controlada pela epiglote.
  5. 5. Vias Respiratórias  Laringe  é a continuação da faringe.  onde se localizam as cordas vocais.  Traqueia  é um tubo cujas paredes são reforçadas por anéis cartilagíneos.  apresenta glândulas produtoras de muco e cílios, que têm como função humedecer o ar, reter as partículas estranhas e expulsá-las para o exterior.  Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões.
  6. 6. Vias Respiratórias  Já dentro dos pulmões cada brônquio divide-se em estruturas de calibre cada vez mais reduzido, denominados bronquíolos.  cada bronquíolo abre num cacho de bolsas de ar  alvéolos pulmonares.
  7. 7. Pulmões  Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana denominada pleura.  Estão alojados na caixa torácica que na parte inferior é limitada por uma camada muscular  diafragma.
  8. 8. SISTEMA RESPIRATÓRIO  O tecido pulmonar é constituído por uma grande quantidade de alvéolos.  Os alvéolos estão envoltos por uma extensa rede de capilares.  Por sua vez, a parede dos alvéolos é atapetada por uma membrana respiratória ao nível da qual se processam as trocas gasosas. Assim, os pulmões funcionam como o interface entre o meio gasoso e o meio líquido que é o sangue, pois é neles que este se enriquece de oxigénio e elimina o dióxido de carbono.
  9. 9. Hematose Pulmonar  Troca gasosa que ocorre a nível dos alvéolos pulmonares.  O ar atmosférico atinge os alvéolos, o oxigénio atravessa a parede que é muito fina e penetra nos capilares.  Como troca liberta-se o dióxido de carbono transportado pelo sangue.
  10. 10. SISTEMA RESPIRATÓRIO - Inspiração  Contracção dos músculos intercostais.  Contracção e abaixamento do diafragma.   Levantamento das costelas e do esterno.  Aumento do volume da caixa torácica e consequentemente dos pulmões.   Diminuição da pressão dentro dos pulmões.  Entrada do ar.
  11. 11. SISTEMA RESPIRATÓRIO - Expiração  Relaxamento dos músculos intercostais.  Relaxamento e subida do diafragma.   Abaixamento das costelas e do esterno.  Diminuição do volume da caixa torácica e consequentemente dos pulmões.   Aumento da pressão dentro dos pulmões.  Saída do ar.
  12. 12. Disfunções do Sistema Respiratório  Faringite, Laringite, Bronquite  O ar entra no organismo através das fossas nasais (ou boca), arrastando com ele micróbios, poeiras, gases tóxicos e outras impurezas prejudiciais, que provocam doenças do sistema respiratório.  Apesar das defesas que as nossas vias respiratórias têm, como muco e cílios nas fossas nasais e traqueia, a saliva na boca, as amígdalas e os adenóides, que possuem células que englobam e destroem os micróbios, muitas vezes estes penetram no organismo desencadeando infecções.  O nome está relacionado com o órgão afectado.
  13. 13. Disfunções do Sistema Respiratório  Asma  Doença que ataca os brônquios e os bronquíolos.  pode estar relacionada com alergias desencadeadas por vários agentes, como o pó da casa (essencialmente ácaros), pólen das flores, caspa dos cães e gatos, exposição ao fumo do tabaco, alguns alimentos, entre outros.  A reacção alérgica provoca a inflamação das vias respiratórias com diminuição do seu calibre, devido á acumulação de muco, o que tem como consequência a dificuldade em respirar.
  14. 14. Disfunções do Sistema Respiratório  Pneumonia A mais comum é originada por uma bactéria que provoca a acumulação de muco, de glóbulos brancos e de pus nos alvéolos pulmonares.  O que dificulta as trocas gasosas.
  15. 15. Disfunções do Sistema Respiratório  Cancro do Pulmão Pulmão Fumador Pulmão Não-Fumador
  16. 16. Disfunções do Sistema Respiratório  Cancro do Pulmão  É o tipo de cancro mais comum, quer nos homens, quer nas mulheres.  O tumor bloqueia a passagem do ar, provocando falta de ar, dores no peito e tosse.  A prevenção é a melhor arma contra este tipo de doenças, e passa pelo hábito de não fumar. Quadro de Van Gogh  "Crâne à la Cigarette"  1885
  17. 17. Bryan Lee Curtis 34 anos vítima de cancro no pulmão fotos tiradas em um intervalo de 2 meses.

×