Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Rios albufeiras vidigueira0910 comenius

296 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Rios albufeiras vidigueira0910 comenius

  1. 1. Rios, Ribeiras & Vegetação Ripícola (ribeirinha)
  2. 2. Rios, Ribeiras & Vegetação Ripícola (ribeirinha) Além do papel ecológico para as espécies dependentes de água doce corrente, onde se alimentam e reproduzem. As linhas de água proporcionam a fixação de vegetação arbórea (Freixos, salgueiros, choupos, …) e arbustiva (Silvas, Loendros, Tamargueiras...) que constitui um importante corredor ecológico, onde se refugiam, alimentam e circulam inúmeras espécies. É assim essencial conservar e recuperar a vegetação das margens, mesmo nas zonas urbanas. Esta vegetação é uma importante fonte de nutrientes para estes ecossistemas, além de contribuírem para a manutenção do curso dos rios e ribeiras, evitando a erosão do solo.
  3. 3. Albufeiras, Açudes e Charcas (Ambientes de água parada) Os ambientes de água parada têm um importante papel para espécies de insectos, anfíbios e de alguns répteis que aí passam parte do seu ciclo de vida. Contudo as grandes massas de água resultantes das grandes barragens são muito contestadas devido aos seus enormes impactos ambientais sobre os restantes ecossistemas, nomeadamente, a destruição de montados e destruição de ecossistema de água corrente, dos quais dependem inúmeras espécies agora ameaçadas de extinção.
  4. 4. Ecossistemas e Paisagens representadas no Concelho de Vidigueira Área de Projecto - 8º ano Agrupamento de Escolas de Vidigueira - 2009/2010

×