Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Gramatica

Neste slide você ira encontra:
- A onde surgiu a gramática
- História da gramática
- Gramática Tradicional
- Gramática Normativa
- Gramática Descritiva
- Gramática Histórica
- Gramática Comparativa.

  • Login to see the comments

Gramatica

  1. 1. Gramática Thamiris Lorrayne, Paula Edwiges, Victor Souza e Gustavo Sena
  2. 2. Gramática A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como: - Exemplo de bons escritores; - Lógica; - Tradição; - Bom senso. Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria- prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente, é preciso estudar a Gramática.
  3. 3. História A gramática surgiu no mundo ocidental por volta do século V a. C. na Grécia. Durante este período, o mundo grego estava sob o domínio da Macedônia, cujo rei Alexandre não impediu que a forte influência cultural de seu império predominasse nos territórios por ele conquistados.
  4. 4. Gramática Tradicional Chamamos de Gramática Tradicional do Português o conjunto de regras, de reflexões e de classificações a respeito dessa língua, especialmente produzido nos moldes gregos e latinos. A Gramática Tradicional é, portanto, de cunho prescritivo: receita modos de expressão e distingue o certo do errado. Sua preocupação não está em descrever os usos possíveis da língua, mas em preservar e indicar como corretos e aceitáveis os usos tradicionalmente eleitos como paradigmas.
  5. 5. Tipos de Gramáticas
  6. 6. Gramática Normativa Bastante utilizada em sala de aula e para diversos fins didáticos, a Gramática Normativa busca a padronização da língua, indicando através de suas regras como devemos falar e escrever corretamente.
  7. 7. Gramática Descritiva A Gramática Descritiva analisa um conjunto de regras que são seguidas, considerando as variações linguísticas da língua ao investigar seus fatos, extrapolando os conceitos que definem o que é certo e errado em nosso sistema linguístico.
  8. 8. Gramática Histórica Investiga a origem e a evolução de uma língua, representando os estudos diacrônicos.
  9. 9. Gramática Comparativa Estabelece comparação da língua com outras línguas de uma mesma família. No caso de nossa língua portuguesa, as análises comparativas são feitas com as línguas românicas.

×