Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Nutrição & Epigenética

1,312 views

Published on

Muitas vezes perguntamo-nos o que pode estar a acontecer no nosso organismo para sentirmos falta de energia, falhas de memória, “aquela” dificuldade em perder peso, obstipação, diarreia, flatulência…
Será alguma falha na absorção dos nutrientes? Os alimentos processados? A comodidade? O estilo de vida? Alguma sensibilidade alimentar?... então porque não fazer esta avaliação?

O Relatório de Impacto Ambiental Personalizado fornece uma ampla gama de indicadores, tais como: Aminoácidos, Ácidos Gordos Essenciais, Antioxidantes, EMF / ELF (poluição electro-magnéctica), Microbiologia, Minerais, Vitaminas e a Sensibilidade Alimentar.

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

Nutrição & Epigenética

  1. 1. NUTRIÇÃO & EPIGENÉTICA TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD & DRA CLAUDIA SANSON – COUNTRY EXECUTIVE MANAGER PORTUGAL 1
  2. 2. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 2
  3. 3. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 3 “Epigenética é um campo da biologia que estuda as interações causais entre genes e seus produtos que são responsáveis pela produção do fenótipo”. O termo epigenética tem origem no prefixo grego epi, que significa “acima ou sobre algo”. Estuda que nem tudo está predestinado. Atos como alimentação, exercícios físicos e comportamento podem influenciar na maneira como se organizam nossos genes.
  4. 4. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 4
  5. 5. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 5
  6. 6. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 6
  7. 7. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 7
  8. 8. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 8 EM PORTUGAL A Direção-geral da Saúde revela que metade das causas de doença e de morte em Portugal têm relação direta com a alimentação, apontando o consumo excessivo de sal e de açúcar como fatores de risco para várias doenças. Traçada como uma das metas do atual Plano Nacional de Saúde, o aumento da esperança média de vida saudável e a diminuição da mortalidade precoce são duas das quatro grandes metades definidas no Plano, que contempla ainda objetivos mais dirigidos às gerações mais jovens.
  9. 9. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 9 GENOMA: o conjunto de todas as moléculas de DNA de um determinado ser vivo. Nestas moléculas encontram-se os genes, que guardam as informações para a produção de todas as proteínas que caracterizam os seres. Os primeiros relatórios do projeto de sequenciação do genoma humano foram publicados em 2001 nas revistas Nature e Science. Os trabalhos de pesquisa envolvidos em processos fisiológicos ou patológicos, passaram a avaliar dezenas de milhares de alvos, dos quais uma parte sobre a relação entre nutrição, genética e genoma foram sendo cada vez mais evidenciadas
  10. 10. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 10 A Nutrigenômica permite estudar a influência da dieta na estrutura e expressão dos genes, favorecendo condições de saúde ou de doença. Estes estudos relacionam dados genéticos de indivíduos saudáveis ou doentes com a sua dieta para alcançarem as conclusões sobre as interferências da dieta na estrutura e expressão genética.
  11. 11. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 11 A Nutrigenética estuda como a constituição genética de uma pessoa afeta sua resposta à dieta.
  12. 12. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 12 RESULTADOS EM 15 m
  13. 13. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 13 Graziela Ravacci, Dra. em Ciências da Oncologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é Pesquisadora Científica do Laboratório de Nutrição e Cirurgia Metabólica do Aparelho Digestivo, com especial foco na prevenção do cancro.
  14. 14. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 14 UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA, POTENCIALIZADA PELA INGESTÃO DE ALIMENTOS RELEVANTES , PODE TRAZER GRANDES BENEFÍCIOS NA EXPRESSÃO GENÉTICA DE UMA PESSOA.
  15. 15. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 15 • Doutora Graziela explica que um dos genes mais polimórficos é o MTHFR (metilenotetrahidrofolato redutase), que codifica uma enzima envolvida no metabolismo do ácido fólico. O polimorfismo nesse gene, conhecido como C677T, resulta na substituição do aminoácido alanina por valina, estando associado com aumento do risco para o desenvolvimento de câncer coloretal e mama. “As pesquisas mais recentes que têm sido feitas no Laboratório de Nutrição e Cirurgia Metabólica do Aparelho Digestivo da FMUSP são sobre os efeitos dos ácidos graxos ômega-3, especialmente do DHA (Ácido-Docosa-Hexaenóico).
  16. 16. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 16 Qual a melhor prevenção? Não há ainda possibilidade de prevenir. O que se pode é ter um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação mais cuidada, prática de exercício físico, e não fumar. Há várias espécies de cancro de mama? Existem pelo menos três sub-tipos: hormono dependente, responsável por 2/3 dos casos, onde já existe terapia dirigida que bloqueia a ligação das hormonas às células tumorais; o tipo HER-2 positivo, tumor que afecta 1 em cada quatro mulheres. Fátima Cardoso: “Há atitudes que diminuem o risco de cancro da mama” A investigadora e médica oncologista dirige há cinco anos a Unidade de Mama do Centro Clínico da Fundação Champalimaud
  17. 17. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 17
  18. 18. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 18 Dra Sangeeta Sahi A Dra Sangeeta Sahi é uma Médica Integrativa e de Regeneração, Consultora de Anti-Envelhecimento, que se formou pelo Christian Medical College na Índia e pelo Whipps Cross Hospital em Londres, Reino Unido Criou um programa “Cancro Consciente™ Tornou-se claro para ela que cada ser humano é um complexo sistema, único e integrado, de bioquímica, genética, pensamentos, emoções e, em última análise, consciência. Ela continuou o seu trabalho incorporando os modelos de PNEI (Psico Neuro EndocrinoImunologia – os efeitos do pensamento nos sistemas nervoso, endócrino e imunitários do corpo humano) e Epigenética (o estudo da alteração do código genético), em combinação com terapia nutricional.
  19. 19. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 19 E.U.A. Dra Christiane Northrup Christiane Northrup é médica ginecologista-obstetra. Através da sua experiência clínica, a Dra Northrup apercebeu- se de como as circunstâncias, emoções e comportamentos negativos se manifestam muitas vezes no nosso corpo sob forma de doenças e dores. No Livro “Corpo de Mulher Saúde de Mulher”, apresenta-nos uma perspetiva holística da saúde das mulheres e analisa de forma exaustiva todas as áreas do corpo feminino, explicando a forma como podem ser afetadas pelo estado emocional e espiritual da mulher, os problemas potenciais que podem originar e os tratamentos possíveis.( Epigenética)
  20. 20. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 20  Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, médico cirurgião, com mestrado e doutorado pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha, apresenta as bases científicas que colocam a alimentação viva como a medicina do século 21.  A dieta contemporânea, cheia de agentes tóxicos, é uma dieta que leva as pessoas a alterações epigenéticas. Os cientistas perceberam que existiam moléculas que bloqueavam ou que permitiam a expressão completa de um gene, e começaram a fazer várias relações.  Com o passar do tempo viram que a dieta podia determinar bloqueios de genes.
  21. 21. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 21 Uma pessoa que não se expõe ao sol, que fuma, tem hábitos noturnos ou passa muito tempo no computador, está alterando completamente o seu quadro epigenético. Está mudando toda a linha de defesa nucleica, a resistência do seu DNA. Tudo que ela tinha de positivo, ela pode perder com uma vida desregrada. Mas a alimentação é o principal
  22. 22. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 22 O Método “IN VIVO” desenvolvido por mim, desde 2008 no Brasil e agora em Portugal desde 2013. Pretende, fazer a prevenção e tratar o Ser Vivo, pela Nutrição Funcional (promove a saúde e desempenha um papel relevante na redução do risco de doenças crónicas e degenerativas) e Nutracêutica (alimentos que proporcionam benefícios médicos e de saúde). Complementados com cuidados alimentares e terapêuticos, para fazer a eliminação dos desequilíbrios nutricionais, disfunções imunobiológicas e inflamatórias, alterações na produção de energia e ocorrência de stress oxidativo, desequilíbrios neuroendócrinos, problemas de destoxificação, desequilíbrios estruturais, e desequilíbrios corpo-mente-espírito.
  23. 23. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 23 Ao longo das 24 horas recebemos através da retina do olho a informação que leva o nosso corpo a reagir influenciado pelos sincronizadores sociais e pelo estímulo de luz, que vão gerar novos factores epigenéticos
  24. 24. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 24
  25. 25. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 25 o Durante o ciclo de luz, as células prepararam-se para o gasto energético, na fase que corresponde entre as 05h e as 17horas e para a fase da noite a da regeneração, entre as 17h e as 05 horas.  O hipotálamo é o nosso relógio principal e é ele quem acciona o comando da activação hormonal (cortisol), composto por 4 picos sendo eles o despertar, as 12horas, as 16horas e as 20horas, que correspondem às secreções diárias das diversas hormonas.
  26. 26. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 26 A activação celular, dá-se como resposta às diversas necessidades do organismo. • São elas musculares ou energéticas, correspondendo ao gasto energético da célula no ciclo dia, ou deverá regenerar-se e multiplicar-se de acordo com a rotação das 24horas, no ciclo noite, onde se desenvolve o armazenamento dos micronutrientes
  27. 27. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 27 A activação neuropsíquica dá-se através dos neuromediadores, que são a Melatonina e a Serotonina, sendo estes accionados pela fase do despertar e do sono. Tal como os nossos computadores, também esta máquina chamada corpo humano precisa de ter um sofisticado anti-virús, que são os alimentos nutracêuticos que nos vão manter em estado de alerta contra os invasores
  28. 28. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 28 O nosso o corpo é um sistema cristalino vivo com estruturas minerais oscilantes se houver carências minerais acontece a falta de harmonia nesta sincronização de cristais com energia eléctrica constante (piezoeletricidade) e ocorre a doença. Método In Vivo- Paula Mouta direitos reservados
  29. 29. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 29
  30. 30. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 30 A água (elemento condutor) que ingerimos, e da qual é composto a maior parte do organismo vivo humano, é vital para que os micronutrientes alcancem o lugar correto no corpo, atraídos pelos campos electro - magnéticos do nosso sistema cristalino. Ler mais: http://www.invivonutrifuncional.com.pt/
  31. 31. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 31 Ao sermos capazes de escutar o nosso corpo podemos definir de forma simples a evolução dos ciclos do biorritmo e criar um mapa padrão desse desempenho ao longo de um ano. Ler mais: http://www.invivonutrifuncional.com.pt/
  32. 32. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 32 A Biologia Quântica e Epigenética estão abrindo novas fronteiras para o Bem - Estar ideal.
  33. 33. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 33 Hoje Antes
  34. 34. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 34 Mudanças no genoma são vagarosas, através de mutações randômicas (ao acaso) e para que um traço genético O epigenoma, pode mudar rapidamente em resposta aos diversos sinais que a célula pode receber. Nesse sentido, através da herança epigenética um organismo pode ajustar a expressão gênica de acordo com o ambiente onde vive, sem mudanças no seu genoma.
  35. 35. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 35  A constituição em elementos minerais do cabelo reflecte a da generalidade dos órgãos - osso, músculos, cérebro, fígado, medula.  O folículo capilar contém enzimas conhecidas como aromatases e 19- Hidroxilases que mudam de hormonas masculinas em hormonas femininas, de modo que o cabelo desempenha um importante papel na regulação neuroendócrina.  Ele está em contacto com a derme e tem células vivas, tais como melanócitos, queratinócitos e fibroblastos.  Todas estas células contêm DNA no seu núcleo
  36. 36. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 36 • O cabelo armazena informações que emanam do micro e macro ambientes. Ele também armazena toxinas mortais, como os metais pesados  O cabelo é considerado como uma estrutura de excreção que fornece proteção contra os efeitos prejudicias de elementos tóxicos.  O cabelo leva até 80 dias para chegar à superfície e  As informações, como a energia vibracional, são armazenadas no cabelo e no folículo, por isso é a estrutura ideal para ser utilizada como um bio- marcador informativo.
  37. 37. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 37  O mapeamento é feito com algoritmos de um programa digital por meio da tecnologia de ressonância que descodifica a assinatura de onda encontrada no folículo de cabelo.  A informação não pretende ser médica ou utilizados para fins de diagnóstico Esta influência Epigenética vai desde o campo vibracional informativo de partículas subatômicas ao nível bioquímico, biofísico e fisiológica. organismo.
  38. 38. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 38  O corpo é algo que se auto - regenera e com os estímulos emocionais adequados ele encontra o caminho certo para alcançar a Energia Vital. A diferença está na forma como gerimos a nossa vida. A velocidade do envelhecimento pode ser reversível, por isso nunca é tarde para fazer mudanças.  Qualquer mudança leva cerca de três meses(3) para ser sentida e mantida pelo corpo físico, mental e emocional.
  39. 39. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 39 Para que isso se mantenha é necessário criar hábitos saudáveis, com um bom equilíbrio de nutrientes, para o reforço do sistema imunológico. Ter acções positivas e a mente ocupada. Procure fazer algo que o deixe feliz, ame-se, mime-se, comece por multiplicar à sua volta o Amor sentido. Experimente coisas novas, saia para dançar, caminhar na natureza. Faça algo por si, agora... emocione-se e ame a vida a partir de dentro.
  40. 40. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD 40 Raízes... Raízes, é toda a acção e comportamento, que desenvolvemos em nossas vidas. Cada cuidado, cada gesto preparado ao ínfimo detalhe dedicado aos que amamos e valorizamos, são pequenos galhos de raízes.... Os cuidados com o nosso Ser, os cuidados com a vida que temos, desde o que comemos, ao que pensamos e fazemos, são as raízes que nos irão estruturar mais adiante na vida. E se um dia , o chão nos faltar, são elas, as raízes que fincámos que nos vão dar o suporte... Se fizer e tiver uma vida repleta de valores com raízes fortes, não tema o futuro, porque o seu presente é um solo fértil... Paula Cristina Mouta www.invivonutricaofuncional.com.pt lisboa – Clinica Medical One – paula.mouta@medicalone.pt
  41. 41. NUTRIÇÃO & EPIGENÉTICA TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CELL WELLBEING LISBOA 2016 DRA PAULA MOUTA - SENIOR MEDICAL ADVISORY BOARD & DRA CLAUDIA SANSON – COUNTRY EXECUTIVE MANAGER PORTUGAL 41 OBRIGADA

×