Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Newsletter nº 2 relações públicas e imagem

298 views

Published on

RPIC Pablo Ruiz Amo & Assistant and Past District Governor Manuel Cordeiro, write together the second portuguese newletter to Rotarians in Portugal on Public Image.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Newsletter nº 2 relações públicas e imagem

  1. 1. RI - ZONA 13BESPANHA&PORTUGAL
  2. 2. RI - ZONA 13B, ESPANHA&PORTUGAL RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM Coordenador, Pablo Ruiz; Assistente para Portugal, Manuel Cordeiro Rotary comemorou a semana de ERRADICAÇÃO DA PÓLIONão sabia que a pólio ainda existe? Apesar de os casos de pólio terem caído rapidamente, aluta contra a sua erradicação não acabou. Quando o Rotary começou a luta contra a pólio em1985, a doença afetava 350.000 pessoas a cada ano em 125 países. Desde então, apoliomielite foi reduzido em 99%. Nós estamos muito perto de acabar com a pólio. Menos de700 novos casos de pólio foram registados em 2011 e apenas três países não conseguiramacabar com a doença. Por uma quantia tão pequena como são 0,60 USD, uma criança podeser protegida contra a pólio para toda a vida.Se não conseguirmos eliminar a pólio do Mundo, agora, haverá mais de 10 milhões decrianças menores de cinco anos que podem ser infetadas nos próximos 40 anos.Rotary e os seus parceiros - a Organização Mundial da Saúde, UNICEF, CDC e a FundaçãoBill & Melinda Gates - atingiram mais de 2,5 biliões de crianças com a vacina oral contra apoliomielite, impedindo mais de cinco milhões de casos de paralisia e centenas de milharesde mortes.A Pólio será apenas a segunda doença humana na história, depois da varíola, aser erradicada em todo o mundo. A sua erradicação para sempre é um passo fundamentalpara a proteção de todas as crianças de doenças imunopreveníveis. Uma vitória contra apólio é uma vitória para a saúde global. Vamos fazer história juntos.Saiba mais sobre erradicação da pólio e tomar medidas no www.endpolionow.org/pt
  3. 3. RI - ZONA 13B, ESPANHA&PORTUGAL RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM Coordenador, Pablo Ruiz; Assistente para Portugal, Manuel Cordeiro GETS de AmesterdãoRotary é uma palavra usada para explicar a duração do mandato de um ano do responsávelde um grupo de ação. Um grande grupo de ação é um distrito e cada distrito tem umresponsável chamado Governador. Cada Governador de cada distrito de todo o mundo ésubmetido a uma preparação que se realiza em conjunto com todos os responsáveis detodos os distritos rotário. Esta preparação é feita uns meses antes de o Governador começaro seu mandato e denomina-se GETS que significa Treinamento de Governadores Eleitos.Cada ano o GETS realiza-se numa cidade diferente e este ano realizou-se em Amesterdão.Portugal e Espanha pertencem à Zona 13B e, a exemplo do que acontece todos os anos,tiveram a sua formação em conjunto com os Governadores dos três Distritos de Espanha.As conclusões que podemos tirar este ano do GETS são: Em 1 de Julho de 2013 vai entrarem funcionamento nos Distritos de todo o Mundo um novo plano estratégico. Este será umano decisivo na história de Rotary International. Os rotários nos seus clubes devem ser osprimeiros a prestar ajuda aos nossos Governadores e aos Governadores de todo o Mundo.Devemos realizar eventos que promovam Rotary. A nível mundial, o quadro social tem-semantido constante, mas em Espanha e Portugal está caindo a um ritmo muito preocupantepelo que é necessário mudar essa tendência. Vamos tudo fazer para aumentar o quadrosocial na Península Ibérica.Um abraço.
  4. 4. RI - ZONA 13B, ESPANHA&PORTUGAL RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM Coordenador, Pablo Ruiz; Assistente para Portugal, Manuel Cordeiro Ideias interessantesNesta e na próxima página, apresentam-se iniciativas levadas a cabo por clubes e/ou Distritos.São pequenas iniciativas que podem trazer grandes resultados. São contribuições muitoimportantes para dar a conhecer Rotary. Não nos esqueçamos que a promoção da imagem públicado Rotary, é da responsabilidade de todos os rotários, é vital para o seu crescimento contínuo edos serviços humanitários que presta.
  5. 5. RI - ZONA 13B, ESPANHA&PORTUGAL RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM Coordenador, Pablo Ruiz; Assistente para Portugal, Manuel Cordeiro Ideias interessantes (Continuação)
  6. 6. RI - ZONA 13B, ESPANHA&PORTUGAL RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM Coordenador, Pablo Ruiz; Assistente para Portugal, Manuel CordeiroEncontro Ibérico de Rotários em GuimarãesOrganizado pelo Rotary Club de Guimarães e pelo presidente da CIP Portugal-Espanha,Joaquim Matos, membro do Rotary Club de Caldas das Taipas, realizou-se no dia 13 deOutubro o Encontro Ibérico da CIP (Comité Inter-Paises) Portugal-Espanha, com a presençade cerca de 70 rotários dos dois países, pertencentes aos dois Distritos portugueses e aostrês Distritos de Espanha. Tratou-se de uma reunião de trabalho, mas também de convívioentre rotários dos dois países.As Comissões Inter-Países têm uma importância muito grande no estabelecimento derelações entre clubes e/ou Distritos rotários dos Países envolvidos. Em consequência distopodem potencializar o estabelecimento de parcerias para implementação de projetosconjuntos.No seu discurso Joaquim Matos realçou que “o principal objetivo do encontro é proporcionaro companheirismo entre os presentes e incrementar a troca de opiniões e experiênciasvividas de forma a aproximar os rotários dos dois países”.Esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães que, na sua intervenção,disse “estamos orgulhosos do trabalho dos vimaranenses no âmbito da Capital Europeia dacultura, com destaque para o Rotary Club de Guimarães que tem dado um contributoexcecional de promoção da cidade, estando de alma e coração com este projeto”.Em representação da Comissão Nacional das CIPs, Rui Amandi disse que “há um campofértil para o aparecimento de projetos e iniciativas comuns aos dois Países”.O próximo encontro ficou desde já marcado para o dia 12 de Outubro do próximo ano, nacidade de Cáceres e a organizar pelo seu Rotary Club.Como Assistente de Relações Públicas e Imagem para os Distritos de Portugal, congratulo-me e em nome do Coordenador, Pablo Ruiz, com a contribuição que encontros deste tipopodem ter na divulgação da imagem pública de Rotary.
  7. 7. RI - ZONA 13B, ESPANHA&PORTUGAL RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM Coordenador, Pablo Ruiz; Assistente para Portugal, Manuel Cordeiro Encontro Ibérico em imagens
  8. 8. RI - ZONA 13B, ESPANHA&PORTUGAL RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM Coordenador, Pablo Ruiz; Assistente para Portugal, Manuel CordeiroRecomendações de Rotary InternationalNo site oficial de RI, encontram-se algumas recomendações que os Distritos e os clubesrotários devem implementar para contribuir para melhorar a imagem de Rotary., transcritas aseguir.1 - Promoção da imagem públicaTodo o rotário é responsável por promover a imagem pública do RI na sua comunidade. Osdistritos devem incentivar os clubes a colaborarem num projeto de divulgação e a usarem osrecursos que o RI oferece para estes esforços.A Comissão Distrital de Imagem Pública (antiga Comissão de Relações Públicas) apoiainiciativas promovendo o Rotary ao público externo, como mídia, líderes comunitários ebeneficiários de programas do RI, e trabalhando com voluntários, doadores e associadospotenciais.2 - Como criar um site para o distritoAtravés do site do distrito, os Rotary Clubs podem encontrar informações e recursos distritais,e obter ideias de como promover o RI via internet. Um site eficiente deve promover projetoshumanitários locais e globais, e divulgar notícias, recursos do RI, e eventos distritais e declubes. Os sites também ajudam a conectar associados e o público em geral com as redessociais do RI, e a divulgar notícias do RI através da tecnologia RSS feeds. Saiba mais sobreas melhores práticas de web design, e baixe logotipos e artes gráficas, e anúncios para usarno site do distrito.
  9. 9. RI - ZONA 13B, ESPANHA&PORTUGAL RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM Coordenador, Pablo Ruiz; Assistente para Portugal, Manuel CordeiroRecomendações de Rotary International (Cont)3 - Incentive os clubes a usarem recursos de promoção da imagem públicaUma variedade de recursos para ajudar distritos e clubes a promoverem a imagem pública doRotary estão disponíveis na seção de Relações Públicas do site do RI, inclusive dicas decomo escrever comunicados e trabalhar com a mídia. Os distritos devem incentivar osassociados a assinarem o Rotary PR Tips, boletim on-line que traz as melhores práticas parapromover o Rotary na comunidade.Visite o Media Center do Rotary para ver e baixar materiais multimídia, como vídeos,fotografias em alta resolução, anúncios para rádio e links para as páginas do RI nas redessociais. Compartilhe o link do media center (www.rotary.org/mediacenter) com outros líderesdistritais, membros da Comissão de Imagem Pública e a mídia local.É essencial que os líderes distritais conheçam os recursos disponíveis para ajudar apromover a imagem pública do Rotary localmente. Contate o coordenador da imagem públicado Rotary (CIPR) para saber como adaptar estes materiais à sua região.4 - Peça um Subsídio para Relações PúblicasOs Subsídios para Relações Públicas ajudam os distritos com a promoção da imagempública do Rotary, uma das prioridades do Plano Estratégico do RI. O Rotary já outorgoumais de US$6 milhões em Subsídios para Relações Públicas em todo o mundo e recebeumais de US$31 milhões em divulgação adicional e espaço publicitário gratuito, representandoum grande retorno para o investimento feito pelo RI. Os subsídios são oferecidos em carátercompetitivo. Leia mais sobre os Subsídios para Relações Públicas e baixe o formulário depedido em www.rotary.org/pt/prgrants.

×