Efeito estufa

1,285 views

Published on

Apresentação simples e resumida do efeito estufa, espero ter ajudado sobre o tema. Obrigado.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,285
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
48
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Efeito estufa

  1. 1. E.E Professor Antônio Firmino de Proença 1D
  2. 2.  O efeito estufa é um mecanismo atmosférico natural que mantem o planeta aquecido nos limites de temperatura necessário para a vida na terra.  Alguns gases que compões a atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa, que deixa passar a luz do sol para o seu interior, e aprisionam esse calor gerado dentro da “estufa”.  Esse calor mantem a Terra aquecida nos níveis que permitem a existência da vida.
  3. 3.  Durante o dia , parte da energia solar é captada pela superfície da Terra e absorvida, outra parte é irradiada para a atmosfera. Os gases naturais que existem na atmosfera funcionam como uma capa protetora que impede a dispersão total desse calor para o espaço exterior, evitando que durante o período noturna se perca calor. E como tal, o planeta permanece quente.  Certos gases, como o dióxido de carbono, criam uma espécie de telhado, como o de uma estufa, sobre a Terra - daí o nome do fenômeno -, deixando a luz do Sol entrar e não deixando o calor sair.  Se não existisse efeito de estufa, a temperatura da superfície terrestre seria, em média, cerca de 34ºC mais fria do que é hoje.
  4. 4. Uma das consequências que o aumento dos gases do efeito estufa poderá causar é o crescimento da temperatura global da terra.
  5. 5. Elevações do nível dos mares provocada por: • Dilação térmica da massa de água oceânica. • Degelo das calotas polares e geleiras.
  6. 6. Com o aumento da temperatura nas regiões polares, grandes quantidades de gelos irão derreter, fazendo que essa aguas vá direto para oceanos. O nível do mar aumentaria provocando inundações em cidades costeiras, destruindo assim muitos imóveis e estruturas. E se todas essas pessoas que mora nessa região submersa mudarem de vez para o interior do seu continente. Isso poderá acarretar em falta de espaço para poder alojar todos os prejudicados pelo aumento do nível do mar.
  7. 7.  Alterações climáticas em todo o planeta:  Aumento de tempestades.  Ondas de calor.  Alterações no ciclo de chuvas.
  8. 8.  Preocupados com o problema, organizações internacionais, ONGs ( Organizações Não Governamentais) e governos de diversos países já estão tomando medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera.  O protocolo de Kyoto, assinado em 1997,teve por o objetivo de reduzir emissão de gases poluentes para os próximos anos.
  9. 9.  Melhorar os isolamentos térmicos nas casas para evitar perdas de energia;  Consumir energia eléctrica de forma racional;  Deter a desflorestação e incrementar a plantação de árvores em vastas áreas actualmente desflorestadas;
  10. 10.  Sensibilizar para a conservação de energia e apostar em formas de energia renováveis;  Utilização dos transportes públicos em detrimento dos particulares;
  11. 11.  Utilização de combustíveis mais ecológicos;  Cada pessoa pode colabora de algum jeito.
  12. 12.  Da natureza retiramos as matérias primas e as fontes primárias de energia para satisfazer as nossas necessidades e sustentar-nos. Em troca devolvemos grandes quantidades de resíduos e gases poluentes. É necessário refletir acerca do que temos vindo a fazer e tentar encontrar soluções ou medidas para reduzir problemas naturais como o Efeito de Estufa que podem prejudicar a existência de vida na Terra. Como prova de que este problema é real já existem várias consequências, entre elas o descongelamento das calotas polares , geleiras e os furacões.

×