Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

China 7ºanos

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

China 7ºanos

  1. 1. Ficha Técnica Área: 9.596.961 km². População: 1.305.200.000. Capital: Pequim. Idiomas: Chinês, Mandarim e Cantonês. Religiões: Budismo, confucionismo, taoísmo, islamismo. Moeda: Yuan. Atividades principais: Agricultura e indústria.
  2. 2. Ficha Técnica Exportação: produtos têxteis, aparelhos elétricos, produtos agrícolas, minérios. Importações: máquinas industriais, grãos e ferro. Principais produtos agrícolas: arroz, milho, trigo, algodão, batata, soja, sorgo e cana-de-açúcar. Pecuária: suínos, equinos, e aves, gado e caprinos . Minérios: Petróleo, Carvão Mineral, Tungstênio, Manganês e Zinco.
  3. 3. Você sabia?? Que na China vivem mais de um bilhão de pessoas? E que a China é um dos maiores exportadores de produtos industrializados do mundo??
  4. 4. Você sabia?? Que na China tradição e modernidade caminham lado a lado?
  5. 5. China A China no mundo
  6. 6. China: da formação à era Chang A civilização chinesa nasceu às margens do Rio Hoang-Ho, o chamado Rio Amarelo. Os primeiros sinais de uma civilização datam de cerca de 7000 a.C. Lá por volta de 6000 a.C começaram a cultivar arroz e painço, ajudados pelo loess, um tipo de solo de calcário amarelo excelente para o cultivo.
  7. 7. China: Cultura Longshan Longshan significa “montanha do dragão” e foi o nome dado aos primeiros povos que habitaram o território chinês. Praticavam a agricultura, criavam bois, porcos, ovelhas e galinhas e fabricavam uma cerâmica misturada com cobre. Os primeiros registros escritos foram deixados pela dinastia Chang que se iniciou por volta de 1600 a.C e terminou em 1200 a.C
  8. 8. China: A vida dos nobres e dos camponeses A sociedade chinesa era dividida em dois grupos: os nobres e os camponeses. Entre eles havia grandes diferenças. Os nobres eram donos das terras e viviam de explorar os camponeses. Cada família era chamada de “clã”. O homem era a autoridade: julgava, punia e podia ter várias esposas. Os camponeses viviam de acordo com as estações do ano: no verão trabalhavam nas plantações e no inverno iam para aldeias, esperando a primavera enquanto faziam artesanato.
  9. 9. China: A dinastia han e a expansão das letras e artes Em 250 a.C o clã Ch’in unificou todos os reinos e tornou a China um Império. O imperador Ch’in Che foi o mais poderoso. Mandou construir a Muralha da China e um exército de soldados de terracota (um tipo de barro) para serem enterrados com ele. Nesse período surgiu também a escrita chinesa e uma arte refinada e luxuosa.
  10. 10. Religião Chinesa O budismo foi introduzido na China no século IV começou a espalhar largamente, tornando-se a religião de maior influência.
  11. 11. Religião Chinesa Taoísmo se formou no século II. Se originou nas práticas feiticeiras e alquimistas em busca de imortais.
  12. 12. Religião Chinesa O Islamismo se introduziu na China no século VII. Não é tão difundido como o budismo.
  13. 13. Muralha da China Com 3.460 km de extensão, 12 metros de altura e 6 a 15 de largura, a Grande Muralha da China é a maior do mundo. Shih Huang Ti mandou construí-la para proteger o norte da China contra tribos hostis da Ásia Central.
  14. 14. Tangram “O Tangram surgiu na China e seu nome significa tábua das setes sabedorias” Conta-se que no século XII, um monge taiotista deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, em rolo de papel de arroz, pincel e tintas, e disse: - Vai e viaja pelo mundo. Anota tudo que vires e depois volta.
  15. 15. Tangram A emoção da tarefa fez com que o discípulo deixasse cair o quadrado de porcelana, que se fez em sete pedaços. O discípulo, tentando produzir o quadrado, viu formar uma imensidão de figuras belas e conhecidas a partir das setes peças. De repente percebeu que não podia mais correr pelo o mundo. Tudo de belo que existia podia ser formado pelo “Tangram”.

×