Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plano de Aula - a vida do cotidiano

Este Plano tem como fim abordar o conteúdo que será utilizado na temática vida do cotidiano na Idade Média, analisando também as metodologias utilizadas para alcançar os objetivos propostos.

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Plano de Aula - a vida do cotidiano

  1. 1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PIBID – HISTÓRIA UEPB CAMPUS I PLANO DE AULA 09/08/2017 1. BOLSISTAS: Natalia Santos, Natália Correia, Maria Emília, Thaís Almeida, Milena dos Santos. 2. PROFESSOR SUPERVISOR: Eriberto Souto 3. TEMA: Idade Média 4. TÍTULO: A Vida do Cotidiano 5. JUSTIFICATIVA: Tendo em vista o universo cultural medieval, é muito importante estudar a vida cotidiana da Idade Média, uma vez que, este não representa obscurantismo em suas formas de representações como muitas vezes ouvimos falar, mas também uma cultura de vários detalhes no especo literário, cultural, religioso e político. Cultura esta que perpetuam algumas de simbologias até os dias atuais. 6. OBJETIVOS 6.1 OBJETIVO GERAL: caracterizar a literatura, armas e acessórios medievais. 6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Mostrar a representação do amor cortês na Idade Média. • Abordar os tipos de armas usadas na Idade Média. • Abordar os acessórios medievais que fazem parte da Indumentária medieval. 7. NÚMERO DE PARTICIPANTES: Abrange toda a turma. 8. SÉRIE: 1°ano do ensino médio. 9. METODOLOGIA: • Texto introdutório • Slide • Vídeo • No primeiro momento os alunos receberão dois textos introdutórios que faz uma breve apresentação sobre os tipos de armas utilizadas na Idade Média e sobre o amor cortês.
  2. 2. • Para o segundo momento será aplicado três slides explicativos sobre as armas, os acessórios e a literatura medieval. • No terceiro momento serão passados dois vídeos, um sobre os acessórios medievais e outro sobre as armas medievais. Tendo em vista a aplicação destes produtos é neste momento que mais do que em qualquer outro que os alunos entram em cena nessa oficina, depois de apresentado estes elementos da vida cotidiana, a turma será dividida de acordo com as temáticas e cada um irá produzir segundo a temática que lhe foi pedida em sala. 10. REFERÊNCIAS: Alexandre Alves, Letícia Fagundes de oliveira, Conexões com a História vol. 2. Disponível em: http://guerras.brasilescola.uol.com.br/idade-media/as-armas-medievais.htm Acesso em: 15 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/45554-ao-ataque-conheca- as-16-armas-insanas-usadas-na-epoca-medieval.htm Acesso em: 15 de agosto de 2017.

×