Aristóteles, detalhe da Escola de Atenas, afresco de Rafael, 1509.
Museus do Vaticano, Roma.
 O filósofo, cientista e educador grego Aristóteles (384 a.C. – 322
a.C.) nasceu na Macedônia, filho de um médico que ate...
Alexandre, O grande
 Aristóteles voltou à Atenas e fundou sua própria escola, o
Liceu, onde deu continuidade ao trabalho de sua vida. Fez
obs...
O Liceu de Aristóteles
 Em 323 a.C., Alexandre, o Grande, morreu na Babilônia, aos
33 anos de idade, em decorrência de uma febre. Com a
morte de...
O filosofo Aristóteles sem
duvida contribui muito
para humanidade com
suas magníficas obras.
Sua maior contribuição
para m...
 Aristóteles prestou contribuições importantes em
diversas áreas do conhecimento humano, destacando-
se em:
 Ética
 Pol...
Aristóteles, o dicípulo de Platão
 Fim
 Equipe: Murilo , Jheniffer, Gabriel, Daniele e Dayana.
Aristóteles
Aristóteles
Aristóteles
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Aristóteles

745 views

Published on

Aristóteles: Biografia, contribuição para a humanidade e para a matemática.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
745
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aristóteles

  1. 1. Aristóteles, detalhe da Escola de Atenas, afresco de Rafael, 1509. Museus do Vaticano, Roma.
  2. 2.  O filósofo, cientista e educador grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) nasceu na Macedônia, filho de um médico que atendia pessoalmente ao rei. Quando jovem, seu pai o mandou para Atenas para estudar na Academia de Platão. Platão pressentiu no rapaz de 17 anos de idade um grande desejo de aprender, e Aristóteles ficou na Academia por 20 anos, primeiro como aluno, depois como professor.  Quando Platão morreu, em 348 a.C., Aristóteles deixou Atenas e voltou para a Macedônia. Por sete anos, ele serviu ao rei Felipe da Macedônia como professor particular de seu filho, Alexandre. Ou seja, o maior pensador do mundo antigo tornou-se professor do indivíduo que viria a ser o maior líder militar da Antigüidade, Alexandre, o Grande. Aluno e professor formaram um grande laço de amizade. Em 336 a.C., com a morte do pai, Alexandre tornou-se rei da Macedônia aos 20 anos de idade. Em seguida, partiu para conquistar os grandes impérios do mundo.
  3. 3. Alexandre, O grande
  4. 4.  Aristóteles voltou à Atenas e fundou sua própria escola, o Liceu, onde deu continuidade ao trabalho de sua vida. Fez observações cuidadosas, colecionou espécies, resumiu e classificou todo o conhecimento existente do mundo físico. Sua abordagem sistemática foi tão influente que mais tarde evoluiu para o método científico básico empregado no mundo ocidental.  As idéias de Aristóteles não se aplicavam somente ao mundo físico. Ele produziu tratados de lógica, considerados sua obra mais importante, bem como tratados de metafísica, física, ética e ciências naturais. Nesse último assunto, foi um dos primeiros cientistas a coletar e classificar sistematicamente espécimes biológicos. Na política, sugeriu que a forma ideal de governo era uma combinação de democracia e monarquia.
  5. 5. O Liceu de Aristóteles
  6. 6.  Em 323 a.C., Alexandre, o Grande, morreu na Babilônia, aos 33 anos de idade, em decorrência de uma febre. Com a morte de seu protetor, Aristóteles se viu em perigo devido a uma antiga rivalidade entre Atenas e sua terra natal, a Macedônia. Assim, deixou Atenas e foi viver em uma ilha no mar Egeu, onde morreu um ano depois.  Após a morte de Aristóteles, muitos de seus cadernos foram preservados em cavernas próximas à sua casa. Mais tarde, eles foram levados para a grande biblioteca de Alexandria, no Egito. Embora tenham sido usados e valorizados pelos eruditos islâmicos, estas obras foram perdidas ou esquecidas na Europa durante a Idade das Trevas. Depois, foram introduzidas novamente e têm exercido grande influência em todo o pensamento ocidental há muitos séculos.
  7. 7. O filosofo Aristóteles sem duvida contribui muito para humanidade com suas magníficas obras. Sua maior contribuição para matemática foi detalhar da forma mais simples possível a LÓGICA, um tema que já era objeto de estudo de seu mestre Platão...
  8. 8.  Aristóteles prestou contribuições importantes em diversas áreas do conhecimento humano, destacando- se em:  Ética  Política  Física  Metafísica  Lógica  Psicologia  Poesia  Retórica  Zoologia  Biologia  História natural
  9. 9. Aristóteles, o dicípulo de Platão
  10. 10.  Fim  Equipe: Murilo , Jheniffer, Gabriel, Daniele e Dayana.

×