Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A crise de 1929. 02ppt

7,559 views

Published on

  • Be the first to comment

A crise de 1929. 02ppt

  1. 1. QUAL O “SENTIMENTO” QUE PASSA ESSA MULHER ?
  2. 2. Eu sei 03 profissões. Eu falo 03 línguas. Luto há três anos. Eu tenho 03 crianças e não tenho trabalho há três meses. Eu quero somente um serviço.
  3. 3. Quem deseja ajudar-me oferecendo um emprego. Eu não quero esmolas .
  4. 4. Desejo vender este carro por que tenho necessidade. Foi perdido todo o estoque do mercado .
  5. 5. DESEMPREGADOS NA FILA PARA RECEBER A SOPA DOS POBRES
  6. 6. POBRES E DESEMPREGADOS TOMAM SOPAS DOADAS PELO GOVERNO
  7. 7. Passo aspirador de pó, pois a fazenda de fumo na qual trabalhava faliu. Tenho tempo suficiente. Posso usá-lo .
  8. 8. Casas das famílias que foram afetadas pela crise financeira
  9. 9. Casas de famílias que foram afetadas pela crise financeira
  10. 10. A CRISE DE 1929 E SEUS REFLEXOS NA ECONOMIA MUND IAL
  11. 11. crédito Restrição ao ________ Aumento . preços _______ de stocks e baixa de ______ Aumento do desemprego __________________ Diminuição <ul><li>▪ __________ do consumo provocado pela: </li></ul><ul><ul><li> Saturação dos mercados internos; </li></ul></ul><ul><ul><li> Diminuição das exportações devido à recu-peração econômica da Europa. </li></ul></ul>_____ do poder de compra __________ dos lucros Diminuição Baixa Crise Social ______ oferta do que procura ___________ do stock das empresas CRISE DE SUPERPRODUÇÃO Diminuição dos preços Crise Bolsista ______ do preço das acões Crash na Bolsa de Wall Street Falência de bancos Crise Bancária Exigência do pagamento das dívidas Deflação Depressão Económica A CRISE AMERICANA DE 1929 ▪ Superprodução (na agricultura e na indústria). ▪ Especulação bolsista (o valor das acões é superior ao lucro real das empresas). mais Acumulação Falência de empresas Diminuição do consumo Queda
  12. 12. Ao longo de Outubro foram postas à venda cerca de 40 milhões de ações a preço baixo, acentuando-se a sua queda que em alguns casos atingiu 90% do seu valor. No dia 24 de Outubro de 1929 , a “quinta-feira negra” , 13 milhões de ações foram postas à venda abaixo do seu valor real e não foram compradas , o que provocou o crash na bolsa de valores .
  13. 13. A “grande depressão”: a mundialização da crise
  14. 14.  Retração do comércio mundial . - Com a crise os EUA retiraram os seus capitais da Europa, o que levou à falência de muitos bancos, sobretudo na Áustria, na Alemanha e na Inglaterra, e de muitas empresas que dependiam dos empréstimos bancários.  Retirada dos capitais americanos na Europa . - Com a crise a maior parte dos países reduziu ao máximo as suas compras ao estrangeiro. O comércio mundial sofreu, como tal, uma enorme diminuição, que afetou quer os países industrializados, que não conseguiam escoar os seus produtos, quer os países subdesenvolvidos, que não conseguiam exportar as suas matérias-primas e produtos agrícolas (Ex: café no Brasil , lã na Austrália, cereais na Argentina, etc). Principais razões : A “grande depressão”: a mundialização da crise
  15. 15. ▪ Aumento da criminalidade. ▪ Agitação social. ▪ Ressurgimento das práticas racistas. ▪ Suicídios. ▪ Fome (“Sopa dos pobres”) e miséria (“Hoovervilles”). ▪ Aumento do desemprego. ▪ Demissão dos trabalhadores. ▪ Ruína dos agricultores e da classe média (pois perderam as poupanças que tinham nos bancos). ▪ Falência de bancos (5000 entre 1929-32). ▪ Falência de pequenas e médias empresas. ▪ Ruína dos acionistas. Principais vítimas A CRISE SOCIAL Principais problemas sociais
  16. 16. AS RESPOSTAS À CRISE: A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA diminuir o desemprego para aumentar o poder de compra e, como tal, o consumo. Estados Unidos da América Objetivos: Medidas:  concessão de indenizações aos agricultores que reduziram as suas áreas de cultivo a fim de diminuírem a produção;  concessão de créditos agrícolas para pagamento de dívidas;  fixação dos níveis de produção e dos preços de venda ao público;  criação de legislação para controlar a atividade da Bolsa e dos Bancos;  realização de grandes obras públicas (barragens, canais, escolas, estradas, pontes, caminhos-de-ferro…) para combater o desemprego;  diminuição do horário de trabalho para 40 horas semanais; O presidente dos E.U.A., Franklin Roosevelt, incrementou, a partir de inícios de 1933, uma nova política econômica, o New Deal (Nova Distribuição), que defendia o intervencionismo do Estado na economia baseada nas teorias do economicista inglês John Keynes.
  17. 17. Resultados:  estabelecimento do salário mínimo nacional;  criação do Welfare State (Estado Providência) ou segurança social: subsídios de desemprego, de doença, de velhice e de invalidez.  diminuição do desemprego (baixou cerca de 50% entre 1933 e 1937);  aumento da produção industrial;  recuperação da economia e reforço do poder do Estado (protecionista).

×