Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mitos orgasmo feminino

Mitos e realidades da sexualidade feminina, nomeadamente no que diz respeito ao orgasmo

  • Be the first to comment

Mitos orgasmo feminino

  1. 1. ORGASMO FEMININO Mitos e Realidades www.oficinadepsicologia.com contacto@oficinadepsicologia.com www.facebook.com/oficinadepsicologia
  2. 2. O ORGASMO FEMININO… Se é um dos temas mais falados, quando o assunto é Sexo, é também um dos que mais dúvidas coloca…
  3. 3. O ORGASMO FEMININO… … e um dos que está mais envolto em mistério, acumulando inúmeros mitos e falsas crenças,potencialmente geradoras de ansiedade e sofrimento…
  4. 4. O ORGASMO FEMININO… … que muito podem condicionar uma vivência sexual descontraída e satisfatória.
  5. 5. Tentando contrariar essa tendência, apresentaremos de seguida alguns dos mitos quesurgem com maior frequência na Consulta de Sexologia, os quais consideramos necessitarem de clarificação:
  6. 6. Mito 1.“As mulheres normais têm orgasmo sempre que fazem amor”Isto não é verdade! Ter relações sexuais não tem que implicar umorgasmo como objectivo final. Poderão haver situações em que a mulhernão chega ao orgasmo, mas consegue retirar prazer ao longo da relaçãosexual. A relação é também bem sucedida se a mulher se conseguir sentirexcitada, e simultaneamente segura e confortável com o seu parceiro,retirando prazer da experiência íntima que ambos estão a viver.
  7. 7. Mito 2.“Todas as mulheres podem ter orgasmos múltiplos ”Isto também não é verdade! Algumas mulheres podem ter mais doque um orgasmo durante a mesma relação sexual, outras podemexperimentar essa situação pontualmente, em algumas alturas e nãonoutras, e outras ainda podem não ter mais do que um orgasmo outêm que esperar algum tempo durante a mesma relação sexual paraconseguirem atingi-lo novamente.
  8. 8. Mito 3.“O verdadeiro orgasmo é vaginal, só se obtendo pela penetração”Não é de todo verdade! Este é provavelmente um dos maiores mitos emtorno do orgasmo feminino, havendo ainda nos dias de hoje muitaspessoas a considerar que a única forma de dar prazer a uma mulher éatravés da penetração. Convém esclarecer que o sexo é muito mais do quepenetração, e no que respeita a orgasmos, eles resultam essencialmente daestimulação do clítoris, podendo ocorrer antes, durante ou depois dapenetração.
  9. 9. Mito 3. (cont.)“O verdadeiro orgasmo é vaginal, só se obtendo pela penetração”É também importante referir que há mulheres que conseguem atingiro orgasmo sem qualquer contacto ou estimulação física, recorrendo apenasaos seus pensamentos e fantasias.Sabemos que os pontos de prazer da mulher são variados, mas se durantea penetração o clítoris estiver simultaneamente a ser estimulado, acapacidade da mulher obter prazer e a possibilidade dela atingir umorgasmo é muito maior.
  10. 10. Mito 3. (cont.)“O verdadeiro orgasmo é vaginal, só se obtendo pela penetração”Sabendo que a zona clítoriana, é a zona do corpo feminino que mais prazerpode proporcionar à mulher, como ponto privilegiado de concentração deinúmeras terminações nervosas, a sua estimulação no decorrer doenvolvimento sexual revela-se essencial para uma maior obtenção desatisfação e prazer.
  11. 11. Mito 4.“Se encontrar o ponto G chegarei certamente ao orgasmo”Não parece ser verdade! Embora já se tenham efectuado inúmerasinvestigações em torno do “Ponto G”, o facto é que ainda hoje, mesmo asimples confirmação da sua existência não é consensual. Há contudo algoconsensual, a maioria das mulheres não menciona que os seus orgasmosresultam da estimulação do “Ponto G”, mas sim da estimulação do clítoris.Haverá também outros pontos do corpo da mulher que lhe poderãoconferir bastante prazer, há que investir nessa exploração e descobri-los.
  12. 12. Mito 5.“Se a mulher e o seu parceiro se amam de verdade, devemconseguir ter orgasmos em simultâneo”Não é verdade! Para além de ser uma situação bastante difícil de atingir,quando se coloca como objectivo e prova de amor, mais complicada sepoderá tornar. Na maioria das vezes, é apenas um motor de ansiedade etensão no casal, que ao ver-se condicionado a ter que atingir esse fim,acaba por não conseguir desfrutar de um envolvimento sexual fluido eprazeroso, sentindo no seu lugar forte insatisfação e mal-estar.
  13. 13. A título conclusivo… Convém também destacar que existem mulheres que têm uma grande dificuldade em atingir o orgasmo, e outras, ainda, que simplesmente não o conseguem atingir…
  14. 14. … e quando tal situação não tem uma origem orgânica, poderá estar directamente relacionada com factores psicossociais como por exemplo: a educação,o condicionamento cultural, as experiências sexuais traumáticas, as dificuldades de comunicação no casal, as crises conjugais ou problemas com a imagem corporal, entre outros.
  15. 15. Se sentir dificuldades não hesite em procurar ajuda.É fundamental que a experiência sexual seja vivida com prazer,promovendo satisfação e bem-estar – individual e relacional.Se não for o caso, é aconselhada a consulta de um especialista em Sexologia ou Terapia Sexual.
  16. 16. Para saber mais sobre as Perturbações do Orgasmopoderá consultar o nosso site especializado em saúde integral: http://topclinical.com/psicologia/sexologia/
  17. 17. ORGASMO FEMININO Mitos e Realidades Joana Florindo – Psicóloga Clínica www.oficinadepsicologia.com contacto@oficinadepsicologia.com

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • Joana_Florindo

    Jan. 30, 2013
  • alvesarah

    Dec. 11, 2014
  • JoaoPedro438

    Dec. 27, 2016
  • graziellevieira

    Jun. 13, 2017
  • taylormanuel1

    Sep. 30, 2018
  • PatrciaSouza68

    Feb. 9, 2021

Mitos e realidades da sexualidade feminina, nomeadamente no que diz respeito ao orgasmo

Views

Total views

7,897

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

2,532

Actions

Downloads

184

Shares

0

Comments

0

Likes

6

×