Ideias irracionais Parte 1

1,811 views

Published on

Algumas convicções profundas que vamos aprendendo ao longo do desenvolvimento e que nos podem complicar a vida.

Published in: Health & Medicine
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,811
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
154
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ideias irracionais Parte 1

  1. 1. IDEIAS IRRACIONAIS Baseado em: Albert Ellis Parte 1
  2. 2. As ideias irracionais podem estar baseadas em percepções erradas ou em deveres e obrigações perfeccionistas.Constituem formas destrutivas que bloqueiam o desenvolvimento emocional.
  3. 3. O ser humano tem uma necessidade extrema de ser amado e aprovado, praticamente por todas as pessoas que considere significativas. Esta ideia é irracional porque: Exigir ser aprovado por todos aqueles de quem gostamos, é um objectivo perfeccionista e inalcançável. Em vez de tentar resolver os problemas de um modo ilógico, através do amor e aprovação, experimente pensar que a verdadeira consideração nunca vem da aprovação dos outros, mas do carinho que temos por nós próprios.
  4. 4. Só nos podemos considerar importantes, se formos muito competentes, auto-suficientes e capazes de conseguir qualquer coisa que queiramos. Esta ideia é irracional porque: Nenhum ser humano pode ser totalmente competente e destacar-se em todas as áreas de funcionamento. Querer ter êxito é adequado, mas exigir a si próprio o dever de ter êxito é tornar-se uma vítima da sua própria ansiedade e sentimentos de incapacidade.
  5. 5. Há um certo tipo de pessoas que são más e infames e que devem ser seriamente culpabilizadas e punidas por essa maldade. Esta ideia é irracional porque: A base desta ideia está na doutrina teológica de que as pessoas têm a liberdade de conduzir-se de um modo correcto ou incorrecto. Mas se se conduzem incorrectamente devem ser consideradas culpadas e punidas. Pelo seu carácter bio social, o homem é um animal falível, sendo, pois, de esperar erros.
  6. 6. É tremendo e catastrófico ver que as coisas não correm da forma que gostaríamos. Esta ideia é irracional porque: O estar permanentemente mal porque as circunstâncias não são favoráveis, não nos ajuda a melhorá-las. Pelo contrário, quanto mais abatidos estivermos pelos aspectos desagradáveis da vida, mais desorganizados e ineficazes serão os nossos esforços para melhorar as condições da nossa existência.
  7. 7. Tem continuação...

×