Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Dismorfia corporal

33 views

Published on

O que é a dismorfia corporal e em que se distingue de uma perturbação do comportamento alimentar

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Dismorfia corporal

  1. 1. Cristina Sousa Ferreira Abril 2019
  2. 2. . Comportamentos repetitivos, difíceis de resistir e controlar . Comportamentos de evitamento
  3. 3. É uma perturbação mental • Perturbação excessiva com a aparência; • A percepção versus realidade é muitas vezes distorcida; • Sub diagnosticada e não reconhecida ; • É uma perturbação crónica mas melhora consideravelmente com tratamento; • O seu início mais comum- puberdade por volta dos 12-13 anos; • Prevalência- afecta de 1.7% a 2.9% da população – cerca de 1/ 50 pessoas; • Pequenas preocupações subclínicas evoluem gradualmente para uma perturbação instalada;
  4. 4. Como os sintomas da Dismorfia Corporal e das Perturbações comportamento alimentar se sobrepõe? . A preocupação com a imagem negativa corporal é excessiva; . Há comportamentos semelhantes: de verificação ao espelho, de evitamento social, e associados à depressão e baixa auto-estima. Acompanhados de vergonha, ansiedade e depressão . Nas Perturbações alimentares a alimentação é prejudicada. . Um diagnóstico de Dismorfia Corporal não requer problema alimentar . DC tende a focar- se mais em partes específicas do corpo, a preocupação com o corpo numa PA é habitualmente mais generalizada.
  5. 5. Duas perguntas fundamentais para distinguir Dismorfia Corporal e Perturbações alimentares. 1- A alimentação está prejudicada? 2- Onde está o distúrbio da imagem corporal?
  6. 6. Tratamento : Dismorfia Corporal e Pert. Comportamento Alimentar • Na Perturbação Alimentar é fundamental uma equipa multidisciplinar em que a aprendizagem de como se alimentar é fundamental – Nutricionistas, psiquiatras, psicólogos. No entanto há diferentes abordagens para diferentes perturbações • A Dismorfia Corporal BDD tem uma intervenção ao nível de inibidores de recaptação de serotonina (habitual nas perturbações obsessivas) bem como uma terapia cognitiva/comportamental específica para os sintomas.
  7. 7. 1. Dismorfia Corporal não é o mesmo que a insatisfação normal de uma pessoa com a sua aparência. 4. Dismorfia Corporal e Perturbação Comportamento Alimentar não são o mesmo. 3. A Dismorfia Corporal tem impacto na vida social, escolar e profissional. 2. O início da Dismorfia Corporal é habitualmente na puberdade. 6. A Dismorfia Corporal é crónica mas tem tratamento habitualmente com Terapia Cognitivo Comportamental (CBT). 5. A Dismorfia Corporal é uma Perturbação do espectro Obsessivo-compulsivo.

×