Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

As sub regiões

66,923 views

Published on

Descreve as características das quatro sub regiões do nordeste em seu contexto natural e sócio-econômico.

Published in: Education
  • Be the first to comment

As sub regiões

  1. 1. GEOGRAFIA Profº Ms. Nonato Bouth Doutorando em Ciências da Educação [email_address] nonatobouth.blogspot.com AULA 02 - O NORDESTE BRASILEIRO As Sub Regiões
  2. 2. Geoeconômico Estados: Ma, Pi, Ce, Rn, Pb, Pe, Al, Se e Ba As Sub Regiões IBGE 1- Meio Norte; 2- Sertão; 3- Agreste ; 4- Zona da Mata Região Nordeste (menos oeste do Ma e acrescido do norte de Mg) REGIÃO NORDESTE
  3. 3. O que é uma Sub Região? Para que se pudesse analisar de forma mais fácil as características da região Nordeste, o IBGE dividiu a região em quatro sub-regiões que apresentam características próprias (elementos naturais e sócio-econômicos).
  4. 5. 1- CLIMA 2- VEGETAÇÃO 3- RELEVO 4- HIDROGRAFIA ELEMENTOS NATURAIS ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS 5- ATIVIDADES ECONÔMICAS E ESTRUTURA AGRÁRIA 1- Semi-Úmido 2- Mata dos Cocais 1- Semi-Árido 2- Caatinga 4- Rios Intermitentes 1- Semi-Úmido 3- Planalto da Borborema 1- Úmido 2- Mata Atlântica 3- Solo de Massapê
  5. 6. Meio Norte: Latifúndios; indústria mineradora (Projeto Carajás); soja na parte sul. Sertão: Pecuária extensiva de corte; soja no oeste da Bahia; agricultura de subsistência nos brejos e irrigada de frutas no médio São Francisco. Agreste: Minifúndios; agricultura de subsistência e pecuária leiteira; área de conflito fundiário
  6. 7. Zona da Mata Açucareira Recôncavo Baiano Sul da Bahia
  7. 8. Faixa de transição entre a Amazônia e o sertão, abrange os estados do Maranhão e Piauí, é chamada de Mata dos Cocais, devido as palmeiras de babaçu e carnaúba. Atualmente em sua parte sul destaca-se o plantio de soja e em sua parte norte – litoral – destaca-se a atividade siderúrgica devido a presença de elementos que compõem o projeto Carajás. (Meio Norte)
  8. 9. Localizado no interior do Nordeste, em estados como Ceará e Rio Grande do Norte chega a alcançar o litoral, descendo mais ao sul alcança o norte de Minas Gerais. As chuvas são irregulares e escassas, existem constantes períodos de estiagem o que caracteriza o clima semi-árido, a vegetação típica é a caatinga e rios são intermitentes, exceto o rio São Francisco que é perene. (Sertão)
  9. 10. É uma zona de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, localizada no alto do planalto da Borborema que é um obstáculo natural para a chegada das chuvas ao sertão. Se estendendo do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. O clima e semi-úmido . É a única ainda onde predomina as pequenas propriedades, mas é área de intensos conflitos agrários. Apresenta cidades importantes como Campina Grande – Pb e Caruaru - Pe. (Agreste)
  10. 11. Localizada no litoral, clima tropiocal úmido com chuvas abundantes no inverno. A vegetação de Mata Atlântica que aos poucos vem sendo substituída por cultivos de cana-de-açúcar e cacau (Desmatamento). O povoamento desta região é muito antigo. (Zona da Mata)
  11. 13. Nordeste - Bacias Hidrográficas Bacia do São Francisco : É a principal da região, formada pelos rios São Francisco e seus afluentes. Destacam-se atividades de pesca, navegação e produção de energia pelas hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó, delimita as divisas naturais de Bahia com Pernambuco e também de Sergipe e Alagoas, que é onde está localizada sua foz.

×