As sub regiões

39,096 views

Published on

Descreve as características das quatro sub regiões do nordeste em seu contexto natural e sócio-econômico.

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
39,096
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
22,455
Actions
Shares
0
Downloads
239
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

As sub regiões

  1. 1. GEOGRAFIA Profº Ms. Nonato Bouth Doutorando em Ciências da Educação [email_address] nonatobouth.blogspot.com AULA 02 - O NORDESTE BRASILEIRO As Sub Regiões
  2. 2. Geoeconômico Estados: Ma, Pi, Ce, Rn, Pb, Pe, Al, Se e Ba As Sub Regiões IBGE 1- Meio Norte; 2- Sertão; 3- Agreste ; 4- Zona da Mata Região Nordeste (menos oeste do Ma e acrescido do norte de Mg) REGIÃO NORDESTE
  3. 3. O que é uma Sub Região? Para que se pudesse analisar de forma mais fácil as características da região Nordeste, o IBGE dividiu a região em quatro sub-regiões que apresentam características próprias (elementos naturais e sócio-econômicos).
  4. 5. 1- CLIMA 2- VEGETAÇÃO 3- RELEVO 4- HIDROGRAFIA ELEMENTOS NATURAIS ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS 5- ATIVIDADES ECONÔMICAS E ESTRUTURA AGRÁRIA 1- Semi-Úmido 2- Mata dos Cocais 1- Semi-Árido 2- Caatinga 4- Rios Intermitentes 1- Semi-Úmido 3- Planalto da Borborema 1- Úmido 2- Mata Atlântica 3- Solo de Massapê
  5. 6. Meio Norte: Latifúndios; indústria mineradora (Projeto Carajás); soja na parte sul. Sertão: Pecuária extensiva de corte; soja no oeste da Bahia; agricultura de subsistência nos brejos e irrigada de frutas no médio São Francisco. Agreste: Minifúndios; agricultura de subsistência e pecuária leiteira; área de conflito fundiário
  6. 7. Zona da Mata Açucareira Recôncavo Baiano Sul da Bahia
  7. 8. Faixa de transição entre a Amazônia e o sertão, abrange os estados do Maranhão e Piauí, é chamada de Mata dos Cocais, devido as palmeiras de babaçu e carnaúba. Atualmente em sua parte sul destaca-se o plantio de soja e em sua parte norte – litoral – destaca-se a atividade siderúrgica devido a presença de elementos que compõem o projeto Carajás. (Meio Norte)
  8. 9. Localizado no interior do Nordeste, em estados como Ceará e Rio Grande do Norte chega a alcançar o litoral, descendo mais ao sul alcança o norte de Minas Gerais. As chuvas são irregulares e escassas, existem constantes períodos de estiagem o que caracteriza o clima semi-árido, a vegetação típica é a caatinga e rios são intermitentes, exceto o rio São Francisco que é perene. (Sertão)
  9. 10. É uma zona de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, localizada no alto do planalto da Borborema que é um obstáculo natural para a chegada das chuvas ao sertão. Se estendendo do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. O clima e semi-úmido . É a única ainda onde predomina as pequenas propriedades, mas é área de intensos conflitos agrários. Apresenta cidades importantes como Campina Grande – Pb e Caruaru - Pe. (Agreste)
  10. 11. Localizada no litoral, clima tropiocal úmido com chuvas abundantes no inverno. A vegetação de Mata Atlântica que aos poucos vem sendo substituída por cultivos de cana-de-açúcar e cacau (Desmatamento). O povoamento desta região é muito antigo. (Zona da Mata)
  11. 13. Nordeste - Bacias Hidrográficas Bacia do São Francisco : É a principal da região, formada pelos rios São Francisco e seus afluentes. Destacam-se atividades de pesca, navegação e produção de energia pelas hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó, delimita as divisas naturais de Bahia com Pernambuco e também de Sergipe e Alagoas, que é onde está localizada sua foz.

×