Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Papo de produção #1 - Você sabe o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos?

1,019 views

Published on

Descubra o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos para sua empresa. Assista o vídeo no blog industrial: http://www.nomus.com.br/blog-industrial

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Papo de produção #1 - Você sabe o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos?

  1. 1. Você sabe o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos? Papo de produção 1
  2. 2. Nas empresas e na sala de aula, vemos uma grande confusão de conceitos e muitas pessoas têm dificuldade em entender o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos. Você sabe fazer esta distinção?
  3. 3. Custos fixos x custos variáveis A classificação de um item de custo como fixo ou variável depende do horizonte de visão. Como diria Keynes, no longo prazo estaremos todos mortos e como diria meu professor de custos na faculdade, no longo prazo todos os custos são variáveis. Por exemplo, no curtíssimo prazo, um avião com 50% de ocupação e pronto para decolar tem todos os seus custos fixos e comprometidos, independentemente do aumento de última hora no número de passageiros. Já no médio prazo, podemos contratar ou demitir funcionários, ativar ou desativar turnos de trabalho, comprar ou vender máquinas etc. Dando sequência, no longo prazo, podemos construir ou desativar uma planta de produção, terceirizar toda a produção etc. Isso explica o motivo pelo qual no longo prazo, todos os custos são variáveis.
  4. 4. Falando de curto prazo Normalmente, quando falamos de custos fixos e variáveis, nos referimos ao curto prazo, com um horizonte de um mês em uma fábrica. Neste contexto, normalmente, custos variáveis recebem essa denominação em função de alguma variável, normalmente relacionada à vendas. Por exemplo, impostos faturados irão variar de acordo com a receita, custos de materiais de acordo com o volume vendido etc. Ainda no curto prazo, custos fixos são aqueles que não variam se houver variação nas vendas. Por exemplo, custos relacionados ao espaço como aluguel, custos com pessoal. Com pouca ou alta demanda de produção e vendas, o aluguel e salários devem ser pagos mensalmente.
  5. 5. Aplicação dos conceitos: break even point Uma aplicação clássica do conceito de custos fixos e variáveis é a determinação do ponto de equilíbrio, muito conhecido como break even point, que ajuda a responder: qual é o volume de vendas necessário para zerar o resultado, ou seja, não ter nem lucro e nem prejuízo?
  6. 6. Custos diretos x custos indiretos A classificação dos itens de custo como diretos ou indiretos tem mais a ver com o grau de facilidade ou dificuldade de sua apuração. Quanto mais fácil atribuir um item de custo a um produto, mais direto ele é. Por isso, matérias primas e a mão de obra alocada na produção, que coloca a mão na massa, são consideradas como itens de custo direto. Outros itens, como energia elétrica, depreciação de máquinas, mão de obra de supervisão e gerência, têm uma alocação mais difícil aos produtos, demandando critérios de rateio ou direcionadores de custos que muitas vezes são arbitrários ou muito difícil de medir e por isso são considerados itens de custo indireto.
  7. 7. Exemplos de item de custo em cada combinação das categorias Fixo e direto Mão de obra direta, ou MOD, como o próprio nome diz, é um item de custo direto e ao mesmo tempo é um custo fixo se observarmos o curto prazo. Fixo e indireto Mão de obra indireta, como por exemplo, supervisores, gerentes e diretores. Como já explicado anteriormente, mão de obra é um custo fixo e a que não está “na massa” é de difícil alocação aos produtos e por isso é indireta. Variável e direto Matéria-prima, que não precisa de muita explicação, é variável pois se não houver produção e vendas não há custo de matéria prima e é direto pois é um dos itens de custo de mais fácil alocação aos produtos. Variável e indireto Energia elétrica aplicada na produção é um item de custo indireto, pois na maioria dos casos é de difícil alocação ao produto, mas ao mesmo tempo em que varia de acordo com o volume de produção e vendas.
  8. 8. VEJA COMO FUNCIONA » O mais completo sistema de gestão ERP para pequenas e médias indústrias. O Nomus Industrial é completo, fácil de usar e especialista em indústrias. Veja na prática como funciona.
  9. 9. A Nomus desenvolve softwares completos para indústrias e possui um método de implantação, idealizado e aplicado por engenheiros, que irá ajudar sua indústria alcançar o sucesso de gestão, superando seus desafios e utilizando todo o potencial que a sua fábrica tem a oferecer. Veja como extrair toda a capacidade da sua indústria, acesse: nomus.com.br nomus.com.br/blog-industrial Encontre a Nomus também na sua rede social favorita:

×