Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Perdão

4,055 views

Published on

  • Be the first to comment

Perdão

  1. 1. Introdução Como costumamos estar próximos de outras pessoas, facilmente acontecem esbarrões e aborrecimentos involuntários. Nesses casos quem comete o erro costuma pedir desculpas e em geral é perdoado. Mas muitas ofensas são voluntárias. Nesses casos fica mais difícil perdoar.
  2. 2. Jesus e o perdão Jesus foi admirável no perdoar. Perguntaram-lhe quantas vezes devemos perdoar aos que nos ofendem e ele disse: Setenta vezes sete. Mateus 18.22 (sete é o numero da perfeição na linguagem bíblica. Setenta vezes sete significa: sempre) Devemos perdoar todo e qualquer pecado.
  3. 3. Porque devemos perdoar? “Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo perdoou vocês.” Efésios 4.32 Todos somos pecadores. O perdão conquistado por Cristo na cruz foi completo. Ele nos perdoou de todos os pecados.
  4. 4.  Quando pedimos perdão a Deus: 1) Nos sentimos aliviados: Mt 11.28: “Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” 2) Paz de Espírito, paz no coração: Jo 14.27: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” (ARA: “Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”)
  5. 5.  Mt 6.12: “Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam.” Mt 6.15: “Mas, se não perdoarem essas pessoas, o pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.” O perdão ao próximo resulta do amor: Jo 15.12: “O meu mandamento é este: Amem uns aos outros como eu amo vocês.”
  6. 6.  O verdadeiro perdão não é somente de palavras, mas deve brotar do coração. Jo 3.18: “Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações.” Recusar em perdoar causa distúrbios entre irmãos, familiares, amigos, em todo e qualquer relacionamento, desperta o sentimento de culpa.
  7. 7.  O cristão precisa estar sempre disposto a perdoar. O perdão engrandece quem perdoa. Perdoar não significa deixar-se pisotear pelos outros. Quem perdoa deve ajudar o ofensor a reconhecer o erro cometido, assim o perdão fica completo. Lc 17.3: “Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe.”
  8. 8. Porque, as vezes, é tão difícil perdoar? Quando o próximo insiste no erro. Quando somos humilhados. Sentimentos que ficam no coração: 1)Mágoa; 2)Rancor; etc.
  9. 9. O que é mais difícil: Perdoar ou pedir perdão? Pedir perdão: você realmente reconhece que errou. Perdoar: você tem que reconhecer que o outro errou. Quando você aponta 1 dedo para o outro, tem outros 3 apontados para você.
  10. 10. Fundamental: Pedir ajuda a Deus Arrependimento: grego metanóia = mudança de mentalidade ou de atitude. Tanto para admitir os erros. Se arrepender. Pedir perdão Como para reconhecer o arrependimento do outro. E perdoar.
  11. 11. Conclusão Perdoar é valorizar a grandeza infinita do perdão divino. É o perdão de Deus que toca o nosso coração duro de pedra e o deixa disposto e motivado a amar o próximo, como a nós mesmos. Viver sem culpa diante de Deus, conosco mesmos e com o nosso próximo.

×