Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Angola

1,395 views

Published on

meu trabalho sobre angola

Published in: Services
  • Login to see the comments

Angola

  1. 1. ANGOLA
  2. 2. BANDEIRA DA ANGOLA
  3. 3. PALAVRAS E SIGNIFICADOS Para quem tiver curiosidade de alguns termos usados por lá que são bem diferentes para nós, apesar de usarmos a "mesma" língua. Ambi = pessoa egoísta Birra = cerveja Bumbar = trabalhar Caluanda = pessoa natural de Luanda Camba = amigo Coiso = coisa Cubico = casa Cumbu = dinheiro Fobado = faminto Galar = olhar, mirar Jindungo = pimenta Kianda = sereia Maka = problema Malaico = sem graça, com problema Mambo = coisa Mboa = moça, dama, namorada Muangolê = angolano Muxima = coração Pula = pessoa branca Viju = esperto Xaxeiro = conquistador, galanteador
  4. 4. ARTE A arte da máscara azul de Angola, como a maioria da arte africana, as máscaras de madeira e as esculturas não são criações meramente estéticas. Elas têm um papel importante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem da infância à vida adulta, a celebração de uma nova colheita e o começo da estação da caça.
  5. 5. Talvez a parte mais famosa da arte angolana é o "Pensador de Cokwe", uma obra-prima da harmonia e simetria da linha. O Lunda-Cokwe na parte nordeste de Angola é conhecido também pelas suas artes plásticas superiores.
  6. 6. CULTURAAngola, como a grande maioria dos países independentes da África é um estado multi e transcultural. Isto quer dizer que abriga em seu território diversas culturas, com línguas, costumes e origens diferentes, que muitas vezes extrapolam as fronteiras políticas estabelecidas pelos europeus no século XIX. País socialista desde sua independência até o início dos anos 90, e assolado por décadas de guerra de independência e civil, Angola hoje vive um período de prosperidade trazido pela exploração do petróleo.
  7. 7. A culinária tradicional de Angola é influenciada pela portuguesa e pela moçambicana, tendo também recebido nos últimos anos uma forte influência da culinária brasileira. Os ingredientes mais comumente utilizados são cereais cultivados há séculos no país, entre eles sorgo, painço e milho, além de feijão frade, lentilha, inhame, dinhungo (abóbora-carneira) e quiabo. Entre as frutas, os destaques são para a melancia, otamarindo e o fruto do imbondeiro. O azeite de dendê (óleo de palma) é importante no preparo de várias receitas. CULINÁRIA DE ANGOLA calulu funge
  8. 8. ECONOMIA Economia da Angola Petróleo A Angola é o segundo maior produtor de petróleo do continente africano. A Angola produz mais de 750.000 barris por dia. O petróleo representa aproximadamente 90% das exportações naturais. Diamantes Os primeiros diamantes de Angola foram descobertos no ano de 1912. Outros Minerais Angola é um país rico em recursos minerais. Estima-se que o seu subsolo alberga 35 dos 45 minerais mais importantes do comércio mundial entre os quais se destacam o petróleo, gás natural, diamantes, fosfatos, substâncias betuminosas, ferro, cobre, manganésio, ouro e rochas ornamentais. Energia Angola possui um enorme potencial hidroelétrico graças aos grandes e poderosos rios que atravessam o País. Angola gera em condições normais, mais energia do que necessita havendo planos para vender eletricidade à Namíbia e ao Congo Democrático.
  9. 9. GEOGRAFIA Angola está localizada na Costa Ocidental de África (Região Austral). Faz fronteiras a Norte e Nordeste com a República Democrática do Congo e Congo Brazzaville, a Leste com a Zâmbia, a Sul com a Namíbia e a Oeste é banhada pelo Oceano Atlântico. Tem uma superfície de 1.246.700 Km2, e está dividida em 18 províncias, sendo Luanda a sua capital. É o sétimo maior país de África pela sua superfície. Apesar de estar localizada numa zona subtropical, Angola tem um clima que não é caracterizado por aquela condição, devido a confluência de factores como a corrente fria de Benguela ao longo da parte sul da Costa e o relevo no interior : A influência do deserto do Namibe. Deste modo, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das chuvas, de Outubro a Abril, e a Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca e com temperaturas mais baixas. Por outro lado, enquanto a Costa apresenta elevados índices de pluviosidade, que vão decrescendo de Norte para Sul, e dos 800 mts para os 50 mts, com temperaturas médias anuais acima dos 23°C. A zona do interior pode ser dividida em três áreas:

×