Introducao.dermato funcional

5,035 views

Published on

Introducao.dermato funcional

  1. 1. FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL
  2. 2. FISIOTERAPIA ESTÉTICA (APARÊNCIA) FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL (ALÉM DA APARÊNCIA) PREOCUPA-SE COM AS FUNÇÕES
  3. 3. FISIOTERAPIA A fisioterapia é a ciência que tem como objetivo a reabilitação dos indivíduos no que se refere a sua atividade funcional, visando o equilíbrio da saúde e a qualidade de vida.
  4. 4. FISIOTERAPIA DERMATO- FUNCIONAL “É a bela combinação entre a arte e a técnica, onde são procuradas a função e a estética em benefício da saúde do paciente no seu mais amplo sentido”
  5. 5. Está relacionada com a prevenção e recuperação do indivíduo, no que se refere a distúrbios endócrino-metabólico, dermatológico, circulatório e músculo- esquelético, através do conhecimento e recursos próprios, com os quais, busca promover, aperfeiçoar ou adaptar através de uma relação terapêutica, o indivíduo a uma melhor qualidade de vida.
  6. 6. OBJETIVOS Preservar, manter, desenvolver e/ou restaurar a integridade de órgãos, função ou sistemas, garantindo melhor condição bio-psíquico-social do indivíduo elevando sua qualidade de vida.
  7. 7. O PROFISSIONAL  O fisioterapeuta com sua formação básica em anatomia, fisiologia, eletroterapia e patologia proporciona uma abordagem direcionada a uma forma ideal de tratamento potencializando e assegurando resultados satisfatórios e efetivos sem causar riscos à saúde.  As condutas são traçadas especificamente caso a caso, baseada em conhecimento cientifico e tecnologia aplicada.
  8. 8. O TRABALHO MULTIDISCIPLINAR  O distúrbio pode estar diretamente ligado a outros problemas sistêmicos como, por exemplo, distúrbios hormonais e circulatórios, que exigem interferência médica. Profissionais, como educadores físicos, nutricionistas e outros também fazem parte da equipe.
  9. 9. SISTEMA TEGUMENTAR
  10. 10. CONSTITUIÇÃO  PELE = EPIDERME + DERME  TELA SUBCUTÂNEA = HIPODERME  ANEXOS CUTÂNEOS
  11. 11. A PELE “A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo”
  12. 12. Características Gerais: ►Corresponde a 16% do peso corporal ►Exerce diversas funções, como: ▪Regulação térmica ▪ Defesa orgânica ▪ Proteção contra diversos agentes do meio ambiente ▪ Funções sensoriais (calor, frio, pressão,dor e tato).
  13. 13. EPIDERME ► Tecido epitelial estratificado (células bem justapostas) ► Avascular, nutrida por difusão pela derme ► Espessura variada: 0,4: regiões mais finas a 1,6: regiões mais espessas (pés, mãos) É composta por 04 camadas de células: ► Camada Basal ou Germinativa – mais profunda ► Camada Espinhosa ► Camada Granulosa ► Camada Córnea – mais superficial ► **Camada Lúcida**
  14. 14. CAMADA BASAL (GERMINATIVA) ►Camada mais profunda com intensa atividade mitótica ►Responsável pela constante renovação da epiderme, fornecendo células para substituir aquelas que são perdidas na camada córnea (19-20 dias) ►Células basais (queratinócitos) e melanócitos (10:1) Negros e brancos tem a mesma quantidade de melanócitos, o que difere é a quantidade de melanina secretada.
  15. 15. Melanina é um pigmento que dá a cor à pele, e também um protetor natural contra a irradiação, que é jogado para dentro das células basais, dando a coloração da pele.
  16. 16. CAMADA ESPINHOSA ► As células possuem aspecto espinhoso ► Duração: 26-42 dias
  17. 17. CAMADA GRANULOSA ► Células bem achatadas ► O núcleo das células é atrofiado ► Observa-se maior nº. de grânulos de queratina
  18. 18. CAMADA CÓRNEA ► Mais superficial ► Duração das células: 19 dias ► Anucleadas ► Achatadas Renovação celular  constantemente (banho, contato com roupas)  células mortas da pele soltam e renovam. O CICLO TOTAL DURA EM MÉDIA 2 MESES.
  19. 19. CAMADA LÚCIDA ►Fica entre a granulosa e a córnea ►Presente na palma das mãos e plantas dos pés ►ELEIDINA: substancia serosa impermeabilizante, que fica dentro da célula
  20. 20. DERME  É a camada que vem abaixo da epiderme e acima da hipoderme sendo formada de substância fundamental, fibras, vasos e nervos além dos folículos pilo-sebáceos e das glândulas sudoríparas.  A derme tem 2 camadas distintas que são:  Camada Papilar: mais superficial  Camada Reticular: mais profunda
  21. 21. REGIÃO PAPILAR ► Constituição: tecido conjuntivo frouxo – oferece mais maleabilidade à pele. ► Estão dispostas as células e os feixes de fibras colágenas delgadas verticalmente,dando maior aderência entre a derme e epiderme.
  22. 22. REGIÃO RETICULAR ► Constituição: fibras colágenas (95%), reticulares e elásticas. ► Está entre a região papilar e a hipoderme, sendo formada por feixes de colágeno mais espessos e dispostos horizontalmente, dando uma resistência maior ao tecido.
  23. 23. ANEXOS DA PELE  Conjunto de estruturas especializadas entre a epiderme e a derme.  Unha  Glândula sudorípara: desemboca direto na pele. PORO (sai o suor)  Folículo piloso: ÓSTIO (sai o pelo e o sebo)  Glândula sebácea: desemboca no folículo piloso. OBS: nem todo folículo piloso tem pelo.
  24. 24. TIPOS DE RECEPTORES  Krause - frio  Ruffini - calor  Discos de Merkel - tato e pressão  Vater-Pacini - pressão  Meissner - tato  Terminações Nervosas Livres - dor TERMINAÇÕES NERVOSAS  Toda a superfície cutânea está provida de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos.
  25. 25. HIPODERME  Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos).
  26. 26. HIPODERME FUNÇÕES  Reserva energética  Proteção contra choques mecânicos  Isolante térmico.
  27. 27. Obrigada!

×