Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Product Designers - quem são, onde vivem, onde estão?

1,275 views

Published on

Nathalia Yamauti e Tatiane Godoy para o Interaction South America 2017. 09/11/2017

Published in: Design
  • Hey guys! Who wants to chat with me? More photos with me here 👉 http://www.bit.ly/katekoxx
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Product Designers - quem são, onde vivem, onde estão?

  1. 1. Product Designers Quem são, como vivem, onde estão?
  2. 2. Nathalia Yamauti Product Designer Designer gráfico, trabalha desde 2001. Foco em product design desde 2013. Startups: Elo7, Gettin, Lejour, Try e QuintoAndar. Sobre nós Tatiane Godoy Product Designer Designer de Interfaces Digitais, trabalha desde 2007. Foco em product design desde 2015. QuintoAndar, iG, Samsung, Saiba+ e Try.
  3. 3. Por que falar sobre Product Design? E por que é tão difícil contratá-los?
  4. 4. O que o mercado diz Quando começamos a pesquisa, o que a gente mais ouvia era que "não existem unicórnios" ou seja, designers que fazem todas as funções com maestria e resultados fantásticos.
  5. 5. O que os experts pensam Isso é o que o Jared Spoon brinca sobre o que é um UX Unicórnio
  6. 6. O que o Google acha Photo Credit: Google search Buscando no Google por "Design de Produto", o resultado são sketches e definições de projetos industriais.
  7. 7. O que o Wiki diz (yes!) O Wiki já traz algo mais próximo do que conhecíamos e divide até em duas definições: como substantivo e como processo estratégico.
  8. 8. "Alguém auto suficiente para fazer entregas considerando dados, estratégia do negócio, operação, limitadores técnicos... Uma caixa de ferramentas para propôr como resolver um problema." _Caio Manzotti - Product Designer @FindHotel
  9. 9. "... se alguém é designer de produto, é mais provável que tenha uma visão completa do processo, com mais prática de pesquisa e mais foco em negócios." Elisa Volpato publicou os resultados da pesquisa que ela tinha feito em agosto sobre cargos e atividades de UX. E aí pareceu fazer muito mais sentido falar sobre o assunto.
  10. 10. Quem está trabalhando nessa área? Falamos com 7 designers que trabalham como ou em times de Product Design, 1 Head de Produto e 1 CTO.
  11. 11. Onde eles estão? A maior parte dos profissionais atua em mercados de inovação. Seja em startups ou em empresas mais consolidadas. Esses profissionais também podem atuar em consultorias e empresas no exterior.
  12. 12. SQUADS POOL DE DESIGN Como eles trabalham? x Descobrimos que não existe receita. Esses são alguns exemplos de estrutura que encontramos: - Existe a estrutura em que o produto é dividido em times (squads) que atuam em cada parte do produto, com um designer generalista (pontinho laranja) em cada equipe. - E também empresas que se estrutura em Pool, onde um grupo atende vários times.
  13. 13. SQUADS POOL DE DESIGN Como eles trabalham? x E nos dois casos existem modelos onde cada designer, mesmo alocado em times diferentes, tem uma especialidade mais forte.
  14. 14. SQUADS POOL DE DESIGN Como eles trabalham? xMaior autonomia e inovação constante Foco na especialidadede cada designer Entendemos também que existem questões culturais de time: - gestão que investe numa maior autonomia, uma visão generalista. - gestão mais especialista, que investe nos seus pontos fortes de cada designer do time. E existem gestores que vão provocar o designer a tentar desenvolver uma habilidade menos forte, a experimentar algo novo. Isso é interessante para que o designer identifique qual formato combina mais com seus anseios profissionais.
  15. 15. SQUADS ATUAÇÕES ESPECÍFICAS EM DESIGN Como eles trabalham? + Pesquisa DesOps Business etc. Também observamos que existem estruturas onde paralelo ao squad de product designers, há pequenos times que focam em áreas específica como Research, DesOps (Design Operations) e/ou Business Design. DesOps, que é a pessoa que vai cuidar de design system e componentes para garantir a consistência no produto ou até Business que vai focar mais em estratégia. Concluímos que não existe um modelo fixo e quem está pensando em montar um time, deve considerar que cada empresa adapta o modelo. E sendo pool ou squad isso está em constante validação.
  16. 16. Precisa de sigla? UX/UI, Produto, híbrido, só designer? Como é por aí?
  17. 17. "Tem como o mercado entende o que você faz e como você entende o que você faz. Vejo acontecer com Product Design o que aconteceu com UX: virou um termo pra simplificar um monte de sigla. _Caio Manzotti - Product Designer @FindHotel
  18. 18. "Pro Linkedin está UX Designer, internamente (no trabalho) tá UX/UI Designer mas geralmente eu digo Designer." _Gustavo Parisi, UX/UI Designer @DogHero. Como você se define? "Eu nem falo que é Designer de Produto, porque parece produto físico. Mas eu deixo Product Designer no Linkedin. E quando eu falo para as pessoas, eu digo Designer de Experiência e não UX, porque pode ser de um serviço também" _Mellina Passi, ex-Product Designer @Elo7. "Eu sou UX Designer." _Camila Yokoo, UX Designer @Easynvest "Eu digo Product Designer" _Rafael Miashiro, Product Designer @Easy Às vezes a mesma pessoa chega a usar até 3 definições: a do linkedin, a que ele fala pra família e a que ele fala em entrevista. Só UX, às vezes é UX/UI e às vezes é só Designer. E do lado de quem contrata isso dificulta bastante.
  19. 19. Pros/Cons e Desafios E os desafios da área
  20. 20. Photo Credit: Chi Wei Chan / Getty Images "A melhor parte é ver as pessoas usando o que você criou. Pegar um metrô e ver alguém usando, ter esse feedback é muito legal." _Daniel Santiago, Designer @iFood.
  21. 21. Pros/Cons e Desafios ● Grande grau de influência sobre o projeto final ● Acompanhar a evolução do projeto. ● Ter resultados e dados para comprovar que o seu trabalho faz diferença.
  22. 22. Pros/Cons e Desafios ● Ainda faltam lideranças com visão de design como estratégia nas empresas ● Muita regra, muito modismo na contratação. ● Disciplina em mudança constante
  23. 23. "Você tem que ser uma pessoa disposta se doar, a conversar e buscar informação. Cutucar as pessoas para que elas saiam da zona de conforto delas. A gente ainda tem que convencer as pessoas de que experiência do usuário é importante." _Camila Yokoo - UX Designer @Easynvest
  24. 24. Como eles chegaram lá Será que você já é Product Designer e nem sabia?
  25. 25. De onde eles vieram? Visual Designer Publicitário UX Designer Jornalista Product Designer
  26. 26. O que é essencial? ● Gostar do produto/serviço em que você trabalha - fundamental para ter bons insights. ● Conhecer tudo e todas as áreas que influenciam diretamente no seu trabalho ● Questionar-se sempre. A busca pela resposta te leva para as coisas que são importantes.
  27. 27. Por que é difícil contratá-los?
  28. 28. Desafio: encontre o Product Designer "Sei que tem uma demanda enorme, uma oferta pequena e muita confusão dos próprios profissionais e até para quem contrata não parece muito clara" _Gustavo Parisi. UX/UI Designer @ DogHero
  29. 29. O que buscam num Product Designer? ● Profissional com visão mais ampla e menos compartimentada. - Foco em no usuário e no negócio permite melhor capacidade de julgar se o que ele faz na interface ● Não buscam alguém que domine 100% de tudo, mas que tenha interesse em aprender e desenvolver novos skills.
  30. 30. Desafios para quem contrata ● É difícil buscar pelo nome "Product Designer" - ainda são poucos profissionais que se definem assim em sites e portfólios. ● Desencontro entre teoria e prática - Muitos buzzwords e portfólios aquém da capacidade do profissional. ● Difícil achar, contratar e reter - mercado aquecido
  31. 31. "Há duas desvantagens de se preferir profissionais com maior largura de atuação: primeiro, é mais difícil encontrá-los e formá-los; segundo, algumas tarefas poderiam ser feitas mais rápido se a pessoa fosse especialista. A gente entende e paga o preço." _André Penha - CTO QuintoAndar
  32. 32. Photo Credit: Google search Nossa contribuição
  33. 33. Planning Wireframe AssetsPrototyping @#%$ state Sprint 1 Sprint 2 Sprint 3 O começo de tudo No início, em 2015, um dos principais frictions era antecipar todo o trabalho e só descobrir 2 sprints depois, quando o trabalho já estava no desenvolvimento, que só tínhamos o fluxo "feliz".
  34. 34. UI-Stack Ideal state Error state Partial State Loading State Blank State UI Stack *modelo do Scott Hurff - Designing Products People Love Por isso começamos a entender que era necessário cobrir vários estados e que essa era uma parte do trabalho do designer.
  35. 35. Visual Design Ideate / Concept Wireframes / Flows User research / tests Prototyping human interaction The UX Stack Ideal state Error state Partial State Loading State Blank State Product-stack Interaction - animation (emotion) Sounds The IxD Stack The UI Stack (+Visual Design) + + Somamos o modelo do Scott Hurff com o que fazíamos no dia-a-dia e mapeamos o que seria bacana cobrir como Product Design. Não é um modelo, é uma sugestão e que pode ser personalizada do jeito que fizer mais sentido para cada time/empresa.
  36. 36. E não é só isso!
  37. 37. Product- Stack (Design crafting) TECH MKT Branding OPS Growth /Metrics/ BI BUSINESSO que é entender de Negócios? ● Dialogar com as áreas que estruturam a empresa ● Entender os jargões e processos que se relacionam com o produto ● Transpor, comunicar e facilitar esses processos para o usuário. Negócios Durante a pequisa também ficou claro que não são só hard skills. É necessário também entender das áreas de negócio que constituem o produto. É um dos diferenciais muito importante para quem quer ser Product Designer.
  38. 38. Product- Stack (Design crafting) BUSINESS SOFT SKILLS ● Empatia ● Comunicação eficaz / articulado ● Curioso e pró-ativo ● Colaborativo com seus pares e outras áreas ● Pensamento analítico ● Criativo ● Resiliente ● Admitir erros ● Ser gente boa :) E além dos Negócios? TECH MKT Branding OPS Growth /Metrics/ BI E além dos hard skills, soft skills também são essenciais para um ótimo profissional. Com destaque para criatividade, resiliência e ser gente boa :)
  39. 39. "Mais importante do que o trabalho que você faz é a sua relação com as pessoas. A minha principal missão não é ser o melhor designer do mundo. Essa é uma delas. Quero ser uma pessoa que as outras gostem de estar por perto." _André do Amaral. Product Designer @Netflix para o Movimento UX
  40. 40. Afinal, unicórnios existem?
  41. 41. Conclusões ● Unicórnio ou cinto de utilidades com resultados mágicos é uma visão equivocada. ● Resultados fantásticos num passe de mágica não foram encontrados.
  42. 42. Conclusões ● Visão além do alcance - estratégia do negócio sem perder o foco no usuário. ● Resilientes e otimistas - acreditam que mudam a vida das pessoas. ● Capazes de desenvolver habilidades jamais imaginadas por eles mesmos.
  43. 43. Obrigada Thank you, gracias! Nathalia Yamauti nath.yamauti@gmail.com Tatiane Godoy tatianesg2@gmail.com

×