Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slides coesao textual

598 views

Published on

Slides utilizados pelo Projeto Nas trilhas da língua portuguesa: o texto em foco, para estudo das noções introdutórias sobre a coesão textual. Material suporte para a produção do gênero artigo de opinião, no período 2016.1.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Slides coesao textual

  1. 1. - Coesão textual - Professoras: Fernanda Félix Flávia Venâncio Joseilma Barros Roberlânia Alves Supervisora: Alessandra Miranda
  2. 2. Definição Coesão refere-se as articulações gramaticais entre palavras de uma mesma oração, com o objetivo de levar clareza e levar o sentido buscado pelo escritor. A coesão busca a harmonia entre estes termos e é percebida quando existe continuidade dos fatos expostos.
  3. 3. Coesão referencial REFERÊNCIA SITUACIONAL TEXTUAL EXÓFORA ENDÓFORA ANÁFORA CATÁFORA Um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) do universo textual. Ao primeiro, denomina-se forma referencial ou remissiva e ao segundo, elemento de referência ou referente textual.
  4. 4. Referência pessoal Por pronomes pessoais ou possessivos
  5. 5. Referência demonstrati va Pronomes demonstrativos e advérbios indicativos de lugar.
  6. 6. Referência comparativ a Efetuada por via indireta, por meio de identidade e similaridade.
  7. 7. Por substituição Colocação de um item em lugar de outro(s) elemento(s) do texto, ou até mesmo de uma oração inteira.
  8. 8. Por elipseUma substituição por zero. Omite- se um item lexical, um sintagma, uma oração ou todo um enunciado, facilmente recuperável pelo contexto.
  9. 9. Coesão por conjunçãoPermite estabelecer relações significativas específicas entre elementos ou orações do texto. Trata-se de diversos tipos de conectores e partículas de ligação como e, mas depois, assim etc. Os principais tipos de conjunção são a aditiva, a adversativa, a causal, a temporal, e a continuativa.
  10. 10. Coesão lexical1. Por reiteração “Era aquela garota que há pouco corria pros braços da mãe com o cotovelo esfolado e lágrimas nos olhos. Agora ela corria com o boletim nas mãs, sorrindo por uma nota seis qualquer, sentindo-se totalmente despreparada para a vida. Queria juntar vestibular, título de eleitor, trabalho, responsabilidade, tudo no mesmo bolo de porcarias e jogar na primeira lixeira que encontrasse. Não era tão simples como um arranhão, mas ainda era a mesma menina.” Verônica H. É obtida por meio de dois mecanismos: a reiteração (por sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos) e a colocação (uso de termos pertencentes ao mesmo grupo significativo).
  11. 11. 2. Por colocação Doente em estado grave morre após acidente de ambulância em Évora A doente não teria morrido por causa do acidente, uma vez que já estava em "estado crítico" e em "paragem cardio-respiratória", segundo os bombeiros Uso de termos pertencentes ao mesmo grupo significativo.
  12. 12. Vamos trabalhar?

×