Curso de violão

1,631 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,631
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
244
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Curso de violão

  1. 1. 1 Curso Básico NOMENCLATURA EXTERNA INDICAÇÃO DAS CORDAS DEDILHAÇÃO Mão Esquerda Mão Direita
  2. 2. 2 a) Cabeçote: serve de suporte para a parte mecânica, com as perfurações frontais e seis orifícios laterais, três de cada lado. b) Trastes: são barras de ferro próximas, no sentido vertical, que altera o comprimento da corda e a freqüência sonora (altura). São pontos de limite de comprimento. c) Braço: possui um formato reto, cuja superfície superior é plana, e a inferior é convexa, adaptando- se à caixa. d) Roseta: é um ornamento existente ao redor da boca do violão; e) Bocal: é a cavidade responsável pela reemissão do som amplificado, com uma perfuração circular de 8,5 centímetros de diâmetro. f) Caixa de Ressonância: Esta caixa, apresenta quatro superfícies: anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda que correspondem ao tampo, fundo e ilhargas. g) Tampo: principal peça de ressonância do violão. h) Mecânicas: serve para ajustar a afinação das cordas do violão. i) Ponte superior ou pestana fixa; é a parte que delimita superiormente o comprimento das cordas. j) Casas: o violão possui 19 casas, e é o espaço limitado pelos trastes, para o dedo pisar a corda, alterando o comprimento da mesma. k) Escala: é a peça que serve de suporte para a colocação dos trastes.
  3. 3. 3 l) Ilhargas: o violão possui 2 ilhargas, é a parte que segue as encurvações da caixa acústica. m) Quilha: encobre a união da ilharga, e fixa o braço à caixa acústica. n) Tampo inferior: parte de trás do instrumento. o) Ponte inferior ou cavalete: serve de suporte inferior para as cordas do violão. PROCESSO DE AFINAÇÃO DO INSTRUMENTO A afinação do violão deve ser feita com o auxílio de um diapasão, que é um aparelho que produz a nota lá, correspondente ao som da 5ª corda (debaixo para cima) solta do violão. A principio, encontramos grande dificuldade em afinar o violão, isso para quem não tem o ouvido educado musicalmente, no que se refere à igualdade de sons em altura. A maneira mais comum de afinar o violão é aplicando o seguinte processo: 1. Levante a uma altura adequada a 1ª corda do violão; 2. Em seguida, coloque o dedo na 5ª casa na 2ª corda, e ressone até conseguir a mesma altura da primeira corda; 3. Ressone a 2ª corda com a terceira, colocando o dedo na 4ª casa da terceira corda; 4. Ressone a terceira corda com a quarta, colocando o dedo na 5ª casa da quarta corda até encontrar a mesma altura; 5. Siga colocando o dedo na 5ª casa da quinta corda e procure a altura da corda anterior; 6. Ressone a 5ª corda com a 6ª, colocando o dedo na 5ª casa da sexta corda até encontrar a mesma altura, obtendo assim a afinação do instrumento. A maneira mais fácil de afinar o violão é ouvindo quando o mesmo está bem afinado, procurando decorar o som de cada corda. TABELA DE AFINAÇÃO
  4. 4. 4 AFINAÇÃO PELA ESCALA MUSICAL ONDE E COMO SENTAR Assim como, para qualquer instrumento, existem as posições que caracterizam uma execução mais fácil e o instrumento se adapte perfeitamente às formas anatômicas do corpo humano, vejo que com o violão, neste particular, deve-se ter um cuidado todo especial. O estudante, desde este principio, deve ser orientado para que haja uma harmonia perfeita entre o Instrumento e seu físico. Neste primórdio, gostaria que o professor focalizasse de uma forma acentuada e de fácil entendimento, todos os benefícios e problemas negativos que irão acarretar. Vão a seguir os tens que devem ser observados: – Sentar para frente e do lado direito de uma cadeira normal. – Colocar o pé esquerdo num banquinho de mais ou menos 14 cm do altura. – A altura do banquinho é variável, conforme a compleição física do executante, para que haja um equilíbrio exalo entre tronco, membros e instrumento. – A coluna vertebral deve estar sempre numa posição, que não venha forçá-la, pois isto acarretará dores nas costas, o que irá reduzir o tempo do estudo pelo cansaço precoce, falta de concentração (pelo incômodo da dor nas costas) e futuro prejuízo para a saúde. – Desde este inicio, o aluno deverá ter a sensação do relaxamento de uma forma consciente. – Toda tensão deverá ser eliminada desde sua origem.
  5. 5. 5 Qual a função do dedilhado: o dedilhado serve para executar uma música mais suave, romântica, espiritual á própria música clássica. Inaugurar PREPARO DA MÃO DIREITA – Neste primeiro exercício, deverá o polegar ficar encostado na 6ª corda, e o dedo indicador, médio e anular ficam a uma distância curta da 3ª, 2ª e 1ª cordas. – O indicador, médio e anular somente devem encostar na corda no momento do toque. – No momento de ferir a corda, a mão não deverá oscilar. – Somente haverá movimentação da mão, quando da mudança de toque do Indicador, médio e anular das três primeiras cordas para a 4ª, 5ª e 6ª cordas. – Para a obtenção de uma sonoridade mais clara e um âmbito tímbrico maior, é necessário deixar que cresçam as unhas do indicador, médio, anular e polegar. (veja foto) – Nestes exercícios da mão direita, o toque usado é o ―sem apoio‖.
  6. 6. 6 DO POLEGAR A movimentação do polegar é totalmente independente do indicador, médio e anular. Quando ele atua, não deve influenciar, de modo algum, o trabalho natural dos outros dedos. Seu movimento deve ser curto e sem apoio (o toque normal). A teoria do seu funcionamento é relativa ao indicador, médio e anular. MÃO DIREITA (POLEGAR SEM APOIO) Observação O exposto acima, sobre o ―toque sem apoio‖. não quer dizer que esta movimentação venha ser regra geral. Existe todo um complexo de ―toques‖, como com ou sem apoio, lateral, frontal, com a polpa do dedo e unha, etc. A explicação da utilização deste complexo de toques da mão direita, e o seu entendimento, vêm da necessidade musical do executante. Neste primeiro estágio, seria dificultoso e não haveria absorção, pois o aluno não sentiria a utilidade do seu uso. Aula Teórica fase 1 Linguagem da Música 1- Cifras são símbolos musicais representados pelos símbolos Do=C, Re=D, Mi=E, Fa=F, Sol=G, La=A, Si=B Acordes Menores: Cm – Dm – Em – Fm – Gm – Am - Bm 2- O que é meio tom: E a menor Distância entre uma nota e a outra, No teclado apenas uma tecla A mais ou uma tecla a menos representa meio tom, enquanto nos instrumentos de cordas Será uma casa a mais ou uma casa a menos. 3- Sustenido. (#) Sua função e aumentar a nota em meio tom, Aumentar que dizer andar uma casa a frente nos instrumentos de cordas e uma tecla A frente no teclado. 4- Bemol. (b) Sua função e abaixar a nota em meio tom, Voltar uma casa apenas em instrumentos de cordas, e voltar uma tecla no teclado.
  7. 7. 7 5- Notas existentes no sentido crescente: (C-C#) (D-D#) (E) (F-F#) (G-G#) (A-A#) (B) (C) Notas existentes no sentido Decrescente: (C) (B-Bb) (A-Ab) (G-Gb) (F) (E-Eb) (D-Db) (C) Notas não existente: E#- B#- Cb- Fb 6- O que e henarmonia: São notas diferentes, mas, porém que possuem o mesmo som. EX: C# Ou Db, Sendo que o C# vem do c e o Db Vem do D ... 7- O que é Harmonia: É a união de duas ou mais notas ao mesmo tempo, Duas pessoas cantando ao mesmo tempo, ou um coral de crianças ou jovens, Harmonia se refere a união, vamos viver em harmonia... 8- O que é melodia: São solos musicais, que dizer também a indicação ou uma introdução de uma música, Também uma pessoa cantando só ... 9- O que é Acorde: São varias notas apertadas ao mesmo tempo, aparti de duas notas em diante ao mesmo tempo já e um acorde. 10- O que é nota: Apenas uma unidade de nota sendo pressionada em seu instrumento. 11- O que é ritmo: São movimentos em tempos fracos e fortes com intervalos regulares. O ritmo faz a música andar. 12- O que é música: É a arte cientifica de combinar os sons de modo agradável ao ouvido, obedecendo ao critério do ritmo, melodia e harmonia. A CORDES MENORES Do menor Re menor Mi menor Fa menor Sol menor La menor Si menor        Cm Dm Em Fm Gm Am Bm SUSTENIDO (#) Sua função é aumentar a nota em 1/5 tom, que dizer uma casa a frente do violão como: C – C# – D – D# – F – F – F# – G – G# – A – A# – B – C
  8. 8. 8 Observação Notas não existentes no sustenido (B#) (E#) Bemol (b) sua função é baixar a nota em 1/5 tom. Como: C, B, Bb, A, Ab, G, Gb, F, E, Eb, D, Db, C Observação Notas não existentes no Bemol (Cb) (Fb) AULA DE RITIMOS Rirímo de Balada: a balada é um ritímo alegre e envolvente muito estilos musicais como: POP ROCK, SERTANEJO e outros, é um dos ritímos mais famosos e executados pelos grandes artistas. Como fazer:sua mão direita toca as cordas do violão de cima para baixo 2x em seguida com seu polegar vai tocar de baixo para cima as cordas 2x e depois termina tocando com sua mão direita de cima para baixo 2x. NOTAS NO BRAÇO DO VIOLÃO Notas até a quinta casa:
  9. 9. 9 ACORDES MAIORES E MENORES: ACORDES MENORES (m): CAMPO HARMÔNICO O campo que dizer família ou grupo harmônico vem de harmonia vai se trabalhar com harmonia ou acorde. Cada campo harmônico possui 7 acordes um é principal que é a nota mãe da referida família e os outros 6 acodes são as notas filhas que vão ser o acompanhamento para essa nota mãe, não necessariamente será obrigado numa musica tocar os 7 acordes pode ser até 2 ou 3 acordes uma musica mais é obrigação uma das que fazem parte do campo harmônico. Observação Temos 7 acordes DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI  cada acorde desse será líder, será mãe terá a sua família. Como montar o campo harmônico? Primeiro temos que saber o que é tom e o que é semitom. Acabamos de aprender quais são as notas que são de uma pa outra semitom e as que são tom. Exemplo de um campo harmônico em C montando o campo. Harmônico C Do 1º P/2º acorde é tom Do 2º P/3º acorde é tom
  10. 10. 10 Do 3º P/4º acorde é semitom Do 4º acorde P/5º acorde é tom Do 5º P/6º acorde é tom Do 6º P/7º acorde é tom Observação 1. Dos 7 acordes: o 1º, 4º e 5º acordes são os acordes maiores; 2. Dos 7 acordes: o 2º, 3º e 6º são menores já se sabe que vai acrescentar do lado do acorde o (m) minúsculo; 3. Dos 7 acordes: o (7º) sempre virá acompanhado pela cifra (m5-/7) que dizer um acorde meio diminuta que representa meitom antes do acordes principal Agora sabendo todas essas regras montando o campo harmônico de C como deve ser montado. C Dm Em F G Am Bm 5-/7 Chamar alguns alunos para montarem outros campos harmônicos em cima das regras CAMPO HARMÔNICO DE C – Do MAIOR CAMPO HARMÔNICO DE D – Ré MAIOR
  11. 11. 11 CAMPO HARMÔNICO DE E – Mi MAIOR CAMPO HARMÔNICO DE D – Ré MAIOR AMPO HARMÔNICO DE G – Sol MAIOR
  12. 12. 12 CAMPO HARMÔNICO DE A – Lá MAIOR CAMPO HARMÔNICO DE B – Si MAIOR ACORDES MAIORES COM SÉTIMA
  13. 13. 13 ACORDES MAIORES COM SÉTIMA ACORDES MAIORES E MENORES COM SUSTENIDOS - # E BEMOIS – b ACORDES DIMINUTOS
  14. 14. 14 Depois de aprendido o campo harmônico de C e acordes com 7 e de algumas musicas aprender ritmo de valsa. Ritimo de Valsa Colocar o dedo polegar em cima da 6º corda e tocar levemente para baixo. Colocar o indicardor de baixo da 3ª corda Colocar o médio de baixo da 2ª corda Colocar o anelar de baixo do 1ª corda É com os três dedos em de baixo da três cordas ao mesmo tempo puxará levemente pra cima 2 vezes seguida. Então se toca uma vez a corda bordão e duas vezes as primas (de baixo) Fazer nos seguintes acordes Música (luz dos olhos teus) Estrofe: IP5 C P5 Am P4 Dm P6 G7 1V 1V 1V 1V P4 Dm P6 G7 P5 C P5 C7 1V 1V 2V 2V P4 F P5 C P6 G7 P5 C 2V 1V 1V 1V Música: Segura na mão de Deus Ritimo: Valso Estrofe: P5 C P5 C7 P4 F P5 C P5 Am P4 Dm P6 G7 1V 1V 1V 2V 1V 1V 1V P5 C P5 C7 P4 F P5 C P5 Am P4 Dm P6 G7 1V 1V 1V 1V 1V 1V 1V P4 F P6 Em P4 Dm P5 C 1T 1T 1T 1T
  15. 15. 15 Ritmo de Balada sertaneja I  1 pausa P  2 I  3 P  4 I  5 P  6 Ritmo de Bossa Nova Fazer em (G7M.) (C7/9M) Ritmo de Baião Ritmo de Fank Popular Fazer em (C) (F/G) Aulas de Ritimo Ritimo de Regue I: com o dedo polegar toca as cordas uma vez de baixa para cima em seguida abafa as cordas uma vez com a mão fechada. Treinar em (G) (D) (Em) (C). Regue II: com seus dedos indicador e médio toca as cordas de cima para baixo uma vez em seguida o polegar tocar uma vez de baixo para cima. Treinar: (G) (O) (Em) (C) Ritimo de Cautre POP: com sua mão fechada dará vários toques para baixo como:
  16. 16. 16 um Cautre TA TATA TATA TATA TATA TATA 1/5 Cautre TA TATA TATA Treinar: (G) (C) Ritimo de Carimbo: sua mão direita descer uma vez em seguida seu polegar sobe 2 vezes nas cordas em seguida sua mão descer 2 vezes em seguida polegar 2 para cima em seguida mão 2 vezes para baixo. EX.: Treinar em (Am) (E) Ritimo de Rock São batidas só para baixo Ritimo de Forro Forro I: Fazer (G / D/ Em / C) Forro II
  17. 17. 17 Ritimo de Samba Regue Fazer em (Em) (B) com pestana Músicas Ministério Koinonia - Espírito Enche O Meu Ser (2 tempo) C Em Dm G7 Espírito enche a minha vida Am Em F C Enche-me do Teu poder, pois de Ti eu quero ser Dm G7 C C7 Espírito enche o meu ser F G C Am As minhas mãos eu quero le..van..tar 1B F G Am E em louvor te adorar F G Em Am Meu coração eu quero derramar Dm G7 C Am Diante do teu altar Dm G7 C Diante do teu altar
  18. 18. 18 Abalou Tom: E Intr: (F#m7)4x (G#m7 – Gm7 – F#m7) / (F#m7) (G#m7 – Gm7) (F#m7) G#7/5+ C#m7 G#m7 Você comigo é par, É mais do que sonhar, Amor tão raro de se viver F#m7 B7/9 G#m7 F#m7 Eu quero aproveitar Esse momento pra te dizer G#7/5+ C#m7 G#m7 Você comigo é bis, Me deixa tão afim, Meu pensamento me leva além F#m7 B7/9 F#m7 C#m7 C#7 Bastou você entrar Na vida pra ficar tudo... bem F#m7 G#m7 C#7/9 C#7/9- Não quero desgrudar de você... É bom parar o tempo F#m7 G#m7 A7+ G#m7 F#m7 G#7/5+ Tem tudo pra dar certo nos dois... Já sei que não tem jeito Ta feito você Me ganhou | F#m7 C#m7 C#7/9- 2 |Abalou, abalou, sacudiu balançou, Coração é só felicidade x | F#m7 C#m7 ( C#7/9- ) |Abalou, abalou, isso sim É amor de verdade G#7/5+ C#m7 G#m7 Você comigo é bis, Me deixa tão afim, Meu pensamento me leva além F#m7 B7/9 F#m7 C#m7 C#7 Bastou você entrar Na vida pra ficar tudo... bem F#m7 G#m7 C#7/9 C#7/9- Não quero desgrudar de você... É bom parar o tempo F#m7 G#m7 A7+ G#m7 F#m7 G#7/5+ Tem tudo pra dar certo nos dois... Já sei que não tem jeito Ta feito você Me ganhou | F#m7 C#m7 C#7/9- 2 |Abalou, abalou, sacudiu balançou, Coração é só felicidade x | F#m7 C#m7 ( C#7/9- ) |Abalou, abalou, isso sim É amor de verdade
  19. 19. 19 Koinonya - O Espírito De Deus Está Aqui 1B C G/B Am O Espírito de Deus está aqui 1B F G Am Operando em nossos corações 1B F G Am Trazendo sua vida e poder 1B Dm G E Ministrando sua graça e amor 1B F G Am Os feridos de alma são curados 1B Dm G Am Os cativos e oprimidos livres são F G Em Am Os enfermos e doentes são sarados 1B Dm G C Pois o Espírito de Deus está aqui 1B 1B 1B 1B C F C F Pai eu quero contemplar tua glória e majestade 1B 1B 1B 1B C F C F Pai eu quero te adorar em Espírito e em verdade 1B 1B Dm Em Não apenas no átrio ou no santo lugar 1B 1B F G Eu quero te entronizar Entre os querubins 1B 1B C Dm Oh! Oh! Leva-me a sala do trono 1B 1B G C Pelo novo e vivo caminho 1B Am Pelo sangue de Jesus eter.......no 1B 1B F G Sumo sacerdo....te C Em F Em Oh! oh! Leva-me a sala do trono 1B Dm G C Pra te adorar Senhor 1B C Em F Oh! oh! Leva-me a sala do trono 1B Dm G Am Pra te adoraaaaar Senhoooooooor 1B + 1T Dm G C Pra te A.....do....rar Senhoooooor
  20. 20. 20 Ai é amor Tom: D D A Estava tão tristonho quando ela apareceu Em Bm A Seus olhos que fascinam logo me estremeceu D A Os meus amigos falam que eu sou demais Em Bm A Mas é somente ela que me satisfaz D A Mas é somente ela que me satisfaz Em Bm A Mas somente ela que me satisfaz D A Você só colheu o que você plantou Em Bm A Por isso que eles falam que eu sou sonhador D A Me diz o que ela significa pra mim D A Se ela é um morango aqui no Nordeste D A Tu sabes, não existe sou cabra da peste D A Apesar de colher as batatas da terra Em Bm A Com essa mulher eu vou até pra guerra, se vou D A AAAAAAAIIII, é amoooor Em Ai é amor Bm A é amor D A AAAAAAAIIII, é amoooor Em Ai é amor Bm A D A Em Bm A D A Em Bm A é amor
  21. 21. 21 Deus de Aliança - Ministério Trazendo a Arca (BALADA) 2T 2T 2T 2T Intro, Base :( F C Dm G 2X ) SOLO:(C B C G C F E C C D C B C G C F E C D) Dm ou *(F) G Sei que os Teus olhos C F Sempre atentos permanecem em mim Dm G E os Teus ouvi-----dos C F Estão sensíveis para ouvir meu clamor Dm G Posso a té chora----ar 2T 2T C G Am Mas a alegria vem de manhã 2T 2T 2T 2T F C Dm G És Deus de perto e não de longe 2T 2T 2T 2T 2T F C Dm Bb F G Nunca mudaste, Tu és fiel C Deus de aliança Am Deus de promes--------sas Dm G Deus que não é homem pra mentir C Tudo pode passar Am Tudo pode mudar Dm Mas Tua pala--------vra vai se cumprir (Voltar ao início) 2T 2T 2T Am G9 F Posso enfrentar o que for 2T 2T G Am Eu sei quem luta por mim 2T 2T 2T G F G Seus planos não podem ser frustrados 2T 2T 2T Am G F Minha esperança está 2T 2T G Am Nas mãos do grande Eu Sou 2T 2T 2B G Bb F G eus olhos vão ver o impossível acontecer * TOCAR na 2ª vez
  22. 22. 22 Intro: C Am F Dm Fm7 G7 C7+ Por você eu tenho feito e faço tudo que eu puder F7+ C/E Dm7 Dm/C Pra que a vida seja mais alegre do que era antes G7 G#o Am7 Tem algumas coisas que acontecem que é você quem tem que resolver F Dm7 G7 Acho graça quando às vezes, louca, você perde a pose e diz foi sem querer C7+ Quantas vezes no seu canto em silêncio você busca o meu olhar F7+ C/E Dm7 Dm/C E me fala sem palavras que me ama tudo bem, tá tudo certo G7 G#o Am7 F De repente você põe a mão por dentro e arranca o mal pela raiz C Am7 Dm7 G7 C G7 Você sabe como me fazer feliz C Dm7 G7 Carne e unha, alma gêmea, bate coração, as metades da laranja C Gm7 C7 F Dois amantes, dois irmãos duas forças que se atraem sonho lindo Ab C Am7 Dm7 G7 C G7 De viver, estou morrendo de vontade de você Solo: C Am7 F Dm7 Em7 F7 G7 Am7 F Ab G7
  23. 23. 23 Nada Além do Sangue C Am 2x C Am O Teu sangue leva-me além C Am F#ni todas as alturas onde ouço Tua voz G F Fala de Tua justiça pela minha vida C (AmG) Jesus este é o Teu sangue C Am Tua luz mostra Tua graça C Am Fala do Amor do Pai que prepara pra nós G F o caminho para Ele onde posso me achegar C (Am G) Somente pelo sangue C Que nos lava dos pecados Am Que nos traz restauração G Nada além do sangue F CGF Nada além do sangue de Jesus C Que nos faz brancos como a neve Am Aceitos como amigos de Deus G Nada além do sangue F C G F Nada além do sangue de Jesus (mesmas notas) C Am Eu sou livre C Am F G G Eu sou livre nada além do sangue de jesus
  24. 24. 24 Amor i love you Tom: D D Deixa eu dizer que te amo F#m Deixa eu pensar em você Em Isso me acalma A7 me acolhe a alma G Gm D Isso me ajuda a viver D Hoje contei pra as paredes F#m Coisas do meu coração Em Passeei no tempo A7 Caminhei nas horas G Gm D Mais do que passo a paixão G Gm D É um espelho sem razão G Gm D Quer amor fique aqui D Deixa eu dizer que te amo F#m Deixa eu gostar em você Em Isso me acalma A7 me acolhe a alma G Gm D Isso me ajuda a viver D Hoje contei pra as paredes F#m Coisas do meu coração Em Passeei no tempo A7 Caminhei nas horas G Gm D Mais do que passo a paixão G Gm D É um espelho sem razão G Gm D Quer amor fique aqui B7 Em Meu peito agora dispara A7 D Vivo em constante alegria G Gm D É o amor quem está aqui D Amor I love you A7 Amor I love you G Amor I love you Gm D amor I love you (bis) ( D G Gm A7 D) "Tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!" D Amor I love you A7 Amor I love you G Amor I love you Gm D Amor I love you G Gm D amor I love you (4X)
  25. 25. 25 Restitui – Ministério Trazendo a Arca Tom: D Intro: Bm7 - G ( 2x) Bm G Bm Os planos que foram embora, o sonho que se perdeu G Em O que era festa e agora é luto do que ja morreu A Não podes pensar que esse é o teu fim 2T G Não é o que Deus planejou 2T Em A Levante-se do chão erga um clamor... Refrão: 2T G Em Restitui... eu quero de volta o que é meu 2T 2T 2T A G Em A Sara-me...e ponhe teu azeite em minha dor G A Restitui...lava-me as águas tranquilas.. 2T 2T G Em A Lava-me e refrigera minh'alma Bm G Restitui (4x) Em A E o tempo que roubado foi Em Não podera se comparar A A tudo aquilo que o senhor Tem preparado ao que clamar 2T 2T Em D Creia por que o poder de um clamor 2T G A Pode ressucitar.... (volta ao refrão)
  26. 26. 26 Amor Maior Jota Quest Tom: C Bb9 A Dm Cm Bb9 *ver no fim da cifra* Eu quero ficar só, mas comigo só eu não consigo A Dm Cm Bb9 Eu quero ficar junto, mas sozinho só não é possível A Dm Cm Bb9 É preciso amar direito, um amor de qualquer jeito A Dm Cm Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro G Bb9 C F Amor de dentro pra fora, amor que eu desconheço F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, amor maior que eu F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, um amor maior que eu Bb9 A Dm Cm Bb9 Eu quero ficar só, mas comigo só eu não consigo A Dm Cm Bb9 Eu quero ficar junto, mas sozinho assim não é possível A Dm Cm Bb9 É preciso amar direito, um amor de qualquer jeito A Dm Cm Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro G Bb9 C F Amor de dentro pra fora, amor que eu desconheço F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, amor maior que eu F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, um amor maior que eu Bb9 A Dm Cm Bb9 Então seguirei meu coração, até o fim, pra saber se é amor A Dm Cm Bb9 Magoarei mesmo assim, mesmo sem querer, pra saber se é amor A Dm Cm Eu estarei mais feliz mesmo morrendo de dor G Bb9 C F Pra saber se é amor, se é amor F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, amor maior que eu F Am Dm G Quero um amor maior, um amor maior que eu
  27. 27. 27 Sabor de Mel - Damares Composição: Agailton Silva D O agir de Deus é lindo A Na vida de quem é fiel, Bm No começo tem provas amargas, G Mas no fim tem o sabor do mel D A Eu nunca vi um escolhido sem resposta Bm G Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução, D A Até nas cinzas ele clama e Deus atende E A Lhe protege, lhe defende, com as suas fortes mãos D Você é um escolhido A E a tua história não acaba aqui, Bm Você pode estar chorando agora, G Mas amanhã você irá sorrir, D A Deus vai te levantar das cinzas e do pó, Bm G Deus vai cumprir tudo que tem te prometido, D A Você vai ver a mão de Deus te exaltar G Quem te vê há de falar, A D Ele é mesmo escolhido. D A Vão dizer que você nasceu pra vencer Bm Que já sabiam porque você G D Tinha mesmo cara de vencedor, A Bm G E que se Deus quer agir ninguém pode impedir D Então você verá cumprir cada palavra A Que o Senhor falou, D G Quem te viu passar na prova e não te ajudou, A D Quando ver você na benção vão se arrepender, G D Vai estar entre a platéia e você no palco, A D Vai olhar e ver Jesus brilhando em você, D/F# G Quem sabe no teu pensamento você vai dizer, A D Meu Deus como vale a pena a gente ser fiel, G D Na verdade a minha prova tinha um gosto amargo, A D Mas minha vitória hoje tem sabor de mel, A Bm Tem sabor de mel, tem sabor de mel, G D A minha vitória hoje tem sabor de mel, A Bm Tem sabor de mel, tem sabor de mel, G A D A minha vitória hoje tem sabor de mel.
  28. 28. 28 Asa branca Tom: C F# G G# A A#(um tom abaixo) B(meio tom abaixo) C(tom original) C#(meio tom acima) D(um tom acima) D# E F INTROD: ( C F C G ) 2x C C7 F Quando oiei a terra ardendo C G C Com a fogueira de São João C7 F Fm Eu perguntei a Deus do céu, ai G C Por quê tamanha judiação C7 F Que braseiro, que fornaia C G C Nem um pé de prantação C7 F Fm Por farta d'água perdi meu gado G C Morreu de sede, meu alazão C C7 F Inté mesmo a asa branca C G C Bateu asas do sertão C7 F Entonce eu disse, adeus Rosinha Fm G C Guarda contigo meu coração C7 F Hoje longe muitas léguas C G C Numa triste solidão C7 F Fm Espero a chuva cair de novo G C Pra mim vortá pro meu sertão C7 F Quando o verde dos teus óio C G C Se espaiá na prantação C7 F Fm Eu te asseguro, num chore não, viu? G C Que eu vortarei, viu, meu coração
  29. 29. 29 Faz Um Milagre Em Mim (BALADA) Regis Danese Tom: G 2T 2T 1B (intro 2x) ( G D Em) G D Em Como Zaqueu, Eu Quero Subir C G O Mais Alto Que Eu Puder D Em Só Pra Te Ver, Olhar Para Ti C G E Chamar Sua Atenção Para Mim C G C Eu Preciso De Ti Senhor , Eu Preciso De Ti Oh! Pai 2T G Am F Sou Pequeno Demais, Me Dá A Tua Paz 2T C D Largo Tudo Pra Te Seguir (coro) G D Em Entra Na Minha Casa Entra Na Minha Vida C Mexe Com Minha Estrutura D G Sara Todas As Feridas D Me Ensina A Ter Santidade Em Quero Amar Somente A Ti C Porque O Senhor É O Meu Bem Maior 2T 2T G D Em Faz Um Milagre Em Mim (coro) (G Am G/B Am G) (depois desse ataque de acordes acima, faça o seguinte riff, para entrar a guitarra)
  30. 30. 30 Assim caminha a humanidade Lulu Santos D Ainda vai levar um tempo D7+ B7 Pra fechar o que feriu Em7 por dentro Natural que seja assim Gm Tanto pra você quanto D7+ pra mim D Ainda leva uma "cara" D7+ B7 Pra gente poder dar risada Em7 Assim caminha a humanidade Gm Com passos de formiga e D sem vontade B7 Em7 Não vou dizer que foi ruim Eb7+ D7+ Também não foi tão bom assim B7 Em7 Não imagine que te quero mal Eb7+ D7+ Apenas não te quero mais Solo D Ainda vai levar um tempo D7+ B7 Pra fechar o que feriu Em7 por dentro Natural que seja assim Gm Tanto pra você quanto D pra mim Ainda leva uma "cara" D7+ B7 Pra gente poder dar risada Em7 Assim caminha a humanidade Gm Com passos de formiga e D sem vontade B7 Em7 Não vou dizer que foi ruim Eb7+ D7+ Também não foi tão bom assim B7 Em7 Não imagine que te quero mal Eb7+ D7+ Apenas não te quero mais E7 Não te quero mais G D7+ Solo Não mais B7 Em7 Não vou dizer que foi ruim Eb7+ D7+ Também não foi tão bom assim B7 Em7 Não imagine que te quero mal Eb7+ D Apenas não te quero mais E7 Não te quero mais G D Não mais D Não te quero mais E7 Não mais G D7+ Não mais
  31. 31. 31 Marca da Promessa (BALADA) Trazendo a Arca Tom: G (intro) Em C G D Em Se tentam destruir-me, C G Zombando da minha fé e até D Tramam contra mim Em Querem entulhar meus poços, C Querem frustrar meus sonhos G D E me fazer desistir Em Am Mas quem vai apagar o selo que há em mim, G D A marca da promessa que Ele me fez? Em C E quem vai me impedir, se decidido estou? G D Pois quem me prometeu é fiel pra cumprir (refrão) G D Em O meu Deus nunca falhará C G Eu sei que chegará minha vez D Em Minha sorte Ele mudará C Diante dos meus olhos Em Se tentam destruir-me, C G Zombando da minha fé e até D Tramam contra mim Em Querem entulhar meus poços, C Querem frustrar meus sonhos G D E me fazer desistir Em Am Mas quem vai apagar o selo que há em mim, G D A marca da promessa que Ele me fez? Em C E quem vai me impedir, se decidido estou? G D Pois quem me prometeu é fiel pra cumprir (refrão 2x) Em C Eu tenho a marca da promessa G D Eu tenho a marca da promessa, que Ele me fez (repete 2x) Em C Mas quem vai apagar o selo que há em mim, G D A marca da promessa que Ele me fez? Em C E quem vai me impedir, se decidido estou? G D Pois quem me prometeu é fiel pra cumprir (refrão 2x)
  32. 32. 32 Campo Harmônico de D D Em # Fm G A Bm # Cm 5-/7 Música: Poderoso Deus Introdução: 8 D 8 Bm 4 G 4 Em 8 A Estrofe: 8 D 8 Bm 4 G 4 Em 8 A (4x) Refrão: 8 D 8 Bm 4 G 4 Em 8 A (2x) Ponte: 8 G 8 A 8 G 8 A (minha alma anseia por ti) Voltar para o refrão Música: Assim como a corsa (2 tempo) Introdução: Bm G D A Bm G 4 A Estrofe: 4 D A Bm G D Em A 2x G A D G 4 D 4 A Refrão: Bm G D A 2x Voltar para estrofe Bm G 4 A Final: D1 Música: Escudo (8 tempo = 2 baladas) 2x
  33. 33. 33 Estrofe: D Em A D D Em A D (2x) Refrão: 4 Bm 4 F#m 2 G 2 A 4 D 4 Bm 4 F#m 2 G 2 A D 4 Bm 4 F#m 2 G 2 A 4 D Harmonia do solo: 4 Bm 4 F#m 2 G 2 A 4 D (2x) Voltar para o refrão Campo Harmônico de E E F#m G#m A B C#m D#m 5 - /7 Música: Não da pra ficar longe de você (4 tempo) Introdução: E B C#m A (2x) Estrofe: E B C#m A (2x) E B C#m A (2x) Refrão: E B C#m A (2x) Volta para introdução Final: O refrão repete 4x Música: Tua graça me basta (4 tempo) Introdução: 2 C#m 2 B A (2x) Estrofe: E A (2x)
  34. 34. 34 E A 2C#m B2 A F#m B Refrão: A F#m 2 C#m 2 B (2X) 2 A 2 B E 2x A volta para estrofe Harmonia do solo: F#m 2 C#m 2 B A F#m E F#m E F#m B Volta para refrão Música: Emanuel (Ritimo de Rock) Introdução: E B C#m A (2x) Estrofe: E B C#m A (3x) E B TA TA E TA TA D TA TA A Refrão: E B C#m A (2x) E B G#m A Emanuel: E B G#m A (2x) volta para introdução Música: Só o sol se por (2 tempo) Introdução: F#m E B C#m F#m E B 4 E Estrofe: F#m E F#m E 4 A 4 B (2X)
  35. 35. 35 Se o mar 4 A C#m B (2x) 4 A 4 E 4 B C#m B (2X) Aleluia: F#m E B C#m F#m E B E (2X) volta para se o mar Campo Harmônico de F F Em Am Bb C Dm Em 5 -/7 Música: Eu tenho um chamado (4 tempo) Introdução: 4 F 2 Bb 2 F (2x) Estrofe: 8 F Dm Bb Gm C (2X) Gm Am 2 Bb 2 Gm C Refrão: 2 Dm 2 Bb 2 F 2 C (3x) 2 Bb 2 Am 2 Bb 2 Gm C Final: 4 F 2 Bb 2 F (2x) 2x
  36. 36. 36 Antônio Cirilo - Poderoso Deus introdução : (D Bm G Em A ) 2X D Bm Ao que está assentado no trono G Em A E ao Cordeiro seja o louvor D Bm G Em A Seja a honra, seja a glória, seja o domínio pelo século dos séculos .. D Bm G Em A Poderoso Deus poderoso Deus .poderoso Deus minha alma anseia por Ti Em G A Minha alma anseia por Ti Em G A Como a corsa suspira pelas águas minha alma anseia por Ti Em G A Abro minha boca e suspiro Pois tenho sede de Ti
  37. 37. 37 Big brother Tom: G (versão 1) (intro) D4 D D9 D E |----6-6-6-6--5-5-5-5--3-3-3-3-5-5-5-5| B |----6-6-6-6--6-6-6-6--6-6-6-6-6-6-6-6| G |----5-5-5-5--5-5-5-5--5-5-5-5-5-5-5-5| D |-------------------------------------| A |-------------------------------------| E |-------------------------------------| Bb/F F F9 F Se você pudesse me dizer Bb/F F F9 F Se você soubesse o que fazer Bb O que você faria? Eb C7/4 Aonde iria chegar? Bb/F F F9 F Se você soubesse quem você é Bb/F F F9 F Até onde vai a sua fé Bb O que você faria? Eb C7/4 Pagaria pra ver G Bb Eb Se pudesse escolher F G entre o bem e o mal Bb F C Ser ou não ser G Bb Eb Se querer é poder F G Tem que ir até o final Bb F Eb Se quiser vencer ahn ha (solo intro 2x) Bb/F F F9 F Bb/F F F9 F Se pudesse eu te levaria Bb/F F F9 F Até onde você quer chegar Bb O brilho das estrelas Eb C7/4 O primeiro lugar G Bb Eb Se pudesse escolher F G entre o bem e o mal Bb C Ser ou não ser G Bb Eb Se querer é poder F G Tem que ir até o final Bb F C Eb Se quiser vencer ahn ha F O mundo é perigoso G C E cheio de armadilhas Am De mistério e gozo G C Verdades e mentiras F Viver é quase um jogo G C Um mergulho no infinito Am Se souber brincar com fogo (Se souber brincar com fogo) G C Não há nada mais bonito (solo) A F G F G F A C F Se pudesse escolher G A entre o bem e o mal C G Ser ou não ser A C F Se querer é poder G A Tem que ir até o final C G Se quiser vencer.... (2x) (versão 2) (intro 2x) D4 D D9 D E |--2º2-4º3--- e|--2º2---- e|------ e|--2º2----- B |----3º3--- B|---3º3--- B|---3º3--- B|---3º3--- G |--1º2--- G|--1º2--- G|--1º2--- G|--1º2---
  38. 38. 38 1º 2º... Dedos D |---- D|---- D|---- D|---- 1 2... Casas A |---- A|---- A|---- A|----- E |---- E|---- E|---- E|---- D Se você pudesse me dizer Se você soubesse o que fazer G O que você faria? C A Aonde iria chegar? D Se você soubesse quem você é Até onde vai a sua fé G O que você faria? C A pagaria pra ver? (refrão) E G C Se pudesse escolher D E Entre o bem e o mal G A Ser ou não ser E G C Se querer é poder D E Tem que ir até o final G A C Se quiser vencer ahh ha (intro 2x) D Se pudesse eu te levaria Até onde você quer chegar G O brilho das estrelas C A O primeiro lugar E G C Se pudesse escolher D E Entre o bem e o mal G A Ser ou não ser E G C Se querer é poder D E Tem que ir até o final G A C Se quiser vencer ahh ha D O mundo é perigoso E A E cheio de armadilhas F#m Um dia estéril e gozo E A Verdades e mentiras D Viver é quase um jogo E A Um mergulho no infinito F#m E se souber brincar com fogo (e se souber brincar com fogo) E A Não há nada mais bonito (solo) F# D E D E D F# A D Se pudesse escolher E F# Entre o bem e o mal A D Ser ou não ser F# A D Se querer é poder E F# Tem que ir até o final A D Se quiser vencer....(2x)
  39. 39. 39 Sonda-me, usa-me Aline Barros Introd.: || C G/B F G Em Am G F Dm C C G/B Am7 C/G Sonda-me, Senhor e me conheces F C Dm7 G Quebranta o meu coração C G/B Am7 C/G Transforma-me conforme a Tua Palavra F G E enche-me, até que em mim Em Am7 G F G Am G Se ache só a Ti, então Usa-me , Senhor !! Usa-me.. C G/B Como um farol que brilha à noite Am7 G Como ponte sobre as águas F G Como abrigo no deserto Am7 G Como Flecha que acerta o alvo C G/B Am7 G Eu Quero ser usado da maneira que te agrade F Em7 Em qualquer hora e em qualquer lugar Dm7 G Am7 F G Eis aqui a minha vida, usa-me, Senhor! Usa-me C Am7 F Sonda-me, quebranta-me, transforma-me Dm7 F G C F/A G (na volta p/ refrão) Enche-me e usa-me Senhor!!
  40. 40. 40 Canta, canta minha gente Tom: A A Canta, canta minha gente Bm Deixa a tristeza pra lá E7 Canta forte, canta alto A Que a vida vai melhorar A Cantem o samba de roda Bm O samba-canção e o samba rasgado E7 Cantem o samba de breque A O samba moderno e o samba quadrado Cantem ciranda e frevo Bm O coco, maxixe, baião e xaxado E7 Mas não cantem essa moça bonita A Porque ela está com o marido do lado Canta, canta minha gente... A Quem canta seus males espanta Bm Lá em cima do morro ou sambando no asfalto E7 Eu canto o samba-enredo A Um sambinha lento ou um partido alto Há muito tempo não ouço Bm O tal do samba sincopado E7 Só não dá pra cantar mesmo A É vendo o sol nascer quadrado Canta, canta minha gente...
  41. 41. 41 Eu Navegarei - Asaph Borba 2B 2B Am G Eu navegarei no oceano do Espírito 1B 1B 2B F Dm E E ali adorarei ao Deus do meu amor 2B 2B Am G Eu adorarei ao Deus da minha vida 1B 1B 2B F Dm E Que me compreendeu sem nenhuma explicação. 2B Am Espírito, Espírito, 2B G Que desce como fogo 1B F Vem como em pentecostes 1B 2B Dm E E enche-me de novo.
  42. 42. 42 Certo alguem INTRO: (A Bm/A A Bm/A A Bm/A A)4x Na 4ª vez faça: e|-1714-1412-12/14-17-----| B|----------------------14~-| A C#7 F#m Quis evitar teus olhos F#m7+ F#m7 G Bm Mas não pude rea_gir G E7/11 E7 E7/11 E7 Fico à vontade então A C#7 F#m Acho que é bobagem F#m7+ F#m7 G Bm A mania de fingir G E7/11 E7 E7/11 E7 Negando a intenção (essa não...) Bm C#m Dm Quando um certo alguém A F#m Cruzou o teu caminho C#m E7/11 E7 E7/11 E7 E te mudou a direção wooôhôh... A C#7 F#m Chego a ficar sem jeito F#m7+ F#m7 G Bm Mas não deixo de seguir G E7/11 E7 E7/11 E7 A tua apa__rição Bm C#m Dm Quando um certo alguém A F#m Desperta o sentimento C#m E7/11 E7 E7/11 É melhor não resistir E7 A E se entregar F#m Me dê a mão C#m E7/11 E7 Vem ser a minha estre__la A F#m Complicação C#m E7/11 E7 Tão fácil de entender A F#m Vamos dançar, C#m E7/11 E7 Luzir a madruga___da A F#m Inspiração C#m E7/11 E7 E7/11 E7 Pra tudo que eu vi___ver
  43. 43. 43 Faz Chover - Aline Barros (BALADA) Intro: Am F C9 G9 Am F Eu vejo uma pequena nuvem do tamanho da mao de um homem C G mais esse é o sinal que a tua chuva vai descer (2x) Am F C G faz chuver,faz chuver abra as comportas do céu (2x) Am F C G se pedimos Jesus virar,como chuva descerar Am F Dm Em F G se pedimos Jesus virar,entao clame,entao grite ,entao chame por Ele Solo;Am(A B) F(C D) C(E D C) G( D ) Obs;Os acordes que estao em parentese sao notas acompanhativa
  44. 44. 44 Como uma onda no mar Lulu Santos INTROD: ( G F# F Eb ) 2X G7M Nada do que foi será Bm7 De novo do jeito que já foi G7M um dia G/B Bbdim Tudo passa, tudo sempre Am7 E7/9- passará Am7 E7/9- Am7 E7/9- A vida vem em ondas, Am7 G#dim como um mar A7/13 A5+/7 Num indo e vindo C/D C#/D# C/D infinito G7M Tudo que se vê não é Bm7 Igual ao que a gente viu a G7M um segundo G/B Bbdim Tudo muda o tempo todo no Am7 E7/9- mundo Eb/Db Não adianta fugir G7M E7/9- E7 Nem mentir pra si mesmo Am7 agora Cm7 Bm7 Há tanta vida lá fora E7/9- E7 A7/13 A7/5+ Am7 Aqui dentro sempre Eb F G Como uma onda no mar Eb F G Como uma onda no mar Eb F Eb C G7 Como uma onda no mar
  45. 45. 45 FAZ CHOVER (2 TEMPO) (Fernandinho) 1B D Assim como a corsa A Bm anseia por águas G D G A como terra seca precisa da chuva G A Bm G meu coração tem sede de ti D D9 A A9 rei meu e Deus meu 1B D Assim como a corsa A Bm anseia por águas G D Bm A como terra seca precisa da chuva G A Bm G meu coração tem sede de ti 1B 1B D A rei meu e Deus meu Bm G D A faz chover Senhor Jesus 1B Bm G A derrama a chuva neste lugar Bm G D A vem com teu rio Senhor Jesus 1B Bm G A inundar o meu coração Bm G D A faz chove-e-e-eerr Bm G D A (fica repetindo) faz chove-e-e-eerr 2x VOLTA P/ INICIO
  46. 46. 46 Deixa a vida me levar Tom: E A# B C C# D(um tom abaixo) D#(meio tom abaixo) E(tom original) F(meio tom acima) F#(um tom acima) G G# A E B7(9) E Eu já passei por quase tudo nessa vida C#7 F#m B7 E B7 Em matéria de guarida espero ainda minha vez E B7 E Confesso que sou de origem pobre C#7 F#m B7 E Mas meu coração é nobre, foi assim que Deus me fez B7 E Go F#m E deixa a vida me levar (vida leva eu) B7 E Deixa a vida me levar (vida leva eu) Bm E7 A A#o Deixa a vida me levar (vida leva eu) E B7 E B7 Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu E B7 E Só posso levantar as mãos pro céu G#m Go F#m C#7 Agradecer e ser fiel ao destino que Deus me deu F#m F#m7M F#m7 F#m6 Se não tenho tudo que preciso B7 Com o que tenho, vivo B7(#5) E B7 De mansinho , lá vou eu E B7 E Se a coisa não sai do jeito que eu quero Bm Também não me desespero E7 A A7M A6 O negócio é deixar rolar Am6 G#m E aos trancos e barrancos, lá vou eu C#7 F#m B7 E E sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu B7 E Go F#m E deixa a vida me levar (vida leva eu) B7 E Deixa a vida me levar (vida leva eu) Bm E7 A A#o Deixa a vida me levar (vida leva eu) E B7 E B7 Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu CIFRA PARA CAVAQUINHO!!!
  47. 47. 47 Ministério apascentar - Olha pra mim (BALADA) G Am Eu me humilharei G Teu nome gritarei Am Como criança eu serei D Mas olha pra mim Am Tuas vestes tocarei G Na figueira subirei 2T C Aos Teus pés eu chorarei 2T Am D Mas olha pra mim C Bm Olha pra mim, Senhor C Bm C Olha pra mim, preciso do Teu olhar C Bm Olha pra mim, pois eu preciso C D Pois eu preciso do Teu olhar Am Eu farei o que for preciso Bm Para Te ver Am Pois não posso deixar que sigas 2T 2T Bm E sem me perceber Am Não importa a multidão Bm Só eu sei do que eu preciso 2T C E eu preciso do Teu olhar 2T Am D Do Teu olhar, Do Teu olhar
  48. 48. 48 ÉoAmor Zezé Di Camargo e Luciano Tom: C Intro: F C G7 C G7 C Eu não vou negar que sou louco por você G7 Tô maluco pra te ver / Eu não vou negar Dm G7 Eu não vou negar, sem você tudo é saudade C Dm G7 Você traz felicidade / Eu não vou negar C Eu não vou negar, você é meu doce mel C7 F Meu pedacinho de céu / Eu não vou negar C Você é minha doce amada, minha alegria, meu conto de fada Dm G7 C Minha fantasia, a paz que eu preciso pra sobreviver F C Eu sou o seu apaixonado, de alma transparente Dm Um louco alucinado meio inconseqüente G7 C Um caso complicado de se entender... F C É o amor, que mexe com a minha cabeça e me deixa assim G7 R Que faz eu pensar em você e esquecer de mim e Dm G7 C C7 f Que faz eu esquecer que a vida é feita pra viver r F C ã É o amor, que veio como um tiro certo no meu coração o G7 Que derrubou a base forte da minha paixão Dm G7 C G7 Que fez eu entender que a vida é nada sem você C Eu não vou negar, você é meu doce mel C7 F Meu pedacinho de céu / Eu não vou negar C Você é minha doce amada, minha alegria, meu conto de fada Dm G7 C Minha fantasia, a paz que eu preciso pra sobreviver F C Eu sou o seu apaixonado, de alma transparente Dm Um louco alucinado meio inconseqüente G7 C Um caso complicado de se entender...
  49. 49. 49 Quero que valorize Armando Filho Tom: C (intro) C F C F C F G 2T 2T 2T C F C Quero que valorize o que você tem. 2T 2T 2T 1B F C F G Você é um ser você é alguém, tão importante para Deus. 2T 2T 2T C F C Nada de ficar sofrendo angústia e dor 2T 2T 2T 1B F C F G Neste seu complexo interior, dizendo às vezes que não é ninguém... 2T 2T F C Eu venho falar do valor que você tem (bis) 2T 2T 2T 2T 2B C F C F C Ele está em você! O Espírito Santo se move em você, até com gemidos 1B G Inexprimíveis, inexprimíveis 2T 2T 2T 2T C F C F Daí você pode então perceber, que prá Ele há algo importante em você 2T 2T 1B C Am G Por isso levante e cante exalte ao Senhor 2T 2T 1B Am F G Você tem valor o espírito santo se move em você (2x) (volta ao início)
  50. 50. 50 É preciso saber viver Tom: D (intro) D D7+ D7 G Gm6 D Bm E G A D Quem espera que a vida D7+ Seja feita de ilusão D7 Pode até ficar maluco G Ou morrer na solidão Gm6 É preciso ter cuidado D Bm7 Pra mais tarde não sofrer E G A É preciso saber viver D Toda pedra no caminho D7+ Você pode retirar D7 Numa flor que tem espinhos G Você pode se arranhar Gm6 Se o bem e o mal existem D Bm7 Você pode escolher E G A É preciso saber viver (refrão) G D Bm É preciso saber viver G D Bm É preciso saber viver G D Bm É preciso saber viver G D Bm É preciso saber viver E G A Saber viver Solo da Viola de aço ―em 1:29‖: D D7+ D7 G Gm6 D Bm E G A
  51. 51. 51 Não há Deus Maior Comunidade de Nilópolis Tom: D D Em A Não há Deus maior D D Bm Não há Deus melhor Em A Não há Deus tão grande 2T 2T 2T D (G D) Volta Inicio Como nosso Deus 2T 1B F Bm Criou os céus e criou a terra 2T 1B F Bm Criou o sol e as estrelas 2T 2T 2T 2T Em A Em A Em A Tudo Ele fez, tudo criou, tudo formou 2T 2T G A D Para o seu louvor 2T 2T G A D Para o seu louvor 2T 2T G A Para o seu 2T 2T F#m Bm Para o seu, 2T 2T G A D Para o seu louvor.
  52. 52. 52 Emoções Introdução: C#/F Em6 B/D# Do C#m F#7 B D#m Do C#m C#m7+ C#m7 F#7 Quando eu estou aqui e vivo esse momento lindo C#m F#7 B Olhando pra você e as mesmas emoções sentindo São tantas já vividas D#m Do C#m C#m7+ C#m7 F#7 São momentos que eu não me esqueci C#m Detalhes de uma vida F#7 B B7+ B B7+ Histórias que eu contei aqui B D#m Do C#m C#m7+ C#m7 F#7 Amigos eu ganhei saudades eu senti partindo C#m F#7 B7 E às vezes eu deixei você me ver chorar sorrindo F7+ Sei tudo que o amor Em A7 É capaz de me dar B A5-/7 Eu sei já sofri G#7 Mas não deixo de amar C#7 Se chorei ou se sorri G7 F#7 B G7 O importante é que emoções eu vivi SOLO (C Em Ebo Dm G7 Dm G7 C) C São tantas já vividas Em Dm G7 São momentos que eu não me esqueci Dm Detalhes de uma vida G7 C Histórias que eu contei aqui Em Ebo Dm G7 Mas eu estou aqui vivendo esse momento lindo Dm G7 C7 De frente pra você e as emoções se repetindo F7+ Em paz com a vida Fm Bb7 E o que ela me traz C Bb5-/7 Na fé que me faz A7 Otimista demais D7 Se chorei ou se sorri Dm G7 C O importante é que emoções eu vivi
  53. 53. 53 Meu Mestre Lázaro Tom: D (intro) E |------------------------------------------------------------------- B |------------------------------------------10-11-----------3/15~~~-- G |---------------------------------------12-------12-10-7-5---------- D |---------------------12-14-16-16-17-17----------------------------- A |----9-10-14-12-5-5-15---------------------------------------------- E |--0---------------------------------------------------------------- D D4 D A minha vida é do Mestre A A4 A Meu coração é do meu Mestre Em D/F# O meu caminho é do Mestre G Bm A Minha esperança é meu Mestre (2x) D A À Deus eu entreguei Em O barco do meu ser Bm A E entrei no mar afora D A Pra longe eu naveguei Em Não vejo mais o cais Bm A Só Deus e eu agora D D4 D A minha vida é do Mestre A A4 A Meu coração é do meu Mestre Em D/F# O meu caminho é do Mestre G Bm A Minha esperança é meu Mestre D A Na solidão da lida Em Eu pude perceber Bm A O quanto Deus me ama... (Deus me ama, ah...) D A As ondas grandes vêm Em Tentando me arrastar Bm A D Pra longe da presença Dele (base do solo) D A Em F# D G D
  54. 54. 54 Encostar na tua Encostar na tua[Ana Carolina] E9 EU QUERO TE ROUBAR PRA MIM C#m7 EU QUE NÃO SEI PEDIR NADA A A/G# MEU CAMINHO É MEIO PERDIDO Am6/9 E9 MAS QUE PERDER SEJA O MELHOR DESTINO C#m7 AGORA NÃO VOU MAIS MUDAR A A/G# MINHA PROCURA POR SI SÓ Am6/9 JÁ ERA O QUE EU QUERIA ACHAR E9 QUANDO VOCÊ CHAMA MEU NOME C#m7 EU QUE TAMBÉM NÃO SEI AONDE ESTOU A PRÁ MIM QUE TUDO ERA SAUDADE Am6/9 AGORA SEJA LÁ O QUE FOR E9 C#m7 EU SÓ QUERO SABER EM QUAL RUA MINHA VIDA VAI F#m A/B ENCOSTAR NA TUA ( 2x ) F# A Am E SAIBA QUE FORTE EU SEI CHEGAR F# B MESMO SE EU PERDER O RUMO, ÊÊ F# A Am E SAIBA QUE FORTE EU SEI CHEGAR F# B SE FOR PRECISO EU SUMO (stop) E9 C#m7 EU SÓ QUERO SABER EM QUAL RUA MINHA VIDA VAI Encostar na tua F#m A/B
  55. 55. 55 Campeão Jamily Tom: G G D/F# Acredite é hora de vencer, Em C Essa força vem de dentro e você G D/F# F C/E D Você pode até tocar o céu se crer. G D/F# Acredite que nenhum de nós Em C Já nasceu com jeito pra super herói G D/F# Nossos sonhos, a gente é quem constrói F C/E É vencendo os limites, escalando as fortalezas. D# F D4 D Conquistando o impossível pela fé G D/F# Am7 Em D Campeão, vencedor, Deus da asas, faz seu voo - ooo. G D/F# Am7 Em D4 D Campeão, vencedor, essa fé que te faz imbatível te mostra o seu valor. Am7 Em7 Tantos recordes, você pode quebrar. Am7 F E As barreiras você pode ultrapassar e vencer. A E/G# Bm7 F#m E Campeão, vencedor, Deus da asas, faz seu po - vo. A E/G# Bm7 F#m E4 E Campeão, vencedor, essa fé que te faz imbatível te mostra o seu valor. ( D4 D C#m/A Bm7 E A9 ) Epitáfio
  56. 56. 56 Titãs Intro: G D/F# Em G7 C Cm G G D/F# Em G7 Devia ter amado mais C Ter chorado mais Cm G Ter visto o sol nascer G D/F# Em G7 Devia ter arriscado mais C E até errado mais Cm G Ter feito o que eu queria fazer C Cm G E7 A7 D7 Queria ter aceitado as pessoas como elas são C Cm G E7 D#7 D7 G Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração G G/B Am7 O acaso vai me proteger Cm G Enquanto eu andar distraído 2 X G G/B Am7 O acaso vai me proteger Cm G D/F# Em G7 C Cm G Enquanto eu andar... G D/F# Em G7 Devia ter complicado menos C Trabalhado menos Cm G Ter visto o sol se pôr G D/F# Em G7 Devia ter me importado menos C Com problemas pequenos Cm G Ter morrido de amor C Cm G E7 A7 D7 Queria ter aceitado a vida como ela é C Cm G E7 D#7 D7 G A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier G G/B Am7 O acaso vai me proteger Cm G Enquanto eu andar distraído 2 X G G/B Am7 O acaso vai me proteger Cm Enquanto eu andar... G D/F# Em G7 Devia ter complicado menos C Trabalhado menos Cm G Ter visto o sol se pôr
  57. 57. 57 Passando Pela Prova Lázaro Tom: C Em B Vou passando pela prova dando glória a Deus Glória Deus, glória Deus Em B Vou passando pela prova dando glória a Deus Glória Deus, glória Deus Em É difícil quando agente estar na prova B E vem um atribulado enviado do diabo. Ele vem totalmente carregado todo contaminado Em Pra tirar a sua paz E não entende que Deus quando tem uma obra Am Na vida de um crente primeiro Ele prova G B Em É por isso que vou passando pela prova e dando glória Am G B Em E é por isso que vou passando pela prova e dando glória Em B Vou passando pela prova dando glória a Deus Glória Deus, glória Deus Em B Vou passando pela prova dando glória a Deus Glória Deus, glória Deus Em B Vou passando pela prova dando glória a Deus Em Glória Deus, glória Deus Em Am Se tú és crente então por que tú passas fome? B Em por que nem só de pão viverá o homem Am se tú és crente então por que toda essa dor? B Em por que o deserto é a escola do senhor.
  58. 58. 58 Fácil Jota Quest Tom: G G D Tudo é tão bom C E azul e calmo como G Sempre C Os olhos piscaram de G Repente Am Um sonho G D As coisas são assim C G Quando se está amando C As bocas não se deixam G Am E o segundo não tem fim _______________2º ARTE_______________ Em Bm Um dia feliz C G Ás vezes é muito raro, é é é ... Em Bm Falar é complicado C Quero uma canção ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ _______________Refrão________________ G D Fácil, extremamente fácil F C Pra você, eu e todo mundo Cantar junto G D Fácil, extremamente fácil F C Pra você, eu e todo mundo Cantar junto ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ G D Não se torna claro C G Pateticamente pálido C G E o coração dispara Am Se eu vejo o teu carro G D A vida é tão simples C G Mas dá medo de tocar C G As mãos se procuram sós Am Como a gente mesmo quis, é é é ... REPETE: 2º PARTE REPETE: Refrão SOLO: (G D F C) REPETE: 2º PARTE REPETE: Refrão
  59. 59. 59 Eu Sou de Jesus Lázaro Tom: G (intro 4x) C G E|-------------------------------------------------------------------------- B|-------------------------------------------------------------------------- G|-------------------------------------------------------------------------- D|-------2---5---2---------------------------------------2-5-2-------------- A|--3-3-----------------------------2----5----2-----3--3------------2-2-5-3- E|-------------------3--3---------------------------------------3-3--------- (solo feito junto com a intro) C G C Meu Deus pra esse mundo eu não volto mais G Am G C o que passou ficou para trás meu Deus, meu Deus, G C G Am G C meu coração agora quer paz, tu és a paz,a verdadeira paz,hahahaha G Am e o mundo inteiro ouvirá, que agora eu sou do Senhor, G C G C estou aqui, pra ti, tu estas aqui em mim, G Am G C meu coração é teu, e o meu amado é meu G C eu sou de Jesus,eu sou de Jesus (4x) (volta ao inicio) G C eu sou de jesus,eu sou de jesus (3x) Am pensei que eu estava feliz,eu pensei,eu pensei fazendo sempre tudo que quis,meu Deus como me enganei G C G C G C meu Deus confesso que eu errei,estou aqui,pra ti,tu estas aqui em mim G C G C meu coração e teu,e o meu amado e meu ( G C G C G C G C G C G C G C G C G C ) (repete tudo)
  60. 60. 60 Fico Assim Sem Você Tom: E Intro: (Vocalização) E E G#m Avião sem asa, fogueira sem brasa A B7 Sou eu assim sem você E G#m Futebol sem bola. Piu-Piu sem Frajola A B7 Sou eu assim sem você A B7 Por que é que tem que ser assim? G# C#m Se o meu desejo não tem fim F#m Eu te quero a todo instante A Nem mil alto-falantes B B7 Vão poder falar por mim E Amor sem beijinho, G#m Buchecha sem Claudinho A B7 Sou eu assim sem você E G#m Circo sem palhaço, namoro sem abraço A B7 Sou eu assim sem você A B7 To louco pra te ver chegar G# C#m To louco pra te ter nas mãos F#m A Deitar no teu abraço, retomar o pedaço B B7 Que falta no meu coração C#m G#m Eu não existo longe de você A E G#m E a solidão é o meu pior castigo C#m G#m Eu conto as horas pra poder te ver A B7 Mas o relógio tá de mal comigo C#m G#m Eu não existo longe de você A E G#m E a solidão é o meu pior castigo C#m G#m Eu conto as horas pra poder te ver A B7 E G#m B E A B7 Mas o relógio tá de mal comigo, por que?...poooor que... E G#m Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta A B7 Sou eu assim sem você E G#m Carro sem estrada, queijo sem goiabada A B7 Sou eu assim sem você A B7 Por que é que tem que ser assim? G# C#m Se o meu desejo não tem fim F#m Eu te quero a todo instante A Nem mil alto-falantes B B7 Vão poder falar por mim C#m G#m Eu não existo longe de você A E G#m E a solidão é o meu pior castigo C#m G#m Eu conto as horas pra poder te ver A B7 Mas o relógio tá de mal comigo C#m G#m Eu não existo longe de você A E G#m E a solidão é o meu pior castigo C#m G#m Eu conto as horas pra poder te ver A B7 E G#m B E A B7 Mas o relógio tá de mal comigo, por que?...poooor que...
  61. 61. 61 De Quem É? Lázaro Tom: G (intro) Em D D De quem é sua vida? Em Minha vida é de Deus D (Em) Oh! De quem é? 10x D De quem é sua família? Em Minha família é de Deus (D Em) Oh! De quem é? 10x D De quem é sua vitória? Em Minha vitória é de Deus (D Em) Oh! De quem é? (D Em) Olha o anjo com a espada de fogo Cortando e nos dando vitória(2x) (D Em) Enquanto esse anjo guerreia a igreja reunida da glória A igreja reunida da glória(2x) (Em B) (refrão)Glória Glória Glória Glória 2x Em D Em eu sou poder sou eu que faço quebro a lança e desfaço o laço 2x (D Em) Toda glória seja dada a Deus Toda honra seja dada a Deus (D Em) De quem é sua vida? Minha vida é de Deus (D Em) Oh! De quem é? (solo) (Em D) E o fim dos tempos olha o sinal (Em D) E avivamento e pentecostal (Em D) Ele e Deus poderoso ele e varão de guerra (Em D) Ele você e vaso dai Gloria dai Gloria 2x (Em D) e na unção e na unção e na unção se liga meu Irmão 2x (Em D) Vaso de honra vaso desonra quem e você na presença de Deus 2x D De quem é sua vida? Em Minha vida é de Deus (D Em) Oh! De quem é? 10x
  62. 62. 62 Flor de lis Tom: G (intro 4x) C7M(9) Fm6 C7M(9) Bm7(5-) E7(13-) Valei-me, Deus! É o fim do nosso amor Am7(9) D7(13) Perdoa, por favor Gm7 C7(9) Eu sei que o erro aconteceu F#m7(5-) B7(9-) Mas não sei o que fez Bb7M A7(13-) Tudo mudar de vez F#m7(5-) B7(9-) Onde foi que eu errei? Em7(9) A7(13-) Eu só sei que amei, que amei D7(9) G4(7/9) G7(9-) Que amei, que amei C7M(9) Bm7(5-) E7(13-) Será talvez, que minha ilusão Am7(9) D7(13) Foi dar meu coração Gm7 Com toda força C7(9) F#m7(5-) B7(9-) Pra essa moça me fazer feliz Bb7M A7(13-) e o destino não quis F#m7(5-) B7(9-) Me ver como raiz Em7(9) A7(13-) De uma flor de lis Am6 E foi assim que eu vi Fm6 C7M(9) E7(9+) Nosso amor na poeira, poeira Am7(9) E/G# Gm7 Morto na beleza fria de Maria (refrão) C7(9) F7M e o meu jardim da vida Bb7(9) Em7(9) Ressecou, morreu A7(13-) D7(9) Do pé que brotou Maria G4(7/9) G7(9-) Gm7 Nem mar________garida nasceu (3X) C7(9) F7M e o meu jardim da vida Bb7(9) Em7(9) Ressecou, morreu A7(13-) D7(9) Do pé que brotou Maria G4(7/9) G7(9-) C6(9) Nem mar________garida nasceu ( C7M(9) Fm6 ) (2x)
  63. 63. 63 Te Agradeço Igreja Batista da Lagoinha Tom: D# D# G# Por tudo o que tens feito D# A# Por tudo o que vais fazer D# D#/C# G#/C G#/B Por tuas promessas e tudo o que és D# A# Eu quero te agradecer G# D# Com todo o meu ser G# D# Homens: Te agrade - ço, meu Se - nhor G# D# Mulheres: Te agrade - ço, meu Se - nhor (2x) D# Fm D#/G G# Te agradeço por me libertar e salvar G# Por ter morrido em meu lugar D# D#/G G# Te agrade - ço D# D#/G G# Jesus, te agrade - ço D# D#/G G# Eu te agrade - ço A# D# Te agrade - ço Garganta
  64. 64. 64 Ana Carolina Tom: A# (intro) Gm Eb D/A Gm Eb D/A Gm Minha garganta estranha quando não te vejo Eb D/A Gm Me vem um desejo doido de gritar Eb D/A Gm Minha garganta arranha a tinta e os azulejos Eb D/A Gm Do teu quarto, da cozinha, da sala de estar Eb D/A Gm Minha garganta arranha a tinta e os azulejos Eb D/A Gm Do teu quarto, da cozinha, da sala de estar Cm F Bb Vem a madrugada perturbar teu sono Eb Gm Como um cão sem dono me ponho a ladrar Eb D/A Gm Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso Eb D Tua cabeça enlouqueço, faço ela rodar Gm Eb D/A Gm Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso Eb D/A Tua cabeça enlouqueço, faço ela rodar Gm Cm F Bb Sei que não sou santa, as vezes vou na cara dura Bb Gm As vezes ajo com candura pra te conquistar Eb D/A Gm Mas não sou beata, me criei na rua D Gm E não mudo minha postura só pra te agradar Eb D/A Gm Mas não sou beata, me criei na rua Eb D/A Gm E não mudo minha postura só pra te agradar Cm F Bb Vim parar nessa cidade, por força da circunstância Eb Gm Sou assim desde criança, me criei meio sem lar Eb D/A Gm Eb Aprendi a me virar sozinha, D Gm e se eu tô te dando linha é pra depois te abandonar Eb D/A Gm Aprendi a me virar sozinha Eb D/A Gm e se eu tô te dando linha é pra depois te abandonar
  65. 65. 65 Autoridade e Poder Jelb Tom: G G Os que confiam no Senhor Em São como os montes de Sião C Que na se abalam, Am D Mas permanecem para sempre. G Pois, como em volta de Jerusalém Em Estão os montes, C Assim o Senhor Am D Em volta do seu povo. G Autoridade e poder Em E o domínio em suas mãos C Pois o Senhor é Deus, Am D O Senhor é Rei dos povos. G Calem-se diande dele a terra Em Dobrem-se os joelhos, ergam as mãos, C Pois o Senhor é Deus, Am D O Senhor é Rei dos povos. G Calem-se diande dele a terra Em Dobrem-se os joelhos, ergam as mãos, C Pois o Senhor é Deus, Am D O Senhor é Rei dos povos. G Não dá, sem Jesus não dá, Em Não dá, sem Jesus não dá, C Am Não, não, não dá, sem Jesus não dá para ser feliz D Sem Jesus não dá! G Não dá, sem Jesus não dá, Em Não dá, sem Jesus não dá, C Am Não, não, não dá, sem Jesus não dá para ser feliz D Sem Jesus não dá! Já sei namorar
  66. 66. 66 Introdução: Am C F G 4x Am C Ja sei namorar F Ja sei beijar de língua G Am Agora, só me resta sonhar C Já sei onde ir F Já sei onde ficar G F Agora, só me falta sair G C Não tenho paciência pra televisão G Am Eu não sou audiência para a solidão C Eu sou de ninguém F Eu sou de todo mundo G Am E todo mundo me quer bem C Eu sou de ninguém F Eu sou de todo mundo G Am C7 F G E todo mundo é meu também Am C Já sei namorar F Já sei chutar a bola G Am Agora, só me falta ganhar C Não tenho juiz F Se você quer a vida em jogo G F Eu quero é ser feliz G C Não tenho paciência pra televisão G Am Eu não sou audiência para a solidão C Eu sou de ninguém F Eu sou de todo mundo G Am E todo mundo me quer bem C Eu sou de ninguém F Eu sou de todo mundo G Am E todo mundo é meu também C Tô te querendo como ninguém F G Tô te querendo como Deus quiser Am C Tô te querendo como eu te quero F G Tô te querendo como se quer Am C F Gaté o final
  67. 67. 67 Eu Te Busco, Te Procuro Ó Deus Fonte da Vida Tom: C G G C Eu te busco, te procuro óh Deus Em D C No silêncio tu estás G G C C Eu te busco, toda hora espero em ti, revela-te a mim Em D C Conhecerte eu quero mais G D Senhor te quero Em C Quero ouvir tua voz G D C Senhor te quero mais G D Quero tocar-te Em C Tua face eu quero ver G D C Senhor te quero mais ( D C G D C G F C F C G ) G C Prosseguindo, para o alvo eu vou Em D C A coroa conquistar G C Vou lutando, nada pode me impedir, eu vou te seguir Em D C Conhecer-te eu quero mais Lambada deSerpente
  68. 68. 68 Lambada de Serpente Djavan Tom: A Intro.: ( F#m7(11) F#m7(11)/C# E ) 6x F#m7(11) F#m7(11)/C# E Cui--dar do pé de mi---lho F#m7(11) F#m7(11)/C# E Que demo----------ra na semen-----------te F#m7(11) F#m7(11)/C# E Meu pai dis--se: "Meu fi---lho F#m7(11) F#m7(11)/C# E Noite fri-----------a, tempo quen---te" A(#11) E7M/G# Lam-bada de serpen---------te F#m7 A trai-ção me enfeitiçou E A(#11) E7M/G# Quem tem a--mor ausen---------te F#m7 E Já viveu a minha dor F#m7(11) F#m7(11)/C# E Do chão da minha ter----ra F#m7(11) F#m7(11)/C# E Um lamen-----------to de corren----------te F#m7(11) F#m7(11)/C# E Um grão de pé de guer----ra F#m7(11) F#m7(11)/C# E Pra colher den--te por den----te A(#11) E7M/G# Lam-bada de serpen---------te F#m7 A trai-ção me enfeitiçou E A(#11) E7M/G# Quem tem a--mor ausen---------te F#m7 F#m7(11) F#m7(11)/C# E Já viveu a minha dor
  69. 69. 69 Aquele Que Está Feliz Diga Amem! Fonte da Vida Tom: A A Bm C#m Bm A Bm C#m Bm Aquele que está feliz, diga amém! A Bm C#m Bm A Bm C#m Bm Aquele que está feliz, grite aleluia! A Bm C#m Bm A Bm C#m Bm Aquele que está feliz, bata palma assim... A Bm C#m Bm A Aquele que está feliz, dance comigo assim... F#m C#m Com Jesus no coração a gente é feliz D Bm D/E Com Jesus na condução, tudo é muito bom! A F#m D Bm Jesus é alegria, euforia, companhia todo dia! D/E A Jesus é o motivo da nossa alegria! TO INICIO: A Bm C#m Bm A
  70. 70. 70 Meteora da Paixão A E Te dei o sol, te dei o mar F#m Pra ganhar seu coração D Você é raio de saudade A Meteoro da paixão E Explosão de sentimentos F#m Que eu não puder acreditar D (A E D F#m E A) Ah! como é bom poder te amar { A E D F#m E } A E F#m Depois que eu te conheci fui mais feliz D A Você é exatamente o que eu sempre quis E F#m ela se encaixa perfeitamente em mim F#m D A o nosso quebra-cabeça teve fim E F#m se for sonho não me acorde D eu preciso flutuar pois só quem sonha E consegue alcancar (refrão) A E Te dei o sol, te dei o mar F#m Pra ganhar seu coração D Você é raio de saudade A Meteoro da paixão E Explosão de sentimentos F#m Que eu não puder acreditar D (A E D F#m E A) Ah! como é bom poder te amar ( A E D F#m E ) (2x) (verso) (refrão) A G#m F#m E Tão veloz quanto a luz; D A No Universo eu viajei; F#m C#m Vem me guia, me conduz; D E Que pra sempre te amarei; (refrão) A E Te dei o sol, te dei o mar F#m Pra ganhar seu coração D Você é raio de saudade A Meteoro da paixão E Explosão de sentimentos F#m Que eu não puder acreditar D (A E F#m D) Ah! como é bom poder te amar Aaahh... Como é bom poder te amar. Aaahhh... Como é bom poder te amar.
  71. 71. 71 Carinha de Anjo Gisele Nascimento Tom: A# Gm Dm Parece que você saiu de um sonho F C Você parece ate ireal Gm Dm Chegou com essa carinha de anjo C Bb C Pra defender meu coração do mal da solidão F C Meu herói que chegou pra me salvar da solidão C D D# O que é que eu vou fazer sem esse teu amor A# Diz pro meu coração C F C Meu herói as flores não estão mais artificiais C D D# A lua e as estrelas ainda brilham mais A# C# D# F Vem como clipe romântico, volta o filme e me deixa sonhar C/E Dm Vou sonhar, vou sonhar A# D# C Ate agente acontecer F C/E Dm vou sonhar, vou sonhar, vou sonhar Gm A# F Ate acordar com você
  72. 72. 72 O último romântico Intro: E Am E/B Am E G#m C#m C/G Am E G#m C#m G#m Faltava abandonar a velha escola E D#m5-/7 G#7 C#m D/E E7 Tomar o mundo feito coca-co...la F#m C#7 F#m C#7 Fazer da minha vida sempre o meu passeio público F#m D7+ D#m5-/7 G#7 E Am E/B Am E ao mesmo tempo fazer dela o meu caminho só, único E G#m C#m G#m Talvez eu seja o último romântico E D#m5-/7 G#7 C#7 D/E E7 Dos litorais deste Oce...ano Atlântico F#m C#7 F#m C#7 Só falta reunir a zona norte à zona sul F#m D7+ D#m5-/7 G#7 Iluminar a vida já que a morte cai do azul C#m C#m7+ Só falta te querer C#m7 F#7 Te ganhar e te perder F#m7 Falta eu acordar D#m5-/7 G#7 Ser gente grande pra poder chorar F#m E B7 Me dá um beijo, então E G#m A Aperta minha mão F#m G#7 C#m C#7 Tolice é viver a vida assim sem aventura F#m E B7 Dei...xa ser E G#7 A Pelo co...ra...ção F#m E B7 C/G Am7 C7+/B C Se é loucu...ra então melhor não ter razão (solo) C#m C#m7+ C#7 Só falta te querer... até ...pra poder chorar F#m C/G Am7 C7+/B C E Me dá um beijo... até ...melhor não ter razão (bis)
  73. 73. 73 Alegria André Valadão Tom: C (intro) C F7M Am7 G/B C9 Am7 Em F/G G C9 tu me amas como sou mas nao me deixas como estou Am7 Em F/G G C9 seguir teus passos sempre vou rumo ao encontro do seu amor Am7 Em F/G C9 o teu amor e maior que a vida me traz paz e alegria F G Am7 G/B C9 com teu perfume quero me encher e a cada instante mais te conhecer Dm C/E F G tua verdade e a luz que me conduz para o ceu Dm C/E F G tua palavra e o remedio que cura todo meu ser F C/E Dm G tua alegria em minha vida me fortalece a cada novo dia F C/E Dm G tua alegria e minha vida recebo dela hoje agora Dm G recebo dela hoje agora (solo guitarra 2x) C F7M Am7 G/B (repete tudo)
  74. 74. 74 Olhar 43 Tom: A# Intro: C G Bb F Eb Eb Seu corpo é fruto proibido Cm É a chave de todo pecado Bb E da libido, prum garoto introvertido Ab Bb Eb Como eu, é pura perdição É um lago negro o seu olhar Cm É água turva de beber,se envenenar Bb Ab Bb Nas suas curvas derrapar, sair da estrada Eb Eb E morrer no mar, (no mar) ( C G Bb F Eb ) Eb É perigoso o seu sorriso, Cm É um sorriso assim jocoso Bb Impreciso, diria misterioso, Ab Bb Eb Indecifrável riso de mulher Não sei se é caça ou caçadora, Cm Se é Diana ou Afrodite ou se é Brigite, Bb Ab Stephani de Mônaco, aqui estou Bb Eb Eb Inteiro ao seu dispor....(princesinha) F Dm Bb C Pobre de mim, invento F C rimas assim pra você Dm Bb Eb E um outro vem em cima C E você nem pra me escutar Eb Pois acabou, não vou rimar coisa nenhuma Cm Agora vai como sair Bb Eu já não quero nem saber Ab Bb Eb Se vai caber ou vão me censurar (será) Eb E pra vocês eu deixo apenas Cm Meu olhar 43 Aquele assim meio de lado Bb Já saindo Ab Bb Eb Indo embora, louco por vocês Eb Gracinhas Que disperdício
  75. 75. 75 Eu Quero é Deus Comunidade de Nilópolis Tom: G G C C9 C9 [C G/B Am] EU,EU,EU,EU QUERO É DEUS [2x] Am D C/D NÃO IMPORTA O QUE VÃO PENSAR DE MIM G EU QUERO É DEUS Am7 D7 G NINGUÉM MORRERIA ASSIM EM MEU LUGAR Am7 D7 G FOI UMA MORTE TERRÍVEL PRA ME SALVAR D POR ISSO EU DECLARO C G C/D C/D EU AMO ESSE DEUS G C9 EU,EU,EU,EU QUERO É DEUS [2x] Am7 D C/D NÃO IMPORTA O QUE VÃO PENSAR DE MIM G EU QUERO É DEUS. Am7 D7 G ELE É O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU, Am7 D7 G ELE É O CORDEIRO DE DEUS É O PRÍNCIPE DA PAZ D ELE É A RAIZ DE DAVI C G C9 C9 ELE É O LEÃO DE JUDÁ
  76. 76. 76 Palavras Marcelo Wall Tom: A F#m Agora o que me resta são os pensamentos Suas fotos pelo chão E E uma lágrima a rolar B Não pude evitar F#m Adoro esse seu jeito de amar sempre meu corpo Eu queria tanto E Que você me entendesse um pouco mais B E voltasse atrás D A Por isso escrevi essa canção D F#m Eu fiz pra poder te falar D A F#m Palavras que tocam em seu coração E D A F#m Te procuro sem saber aonde estás F#m Adoro esse seu jeito de amar Querida Mary Eu queria tanto E Que você me entendesse um pouco mais B E voltasse atrás D A Por isso escrevi essa canção D F#m Eu fiz pra poder te falar D A F#m Palavras que tocam em seu coração E D A F#m Te procuro sem saber aonde estás E D Grito por seu nome sem parar F#m E Sem saber onde vou D Te amo e peço pra voltar A E F#m Pelo nosso amor D A Por isso escrevi essa canção D F#m Eu fiz pra poder te falar D A F#m Palavras que tocam em seu coração E D A F#m Te procuro sem saber aonde estás Uh, Uh, Uhhh
  77. 77. 77 Em Adoração Ítalo José Tom: C (solo) G A B C Dm G C F+ C C F C Dm F Em adoração, eu me rendo a Ti G F C Dm G Tu és como rio, rio de águas vivas. C F C Dm F Flue dentro de mim, és manancial G C F G fonte inesgotável, traz vida ao coração. C F C Dm F Como o rei Davi, quero Te louvar G F C Dm G minha alma canta a Ti Senhor, em adoração. C F Dm F Digno és de louvor, majestade santa, G F C meu prazer é Te dizer:''Te amo oh Senhor''!
  78. 78. 78 Quando Deus te desenhou Tom: A (intro 2x) A7+ D7+ A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando C#m7 Na beira do mar Bm7 Na beira do mar do amor! C#m7 Na beira do mar Bm7 D/E Na beira do mar do amor! A7+ D7+ (2X) A7+ Papai do céu na hora de fazer você D7+ Ele deve ter caprichado pra valer A7+ Botou muita pureza no seu coração D7+ E a sua humildade fez chamar minha atenção A7+ Tirou a sua voz do própolis e mel D7+ E o teu sorriso lindo de algum lugar do céu A7+ O resto deve ser beleza exterior D7+ Mas o que tem por dentro para mim tem mais valor (refrão) A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando C#m7 Na beira do mar Bm7 Na beira do mar do amor! C#m7 Na beira do mar Bm7 D/E Na beira do mar do amor! A7+ Papai do céu na hora de fazer você D7+ Ele deve ter caprichado pra valer A7+ Botou muita pureza no seu coração D7+ E a sua humildade fez chamar minha atenção A7+ Da estrela mais bonita o brilho desse olhar D7+ Diamante verdadeiro sua palavra foi buscar A7+ O resto deve ser beleza exterior D7+ Mas o que tem por dentro para mim tem mais valor
  79. 79. 79 Método avançado Aula teórica fase 2 1º. O que são acordes naturais: São os acordes que possuem apenas 3 notas. Ex:C- O- E- F- G- A- B- Cm- Dm- Em- Fm- Gn- Am- Bm. 2º. O que são dissonantes: São acordes que levam numeração. Ex: C4, C6, C7, C(7/9)... 3º. O que é consonante: São acordes invertidos notas que se misturam com outras. Ex: C/E, G/F, G/B, D/C... 4º. Qual é a Função da dissonante e da consonante? Em algumas situações substituir os acordes naturais. Ex: C ou C7M G ou G/B Am ou Am7 e etc. 5º. O que é binária: São apenas duas notas unidas ao mesmo tempo e sendo tocadas 6º. O que é tríade: É todo acorde apenas com 3 notas. Ex: no caso vai se precisar para montar qualquer acorde natural da 1-3-5. Um exemplo em C 1 = C 3 = E 5 = G Com essas 3 notas acabamos de saber como e feito o Do e de onde vem o C, este exemplo se segue para todos acordes naturais, no caso de um acorde menor diminui em meio tom a terça. 7º. O que é tétrade: É o acorde que possui 4 notas, Qualquer dissonante ou consonante e uma tétrada Ex em C7 vamos precisar da 1-3-5-7 1-C 3-E 5-G 7-B Com essas notas se monta o acorde de C7. 8º. O que e SUS: e todo acorde com 4
  80. 80. 80 9º. O que é relativo: É quando você está tocando o acorde principal e em seguida você tocará O sexto acorde deste acorde principal sendo que sempre o relativo do acorde principal será acordes menores. Ex C = Am D = Bm E = C#m F = Dm G = Em A = F#m B = G#m 10º. O que é acordes em 1º inversão: É o acorde principal quando se acrescenta a terça no baixo. Ex:C/G D/F# E/G# F/A G/B A/C# B/D# 11º. O que é acordes em 2º inversão: É o acorde principal quando se acrescenta a quinta no baixo. Ex: C/G D/A E/B F/C G/B A/E B/F# Patterns Definição – são padrões melódicos que devem ser aplicados nas escalas para efeito musical. Exercícios de Patterns na Escala Maior de DÓ Pattern nº 1 1 2 3 – 2 3 4 – 3 4 5 – 4 5 6 – 5 6 7 – 6 7 8 – 7 8 9 8 9 10 – 9 10 11 – 10 11 12 – 11 12 13 – 12 13 14 13 14 15 – 14 15 16 – 15 16 17 – 16 17 18 Pattern nº 2 1 2 3 4 – 2 3 4 5 – 3 4 5 6 – 4 5 6 7 – 5 6 7 8 – 6 7 8 9 – 7 8 9 10 8 9 10 11 – 9 10 11 12 – 10 11 12 13 – 11 12 13 14 – 12 13 14 15 - 13 14 15 16 – 14 15 16 17 Pattern nº 3 2 1 3 2 – 4 3 5 4 – 6 5 7 6 – 8 7 9 8 – 10 9 11 10 12 11 13 12 – 14 13 15 14 – 16 15 17 16
  81. 81. 81 Pattern nº 4 1 1 2 2 – 3 3 4 4 – 5 5 6 6 ... Pattern nº 5 2 2 1 1 – 3 3 2 2 – 4 4 3 3 ... Técnica de Palhetada Para desenvolver uma boa técnica em solo, a palhetada deve ser alter para baixo e para cima. Os exercícios são feitos com cordas soltas.  - Palheta para baixo  - Palheta para cima
  82. 82. 82 Escala Pentatônica Menor em Cinco Posições Quando se toca a escala pentatônica menor (modelo conhecido) no tom de Mi partindo do IIIº SOL, pode-se perceber a variação sonora que ela proporciona. Quando varia-se os pontos de partida que podam ser cinco III, IV, V e VII, tem-se cinco posições disponíveis. Toque a escala de Em penta, partindo de SOL IIIº e verifique que corresponder a escala de primeira posição. Posição 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª Grau de Escala IIIº Sol IVº Lá Vº Si VIIº Ré Iº Mi Alterando a Escala Penta-Menor Quando acrescentamos, anota b5 (Quinta diminuta) na penta-menor, ela se torna escala de blues e podemos utilizá-la em todas as posição. Quando estamos no tom de Mi a b5 é Sib
  83. 83. 83 Pode-se solar aplicando as cinco posições, porém, deve-se tomar cuidado com a b5, pois não é nota de repouso e sim, de passagem. Exercício: Toque as cinco posições no blues abaixo. CD faixa 86 4/4 E7 % % % A7 % % % E7 % % % B7 % A7 % E7 B7 Frase Chamamos de frase um conjunto de notas que formam um sentido me agradável ao ouvido. Elaboração da Frase As frases são construídas com notas que pertencem a uma determinada escala, que geram as notas disponíveis para um tom ou acorde. Posição de Escala As frases podem ser construídas tendo como base as cinco posições escalas já apresentadas, podendo variar as regiões do braço do instrumento conseqüentemente, as notas graves e agudas. Exercício: Toque as frases abaixo, anotando no quadrado o número da posição que a originou. Tom Mi
  84. 84. 84 Técnicas para Solo (Mão da Escala) Agora que já conhecemos as escalas e as frases, estudaremos as técnicas para solos que vão deixar as frases mais bonitas, devido aos efeitos e adornos que elas proporcionarão. Slide: Este efeito consiste em tocar uma nota e deslizar para outra. a) Slide Ascendente: Toca-se uma nota e desliza-se para uma ou mais casas para frente (chamado de arrastre ascendente).
  85. 85. 85 b) Slide Descendente: Toca-se uma nota e desliza-se para uma ou mais casas para trás (chamado de arrastre descendente). c) Os slides podem ser tocados com duas ou mais notas harmonicamente. Hammer-On: É uma técnica que consiste em tocar uma nota e martelar a próxima - geralmente a primeira nota é tocada com o dedo 1 e a outra, com os dedos 3 e 4 (chamado de ligadura ascendente). Fraseado com Hammer-On para E7 Pull-Off: Consiste em tocar uma nota geralmente com os dedos 3 e 4, puxando levemente para baixo para soar a nota já apertada com o dedo 1 (chamado de ligadura descendente). Fraseado com Pull-Qff para E7 a) Podemos alternar Hammer-Ons com Pull-Offs. Fraseado com a fusão dos dois efeitos para Em.
  86. 86. 86 Observação A mistura de Hammer-On com pull-Off é muito aplicada por guitarristas de blues e rock. Exercícios: para Hammer-On e Pull-Off Escala de Mi menor natural
  87. 87. 87 Exercícios: para Hammer-On e Pull-Off Escala de Mi menor pentatônica e natural Double – Stop ou Double – Note – quando duas notas são tocadas ao mesmo tempo.
  88. 88. 88 Fraseado com Double-Stop para E7 Pedal Point – Consiste na execução de um grupo de notas, mas sempre repetindo uma Fraseado com Pedal Point Para E7. Arpejo – é a estrutura de um acorde tocado melodicamente Fraseado com Arpejo para Em Cromatismo São intervalos de meio tom, acrescentados às escalas, para dar uma ―adocicada‖ na sonoridade do fraseado. Toque os quatro exemplos abaixo e crie frases com cromatismo.
  89. 89. 89 Acordes com terça
  90. 90. 90 Acordes com quinta Acordes com 2 Acordes com A 7º no baixo
  91. 91. 91 ACORDES DE TÉTRADES: Maiores com sétima maior 7M (1 3 5 7M)
  92. 92. 92 Menores com sétima m7 (1 b3 5 b7) Maiores com sétima 7 ( 1 3 5 b7) Diminuta 0 (1 b3 b5 bb7) Menores com sétima maior m7M (1 b3 5 7M)
  93. 93. 93 Menores com sétima e quinta bemol ou meia diminuta (1 b3 b5 b7) Maiores com sétima maior e quinta aumentando (1 3 #5 7M) Maiores com sexta 6 (1 3 5 6) Maiores com sexta m6 (1 b3 5 6)
  94. 94. 94 Suspenso 4 (1 4 5) Suspenso (1 4 5 b7) ACORDES COM NOTA DE TENSÃO: Maiores com sétima e nona (1 3 5 7 9) Maiores com sétima e décima primeira (1 3 5 7 11)
  95. 95. 95 Maiores com sétima e décima terceira (1 3 5 7 13) Acordes com sétima e nona menor
  96. 96. 96 Músicas Os Sonhos de Deus. Ludmila Ferber G9 D/f# C Se tentaram matar os teus sonhos D/F# Em Sufocando o teu coração Bm7 C Se lançaram você numa cova Am7 G E ferido perdeu a visão D/F# C Se tentaram matar os teus sonhos D/F# Em Sufocando o teu coração Bm7 C Se lançaram você numa cova Am7 D E ferido perdeu a visão C D Em Não desista, não pare de crer G D Os sonhos de Deus jamais vão morrer C D Em Não desista, não pare de lutar G Não pare de adorar F C/E Levanta teus olhos e vê! Am7 D Deus está restaurando teus sonhos Am7 Em E tua visão G Recebe a cura C Recebe a unção Em Unção de ousadia D/F# Unção de conquista C Unção de multiplicação
  97. 97. 97 MeuUniverso PG Tom: G G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Não quero dar-te só um pouco do meu tempo Am7 Am7/G D Não quero dar-te um dia apenas da semana G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Não quero dar-te as palavras como gotas Am7 Am7/G D Quero que saia um dilúvio de bençãos da minha boca D4/E D4/F# G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Que sejas tudo o que sinto e o que penso C9 Am7 Que de manhã sejas o primeiro pensamento Am7/G D E a luz em minha janela D4/E D4/F# G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Que enchas cada um dos meus pensa.....mentos C9 Am7 Que a tua presença e o teu poder sejam alimento Am7/G D D4/F# Jesus este é o meu desejo D4/E D4/F# G Que sejas meu universo’ Am G/B C9 D4/F# G Que enchas cada um dos meus pensa.....mentos Am G/B C9 Am7 Que a tua presença e o teu poder sejam alimento G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Não quero dar-te só uma parte dos meus anos Am7 Am7/G D Te quero dono do meu tempo e dos meus planos G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Não quero a minha vontade Quero agradar-te Am7 Am7/G D E cada sonho que há em mim quero entregar-te
  98. 98. 98 QueroOuvirTuaVoz Ministério Koinonya de Louvor Tom: A A E/G# F#m QUERO OUVIR TUA VOZ D E A FALANDO AO MEU CORAÇÃO F#m F#m/E D MOSTRANDO- ME O CAMINHO Bm F#m E POR ONDE DEVO ANDAR A E/G# F#m TUA PALAVRA É FIEL D E A TUAS PROMESSAS REAIS F#m F#m/E D EIS-ME AQUI MEU SENHOR Bm F#m E FALA AO MEU CORAÇÃO D/F# E/G# A C#m D VEM,,,,,E FALA COMIGO SENHOR A/C# Bm E A ES....TOU PRONTO PRA OUVIR TUA VOZ F#m F#m/E D QUERO SEMPRE TE OBEDECER A E A ( D E ) p/ início TUA VONTADE É O MEU PRAZER FINAL: F#M E AD
  99. 99. 99 MeuUniverso PG Introdução: G C9 G D C9 Am7 D G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Não quero dar-te só um pouco do meu tempo Am7 Am7/G D Não quero dar-te um dia apenas da semana G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Não quero dar-te as palavras como gotas Am7 Am7/G D Quero que saia um dilúvio de bençãos da minha boca D4/F# G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Que sejas tudo o que sinto e o que penso C9 Am7 Que de manhã sejas o primeiro pensamento Am7/G D E a luz em minha janela D4/E D4/F# G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Que enchas cada um dos meus pensa.....mentos C9 Am7 Que a tua presença e o teu poder sejam alimento Am7/G D Jesus este é o meu desejo G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Não quero dar-te só uma parte dos meus anos Am7 Am7/G D Te quero dono do meu tempo e dos meus planos
  100. 100. 100 Te Louvarei Introdução: F# B F# B E A9 D PERTO QUERO ESTAR E A9 JUNTO AOS TEUS PÉS E/G# D F#m POIS PRAZER MAIOR NÃO HÁ F#m/E D D/E QUE ME RENDER E TE ADORAR A9 D TUDO QUE HÁ EM MIM E A9 QUERO TE OFERTAR E/G# D F#m MAS AINDA É POUCO EU SEI F#m/E D A SE COMPARADO AO QUE GANHEI D/A EU NÁO SOU APENAS SERVO D/F# E/G# A E D/F# E/G# TEU AMIGO ME TORNEI A E/A D/A TE LOUVAREI A9 E/G# F#m7 D D/E NÃO IMPORTAM AS CIRCUNSTÂNCIAS A E/A D/A ADORAREI F#m7 E/G# A9 (1º VEZ) D D/E SOMENTE A TI JESUS D/F# F#m7 E/G# A9 SOMENTE A TI JESUS D/A E/A A
  101. 101. 101 SOMENTE A TI JESUS CasadeBenção INTRODUÇÃO: F9 G9 Am7 G9 (2x) C9 Em7 F9 Minha casa será uma casa de bênção Dm7 F9 G4 G9 Minha casa será um pedaço do céu Em7 Am7 Nela, estarão reunidos adoradores Dm7 F9 G9 Que só exaltam ao Deus verdadeiro e fiel C9 Em7 F9 C/E Minha casa será reconhecida Dm7 F9 G4 G9 Como um lugar de milagre e oração Em7 G/A Am7 Onde Jesus tem prazer em ficar Dm Fm Onde o espírito santo habita C9 Dm7 G9 C9 Onde há prosperidade, amor e vida Dm7 Faça do meu lar, Senhor G9 C9 G/A Am7 Um lugar de harmonia Dm7 Faça do meu coração E E/G# Am7 Tua casa todo dia F9 G/F Esteja à vontade pra ficar C9 G9 F9 E nunca mais parTir Dm7 F9 Pois a casa que um dia te recebeu Dm7 F9 G9 C9 Nunca mais saberá viver sem Ti
  102. 102. 102 Espírito Santo Tom: G Introdução: G C7/9 Bm7 Em D A/C# Am7 Am7/G D/F# Am7 C7/9 G G G/B C7/9 G/B Espírito Santo, ore por mim Am7 D7 G4 G D7/4 Leve pra Deus tudo aquilo que eu preciso G G/B C7/9 G/B Espírito Santo, use as palavras Am7 D7 G4 G Am7 Bm7 Que eu necessito usar, mas não consigo C7/9 D/C Me ajude nas minhas fraquezas Bm7 Em Não sei como devo pedir C Am7 D F/G G7 Espírito Santo, vem interceder por mim C7/9 Bm7 Todas as coisa cooperam pra o bem Em D A/C# Daqueles que amam a ti Am7 D/E G Espírito Santo, vem orar por mim Em C7/9 Estou clamando, estou pedindo G/B Am7 D G Só Deus sabe a dor que estou sentindo Em C7/9 (2x) Meu coração está ferido G/B Am7 D G Mas o meu clamor está subindo
  103. 103. 103 Cura-me Introdução: Bm D/A G F#m Em F#m Bm D/A G A E4 E9 Bm G/B Tanta amargura escondi Bm G/B O medo de não acertar Bm G/B Sonhos coloridos destruí Bm G/B Que eu não quero mais lembrar Em Não vou mais chorar A4 A9 Foi o que decidi Em Não vou mais sofrer GRT RTA4 Bm Pra que viver assim G Com imagens da infância, comecei a chorar Bm Caí na caixa das lembranças GRT ART Bm Lembrei do Teu olhar Enchi meus olhos de esperança G Comecei a cantar Bm Entrei de vez naquela dança EmRT ART Bm Pra nunca mais voltar G Cura-me em minhas lembranças Bm G Cura o meu altar Bm G Cura-me, sou Tua criança EmRT F#mRT Bm Cura-me, cura-me, cura-me GRT ART E9 Cura-me, Senhor Jesus EmRT F#mRT Bm Cura-me, cura-me, cura-me GRT ART E4 E9 Cura-me, Senhor Jesus
  104. 104. 104 DIGITAÇÕES BÁSICAS DOS ARPEJOS Arpejos é a execução melódica das notas de um acorde. 1. Tríades Tríade maior: Formação: Digitações: Tríade menor: Formação: Digitações:
  105. 105. 105 1. Tablatura da musica milagre: 2. Tablatura música dançando na chuva 3. Tablatura da Pantera
  106. 106. 106 4. Tablatura da música Faz um milagre em mim 5. Tablatura: Parabéns Harmonia do parabéns: F7m | Gm7 | C7 | Dm7 | F7 | Bs | D# | F7m | Dm | Gm7 | C | F 6. Tablatura: Asa branca Introdução: Estrofe: Harmonia da introdução: C7 (4x) Harmonia do Solo: C | F | C | G | C | % | C7 | F | G7 | C | (2x) volta para introdução. Ritimo da música Asa Branca
  107. 107. 107 7. Tablatura do Irapuru (carimbo)
  108. 108. 108 8. Tablatura: Tua Graça me Basta (solo) 9. Tablatura: Espirito enche meu ser
  109. 109. 109 10. Tablatura: Renova-me 11. Tablatura: Eu navegarei 12. Tablatura do Titanic
  110. 110. 110 13. Tablatura Noite de Paz 14. Tablatura Espírito santo
  111. 111. 111 HISTÓRICO E A PRESENTAÇÃO DO VIOLÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS De acordo com a antiga mitologia, a origem dos instrumentos de cordas está na LIRA, instrumento com sete cordas pulsadas ao ar que emite varias notas, no formato de letra U, cuja a invenção os gregos atribuem à HERMES, os hebreus á JUBAL e os egípcias à THOT TRIMIEGISTE. A origem do violão remonta aos tempos dos faraós egípcios, e de civilizações antigas da Ásia Menor. Entre essas culturas existia um instrumento com grande parte das características do antigo alaúde e do violão de hoje, segundo afrescos egípcios e hititas descobertos por arqueólogos e estudados por historiadores. Entre 800 a.C. e 1000 a.C. os egípcios usavam um instrumento de corpo oval com uma tampa anterior e posterior planas e unidas por uma tábua pequena e reta, apresentando uma abertura circular na tampa anterior, mástil e reto provido de trastes, idêntica à estrutura do violão. Depois, esse mesmo instrumento passou para as mãos dos índios e assírios, se difundindo mais tarde pelo extremo oriente e Fenícia. Por volta do ano 820 (Período Medieval) ano em que se deu a invasão Península Ibérica na Espanha, os Mouros surgiram com um instrumento de cinco cordas duplas denominado ―GUITARRA MOURISCA‖. Os espanhóis por influência da miscigenação cultural e étnica, foram aperfeiçoando suas linhas anatômicas, passando de guitarra mourisca para VIHUELA e, conseqüentemente, guitarra espanhola, já no formato do número 8. Sua divulgação foi mais intensa em outras partes do mundo, conhecido em todo o globo pelo nome de ―guitarra espanhola‖, no Brasil e em Portugal foi batizado com o nome de ―violão‖. PADRÕES MODERNOS DE CIFRAGEM (exemplo em do) 1. Triádes: C: Tríade maior Cm: Tríade menor Cº: ou Cm (b5): Tríade diminuta C+: ou C (#5): Tríade aumentada 2. Tétrades: C7M: Sétima maior Cm7: Menor com sétima C7: Sétima
  112. 112. 112 Cº: Diminuto (não há diferença na cifra de tríade ou tétrade diminuta) Cm(7M): Menor com sétima maior Cm7(b5): Menor com sétima e quinta diminuta (meio diminuta) C7M(#5): Sétima maior e quinta aumentada 3. Acordes com sexta: C6: Maior com sexta Cm6: Menor com sexta 4. Acordes suspenso: C4: Acorde com quarta (suspense) : Acorde com sétima e quarta (suspense) 5. Indicação das notas de tensão: (9): Nona maior (b9): Nona menor (#9): Nona aumentada (11): Décima primeira justa (#11): Décima primeira aumentada (13): Décima terceira (b13): Décima terceira menor (add9): Nona adicionada (tríade acrescida de nona maior) A EVOLUÇÃO DO VIOLÃO É com o povo islâmico que encontramos o ―EL UD‖ ou ―AL UD‖, instrumento característico deste povo, que no idioma árabe significa ―de madeira‖. O Alaúde, como passou a chamar-se em português, foi o instrumento que deu origem ao violão, sendo afinado por quartas: lá, ré, sol, dó e fá, e pisando as cordas no braço se obtinha as 12 notas da escala cromática, No início do século XVII, o alaúde entra como elemento principal na orquestra primitiva de teatro, mas o som que produzia era de volume muito baixo e apagado, tornando-se inconveniente para acompanhar cantos. Dessa forma, aumentou-se o número de cordas, inclusive nos baixos para dar reforço à sonoridade. Em 1580, Frescobaldi escreveu ―Canções para Alaúde‖, Monteverdi usou o alaúde em ―Orfeu‖ e A. Corelli escreveu sonatas para violino, violoncelo e alaúde. Michael Praetorius escreveu para alaúde no início do século XVII. O alaúde tinha inicialmente 4 pares de cordas, depois passou para 5, 6 e 7, de modo que, com o passar dos anos ficou impraticável sua execução.
  113. 113. 113 O alaúde se desenvolveu nos séculos XI e XII, e atingiu seu apogeu no século XVI, inclusive Bach compôs três partidas para alaúde, por volta de 1740, além de tê-lo usado na peça de caráter religioso ―Paixão Segundo São João‖. Entre os principais compositores para alaúde destacamos: • NA ITÁLIA: Vicenjo Golilei (1553 — 1591) O. Vecchi (1550— 1605) M. Barberio (1546—?) • NA ALEMANEA: A. Deuss (1544 —?) Gerle (pai) (?— ?) Gerle (filho) (1532 —?) Simou Gintzler (1547—?) • NA FRANÇA: Adrien Le Roy (1574 —2) • NA INGLETERRA: John Dowland (?—?) John Dustable (1370— 1453) W. Barley (1596—?) No período Renascentista (1450—1600), a vihuela foi o instrumento de uso da aristocracia espanhola, e sua primeira apresentação foi na Espanha com a obra ―As cantigas de Santa Maria‖, de Alfonso X. Os vihuelista e alaudistas italianos, alemães, entre outros, foram uma parte de precursores e iniciadores das formas que serviram de base para o avanço e desenvolvimento da música instrumental. Foram eles os primeiros a difundirem o gênero das variações, que então se conhecia como ―DIFERENÇAS‖. Único Exemplar de Vihuela existente
  114. 114. 114 Um magnífico exemplar de ―DIFERENÇAS‖ para vihuela é a obra ―Quatro Diferenças sobre Guarda-me Las Vacas‖, de autoria do vihuelista espanhol Luiz de Narváez. Entre os vihuelistas desta época destacamos: • Luiz Milan (1502 — Valência) • Alonso Mudarra (?— 1580) • Antônio Cabezon (1510—?) A vihuela já tinha o formato próximo ao do violão, possuindo 5 cordas duplas, e no final do século XVII o alaúde caiu em desuso, surgindo o violão com forma pré-definida. No período Barroco (século XVII), surge a primeira impressão de livros de tablatura para guitarra espanhola, publicado em 1606 por Montesardo. Podemos destacar neste século alguns guitarristas como: Dianocelli (1650) L. Roncalli (1692) O. Baufi (1653) O violão na França ganhou terreno com a presença de grandes mestres como: F. Champion e Robert de Visée, já na Espanha temos a ilustre figura do aragonés Gaspar Sanz (1629-1674) que escreveu a ―Ilustracion Musical sobre la Guitarra Espanhola‖. Depois surgiram outros nomes importantes como os de D. Kellner, R. Strauble, entre outros na Alemanha. Destacamos aqui, o alemão Silvius Leopold Weiss (1666-1750), amigo pessoal de Bach que escreveu notáveis obras para alaúde. No Período Romântico, vamos encontrar Ferdinando Sor e Dionísio Aguado, guitarristas importantes ao lado de Mauro Giuliani, guitarrista italiano. É importante citar também nomes como os de Regino Sains de La Maza, grande guitarrista espanhol, ao qual Joaquim Rodrigo dedicou o célebre ―Concerto de Aranijuez‖ para violão e orquestra. Hoje temos inúmeras obras para violão e orquestra. Da moderna produção guitarrística podemos citar: Joaquim Rodrigo, Ponce, Villa Lobos, Wisner, Santórsola entre outros. Resumindo, o alaúde é um instrumento de origem Arábico-asiático, com um nome árabe; a vihuela é de origem arábico-asiático com um nome greco-romano, e por fim, a guitarra espanhola que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, recebendo o nome de violão no século XVIII.
  115. 115. 115 Nas cidades, o violão fez sua carreira saindo dos centros boêmios, onde era o acompanhamento predileto de chorões e seresteiros, e graças ao poeta Catulo da Paixão, foi introduzido nas demais classes sociais, com composições eruditas para os salões cariocas. Entretanto, coube a Villa-Lobos destacar o violão na música popular, erudita e folclórica brasileira. O violão evoluiu admiravelmente, e com surpreendente rapidez, passando a ser considerado por todos como o instrumento da atualidade. Onde o violão é um instrumento para todos os ritimos como (popular, samba, bossa nova, samba regue, regue, pop rock, blues, e outros ...).
  116. 116. 116 QUANDO A CHUVA PASSAR Ivete Sangalo Tom: C (intro) ( F G Am Dm Dm/C G ) F G Pra que falar? Am Am7 Se você não quer me ouvir F G Am Fugir agora não resolve nada F G Mas não vou chorar Am Se você quiser partir Bb9 G/B Às vezes a distância ajuda Bb9 G/B e essa tempestade um dia vai acabar F G Só quero te lembrar Am De quando a gente andava nas estrelas F G Am Nas horas lindas que passamos juntos F G A gente só queria amar e amar Am E hoje eu tenho certeza Bb9 G/B A nossa história não termina agora Bb9 G/B Pois essa tempestade um dia vai acabar F G Quando a chuva passar Am7 Quando o tempo abrir F G Am Abra a janela e veja: eu sou o sol F G Eu sou céu e o mar G#º Am7 Eu sou seu e fim Bb9 G/B E o meu amor é imensidão (solo) ( Am Am/G D/F# D/F C/E D9 Am7 Am7/G )
  117. 117. 117 F G Só quero te lembrar Am De quando a gente andava nas estrelas F G/B Am Nas horas lindas que passamos juntos F G A gente só queria amar e amar Am E hoje eu tenho certeza Bb9 G/B A nossa história não termina agora Bb9 G/B Pois essa tempestade um dia vai acabar F G Quando a chuva passar Am Quando o tempo abrir F G Am Abra a janela e veja: eu sou o sol F G Eu sou céu e o mar G#º Am Eu sou seu e fim Bb9 G/B E o meu amor é imensidão F G Quando a chuva passar Am Quando o tempo abrir F G Am Abra a janela e veja: eu sou o sol F G Eu sou céu e o mar G#º Am Eu sou seu e fim Bb9 G/B E o meu amor é imensidão
  118. 118. 118 AI É AMOR Tom: D D A Estava tão tristonho quando ela apareceu Em Bm A Seus olhos que fascinam logo me estremeceu D A Os meus amigos falam que eu sou demais Em Bm A Mas é somente ela que me satisfaz D A Mas é somente ela que me satisfaz Em Bm A Mas somente ela que me satisfaz D A Você só colheu o que você plantou Em Bm A Por isso que eles falam que eu sou sonhador D A Me diz o que ela significa pra mim D A Se ela é um morango aqui no Nordeste D A Tu sabes, não existe sou cabra da peste D A Apesar de colher as batatas da terra Em Bm A Com essa mulher eu vou até pra guerra, se vou D A AAAAAAAIIII, é amoooor Em Ai é amor Bm A é amor D A AAAAAAAIIII, é amoooor Em Ai é amor Bm A D A Em Bm A D A Em Bm A é amor
  119. 119. 119 HINO NACIONAL -1 tom | -1/2 tom | +1/2 tom | +1 tom E E7M(9) F#/E E Ouviram do Ipiranga às margens plá – cidas E G#m7(b5) C#7(b9) F#m7 De um povo heróico o brado re – tumbante F#m F#m7M/F F#m7(b5)/E B/D# E o sol da liber – dade em raios fúl – gidos F#m7 A9 F7M(9) E Brilhou no céu da pátria nesse instan – te G#7(11) G#7 C#m7 Se o penhor dessa igualdade A9 D#m7(b5) G#7(b9) C#m7(9) Conseguimos conquistar com braço forte E/F# F# E/B B Em teu seio, oh, liberda – de F#/A# E/G# D#m7/F# C#m/E E/B B Desa – fia o nosso peito a própria mor – te B7/A Oh, pátria amada, idolatrada, salve, salve! E E7M(9) F#/E E Brasil, um sonho intenso, raio ví – vido E G#m7(b5) C#7(b9) F#m7 De amor e de esperança à terra desce F#m F#m7M/F F#m7(b5)/E B/D# Se em teu formoso céu risonho e lím – pido F#m7 A9 F7M(9) E A imagem do Cruzeiro resplande – ce E7M(9) A7M Gigante pela própria natureza F#m7(b5) B/A És belo, és forte, impávido colosso G#7(11) G#7 C#m7 B/E E Se em teu futuro espelha essa grandeza, terra adora – da! A9 B B/E E Entre outras mil, és tu, Brasil, oh, pátria ama – da F#/E E A E/G# Dos filhos deste solo és mãe gentil B4 B E Pátria ama – da, Brasil!
  120. 120. 120 QUANDO DEUS TE DESENHOU Tom: A (intro 2x) A7+ D7+ A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando C#m7 Na beira do mar Bm7 Na beira do mar do amor! C#m7 Na beira do mar Bm7 D/E Na beira do mar do amor! A7+ D7+ (2X) A7+ Papai do céu na hora de fazer você D7+ Ele deve ter caprichado pra valer A7+ Botou muita pureza no seu coração D7+ E a sua humildade fez chamar minha atenção A7+ Tirou a sua voz do própolis e mel D7+ E o teu sorriso lindo de algum lugar do céu A7+ O resto deve ser beleza exterior D7+ Mas o que tem por dentro para mim tem mais valor (refrão) A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando A7+ Quando Deus te desenhou
  121. 121. 121 D7+ Ele tava namorando C#m7 Na beira do mar Bm7 Na beira do mar do amor! C#m7 Na beira do mar Bm7 D/E Na beira do mar do amor! A7+ Papai do céu na hora de fazer você D7+ Ele deve ter caprichado pra valer A7+ Botou muita pureza no seu coração D7+ E a sua humildade fez chamar minha atenção A7+ Da estrela mais bonita o brilho desse olhar D7+ Diamante verdadeiro sua palavra foi buscar A7+ O resto deve ser beleza exterior D7+ Mas o que tem por dentro para mim tem mais valor
  122. 122. 122 TEUS SINAIS Tom: D (intro 2x) D7M Bm7(9) G7M Em7 A7 D7M Bm7(9) Teus sinais me confundem da cabeça aos pés G7M Em7 mas por dentro eu te devoro D7+ Bm7(9) Teu olhar não me diz exato quem tu és G7M Em7 A7/4 A7 Mesmo assim eu te devoro, te devoraria D7M Bm7(9) A qualquer preço porque te ignoro ou te conheço G7M Em7 quando chove ou quando faz frio D7M Bm7(9) Noutro plano te devoraria tal Caetano G7M C7(9) a Leonardo di Caprio... É um milagre Bm7 F#m/A G7M Tudo que Deus criou pensando em você Bm7 F#m/A G7M(9) Fez a Via-Láctea, fez os dinossauros Bm7 F#/A G7M Sem pensar em nada fez a minha vida F#m7 G7M E te deu Bm7 F#/A G7M Sem contar os dias que me faz morrer Bm7 F#/A G7M(9) Sem saber de ti jogado à solidão Bm7 F#/A G7M Mas se quer saber se eu quero outra vida... F#m7 G7M(9) Não, não (repete tudo) D7M Bm7(9) G7M Em7 A7(4) Eu quero mesmo é viver, pra esperar, esperar devorar você... (2x) D7M Bm7(9) G7M Em7 A7(4) Viver, viver pra esperar você D7M Bm7(9) G7M Em7 A7(4) Meu viver é esperar você D7M Bm7(9) G7M Em7 A7(4) É esperar você D7M Bm7(9) G7M Em7 Gm6
  123. 123. 123 QUANDO SEGUNDO SOL CHEGAR G Dm Dm7 Quando o segundo sol chegar F/A F7+/A Para realinhar as órbitas dos C9 planetas G Derrubando com assombro Dm Dm7 exemplar F9 F7+9 O que os astrônomos diriam se tratar C9 De um outro cometa <-- Solo: G7 <-- 2a. parte G Nao digo que não me G7 surpreendi G Antes que eu visse, voce disse e eu nao pude G7 acreditar F C/E Dm7 C9 Mas voce pode ter certeza de que Gm7 O seu telefone ira tocar F C/E Em sua nova casa que abriga Dm7 agora a trilha C8 Bb9 Incluida nessa minha conversão C9 Gm7 Eu so queria te contar F Que eu fui la fora e vi dois sois num dia C/E Dm7 C9 E a vida que ardia sem explicação <- <-- Repete: 1a. parte 1x Repete: 2a. parte Repete: Estribilho F Explicacao
  124. 124. 124 C Nao tem explicacao F Explicacao, nao C Nao tem explicacao F Explicacao C Nao tem, nao tem explicacao F Explicacao F7+ C/E C/D Nao tem explica....cao C C/A C Nao tem, nao tem
  125. 125. 125 TOU COM SAUDADE (intro) E F#/E A9 E F#/E E Tô com saudade de você Debaixo do meu cobertor A9 Am E E te arrancar suspiros, fazer Amor E F#/E Tô com saudade de você Na varanda em noite quente A9 Am C#m A E o arrepio frio que dá na gente Truque do desejo C#m A Guardo na boca o gosto do beijo (ponte) C D Eu sinto a falta de você Me sinto só (refrão) E F#/E A9 Am E E aí, será que você volta? Tudo à minha volta é triste E F#/E A9 Am E E aí, o Amor pode acontecer de novo pra você, Palpite E F#/E Tô com saudade de você do nosso banho de chuva A9 Am E Do calor na minha pele, da língua tua E F#/E Tô com saudade de você Censurando o meu vestido A9 Am C#m A As juras de Amor ao pé do ouvido, truque do desejo C#m A Guardo na boca o gosto do beijo
  126. 126. 126 LAMBADA DE SERPENTE Djavan Tom: A de: Djavan & Cacaso Intro.: ( F#m7(11) F#m7(11)/C# E ) 6x F#m7(11) F#m7(11)/C# E Cui--dar do pé de mi---lho F#m7(11) F#m7(11)/C# E Que demo----------ra na semen-----------te F#m7(11) F#m7(11)/C# E Meu pai dis--se: "Meu fi---lho F#m7(11) F#m7(11)/C# E Noite fri-----------a, tempo quen---te" A(#11) E7M/G# Lam-bada de serpen---------te F#m7 A trai-ção me enfeitiçou E A(#11) E7M/G# Quem tem a--mor ausen---------te F#m7 E Já viveu a minha dor F#m7(11) F#m7(11)/C# E Do chão da minha ter----ra F#m7(11) F#m7(11)/C# E Um lamen-----------to de corren----------te F#m7(11) F#m7(11)/C# E Um grão de pé de guer----ra F#m7(11) F#m7(11)/C# E Pra colher den--te por den----te A(#11) E7M/G# Lam-bada de serpen---------te F#m7 A trai-ção me enfeitiçou E A(#11) E7M/G# Quem tem a--mor ausen---------te F#m7 F#m7(11) F#m7(11)/C# E Já viveu a minha dor
  127. 127. 127 TUDO BEM D7+ G7+ Já não tenho dedos pra contar D7+ G7+ De quantos barrancos despenquei D7+ Bm7 E quantas pedras me atiraram F#7/5+ F#7 Ou quantas atirei Bm7 F#7/5+ Tanta farpa tanta mentira Bm7 E4/7 E7 Tanta falta do que di...zer Em F#m G7+ Nem sempre é "so easy" G/A G7+ C7+ F7+ se viver D7+ G7+ Hoje eu não consigo mais me lembrar D7+ G7+ De quantas janelas me atirei D7+ Bm7 E quanto rastro de incompreensão F#7/5+ F#7 Eu já deixei Bm F#7/5+ Tantos bons quanto maus motivos Bm7 E4/7 E7 Tantas vezes desilusão Em F#m G7+ G/A C/D D7 Quase nunca a vida é um balão G7+ G/A Mas o teu amor me cura F#7 Bm E4/7 E7 De uma loucura qualquer G7 É encostar no meu peito Bbº A7 E se isso for algum defeito (D7+ G7+) Por mim tudo bem D7+ G7+ Já não tenho dedos pra contar D7+ G7+ De quantos barrancos despenquei D7+ Bm7 E quantas pedras me atiraram

×