Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ritos da quaresma

1,121 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to like this

Ritos da quaresma

  1. 1. RITOS DA QUARESMA ENSINO RELIGIOSO MONIKE OLIVEIRA
  2. 2. QUARESMA  O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa Cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana e a Luterana.  Duração de 40 dias, começa na quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos (inicia o período da Semana Santa).  A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
  3. 3. OBJETIVO  Tempo de preparação para a grande festa da Páscoa.  Tempo de reflexão, arrependimento dos nossos erros e de mudar algo de nós para sermos melhores. Jejum Oração Caridade  Tempo de perdão e reconciliação fraterna.
  4. 4. 40 DIAS  A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia: - Quarenta dias do dilúvio; - Quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto; - Quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública; Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
  5. 5. A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência.
  6. 6. QUARTA-FEIRA DE CINZAS  Antigo conjunto de ritos da penitência a que se submetiam os pecadores convertidos;  O gesto de se cobrir com cinzas significa o reconhecimento da própria fragilidade e mortalidade, necessitada de ser redimida pela misericórdia de Deus.  Simboliza um coração penitente que cada pessoa é chamada a assumir no itinerário quaresmal.  O padre abençoa as cinzas em seguida impõe-as aos presentes na missa que se aproximarem dele e diz a cada um:
  7. 7. QUARTA-FEIRA DE CINZAS «Arrependei-vos e acreditai no Evangelho» Ou «Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás de voltar».
  8. 8. QUARTA-FEIRA DE CINZAS
  9. 9. DOMINGO DE RAMOS  Domingo que abre a Semana Santa.  Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sua morte.  Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento.
  10. 10. DOMINGO DE RAMOS  Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava: "Rei dos Judeus” "Hosana ao Filho de Davi” "Salve o Messias"  E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder.  Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.
  11. 11. DOMINGO DE RAMOS
  12. 12. DOMINGO DE RAMOS
  13. 13. QUINTA-FEIRA SANTA  Com a Missa da Ceia do Senhor a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal.  Relembra a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, partilhou o pão e o vinho com seus apóstolos (Institui a Eucaristia).  Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos.  O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo.
  14. 14. QUINTA-FEIRA SANTA
  15. 15. QUINTA-FEIRA SANTA
  16. 16. SEXTA-FEIRA SANTA  A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa.  É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.  Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico.  Neste dia é feito jejum de carne.
  17. 17. SEXTA-FEIRA SANTA
  18. 18. SEXTA-FEIRA SANTA
  19. 19. SÁBADO SANTO – SÁBADO DE ALELUIA  O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.  O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.  É quando em esperamos a Ressurreição de Jesus.
  20. 20. SÁBADO SANTO – SÁBADO DE ALELUIA  Nesse sábado é celebrada a Vigília Pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.  Sábado de Aleluia é o dia em que se acende-se o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo.  Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer : "Deus é o princípio e o fim de tudo”.
  21. 21. SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL
  22. 22. SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL  Círio Pascal
  23. 23. DOMINGO DE PÁSCOA  Páscoa Cristã é a festividade mais importante para a religião cristã.  Páscoa significa passagem e tem origem no termo hebraico Pessach.  O "Domingo de Páscoa" celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.  O Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição entre seus discípulos.
  24. 24. DOMINGO DE PÁSCOA  Páscoa já era comemorada antes da época de Jesus Cristo.  Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou cerca de 400 anos.  Segundo a Bíblia o próprio Jesus participou de várias celebrações pascoais, quando tinha doze anos foi levado pela primeira vez pelos seus pais José e Maria para comemorar a Páscoa, tendo participado sempre, nos anos seguintes.
  25. 25. DOMINGO DE PÁSCOA
  26. 26. DOMINGO DE PÁSCOA

×