Solo Arenoso

10,527 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
10,527
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Solo Arenoso

  1. 1. 6º2 nº 18 padre José rota
  2. 2. O que é o solo Arenoso? O solo arenoso ,na sua maioria dos grãos de tamanho é entre 2mm e 0,075mm, formado principalmente por cristais de quartzo e oxido de ferro no caso de solos de regiões tropicais. Os solos arenosos têm boa aração. Plantas e microrganismos vivem com mais dificuldade, devido à pouca humidade. O solo arenoso possui teor de areia superior a 70%. Os solos arenosos, sendo bastante permeáveis, são pobres em vegetação, pois não fornecem as substâncias necessárias à maioria das plantas, como principalmente a água. Esse solo possui uma quantidade maior de areia do que de outros componentes. Este solo, por ser formado em grande parte por grãos de areia, deixa espaços entre os grãos.
  3. 3.  A formação do solo é um processo muito lento que pode durar milhares ou até milhões de anos. Quando as rochas sofrem a acção dos agentes erosivos,vão sendo desgastadas, o que provoca a sua fragmentação e alteração química. E acaba por se transformar em areia e outros.
  4. 4. O solo arenoso, ou a areia, serve para fazervidros, uma vez quando é aquecido para construção civil. (argamassas e betão)
  5. 5. Fixação das areias , que com o fim de elasnão avançarem sobre os terrenos de cultura eos tornarem demasiado permeáveis.
  6. 6. Curiosidades Algumas plantas adaptam-se aosolo arenoso, como os coqueiros, as palmeiras e certos tipos de capim, por possuírem raízes profundas. A água passa entre os grãos de areia , então, com facilidadechega logo às camadas mais profundas. Os sais minerais, que servem de nutrientes para as plantas, seguem junto com a água. Por isso, os solos arenosos são geralmente pobres em nutrientes utilizados pelas plantas. A areia está presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.

×