A alimentação saudável

2,612 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,612
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
70
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A alimentação saudável

  1. 1. Índice Introdução A Roda dos Alimentos Alimentação saudável , porquê?? Os perigos da má alimentação Curiosidades Conclusão Bibliografia
  2. 2. Introdução A Alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ounutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Porisso se tivermos uma alimentação racional conseguimos obter uma melhor performance emtodas as fases desde o nascimento. A alimentação é o factor que mais interfere na saúde, no entanto quando ingerimos alimentosraramente pensamos no que estes fornecem para o organismo. Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para anossa saúde. Uma alimentação saudável é uma alimentação variada. Por isso se diz: “Somos o que comemos.”
  3. 3. A Roda dos Alimentos A Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos.  Cereais e derivados,tubérculos-28%  Hortícolas-23%  Fruta-20%  Leguminosas-4%  Lacticínios-18%  Carnes ,peixes e ovos-5%  Gorduras e óleos-2%  A água está também representada em todos eles, é fundamental que se beba em abundância diariamente.  MANTER UM PESO SAUDÁVEL . . . Seguir as recomendações da nova Roda dos Alimentos e practicar Actividade Física moderada e regular é fundamental para a obtenção de um peso corporal saudável.
  4. 4. Alimentação saudável, porquê??A Roda dos Alimentos transmite as orientações para uma alimentação saudável:• Completa – comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;• Equilibrada – comer o número de porções recomendadas;• Variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente.• O organismo humano é constituído por Mente, Corpo e Espírito, cada uma destas partes sãoimportantes para o bem estar geral de uma pessoa, e para tanto devem ter as suas necessidadesatendidas.• Para isso é necessário ter uma boa alimentação, dormir 8 horas de sono diariamente, ahigiene pessoal adequada, abolir o tabaco e a bebida alcoólica, etc.• É nos alimentos que nós recebemos todas as vitaminas e nutrientesnecessários (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) para ter umaboa qualidade de vida e manter a sua saúde em dia. A alimentação influencia nofuncionamento dos sistemas nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário,digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento,humor, memória, inteligência, na disposição física e sexual.
  5. 5. Os perigos da má alimentação• Se tivermos uma má alimentação diariamente, iremos ter consequências graves mais cedo oumais tarde. Uma má alimentação é:• Saltar refeições, comer alimentos ricos em gorduras, fast-food em excesso e outras atitudesdeste tipo diminuem a disponibilidade, de nutrientes, o que resulta no processo de doença.Algumas alimentações inadequadas podem provocar:• Obesidade – é uma doença caracterizada pelo excessivo de acumular gordura corporal,associado a problemas de saúde• Colesterol elevado – na corrente sanguínea pode ocasionar o entopimento de veias e artériascausando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do nosso organismo e dosalimentos que nós ingerimos.
  6. 6. • Gastrite – é uma inflamação na mucosa do estômago, pode ocorrer devido ao factor hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.• Diabetes – é uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela acção insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue.• Hipertensão – ocorre quando os níveis de pressão arterial encontra-se acima dos valores de referência para a população em geral . Podemos citar como da hipertensão a obesidade.
  7. 7. Curiosidades Diariamente devem comer-se porções de todos os grupos de alimentos. O número deporções recomendado depende das necessidades energéticas individuais. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens activos e osrapazes adolescentes pelos limites superiores ; a restante população deve orientar-se pelosvalores intermédios.
  8. 8. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Alimenta%C3%A7%C3%A3o http://www.lactogal.pt/presentationlayer/ctexto_01.aspx?localid=16 http://www.rituais.iol.pt/Portals/0/pdf/roda_Alimentos.pdf

×