Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
Relação entre o cidadão e o estado
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

1

Share

Download to read offline

A relação entre cidadania

Download to read offline

Fala sobre cidadania, igualdade, exclusão, inclusão...

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

A relação entre cidadania

  1. 1. No dicionário o que significa Cidadão e Cidadania: Na Antiguidade, o que gozava o direito de cidade: cidadão romano. / Membro de um Estado, considerado do ponto de vista de seus deveres para com a pátria e de seus direitos políticos. A cidadania (do latim,civitas,"cidade"), em Direito, é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política. A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).
  2. 2.  As várias culturas trouxeram consigo inúmeras diferenças, e desde tempos antigos deixou seu rastro, na forma de vida e concepção de suas sociedades. As relações interpessoais são regidas pela forma que o sujeito foi criado, ou seja, a cultura ao qual esta inserido.
  3. 3.  Conceitos como cidadania, exclusão social, nos remetem a lembranças atuais, porém podemos verificar que ao longo da história ele vem sendo vivenciado Novas categorias para definir acontecimentos que permeiam a sociedade há muito tempo.
  4. 4.  Em nossa sociedade é evidenciado a questão da diferença socioeconômica, essa é uma relação de diferença e desigualdade a que estamos tão acostumados que já não percebemos. As desigualdes evidentes e provenientes do modo de vida a que estamos acostumados tem nos trazido novos elementos para inclusão.
  5. 5.  Quando estamos diante do outro, vemos e vivenciamos nossa própria diferença As desigualdades que podem ser vivenciadas e vista por vários prismas, em sua maioria é causada pelo meio/modo de vida de cada sociedade, tanto econômica, social, étnica, religiosa, etc ... Podemos vivenciar essas desigualdade no dia-a-dia através de maneiras distintas
  6. 6.  As diferenças acabam provocando desigualdades, dado o contexto e enfoque de cada sociedade Desigualdade de algo que não é igual, ou seja, as condições diversas vivenciadas por pessoas em inúmeras situações
  7. 7.  Essas diferenças podem ser de ordem : Econômica Religiosa Social Étnica Entre outras, e cada uma delas necessitada de meios para ser administrada em nossa sociedade, ou seja, para cada diferença que possa gerar uma desigualdade é necessário uma solução inclusiva.
  8. 8.  Lidar com diferenças nos dias atuais é visto como algo essencial por muitos, uma tentativa de amenizar desigualdade provocadas por elas Exclusão social, econômica, digital, religiosa, ou por outros fatores são alvo de campanhas constantes, como a inclusão de deficientes nas escolas, ou a inclusão em empresas
  9. 9.  Essas diferenças, desigualdades são fenômenos apenas de nossa sociedade? Os períodos de colonização nos mostram que alguns estigmas de nossos dias podem ter sido resignifcados, e ainda esta em nossas concepções.
  • siwolff

    Oct. 9, 2017

Fala sobre cidadania, igualdade, exclusão, inclusão...

Views

Total views

6,092

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

5

Actions

Downloads

39

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×