A relação entre cidadania

5,089 views

Published on

Fala sobre cidadania, igualdade, exclusão, inclusão...

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,089
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
36
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A relação entre cidadania

  1. 1. No dicionário o que significa Cidadão e Cidadania: Na Antiguidade, o que gozava o direito de cidade: cidadão romano. / Membro de um Estado, considerado do ponto de vista de seus deveres para com a pátria e de seus direitos políticos. A cidadania (do latim,civitas,"cidade"), em Direito, é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política. A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).
  2. 2.  As várias culturas trouxeram consigo inúmeras diferenças, e desde tempos antigos deixou seu rastro, na forma de vida e concepção de suas sociedades. As relações interpessoais são regidas pela forma que o sujeito foi criado, ou seja, a cultura ao qual esta inserido.
  3. 3.  Conceitos como cidadania, exclusão social, nos remetem a lembranças atuais, porém podemos verificar que ao longo da história ele vem sendo vivenciado Novas categorias para definir acontecimentos que permeiam a sociedade há muito tempo.
  4. 4.  Em nossa sociedade é evidenciado a questão da diferença socioeconômica, essa é uma relação de diferença e desigualdade a que estamos tão acostumados que já não percebemos. As desigualdes evidentes e provenientes do modo de vida a que estamos acostumados tem nos trazido novos elementos para inclusão.
  5. 5.  Quando estamos diante do outro, vemos e vivenciamos nossa própria diferença As desigualdades que podem ser vivenciadas e vista por vários prismas, em sua maioria é causada pelo meio/modo de vida de cada sociedade, tanto econômica, social, étnica, religiosa, etc ... Podemos vivenciar essas desigualdade no dia-a-dia através de maneiras distintas
  6. 6.  As diferenças acabam provocando desigualdades, dado o contexto e enfoque de cada sociedade Desigualdade de algo que não é igual, ou seja, as condições diversas vivenciadas por pessoas em inúmeras situações
  7. 7.  Essas diferenças podem ser de ordem : Econômica Religiosa Social Étnica Entre outras, e cada uma delas necessitada de meios para ser administrada em nossa sociedade, ou seja, para cada diferença que possa gerar uma desigualdade é necessário uma solução inclusiva.
  8. 8.  Lidar com diferenças nos dias atuais é visto como algo essencial por muitos, uma tentativa de amenizar desigualdade provocadas por elas Exclusão social, econômica, digital, religiosa, ou por outros fatores são alvo de campanhas constantes, como a inclusão de deficientes nas escolas, ou a inclusão em empresas
  9. 9.  Essas diferenças, desigualdades são fenômenos apenas de nossa sociedade? Os períodos de colonização nos mostram que alguns estigmas de nossos dias podem ter sido resignifcados, e ainda esta em nossas concepções.

×