Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Requsitos

456 views

Published on

Aula levantamento de requisitos de software.

Published in: Internet
  • Be the first to comment

Requsitos

  1. 1. Requisitos
  2. 2. Requisitos Requisito nada mais é do que uma condição ou capacidade que deve ser alcançada. Simplificando, é algo que um sistema ou componente deve possuir para satisfazer um contrato, padrão ou especificação.
  3. 3. Levantamento ● Técnicas tradicionais São aplicadas em várias áreas do conhecimento. Exemplo: questionários, entrevistas, observação, e análise de documentos. ● Técnicas de elicitação de grupo Tem por objetivo compreender melhor o pensamento e comportamento dos grupos e as necessidades dos usuários. Exemplo: brainstorming e as sessões JAD (Joint Application Design). ● Prototipação O uso de protótipo auxilia na elicitação e validação dos requisitos de sistema. A prototipação pode ser utilizada para elicitar requisitos quando há um alto grau de incerteza ou quando é necessário um rápido feedback dos usuários. ● Técnicas contextuais Surgiram como uma alternativa para as técnicas tradicionais e cognitivas e inclui técnicas de etnografia e análise social.
  4. 4. Funcionais ● [RF001] O Sistema deve cadastrar médicos profissionais (entrada) ● [RF002] O Sistema deve emitir um relatório de clientes (saída) ● [RF003] O Sistema deve passar um cliente da situação "em consulta" para "consultado" quando o cliente terminar de ser atendido (mudança de estado) ● [RF004] O cliente pode consultar seus dados no sistema
  5. 5. Não-Funcionais ● [RNF001] O sistema deve imprimir o relatório em até 5 segundos. ● [RNF002] Todos os relatórios devem seguir o padrão de relatórios especificado pelo setor XYZ. ● [RNF003] O sistema deve ser implementado em Java.
  6. 6. FURPS+ Functionality (Funcionalidade): É todo o aspecto funcional do sistema sendo desenvolvido. Usability (Usabilidade): Indica o tempo de treinamento para um usuário se tornar produtivo, Tempo de duração desejado para determinada operação no sistema e Ajuda on-line, documentação do usuário e material de treinamento. Reliability (Confiabilidade): Refere-se à Disponibilidade, Tempo de correção, Número máximo de defeitos, Categorias de bugs. Performance (Desempenho): Indica o Tempo de resposta para uma transação, Troughput, Operação Parcial, Uso de recursos. Supportability (Suportabilidade): Indica o Padrão de codificação, Convenção de nomenclatura, Bibliotecas de classes, Utilitários de manutenção. Plus (+): Indica Outros como Design, implementação, interface, físicos, etc.

×