Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Islamismo

2,334 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Islamismo

  1. 1. Religiãoabraâmica monoteístaarticulada pelo Corão;Deus – Allah;Maomé, consideradopelos fiéis como oúltimo profeta deDeus;Um adepto doislamismo é chamadode muçulmano;
  2. 2. Com 80% a 90%sendo sunitas e 10% a20% sendo xiitas.Com cerca de 1,41-1,57bilhão de muçulmanos,compreendendo cercade 23% da populaçãomundial,o islã éa segunda maiorreligião e uma das quemais crescem no mundo.
  3. 3. O Islão ensina seis crenças principais:a crença em um único Deus;a crença nos anjos, seres criados por Deus;a crença nos livros sagrados, entre os quais seencontram a Torá, os Salmos e o Evangelho.O Alcorão é o principal e mais completo livrosagrado;a crença em vários profetas enviados à humanidade,dos quais Maomé é o último;a crença no dia do Julgamento Final, no qual as açõesde cada pessoa serão avaliadas;a crença na predestinação: Deus tudo sabe e possui opoder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.
  4. 4. Restritamente Monoteístas;Seu Deus - Allah;Deus é considerado único e sem igual;Todos os capítulos do alcorão iniciam com afrase:"Em nome de Deus, o beneficente, omisericordioso"
  5. 5. "Ele é Deus e não há outro deus senão Ele,que conhece o invisível e o visível. Ele é oClemente, o Misericordioso!Ele é Deus e não há outro deus senão Ele. Eleé o Soberano, o Santo, a Paz, o Fiel, oVigilante, o Poderoso, o Forte, o Grande! QueDeus seja louvado acima dos que os homenslhe associam!Ele é Deus, o Criador, o Inovador, o Formador!Para ele os epítetos mais belos"
  6. 6. Seres criados por Deus a partir da luz.Não possuem livre arbítrio, dedicando-se apenasa obedecer a Deus e a louvar o seu nome;Desempenham vários papéis;Além dos anjos, o islamismo reconhece aexistência dos jinnis;Espíritos maus é Iblis (Satanás), também eleum jinn, segundo a crença islâmica, quedesobedeceu a Deus e dedica-se a praticar o mal;
  7. 7. Moisés - Taura (Torá);Davi – Salmos;Jesus – Evangelho;Alcorão: livro sagradodos mulçumanos;
  8. 8. Os ensinamentos de Alá estão contidos no Alcorão;O Alcorão está estruturado em 114 capítuloschamados suras.Os muçulmanos acreditam que Maomé recebeuesses ensinamentos de Deus por intermédiodo anjo Gabriel;Os muçulmanos acreditam que Maomé recebeuesses ensinamentos de Deus por intermédiodo anjo GabrielUma vez que os muçulmanos acreditam queMaomé foi o último de uma longa linha deprofetas;A mensagem principal do Alcorão é a da existênciade um único Deus, que deve ser adorado;
  9. 9. Existem dois tipos de profeta:(anbiya) e os (rusul, "mensageiro")Encarregado de relembrar a uma comunidade aexistência ou a unicidade de Deus;A lista dos profetas inclui:Adão, Abraão (Ibrahim), Moisés (Musa),Jesus (Isa) e Maomé (Muhammad)Maomé é visto como o Último Mensageiro;o Islão exige que o crente aceite todos os profetas,não fazendo distinção entre eles.
  10. 10. O dia do Julgamento Final (Yaum al-Qiyamah)O Paraíso e o Inferno;Os que permanecerão para sempre no Infernoserão os hipócritas religiosos;A chegada do Julgamento Final seráantecedida por vários sinais;
  11. 11. Os muçulmanos acreditam no quadar(predestinação)Sentido de "medir" ou "decidir quantidade ouqualidade"Deus foi o criador de tudo, incluindo dos sereshumanos, ele já sabia quando procedeu àcriação, as características que cada elemento dasua obra teria.
  12. 12. São estes os cinco pilares:a recitação e aceitação da crença(Chahada ou Shahada);orar cinco vezes ao longo do dia(Salá,Salat ou Salah);pagar esmola (Zakat ou Zakah);observar o jejum no Ramadão (Saum ou Siyam);fazer a peregrinação a Meca (Haj) se tivercondições físicas e financeiras.
  13. 13. Consiste numa frase - "nãohá outro deus senão Deus eMaomé é seu servo emensageiro“Para se converter ao Islão énecessário proclamar trêsvezesa chahada ("testemunho")
  14. 14. A oração no Islão (conhecida como Salá) écomposta por cinco partes;Considerada o ponto mais próximo que se podechegar de Deus;Durante essas orações, sãorecitadas suratas do Alcorão;A purificação é realizada através da higieneespecifica e detalhada;A oração abre-se com a orientação do crente nadirecção de Meca
  15. 15. Salat
  16. 16. O Islão estabelece que cada muçulmano devepagar anualmente uma certa quantia;A quantia corresponde a 2,5% do valor dos bensem dinheiro, ouro, prata ou produtos agrícolas(nesse caso a contribuição pode chegar a 10% dacolheita agrícola).pode ainda contribuir, de forma voluntária, comoutras doações, mas é importante que faça emsegredo e sem ser movido pela vaidade.
  17. 17. Durante o Ramadão cada muçulmano adulto deveabster-se de alimento, de bebida, de fumar e deter relações sexuais;Os doentes, os idosos, os viajantes, as grávidas ouas mulheres lactantes estão dispensados do jejum.O mês de Ramadão termina com o dia decelebração de durante o qual os muçulmanosagradecem a Deus a força que lhes foi concedidapara levar a cabo o jejum.
  18. 18. Esse pilar consiste na peregrinação a Meca;Ocorre durante o décimo segundo mês docalendário islâmico;Os muçulmanos vestem-se com um trajeespecial todo branco, antes de chegar a Meca;Depois de praticarem sete voltas em tornoda Kaaba, os peregrinos correm entre as duascolinas de Safa e Marwa.
  19. 19. As duas comemorações do Islão são o Eid ul-Fitr,que celebra o fim do jejum do Ramadão, e o Eid ul-Adha, que marca o fim da peregrinação a Meca(Hajj).O dia 10 do mês de Muharram (o primeiro mês docalendário islâmico, neste dia comemora-se omartírio do terceiro imã xiita, Hussein, mortoem Karbala o dia é marcado com procissões, queincluem atos de autoflagelação como bater nopeito ou cortar-se com uma.
  20. 20. Outras comemorações populares incluemo Mawlid, que celebra o aniversário deMaomé;A Noite da Ascensão quando se recorda o diaem que Maomé subiu ao céu para dialogarcom Deus;A Noite do Poder que marca o aniversário daprimeira revelação do Alcorão
  21. 21. A Kaaba ("O Cubo"), um edifício situado dentroda mesquita principal de Meca;De acordo com o Alcorão, ela foi construídapor Abraão;O segundo local sagrado do islamismo é Medina,cidade para a qual Maomé e os primeirosmuçulmanos fugiram;A cidade de Jerusalém é o terceiro local sagradodo Islão. Este estatuto advém da sua associaçãoaos profetas anteriores a MaoméOs muçulmanos xiitas consideram ainda comosagradas as cidades de Karbala e Najaf, ambasno Iraque.
  22. 22. É uma forma de terrorismoreligiosocometida porextremistas islâmicos com opropósito de atingirvariadasmetas políticas e/oureligiosas.Ocorrido em locaisdo OrienteMédio, África, Europa, ÁsiaMeridional (incluindo Índiae Paquistão, SudesteAsiático, e nos EstadosUnidos), desde pelo menosa década de 1970.

×