Escassez dos recursos naturais sociedade

7,439 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Escassez dos recursos naturais sociedade

  1. 1. Escassez dos recursos naturais doplaneta Terra e sua relação com a sociedade dentro da história.
  2. 2. Durante toda a história humana os recursosnaturais foram sendo utilizados de maneira quefacilitasse a sobrevivência da humanidade, tendoempregos relativamente diferentes ao passar dos anosde evolução. As formas de como foram utilizadostambém sofreram variações conforme a sociedade foinecessitando de recursos ou de melhoriastecnológicas. Portanto nós podemos identificas três fazes douso desses recursos pela humanidade que são a erapré-histórica, a de industrialização e a modernidade.
  3. 3. Na era pré-histórica, os recursos naturais eramutilizados de maneira que apenas suprisse asnecessidades dos nômades, que extraiam o quepodiam extrair de determinada área e migravam paraoutra sucessivamente, ou seja, os recursos esgotavam ea humanidade migrava procurando mais recursos.Nessa época, os recursos eram utilizados apenas parasobrevivência da população habitante onde não haviadesperdiço de material.
  4. 4. Com o passar dos anos esse mesmo grupo dehominídeos cresceu dando origem a uma sociedade,que se instalou permanentemente em uma única áreae se desenvolveu, aprimorando e construindo métodosde plantio, agropecuária e domesticação de animais.As condições de vida melhoraram e com a implantaçãode tecnologias novas foi possível a produção dealimentos em maior escala, havendo então não apenasconsumo para sobrevivência, mas para realizar atémesmo comercio. Assim entramos na segunda fase.
  5. 5. Essa segunda fase consiste na industrialização,que foram o desenvolvimento de tecnologias capazesde aumentar a produção de alimentos e quemelhoraram muito as condições de vida da sociedade,fazendo com que a população aumentasserapidamente e em grande escala. A superprodução dealimentos causou o mercantilismo, que estimulou ocomércio e a forma de governo capitalista.
  6. 6. Com o surgimento das fábricas por causa docapitalismo, os recursos naturais acabaram por seremextraídos não apenas visando o consumo, mas visandoo lucro em si, ou seja, a venda de produtos apenas parasatisfazer a vontade da população consumista. Por fim,levando em conta esses valores modernos, entramosna terceira fase.
  7. 7. Na terceira fase, a extração de recursos visa àprodução de bens de consumo, ou seja, objetos paraserem comercializados, que são produzidos em massacausando um desperdício gigantesco de matéria-prima, de recursos naturais.
  8. 8. Levando em conta que a população está cada vezmaior e o consumo acaba por seguir esse mesmocrescimento, a extração de recursos naturais ficoudemasiada excessiva, causando prejuízos talvez atéirrecuperáveis para o planeta Terra. Seu desperdícioexcessivo pode causar sérios riscos para as futurasgerações visto que alguns dos recursos presentes hojepodem vir a faltar ou inexistir com o passar dos anos. Vendo o eventual perigo a sobrevivência dasociedade futura e da espécie humana, o mundocomeça a se conscientizar sobre métodos sustentáveispara poupar recursos que, com certeza, farão falta nofuturo.
  9. 9. Foram feitos projetos e reuniões como a Rio+20em 2012 para traçar metas de como reutilizar recursosatravés de processos como a reciclagem, ou a utilizaçãode energia limpa, ou seja, renovável para preservar oque resta dos recursos naturais do planeta. Portanto, a sociedade está procurando asresoluções desse grande problema ambiental presentenos dias atuais, visando um futuro melhor para aspróximas gerações com o controle de extração dessesrecursos naturais de uma forma que os mesmo nãodeixem de existir.
  10. 10. Separei alguns vídeos sobre a escassez dosrecursos para analisarmos essa mesma questão darelação deles com a sociedade. Veja-os a seguir.

×