Década de 1990

14,528 views

Published on

Resumo dos principais fatos ocorridos na Década de 1990

Published in: Entertainment & Humor
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,528
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
151
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Década de 1990

  1. 1. Principais Fatos
  2. 2. Começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global.Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e a internet.
  3. 3. Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Isso levou a criação do movimento jovem “Caras Pintadas” que pediam seu impeachment. No governo seguinte (Itamar Franco), o país experimentou estabilidade econômica com o Plano Real, que igualava a paridade da moeda e do dólar por meio de uma banda cambial.
  4. 4. O sistema de bandas mostrou fragilidades ao fim da década, tendo impactos no aumento da pobreza.A moeda tornou-se flutuante em janeiro de 1999, após não suportar as pressões especulativas junto à crise russa de 1998.A cultura brasileira tornou-se mais valorizada, com a ressurreição do cinema e a boa recepção de músicos brasileiros no exterior.O esporte também passou por bons momentos, com 18 medalhas olímpicas e títulos mundiais em futebol e basquete.
  5. 5. Os anos 90 trouxeram o desenvolvimentotecnológico mais rápido da história, tornando popular e aperfeiçoando tecnologias inventadas na década de 80.
  6. 6.  Popularização do Microsoft Windows, especialmente após o Windows 95. O sucesso do Windows 95 fez com que a Microsoft passe a ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais. Crescimento explosivo da internet. Conexões mais rápidas devido a modems, ISDN e DSL melhores. Browsers como Netscape e Internet Explorer tornaram a World Wide Web mais popular. Comércio eletrônico. Surge o DVD. Popularização do e-mail. Desenvolvimento do sistema Linux.
  7. 7.  Físicos exploram o tempo e espaço com a teoria das cordas. Detecção de planetas extra-solares. Clonagem da ovelha Dolly. Começo do Projeto Genoma Humano. Identificação de DNA torna-se muito utilizado em investigações criminais. O telescópio espacial Hubble, lançado em 1990, revoluciona a astronomia. Mortalidade da AIDS diminui com inibidores de protease.
  8. 8.  A nave Pathfinder da NASA aterrissa em Marte e deixa o veículo Sojoumer, que analisa a geologia e astronomia marciana. O Cometa Hale-Bopp passa pelo sol depois de 4.200 anos. Reciclagem e biodegradáveis se tornam mais difundidos. Alimentos geneticamente modificados são desenvolvidos comercialmente. Descoberta de matéria escura, energia escura, anãs marrons e a confirmação da existência de um buraco negro. A sonda Galileu orbita em Júpiter, estudando o planeta e suas luas.
  9. 9.  Irlanda elege a primeira mulher presidente, Mary Robinson. Fim do Apartheid na África do Sul e eleição de Nelson Mandela como primeiro presidente negro daquele país. Guerra do Golfo e embargo da ONU ao Iraque. Unificação do Iémen. URSS se desmembra e os Estado Unidos se tornam a única superpotência. Impeachment de Fernando Collor.
  10. 10.  Genocídio de Ruanda mata um milhão de pessoas. Tratado de paz entre Israel e Jordânia. Começa o processo de paz na Irlanda do Norte. Em 1995 acaba a Guerra da Bósnia. Reino Unido devolve Hong Kong à República Popular da China. Protestos antiglobalização capitalista. Segunda Guerra do Congo envolve sete nações africanas. Benazir Bhutto foi duas vezes primeira-ministra do Paquistão, tornando-se a primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de governo de um estado muçulmano moderno.
  11. 11.  Acordo no GATT levam à criação da Organização Mundial de Comércio. O NAFTA é assinado por Bill Clinton. Retificação do Mercosul, unindo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Crises financeiras atingem a Ásia após grandes desenvolvimentos econômicos. Plano Collor é implementado pela ministra Zélia Cardoso de Mello.
  12. 12. Principais bandas da época: Guns N’ Roses Hanson Nirvana Blur Pearl Jam Rage Against The Machine Faith No More Red Hot Chili Peppers
  13. 13.  Red Hot Chili Peppers estoura nas paradas junto com Rage Against The Machine. O Guns N’ Roses lança os álbuns Use Your Illusion I e II que, juntos e em apenas um dia, venderam 1 milhão de cópias. O Grunge vira o ritmo dos jovens. Slash, Tom Morello e John Frusciante foram os principais guitarristas da época. Guns N’ Roses, Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains e Stone Temple Pilots foram os maiores ícones de rock, dando início à quebra do Michael Jackson e Madonna. Kurt Cobain se suicida e dá fim ao Grunge.
  14. 14.  O Grunge se mistura com o rock alternativo e forma o Post-Grunge. Rage Against The Machine estoura no mundo com singles de protesto, bem no fim da Guerra Fria. A banda Nirvana se torna o ícone dos adolescentes com ajuda de outras bandas como Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden e Stone Temple Pilots. Os principais singles de rock são Smells Like Teen Spirit, Come as You Are, Lithium e Heart-Shaped Box do Nirvana; Nutshell, Man in The Box e Would? Do Alice in Chains; Even Flow do Pearl Jam e Rusty Cage do Soundgarden. Após a quebra do Nirvana o Rage se torna a nova banda dos jovens.
  15. 15.  Além do Grunge, o gênero jovem mais abrangente foi o Rock Alternativo e o Rapcore. e a música mais apreciada é o Killing In The Name, que torna-se o hit mais popular nas do gueto e do público norte-americano e europeu nos anos 90, junto com Smells Like Teen Spirit do Nirvana. O The Verve estoura na Copa do Mundo de 1998 com o single Bittersweet Symphony. Músicas eletrônicas, experimentais e com intuitos "underground" se fundem com o rock e se popularizam com bandas como Nine Inch Nails, Rammstein, KMFDM e Ministry entre outras. O Metal Sinfônico começa a se manifestar com a aparição de bandas como Within Temptation, Nightwish , entre outras.
  16. 16.  O pop começa a revelar grandes vozes ao mundo como Céline Dion, Mariah Carey e Whitney Houston, cantoras que emplacaram suas músicas na Billboard. Mas não foi alvo do público maior dos EUA e do mundo. O pop teen começado no fim dos anos 20 retorna com força com Spice Girls, que foi um dos maiores fenômenos da música da época, juntamente aos Hanson, Backstreet Boys, Shakira, Thalía, Christina Aguilera,e Jessica Simpson,N Sync e Britney Spears. Apesar de Michael Jackson se envolver em polêmicas envolvendo sua vida pessoal e também falir ao aparecer Nirvana e Rage, o rei do pop lança álbuns como sempre de grande sucesso: Dangerous HIStory: Past, Present and Future – Book I e Blood On The Dance Floor.
  17. 17.  O punk rock volta com tudo com o sucesso de bandas como Green Day e The Offspring mais o hardcore melódico do Pennywise, Bad Religion e NOFX. O rap entra para cultura popular, começando com Tupac Shakur, The Notorious B.I.G., Eazy- E, MC Hammer, Public Enemy, Vanilla Ice,NWA e terminando com o hip-hop de Puff Daddy, Dr. Dre e Eminem. No Brasil o ritmo se popularizou com Gabriel, O Pensador e Planet Hemp. A década de noventa foi marcada também pelo estilo Dance, mais conhecido como Eurodance. O estilo misturava a batida da era Disco com o house, que estoura nos rádios do mundo.
  18. 18.  A cultura rave populariza trance, techno e música eletrônica (e a droga ecstasy). Os artistas country como Garth Brooks, Shania Twain, LeAnn Rimes, Faith Hill e Tim McGraw vendem milhões nos EUA. O reggae brasileiro entra para as paradas com Cidade Negra, e também com grupos "reggae rock" como Skank. O rock nacional revela vários nomes, dos mineiros Skank, Jota Quest e Pato Fu, ao mangue beat de Chico Science & Nação Zumbi, passando pelos Raimundos, Mamonas Assassinas e Charlie Brown Jr. No heavy metal, destaque para os mineiros do Sepultura e para os paulistas do Angra. No hard rock nacional, destacou-se o Dr. Sin e Golpe de Estado.
  19. 19.  Gêneros brasileiros como o pagode, axé e sertanejo passam a ultrapassar o rock em vendas no Brasil. O axé, que havia se tornado um modismo nacional na década de 80, voltou a emplacar uma nova geração de músicos a partir de 1997. A música sertaneja tem como destaque as duplas Leandro e Leonardo, Gian e Giovani, Chrystian e Ralf e outras calcadas no estilo romântico. Já o chamado pagode romântico, por sua vez, influenciado pelo pop internacional e por sucessos românticos da soul music setentista (não só musical, mas visual e tecnicamente), aparece com uma explosão de grupos como Raça Negra, Só Pra Contrariar, Katinguelê, entre outros.
  20. 20.  Na Copa dos Estados Unidos (1994), a seleção do Brasil conquistou o tetracampeonato. Os gays e lésbicas passam a aparecer mais na mídia, com shows como Will and Grace, filmes como The Birdcage e In and Out, e celebridades que "saem do armário" como K.D. Lang, Elton John, Melissa Etheridge, Ellen DeGeneres e George Michael. Aumenta o número de programas centrados na faixa dos 20 a 30 anos, como E.R., Beverly Hills 90210 , Melrose Place, Party of Five , Ally McBeal , Buffy the Vampire, Friends, e Seinfeld .
  21. 21.  Anime se populariza com Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, Pokémon, Dragon Ball Z, Cowboy Bebop, Neon Genesis Evangelion e Sakura Card CaptorsPower Rangers, Tartarugas Ninja e Barney popularizam-se entre as crianças. A MTV começa a sair de videoclipes e começa shows originais como The Real World. A MTV Brasil faz o mesmo, com programas diversos como o campeonato de futebol Rockgol. Mais desenhos adultos são feitos, como Os Simpsons , Ren & Stimpy, Beavis and Butt- Head, South Park , King of the Hill , e Family Guy.
  22. 22.  Fundação da TV Globo Internacional em 30 de agosto 1999, tornando-se o primeiro canal brasileiro para o exterior. A TV Record se torna Rede Record em 1990 e se expande rapidamente. As telenovelas mexicanas ganham destaque com a trama de maior sucesso no Brasil, Maria do Bairro, história protagonizada pela cantora Thalía. Com o fim da censura no final da década anterior, as telenovelas passam a abordar temas mais sérios com maior frequência, como a homossexualidade.
  23. 23.  Douglas Coupland cunha o termo Geração X, que passa a designar a geração nascida nos 60 e 70. Seguindo o grunge, cabelos grandes e desarrumados, camisas de flanela e jeans rasgados se tornam um "uniforme". Piercings e tatuagens se tornam cada vez mais comuns. Esportes radicais experimentam aumento de popularidade. Preto se torna cor dominante em moda.
  24. 24.  No Brasil e grande maioria do mundo, a moda da cintura para cima (acima do umbigo do sexo feminino), usada especialmente das meninas e jovens, começa a sair de moda depois de 1998, dando lugar as calças ou shorts que mostram barriga e umbigo. Só depois de 2000, as mulheres adultas começam a adotar a nova moda.

×