Aula curso inclusao digital

474 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
474
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula curso inclusao digital

  1. 1. Poesia através de canções Professora Marilene dos Santos Junho / 2011
  2. 2. Disciplina: Língua Inglesa Turma: 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Tempo estimado: 4 ou 5 aulas de 45 minutos
  3. 3. Conteúdos → Estudo dos gêneros: conto e poesia; → Tempos verbais
  4. 4. Recursos utilizados → Cópia da letra da música para cada aluno → Dicionário de inglês-português → CD da música escolhida e aparelho de CD → Caderno, lápis, borracha, caneta Quadro-negro e giz → Computador com os programas Movie Maker e Audacity e acesso à Internet → Aparelho de DVD e televisão, Data Show
  5. 5. Objetivo geral Identificar a poesia na letra da canção e avaliar o trabalho de poeta e cronista dos compositores observando os tempos verbais na letra da música.
  6. 6. Objetivos específicos → Ler e compreender texto/canção em Língua Inglesa; → Analisar os tempos verbais na letra da canção; → Relacionar a imagem com o texto e com as músicas; → Trabalhar com os programas Audacity e Movie Maker; → Produzir uma poesia em grupo; → Produzir um vídeo com a poesia do grupo.
  7. 7. O convívio com a música favorece o prazer da leitura do texto poético e sensibiliza para a produção dos próprios textos poéticos. Letras de música abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçadas pela repetição de trechos ou palavras que nos remetem à sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. Introdução
  8. 8. Por meio da história vivida ou imaginária a poesia sempre esteve presente nas canções de diversos artistas. Através da música “Viva la vida” interpretada por Coldplay, percebemos um relato da vida vivida ou sonhadora do personagem que costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada. Com essa aula vamos explorar a letra da canção e revisar as características de um bom texto poético; Produzir pequenos vídeos com gravação de trechos de músicas com auxílio dos programas Movie Maker e Audacity.
  9. 9. Preparação das aulas Providenciar cópias da letra da música e distribuir aos estudantes e reservar um dicionário de inglês- português para auxiliar na compreensão da letra. Trabalhar os programas Movie Maker e Audacity com a turma.
  10. 10. Atividades – 1ª aula1 Compreensão:  Distribuir cópias da letra da música aos alunos;  Ler a letra e observar (debater) os trechos ou cenas compreendidas pelos alunos – se for preciso, traduzir com eles alguns trechos;  Analisar se há ironia, simpatia, crítica ou bem-querer nessa canção;  Fazer uma revisão das características da poesia como gênero literário;  Ressaltar o olhar com que um bom cronista contempla a realidade, sua capacidade de captar os detalhes sugestivos no que é aparentemente banal e insípido e a surpresa lírica na qual resulta o produto final: o texto poético através de lembranças do cotidiano;  Caracterizar os personagens e o universo em que se movimentam através da letra;  Ouvir a música acompanhando a letra e cantando.
  11. 11. 2 Gramática:  Circular alguns verbos e analisar em que tempo se encontram: “I used to rule the world Simple Past Seas would rise when I gave the word […] Conditional Simple Past […] Listen as the crowd would sing […] Imperative Conditional […] And I discovered that my castles stand […]” Simple Past  Através dos verbos retomar a história da canção remetendo às características do conto.
  12. 12. 3 Compreensão através do vídeo:  Assistir o vídeo da música interpretada pela banda observando as imagens. http://www.youtube.com/watch?v=KTSG5PGCceM Atividades – 2ª aula
  13. 13. 4 Produção textual:  Dividir a turma em grupos de 3 ou 4 alunos para produzirem uma poesia em inglês relatando fatos ocorridos no cotidiano de um personagem ou um colega do grupo destacando os tempos verbais no texto.
  14. 14. 5 Produção do vídeo:  Depois de corrigido o texto, escolher uma música em inglês que se identifique com a poesia do grupo; Procurar imagens que se identifiquem para construírem um vídeo com essa história.  Os grupos podem utilizar o programa Audacity para extraírem trechos da música e se preferirem para gravar a leitura desta poesia em seus vídeos. Atividades – 3ª aula
  15. 15. Atividades – 4ª aula 6 Apresentação:  Depois de concluído os vídeos, cada equipe fará a apresentação de seu trabalho à turma em sala de aula. Podendo também ser apresentado para outras turmas da escola.
  16. 16. Avaliação Será feita durante as aulas através da compreensão, do desempenho e criatividade do trabalho em equipe nas atividades realizadas e da participação dos alunos.
  17. 17. Anexos: Música Viva la vida – Coldplay Vídeo Coldplay
  18. 18. Viva a vidaI used to rule the world Seas would rise when I gave the word Now in the morning and I sleep alone Sweep the streets I used to own I used to roll the dice Feel the fear in my enemy's eyes Listen as the crowd would sing "Now the old king is dead! Long live the king!" One minute I held the key Next the walls were closed on me And I discovered that my castles stand Upon pillars of salt and pillars of sand Eu costumava dominar o mundo Oceanos se abriam quando eu ordenava as palavras Agora pela manhã durmo sozinho Varro as ruas que já foram minhas Eu costumava jogar os dados Sentir o medo nos olhos dos meus inimigos Ouvir enquanto a multidão cantava: “Agora o velho rei está morto! Vida longa ao rei!” Em um minuto eu detinha a chave No outro as paredes se fechavam contra mim E eu descobri que meus castelos se apoiavam Sobre pilares de sal e pilares de areia
  19. 19. Vídeo - Coldplay

×