Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015

1,272 views

Published on

Anos 70 - A década Antimoda.
A década dos exageros.

Published in: Design
  • Be the first to comment

A moda anos 70 rose mary sena guedes senac 2015

  1. 1. Moda Anos 70 A DÉCADA ANTIMODA
  2. 2. Acontecimentos na época Crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos à recessão; Crescimento na economia de países como o Japão. Movimento da defesa do meio ambiente; Crescimento das revoluções comportamentais da década anterior; Alguns consideravam"era do individualismo". Jovens, brasileiro, idealistas radicalizaram a sua luta política ingressando na clandestinidade para combater o regime militar. O feminismo conseguiu avanços diminuindo a desigualdade entre homens e mulheres. Direitos das minorias, a luta contra o racismo, o combate à censura, etc.
  3. 3. Influencia da Musica na Moda Como o psicodelismo proporcionado pelas músicas dos Beatles, do Pink Floyd e do Yes estava na moda, as roupas ganharam muitos desenhos e cores psicodélicas, deixando a moda muito colorida. Os coletes de couro ou de jeans eram muito utilizados, assim como franjas e flores. Por isso, o estilo romântico também dominou as passarelas nessa década.
  4. 4. A década de 70 foi uma das mais ricas em termos de cultura na história da moda Quando se fala em anos 70, a maioria das pessoas pensa em batas, cabelos longos e calças bocas- de-sino. Porém, essa década foi muito mais rica. Seu início herdou a estética hippie dos anos 60 e presenciou o surgimento do glam rock e a ascensão do black power. Seu final viu o boom das discotecas e o estouro do punk e do new wave, que formariam as bases da década de oitenta. .
  5. 5. Visual hIPPie – Itens Fashions O início da década de setenta foi uma continuação do pensamento e da estética hippie surgidos nos anos anteriores. As batas e os vestidos indianos, as calças boca-de-sino e todos os elementos que compunham o visual hippie se popularizaram cada vez mais, virando itens fashion.
  6. 6. Ícones da moda dos anos 70 Apesar de grandes nomes desse movimento, como Janis Joplin e Jimi Hendrix, terem morrido justamente no ano de 1970, e Jim Morrison, em 1971, essas personalidades continuaram a inspirar jovens do mundo inteiro na maneira de se vestir e de se comportar. Outra grande influência foi banda de rock Led Zeppelin, que reinou soberana durante toda a década, misturando a estética hippie com o rock n’roll.
  7. 7. Ícones da moda dos anos 70 Em 1972, David Bowie lança o álbum Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, noz shows, ele usava roupas brilhosas, cabelo vermelho e muita maquiagem, iniciando o movimento andrógeno que se espalharia pela Europa e pelos Estados Unidos. Um dos maiores ícones da moda dos anos 70 foi a atriz americana Farrah Fawcett, do famoso seriado de TV ”As Panteras”. Com cabelo loiro esvoaçante, pele bronzeada e largo sorriso, era o ideal de beleza. Sua imagem representava saúde e juventude, dois fatores muito valorizados na época.
  8. 8. Filmes e Novelas influenciando a Moda Em 1977 foi lançado o filme Os Embalos de Sábado à Noite, fazendo explodir o movimento “discoteque” e lançando John Travolta ao estrelato. O conjunto de paletó e calça branca usado pelo ator em uma das cenas mais famosas do filme virou hit instantâneo. No Brasil, a moda das discotecas tornou-se popular através da novela Dancin' Days, de 1978. Júlia, a personagem vivida pela atriz Sônia Braga, ditava as tendências das meias soquete usadas com sandália e das roupas metalizadas.
  9. 9. Jeans e os anos 70 O mercado dos jeans e roupas esportivas cresceu bastante também em territórios brasileiros, principalmente por conta das novelas que ditavam – e ainda ditam – regras de moda e comportamento. A ecologia ganha aqui uma importância que faz a indústria procurar fibras naturais para os tecidos e materiais sintéticos para substituir as peles e poupar os animais. O jeans, curiosamente, ganhou mais sofisticação ao ter um aspecto mais gasto e relaxado graças aos novos processos tecnológicos e acabamento. O brim, que passou a ser chamado de denim, tinha agora uma popularidade democrática, que atingia moda masculina, feminina e infantil de todas as classes sociais.
  10. 10. Estilos e cores que marcaram a época  Colares de contas, miçangas e bijuterias étnicas faziam parte do estilo hippie.  Saias e calças com cintura baixa usadas com cintos largos ou com cintos de penduricalhos.  Estampas florais, pucci e psicodélicos marcaram presença nas roupas femininas e masculinas dos anos 70. Emilio Pucci, 1969
  11. 11. Acessórios que marcaram a época  Roupas artesanais, materiais naturais e tinturas caseiras para customizar as roupas.  Bolsas de crochê ou com franjas com alças ou a tiracolo eram indispensáveis no visual hippie.  Botas de camurça e sandálias estilo plataforma. "O look hippie começou como um modo de afirmação política – uma espécie de antimoda – mas logo se tornou a própria moda"
  12. 12. Clipe com a música Age Of Aquarius (Era de Aquário) do filme Hair (1979), legendado em português https://www.youtube.com/watch?v=4Cq8qKk2aSM &feature=youtu.be ESPECIAL MODA, DO FUNDO DO ARMARIO, 2000. Fernanda Mayer. Disponível em: < http://almanaque.folha.uol.com.br/clip.htm> Acesso em 08 abril 2015 MODA ANOS 70 – DECADA DA MODA, 2015. Amanda Brandão. Disponível em: < http://nadafragil.com.br/moda-anos-70-decadas-da-moda/> Acesso em 10 bril 2015 A ROUPA DOS ANOS 70, 2015. Samantha Mahawasala. Disponível em: <http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/anos-70/> Acesso em 06 bril 2015 MODA HISTÓRIA, 2012. Daniela Soukup. Disponível em: < http://modahistoria.blogspot.com.br/2012/08/anos-70.html > Acesso em 14 abril 2015

×