Aprendendo a trabalhar com editor de textos cópia

1,355 views

Published on

Published in: Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aprendendo a trabalhar com editor de textos cópia

  1. 1. APRENDENDO A TRABALHAR COM EDITOR DE TEXTOS NTE/16ª CRE – BENTO GONÇALVES
  2. 2. O QUE É UM EDITOR DE TEXTO Editor ou um processador de texto é um aplicativo que serve para escrever e editar qualquer tipo de texto, desde uma carta até um currículo para procurar emprego. É uma ferramenta que nos ajuda a preparar e a dar uma forma mais agradável e organizada ao texto.
  3. 3. Formas de Editar um Texto Há diferentes maneiras de editar um texto, tudo depende do suporte textual, da estrutura do texto e especialmente do público-leitor a quem ele se destina. Por exemplo: os leitores de um jornal estão acostumados a ler as informações formatadas em colunas, a ver várias chamadas entre as matérias e outras características típicas desse suporte textual.
  4. 4. Exemplos: JORNAL CURRÍCULO
  5. 5. Tipos de Existentes: Editores de texto livres: programas gratuitos – software livre: podem ser baixados pela Internet, instalados e usados no computador. Os mais conhecidos são o Libre Office, o Writer, AbiWord São uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.
  6. 6. Editores de texto pagos (programas proprietário): o usuário paga pela sua licença de utilização. Exemplo: Word (Windows) Editor de Texto on-line: programa para ser utilizado diretamente na internet. Exemplo Google Docs. Editor de Texto off-line: programa para ser usado fora da internet (Word, Writer, Libre Office...)
  7. 7. Microsoft Word É um dos processadores de textos mais conhecidos e utilizados em microinformática.
  8. 8. Roteiro para elaboração de doc. 1. Acessar o pacote Microsoft Word – abrir o Word Menu Principal • • • • • Arquivo Página Inicial Inserir Layout de Página Referências Correspondências Revisão Exibição Suplementos
  9. 9. Roteiro... 2. Clicar em “Layout de Página” - Clicar em “Orientação” (escolher retrato ou paisagem) - Clicar em “Tamanho” (escolher A4) - Clicar em “Margens” – margens personalizadas (escolher o padrão) : - Superior 3 - Inferior 2 - Esquerda 3 - Direita
  10. 10. 3. Digitar o texto O MOUSE Um mouse é um negocinho de plástico liso que parece um sabonete”. Ele fica sobre uma esfera e o seu rabo conecta-se com a parte traseira do PC. Quando você movimenta o mouse pela mesa, ele informa sua posição atual através do seu fio ligado ao micro. Movendo o mouse na mesa, você move uma seta correspondente na tela (cursor). Você pode sacudir o mouse em círculos para ver a seta criar espirais. Ou, para ser prático, pode posicionar a seta sobre um ícone e clicar o botão do mouse para controlar o Windows Texto do Livro: “Windows 95 para Leigos”
  11. 11. Salvar o texto - Criar uma pasta para guardar os textos; Clicar em Arquivo Clicar em “salvar como” - Na caixa que abre, localizar a pasta criada e dar nome ao arquivo de texto. Ou - Criar uma pasta na Área de Trabalho e depois salvar o documento.
  12. 12. Formatar o texto - - Centralizar o título Opcional: colocar negrito no título, mudar a cor, aumentar a fonte... Alinhar o nome do autor na margem direita Selecionar todo texto Escolher a letra, tamanho
  13. 13. Ainda com o texto selecionado: - Em página inicial, parágrafo – clicar na seta à direita (lado direito)
  14. 14. Na tela que abre, clicar em “recuos e espaçamentos” e marcar: - Em Alinhamento, selecionar “justificado”; - Em espaçamento, colocar em antes: 0 e depois: 0; - Em “Especial”, selecionar “primeira linha” e, ao lado, colocar os cms (entre 1,5 e 2cm); - Em Espaçamento entre Linhas, colocar 1,5 cm; - Clicar em OK.
  15. 15. Definir uma fonte padrão - Clicar em Página Inicial; Clicar na seta (canto esquerdo) em Fonte
  16. 16. Escolher a letra, estilo da fonte e tamanho; Clicar em “Definir como padrão” Na próxima caixa, marcar “todos documentos baseados no modelo Normal” Clicar em OK.
  17. 17. LEMBRETE A cada alteração, clicar em salvar (arquivo) ou no ícone representado por um disquete (acima da palavra arquivo)
  18. 18. Créditos Tutorial elaborado por Marta Rocha Formadora em TecEdu NTE/16ª CRE – Bento Gonçalves Av. Pres. Costa e Silva, 115, bairro Planalto, 95700-000 | Bento Gonçalves | RS Fone: (54) 3451-8994 E-mail: nte-bentogoncalves@educacao.rs.gov.br Blog: http://ntebentogoncalves.blogspot.com

×