Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cultura das mídias

1,019 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Cultura das mídias

  1. 1. Lúcia Santaella
  2. 2.  O desenvolvimento estratégico das tecnologias de informação e comunicação estão provocando profundas reflexões e mudanças em todas as esferas da sociedade. Toda essa dinâmica, bem como a explosão das redes informacionais influenciam expressivamente as formações socioculturais.
  3. 3.  Para melhor compreensão dessas transformações, Santaella considera uma divisão das eras culturais em seis tipos de formações, a saber: cultura oral; cultura escrita; cultura impressa; cultura de massas; cultura das mídias; cultura digital.
  4. 4.  Desde os primórdios da civilização humana, vivenciamos a experiência da evolução e, por conseguinte, o surgimento da ciência e da tecnologia. No entanto, não devemos julgar que as transformações culturais são devidas apenas ao advento de novas tecnologias e novos meios de comunicação e cultura. O desenvolvimento da linguagem, os tipos de signos que circulam nesses meios, os tipos de mensagens, códigos e processos de comunicação que deles se originam é que são os verdadeiros responsáveis pelo advento de novos ambientes sociais.
  5. 5.  A ênfase que se costuma colocar nos meios e nas mídias tende a ocultar algumas determinações. Dentre elas, está a linguagem, a qual é preponderante à comunicação e à cultura. linguagem comunicação cultura
  6. 6.  Nesse contexto, mídias são meios, ou seja, suportes materiais, canais físicos, tecnologias que não teriam sentido se não fossem as mensagens que nelas se configuram. Com efeito, o meio é a mensagem [McLuhan, 1964]. Em outras palavras, a mensagem é determinada muito mais pelo veículo que a transita do que pelas intenções de seu autor.
  7. 7. As eras culturais não são períodos linearesque se delimitam historicamente. Pelocontrário, entre elas existe uma relaçãocumulativa e de complexificação. Issosignifica que as mídias vão integrandonovas formações comunicativas eculturais, provocando reajustes erefuncionalizações.Ex.: com o surgimento da internet e do e-mail, nãodeixamos de escrever e enviar cartas, convites e outrascomunicações impressas.
  8. 8. A sociedade contemporânea é marcada por inúmerosavanços tecnológicos. Esses avanços vão desde acomunicação oral e escrita até a produção deequipamentos eletrônicos de última geração, tais como:computadores, celulares, aparelhos de som, TV e DVD,além de mecanismos da robótica que constituem, porexemplo, aparatos da medicina moderna e o serviço deinteligência da polícia.No entanto, é ingênuo se referir a todo o complexocontexto atual sob o nome de “cultura midiática”. Épreciso considerar as convergências e distinções entrecultura de massas, cultura das mídias e cultura digital.
  9. 9. Nesse cenário de mudanças, as novas relaçõesentre a tecnologia e os humanos se tornarambastante complexas. A tecnologia penetra noseventos de maneira inevitável, influenciandotoda a cultura contemporânea –trabalho, arte, ciência , educação, enfim, todagama de interações sociais.Contudo, considera-se que as máquinas vãoficar cada vez mais parecidas com o serhumano, e não o contrário.
  10. 10. Aluna: Marta Fonseca de BritoUniversidade Federal de GoiásUniversidade Aberta do Brasil Polo Jussara

×