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PROJECTO DE SEARCH ENGINE MARKETING - FLAG

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PLANO DE SEARCH ENGINE MARKETING - SEO/SEA/ADWORDS

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PROJECTO DE SEARCH ENGINE MARKETING - FLAG

  1. 1. João Gil – Junho 2017 Projecto de SEM Projecto de SEM “A Casa da Reina”
  2. 2. A Casa da Reina – Projecto de SEM 2 Índice 1. Apresentação da Empresa 1.1 Marca 1.2 Missão e Visão 1.3 Presença Digital 1.4 Equipa 1.5 Análise Externa e Interna 1.6 Definição de Mercados
  3. 3. A Casa da Reina – Projecto de SEM 3 Índice 2. Resumo Estratégico 2.1 Target 2.1.1 Personas 2.1.2 Reason to Believe 2.2 Estratégia 2.2.1 Introdução do Mkt. Digital na Organização 2.2.2 Como atrair o Mercado 2.2.3 Why will it work? 2.2.4 Acrescentar valor on-line
  4. 4. A Casa da Reina – Projecto de SEM 4 Índice 3. Objectivos e ROI 3.1 Definição de métricas por cada canal e iniciativa 3.2 Definição de objectivos genéricos 3.3 Definição de objectivos de cada canal e impacto para o negócio a curto e longo prazo 4. SEO – O que está errado e proposta de reestruturação 3.1 On-Page SEO Audit 3.2 Off-Page SEO Audit 3.3 Análise da Concorrência 3.4 Proposta de reestruturação
  5. 5. A Casa da Reina – Projecto de SEM 5 Índice 5. Google Adwords 5.1 Ingrediente nº1 – Procura do produto e consistência das palavras- chave 5.2 Ingrediente nº2 – Max CPC 5.3 Ingrediente nº3 – Unique selling proposition e correcta montagem das campanhas (Search e Display) 6. Google Analytics 6.1 Objectivos do Site 6.2 KPI´s e respectivas métricas visualizadas no Google Analytics 6.3 Match de Objectivos com os KPI´s 6.4 Activar a vertente e-Commerce 6.5 Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina
  6. 6. A Casa da Reina – Projecto de SEM 6 Índice 7. CONCLUSÃO
  7. 7. A Casa da Reina – Projecto de SEM 7 Apresentação da Empresa
  8. 8. A Casa da Reina – Projecto de SEM 8 Apresentação da Empresa - Marca O projecto “Casa da Reina” nasceu em 1992, quando a Família Lima, proprietários da mesma desde a sua construção em 1744, procedeu à remodelação da mesma. De modo a respeitar o traço e as características inerente às casas típicas da região, foram utilizados materiais específicos da zona utilizados na construção das casas. Não só foi renovada esta habitação secular, como também lhe foi acrescentado todo o tipo de comodidades das casas actuais. Em 2004, após todas as reabilitações terem sido dadas como concluídas, a Casa da Reina abriu então ao público.
  9. 9. A Casa da Reina – Projecto de SEM 9 Apresentação da Empresa - Marca É uma área extensa com cerca de 10000 m2 de área totalmente murada, dos 7000 m2 são destinados à vinha. Este recurso natural precioso permitiu então à casa não só dedicar-se ao ramo de hotelaria como também à produção de vinho biológico. A Casa da Reina encontra-se então no epicentro de uma zona rica em locais de interesse turístico: kms de Viana do Castelo e a 2 kms da Praia da Amorosa, a 25 km de Ponte de Lima e de Caminha e a 35 minutos do Porto. .
  10. 10. A Casa da Reina – Projecto de SEM 10 Apresentação da Empresa - Marca • A marca “Casa da Reina” invoca familiaridade, amor às nossas raízes nortenhas e acima de tudo o redescobrir de tradições e valores que com a passagem do tempo tendem a ser esquecidos; • Prima pela excelente experiência gastronómica que proporciona aos seus hóspedes, com todos os tipos de pratos tradicionais do Alto Minho; • São utilizados em muitos dos produtos confeccionados, ingredientes que são cultivados na própria Casa; • Tem a sua própria marca de vinho biológico; • Apesar do aspecto rústico das instalações, estas usufruem de todo o tipo de comodidades e conforto dos tempos modernos; • Os anfitriões da casa são pessoas extramente prestáveis e encantadoras, o que acaba por atribuir um certo valor ao serviço, tendo já fidelizado diversas famílias.
  11. 11. A Casa da Reina – Projecto de SEM 11 Apresentação da Empresa – Missão e Visão • A marca “Casa da Reina” tem como missão oferecer a todos os seus hóspedes uma experiência muito completa de lazer, não só pelo espaço em si mas sim também pelos pequenos cuidados que os gerentes têm com os mesmo. A simpatia dos donos desta antiga casa minhota associada a uma experimentação gastronómica do outro mundo, tudo englobado por todo o conforto da actualidade faz com que esta casa de turismo rural seja uma óptima escolha das diversas existentes na mesma região. • Como visão, a “Casa da Reina” pretende tornar-se uma referência do turismo rural em Viana do Castelo pelo seu atendimento personalizado com os seus hóspedes, produtos biológicos e hospitalidade característica dos anfitriões.
  12. 12. A Casa da Reina – Projecto de SEM 12 Apresentação da Empresa – Presença Digital • O website da “Casa da Reina” é um dos touchpoints mais sondados pelos interessados, após esta ter sido encontrada através do Booking e/ou Top Rural; • O website de uma forma geral necessita de reformulação de modo a melhorar o user experience do potencial hóspede, especialmente no secção das reservas; • A inexistência de um meio de pagamento totalmente directo para os hóspedes através do site também é algo que convinha ser agregado ao mesmo, de modo a simplificar o acto de reserva e evitar que os titulares do negócio tenham de pagar comissão a sites de booking;
  13. 13. A Casa da Reina – Projecto de SEM 13 Apresentação da Empresa – Presença Digital • Apenas uma das três redes sociais agregadas ao site é que está a ter algum dinamismo e actividade em termos de conteúdo (Facebook). As duas cuja a actividade é inexistente devem ser suprimidas; • A secção “Loja” não está bem estruturada o que torna a possibilidade de venda on-line um processo moroso e complexo para os clientes; • O conteúdo das secções de “Turismo Rural” e “A vinha” em termos de diversificação e estruturação da informação, tem muito mais potencial do que presentemente exibe.
  14. 14. A Casa da Reina – Projecto de SEM 14 Apresentação da Empresa – Presença Digital • Facebook com data de abertura da página a 1 de Janeiro de 2015 e possui até à data cerca de 710 seguidores e 717 likes; • Instagram com data de abertura da página a 4 de Junho de 2015 e possui até à data cerca de 169 seguidores e 66 publicações; • Twiter com data de abertura da página a 31 de Dezembro de 2014 e possui até à data 4 tweets e 1 follower; • Google +, contudo aqui verifica-se um “pequeno” problema: a página está duplicada sendo a mais antiga em Dezembro de 2014 e a mais recente de Abril de 2015, a primeira com 2 followers e a segunda com 5.
  15. 15. A Casa da Reina – Projecto de SEM 15 Apresentação da Empresa – Equipa • A equipa da “Casa da Reina” é constituída por 3 pessoas: o casal Cristiano e Cecília Monte Lima e mais uma pessoa contractada para dar apoio nas lides da propriedade assim como também no atendimento aos hóspedes. O Cristiano e a Cecília desempenham funções que abrangem tudo desde a manutenção da propriedade até à contabilidade passando também por alguma criação de conteúdos para as redes sociais e o contacto com os hóspedes quer directo ou via telefone/redes sociais. • O website é gerido por uma equipa externa contratada para a criação e manutenção do mesmo. Contudo a sua situação actual é bastante frágil em termos de optimização, não está associado ao Google Analytics para o rastreamento de dados e a sua estrutura necessita de uma reformulação total.
  16. 16. A Casa da Reina – Projecto de SEM 16 Apresentação da Empresa – Análise Interna e Externa INTERNAL FACTORS STRENGTHS (+) WEAKNESSES (–) EXTERNAL FACTORS OPPORTUNITIES (+) THREATS (–) • Forte relação entre anfitriões e hóspedes; • Decoração exclusiva da casa: antiga, de família e tipicamente minhota; • Associação da produção biológica de vinho ao negócio de bed & breakfast tem atraído imensos vistantes; • História da casa: o vínculo familiar e emocional; • Anfitriões jovens em frente de projecto inovador é alvo de muitos elogios por parte dos hóspedes; • Boa localização: excelentes acessos a estradas e auto-estradas, num raio de 60km o hóspede tem um leque enorme de locais para visitar. • A ausência de ar condicionado por vezes representa um problema, especialmente no Verão, conforme fora verificado no ano transacto; • Dado que é um serviço Bed & Breakfast, quando os hóspedes chegam a determinadas horas e pretendem comer algo, não existe a disponibilidade imediata de refeições; • Falta optimização da presença a nível de redes sociais; • Falta de condições para prática desportiva; • Falta de actividades. • Aumento da procura de turismo a norte de Portugal; • Crescente interesse nos produtos biológicos; • As festas religiosas de Viana do Castelo, região onde a “Casa da Reina” está localizada, é um óptimo chamariz turístico. A Romaria da Nossa Senhora d´Agonia, considerada como a “Romaria das Romarias” atrai um número elevado de visitantes não só portugueses como estrangeiros. • Casas ilegais de turismo rural; • Aumento do número de casas de alojamento local cujo licenciamento e burocracia é mais acessível do que as casas de turismo rural; • Aumento dos impostos em certas áreas no negócio do turismo rural; • O excesso de burocracia envolvido neste tipo de actividades representa um grande entrave ao desenvolvimento.
  17. 17. A Casa da Reina – Projecto de SEM 17 Apresentação da Empresa – Definição de Mercados O mercado-alvo da “Casa da Reina” resume-se a indivíduos com idades a rondarem os 50 anos para a frente, com educação superior e diferenciada. A razão pela qual escopo etário encontra-se nesta idades deve-se ao facto de muitas desta pessoas partilharem um passado repleto de vivências de tempos que já lá vão, vivências estas que a Casa da Reina preservou. O saudosismo tem um grande peso neste tipo de público-alvo. Entretanto o padrão modificou-se um pouco e a juntar-se a este tipo de público-alvo, juntou-se um mais novo constituído por jovens casais alguns deles já acompanhados de filhos, quer portugueses ou estrangeiros. Começa a surgir um terceiro tipo de público-alvo: turistas interessados na parte da agricultura biológica e os peregrinos de Santiago de Compostela. Em termos geográficos, o mercado-alvo abrange Portugal, Espanha, Alemanha e Holanda. Inglaterra começa a estar mais presente apesar do seu número ser bastante mais baixo do que dos países previamente referidos.
  18. 18. A Casa da Reina – Projecto de SEM 18 Resumo Estratégico
  19. 19. A Casa da Reina – Projecto de SEM 19 Resumo Estratégico – Target (personas)
  20. 20. A Casa da Reina – Projecto de SEM 20 Resumo Estratégico – Target (personas)
  21. 21. A Casa da Reina – Projecto de SEM 21 Resumo Estratégico – Target (personas)
  22. 22. A Casa da Reina – Projecto de SEM 22 Resumo Estratégico – Target (Reason to Belive) Conforme fora referido na missão e visão, a “Casa da Reina” pretende proporcionar muito mais que uma estadia ou um local para pernoitar. Pretende sim que os seus hóspedes se sintam envolvidos pela conforto, pelo sabor de cada prato tradicional confeccionado pelos anfitriões, pela hospitalidade e simpatia que aquela casa centenária oferece a cada um dos seus hóspedes. Casas de turismo rural na zona do Minho existem muitas, mas poucas realmente recebem os seus hóspedes como o casal Monte Lima. Cada hóspede é tratado de uma forma única e é isso que diferencia a “Casa da Reina” das restantes. “Os detalhes do passado no conforto do presente, com a hospitalidade minhota intemporal.”
  23. 23. A Casa da Reina – Projecto de SEM 23 Resumo Estratégico Estratégia :Introdução do Mkt. Digital na Organização • A nível de Marketing Digital, o principal passo irá constar na total reformulação do website; • Reactivar a secção de compras on-line dos produtos biológicos produzidos na Casa da Reina: Vinhos e Compotas (não é prioritário para já, ficará em projecto mas ainda não será aplicado na proposta de reestruturação) ; • Criar um blog cujo conteúdo estará focado em: • Artigos de foco no turismo de Viana do Castelo e eventos regionais; • Artigos de cariz gastronómico (receitas e pratos confeccionados na Casa da Reina); • Artigos de cariz prático (how to´s na área das arte manuais, dado que um dos anfitriões é bastante habilidoso); • Histórias pessoais sobre a vida e o dia-a-dia da Casa da Reina; • Visto que um dos públicos-alvo da casa são jovens família, artigos de parenting tips também é uma óptima aposta.
  24. 24. A Casa da Reina – Projecto de SEM 24 Resumo Estratégico Estratégia :Introdução do Mkt. Digital na Organização • As campanhas de Adwords também não estão esquecidas. Visto que é pretendido a total reformulação do site, o SEO por si só não vai conseguir alavancar o site. O Adwords vai então dar um boost inicial: • Duas campanhas (1 de search e 1 de display), cada campanha terá um Ad Group com dois exemplos. As campanhas terão foco na vertente gastronómica, escapadelas familiares e festas regionais; • Mais Ad Groups assim que existam dados para análise (keyword popularity e quality score);
  25. 25. A Casa da Reina – Projecto de SEM 25 Resumo Estratégico Estratégia :Introdução do Mkt. Digital na Organização • Rastreamento de dados via Google Analytics, algo que actualmente não existe; • Criar um sistema de reservas no site que não suscite dúvidas na marcação das mesmas pois o actual não funciona correctamente, se um dos objectivos é “puxar” o tráfego das reservas do booking para o site oficial, há que facilitar a vida dos utilizadores nesse sentido;
  26. 26. A Casa da Reina – Projecto de SEM 26 Resumo Estratégico - Estratégia : Como atrair o Mercado • Atrair o mercado a nível digital vai depender em pelo menos 30%, da qualidade do conteúdo escrito no blog e da partilha deste mesmo conteúdo via rede sociais. Muitos produtos e serviços ganham awareness a nível digital em diversas ocasiões pelo tipo de conteúdo que publicam nos seus blogs institucionais. As pessoas querem algo que lhes acresça valor e ao encontrarem esse valor no blog da Casa da Reina, ficaram não só satisfeito pelo que este tem a oferecer como também ficaram inteirados desta bela casa de turismo rural. • Os outros 70% dependeram inteiramente da optimização do site em termos de SEO, blog incluído.
  27. 27. A Casa da Reina – Projecto de SEM 27 • A reformulação e optimização do site e do sistema de reservas será um passo decisivo pois este é actualmente o grande handicap a nível on-line da Casa da Reina dada a sua qualidade e eficácia. O simples facto de construir algo novo, optimizado e de raiz, colocará a seu tempo o site da Casa da Reina na primeira página de resultados assim como também puxará o tráfego do booking e dos restantes sites de reservas; • As pessoas são sequiosas no toca a informação e conteúdo pertinente, especialmente se esta se tratar de informação categorizada, how to´s ou listables; • O Adwords vai dar um “push” incial. O turismo rural é algo que cada vez mais as pessoas procuram para fugir às enormes enchentes de turistas que invadem Portugal em diversas alturas do ano. Os anúncios em sintonia com o site, o blog e um bom sistema de reservas vai em muito desenvolver a presença digital da Casa da Reina. Resumo Estratégico - Estratégia : Why will it work
  28. 28. A Casa da Reina – Projecto de SEM 28 • Mais uma vez evidenciando importância da qualidade do conteúdo do blog, esta será a ferramenta número um em acréscimo de valor on-line. O site oficial da Casa da Reina não será uma mera página institucional onde as pessoas acederão para reservas e/ou informações básicas sobre a Casa, mas sim um também um foco de informação pertinente em áreas que o seu público-alvo tem interesse, por outras palavras, inbound marketing. Resumo Estratégico Estratégia : Como acrescentar valor on-line?
  29. 29. A Casa da Reina – Projecto de SEM 29 Objectivos e ROI
  30. 30. A Casa da Reina – Projecto de SEM 30 CANAL 1 – SEO PERÍODO DE ANÁLISE – 6 a 8 meses MÉTRICAS RELEVANTES • Website visits; • Conversions (Reservas); • Keyword Ranking; • Link Metrics (Pagerank) CANAL 2 – SEA PERÍODO DE ANÁLISE – 1 a 2 meses (ciclicamente) MÉTRICAS RELEVANTES • Impressions; • Clicks; • Click Through Rate; • Conversions Objectivos e ROI - Definição de métricas por cada canal e iniciativa CANAL 3 – Content Marketing (Blog) PERÍODO DE ANÁLISE – 6 a 8 meses MÉTRICAS RELEVANTES • Number of social shares; • Page Views; • Time on Page; • Number of Backlinks
  31. 31. A Casa da Reina – Projecto de SEM 31 Objectivos e ROI - Definição de objectivos genéricos • Em termos de negócio, a “Casa da Reina” tem como objectivo tornar-se uma referência do turismo minhoto, mais nomeadamente no distrito de Viana do Castelo, por outras palavras entrar no top 3 de escolha em termos de turismo rural no espaço de um ano. Dado que o turismo rural tem vindo a crescer nesta região, não tendo em conta o turismo não legalizado, a necessidade de se destacar dos demais e assegurar uma presença sólida no mercado é o objectivo nº1 da “Casa da Reina”. • Em nível de Marketing, a “Casa da Reina” quer aumentar o brand awareness em 50% e com isso aumentar o número de hóspedes, especialmente nas épocas baixas da Casa: Maio, Junho, Setembro e Outubro. Pretende um aumento de 20% em Setembro e Outubro, 30% em Junho e 50% em Maio. Também é tido como objectivo de Marketing dar a conhecer ao público um novo projecto da “Casa da Reina” que vai proporcionar mais capacidade de alojamento para permanência de curta duração, uma loja de venda dos produtos biológicos produzidos na Casa, um espaço orientado para workshops panificação e produção de compotas caseiras (assim como de qualquer outra temática por quem queira utilizar o espaço para ministrar um workshop) e por fim um núcleo museológico sobre moagem e todos os utensílios antigos associados à prática. Estes objectivos de marketing estão delineados para um ano. • Em nível de comunicação, a “Casa da Reina” pretende ter uma presença mais assente nas redes sociais em cerca de 50% superior à presença actual, onde o conteúdo partilhado é fruto de um maior grau de organização e menos esporádico como tem sido até ao momento. O tom familiar, informal e simpático que sempre fora utilizado com as pessoas nestes canais é para ser conservado e a periodicidade de resposta aos seguidores mais reduzida e regular. Para este objectivo, o tempo estabelecido para consumação do mesmo é de 6 meses a um ano.
  32. 32. A Casa da Reina – Projecto de SEM 32 Objectivos e ROI - Definição de objectivos de cada canal e impacto para o negócio a curto e longo prazo • Relativamente ao SEO, o objectivo é assegurar uma presença sólida na primeira SERP ao pesquisar por turismo rural na zona do Minho e Norte de Portugal. O estado actual da página está longe do que se pretende e apesar disso, o negócio da Casa da Reina está num bom caminho, o que significa que a curto e longo prazo a optimização do portal só vai é aumentar a procura da Casa em pelo menos 50%. Conforme fora referido anteriormente, o prazo previsto para este canal começar a dar frutos será de 6 a 8 meses. • No que toca ao SEA, o objectivo é dar um “push” ao site após a sua reformulação. O ideal seria ficar em por cima dos ads do Booking, um pouco utópico dado que o investimento da Casa da Reina para Adwords é inferior ao do Booking. Por esta mesma razão é que o objectivo principal é auxiliar o lançamento do novo site e ir ajustando os anúncios de pesquisa e display consoante a sua performance e popularidade. O prazo previsto para este canal começar a dar frutos será de 1 a 2 meses. • Por fim, a nível de content marketing, o objectivo aqui é fomentar a procura do blog pela informação útil que esta disponibilizará e como isso gerar awareness da marca “Casa da Reina”. Awareness gera engagement e com isso um aumento da probabilidade das pessoas virem a usufruir de uma estadia na Casa da Reina. O foco principal é criar ligação com os utilizadores através da partilha de conteúdo pertinente e com isso a geração de leads. O prazo previsto para este canal começar a dar frutos será de 6 a 8 meses.
  33. 33. A Casa da Reina – Projecto de SEM 33 SEO – O que está errado e proposta de reestruturação
  34. 34. A Casa da Reina – Projecto de SEM 34 On-Page SEO Audit • O site da Casa da Reina no seu estado vigente, conforme fora referido previamente, é preferível que seja totalmente reformulado de raiz. Optimizar algo que de origem não se encontra na melhor das situações é investimento e tempo gastos. Contudo foi feita uma auditoria base ao site de forma a expor o leque de erros que o site actualmente apresenta. • Um juízo ao aspecto visual/gráfico e UX do site será também levado a cabo, mas antes apresentaremos os erros a nível de On-Page SEO.
  35. 35. A Casa da Reina – Projecto de SEM 35 On-Page SEO Audit Page Titles As palavras-chave associadas ao site são as seguintes: turismo, rural, biológico, vinho, férias, escapadas, fim-de-semana, romantico, alojamento. Não existe uma grande conformidade na escrita das page titles e as keywords utilizadas. Existem sim page titles com algumas palavras-chave incorporadas, mas devia existir uma maior combinação entre as duas vertentes e um maior número de long tail keywords. Missing – Todas as páginas contêm title tags; Duplicate – Cada página ter a sua unique tag é o objectivo aqui, contudo existem 4 páginas com o title tag “Casa da Reina - Casa da Reina”, 12 páginas com “Compotas”, 12 páginas com “Vinhos”, 2 com “Casa da Reina – Home” e 3 com “Vinhos : vinho branco verde”; Over 65 Characters – Nada a apontar neste caso, positivo; Below 30 Characters – Neste ponto temos cerca de 40 páginas dos 30 caracteres, nesta situação está-se a perder uma oportunidade em preencher o title tags com keywords pertinentes do negócio para os motores de busca e pessoas; .
  36. 36. A Casa da Reina – Projecto de SEM 36 On-Page SEO Audit Page Titles Same as H1 – Apenas metade das páginas do site contêm o H1 similar ao title tag, todas as páginas deveriam estar neste situação; Multiple – Neste caso todas as páginas têm apenas um title tag, o que é a abordagem correcta, nada a apontar; Below 200 px – Mesma interpretação que Below 30 Characters; Over 571 px – Mesma interpretação que Over 65 Characters
  37. 37. A Casa da Reina – Projecto de SEM 37 On-Page SEO Audit Meta Description As palavras-chave associadas ao site são as seguintes: fim de semana romantico, fim de semana romântico, turismo rural norte, casas turismo rural, turismo rural Portugal, fim de semana romantico low cost, fim de semana romântico low cost, ferias norte portugal, férias norte portugal, escapadelas fim de semana, turismo rural minho. Não está esquecido logicamente as palavras “casa da reina” no leque de palavras-chave que se querem associar ao site, mas para já as referidas anteriormente são as mais importantes pois são por elas que o público-alvo que desconhece a casa, pesquisa. Não existe uma grande conformidade na escrita das meta descriptions e as keywords utilizadas. Existem sim meta descriptions com algumas palavras-chave incorporadas, mas devia existir uma maior combinação entre as duas vertentes e um maior número de long tail keywords.
  38. 38. A Casa da Reina – Projecto de SEM 38 On-Page SEO Audit Meta Description Missing – Não existem páginas sem meta description; Duplicate – 43 páginas com a mesma meta description “Turismo rural e vinho de produção biológica em Viana do Castelo”, 2 com “parceiros com atividades desportivas de natureza e radicais” e 3 com “vinho branco verde Vinhos pequena descrição”, o ideal é que cada página contenha uma única meta description; Over 156 Characters – Nenhum meta description com mais de 156 caracteres, positivo; . Below 70 Characters – Cerca de 48 páginas com menos de 70 caracteres de meta description, o que indica fraca optimização da mesma. Utilizar palavras-chave de valor ao negócio da página de forma a completar mais a meta description é o mais aconselhado; Multiple – Não existem páginas com mais que uma meta description; Over 930 px – Mesma interpretação que Over 156 Characters; Below 400 px – Mesma interpretação que Below 70 Characters .
  39. 39. A Casa da Reina – Projecto de SEM 39 On-Page SEO Audit H1 e H2 As palavras-chave associadas ao site são as seguintes: Vinho biológico, férias norte portugal, escapadelas, fim de semana romantico, alojamento caminho de santiago, turismo rural ponte de lima, turismo rural viana do castelo, turismo rural minho, turismo rural norte, casas turismo rural, turismo rural gastronomia, turismo rural romarias. Não existe uma grande conformidade na escrita dos h1/h2 e as keywords utilizadas. Existem sim h1/h2 com algumas palavras-chave incorporadas, mas devia existir uma maior combinação entre as duas vertentes e um maior número de long tail keywords.
  40. 40. A Casa da Reina – Projecto de SEM 40 On-Page SEO Audit H1 E H2 Missing – Existem cerca de 18 páginas sem h1 e 29 sem h2. A correcção nesta situação seria então escrever um h1 para cada uma das páginas assim como h2, e incorporar as palavras-chave se possível; Duplicate – 12 h1 duplicados para “compota”, outros 12 para “vinhos” e por fim 3 h1 repetidos para “vinho branco verde”. 3 h2 para “Viana do Castelo” e 13 h2 para “vinho branco verde”; Over 70 Characters – Nada a apontar aqui, positivo; Multiple – Não existem páginas com múltiplos h1 e uma página com 2 h2. .
  41. 41. A Casa da Reina – Projecto de SEM 41 On-Page SEO Audit Response Codes Nesta secção apenas serão referidos os códigos de redireccionamento 3xx, os erros 4xx e 5xx. 3xx – Existem cerca de 8 códigos 301 de redireccionamento permanente, um 302 temporário e um 303; 4xx – Um 400 bad request e um 404 de componente não encontrada, este último se convertido num 301 ficará com o problema resolvido; 5xx – Três erros 500, dois erros de sintaxe de código e um em que a property template tag não existe. .
  42. 42. A Casa da Reina – Projecto de SEM 42 On-Page SEO Audit Images Over 100 kb – Apesar do número de imagens com tamanho superior a 100 kb ser relativamente baixo (7), optimizá-las no sentido de aumentar a sua velocidade de carregamento na página só vai abonar a favor do UX assim como também melhorará em o ranking do site; Missing alt text – 7 imagens sem alt text, convém que cada imagem tenha um descritivo de modo a acrescentar valor à página a que está associada ; Alt text over 100 characters – Não existem imagens com alt texto superior a 100 caracteres. URI Os URL´s são excessivamente longos, há que encurtá-los e introduzir as palavras-chave associadas ao site e à página em questão. Non ASCII Characters – Nada a apontar, positivo. Underscores – Esta é uma contagem do número de URLs que contém underscores. O consenso geral é que os traços são mais fáceis para os usuários ler e entender do que underscores. Existem cerca de 25 URL´s com underscores, mas este ponto é benigno para a análise SEO.
  43. 43. A Casa da Reina – Projecto de SEM 43 On-Page SEO Audit URI Upperscores – O ideal em termos de SEO é utilizar sempre letras minúsculas ao definir o seu URL, neste caso existem cerca 13 URL´s com letras maiúsculas incorporadas. Duplicate – Nada a apontar, positivo. Parameters – O ideal seria utilizar um URL estático para evitar problemas de indexação por parte do Google, foram contabilizados neste caso 17 URL´s nesta condição. Over 115 characters – Na realidade, apenas existem 2 URL´s nessa situação, contudo a nível geral e conforme fora mencionado anteriormente, os restantes URL´s apesar de não baterem na marca dos 115 caracteres, estão muito próximos pelo que seria ideal encurtá-los a todos. . .
  44. 44. A Casa da Reina – Projecto de SEM 44 On-Page SEO Audit W3 Validator (https://validator.w3.org/) Relativamente a erros de código, são detectados cerca 3 erros menores de código e 5 avisos para suprimir um determinado atributo no código por este se encontrar obsoleto. Não são erros graves contudo por uma questão de uniformização, convém que o programador os corrija.
  45. 45. A Casa da Reina – Projecto de SEM 45 On-Page SEO Audit Google Insights – Mobile friendly test (https://search.google.com/test/mobile-friendly) A página http://www.casadareina.com/index.php/pt/ é mobile-friendly, contudo a sua estrutura e usabilidade dificultam a sua navegação tanto em desktop como em telemóvel ou pc/laptop.
  46. 46. A Casa da Reina – Projecto de SEM 46 On-Page SEO Audit Google Insights – PageSpeed test (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/) Relativamente ao teste de velocidade do site, a nível de mobile tem uma prestação má (38/100), o que acontece igualmente em PC (35/100). A razão deste resultado deve-se em muito à falta da optimização das imagens, o que já fora referido na análise feita com o Screaming Frog.
  47. 47. A Casa da Reina – Projecto de SEM 47 On-Page SEO Audit Google Insights – PageSpeed test (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/) Optimizar imagens Formatar e comprimir adequadamente imagens pode poupar muitos bytes de dados. Segue-se a listagem de erros, tanto para mobile como para PC.
  48. 48. A Casa da Reina – Projecto de SEM 48 On-Page SEO Audit Google Insights – PageSpeed test (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/) Tirar partido da colocação em cache do navegador Definir uma data de validade ou uma idade máxima nos cabeçalhos HTTP para recursos estáticos instrui o navegador para carregar os recursos previamente transferidos a partir do disco local e não através da rede.
  49. 49. A Casa da Reina – Projecto de SEM 49 On-Page SEO Audit Google Insights – PageSpeed test (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/) Dar prioridade a conteúdo visível A página necessita de acções de ida e de volta adicionais da rede para processar o conteúdo visível. Para um melhor desempenho, reduza a quantidade de HTML necessária para processar esse conteúdo.
  50. 50. A Casa da Reina – Projecto de SEM 50 On-Page SEO Audit Google Insights – PageSpeed test (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/) Eliminar JavaScript e CSS de bloqueio de conversão no conteúdo na parte superior A sua página tem 15 recursos de script de bloqueio e 14 recursos de CSS de bloqueio. Isto provoca um atraso na conversão da página.
  51. 51. A Casa da Reina – Projecto de SEM 51 On-Page SEO Audit Google Insights – PageSpeed test (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/) Reduzir tempo de resposta do servidor No nosso teste, o seu servidor respondeu em 0,49 segundos. Existem muitos factores que podem abrandar o tempo de resposta do servidor.
  52. 52. A Casa da Reina – Projecto de SEM 52 On-Page SEO Audit Google Insights – PageSpeed test (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/) Reduzir CSS Compactar códigos CSS pode poupar muitos bytes de dados e acelerar os tempos de transferência e análise.
  53. 53. A Casa da Reina – Projecto de SEM 53 On-Page SEO Audit Google Insights – PageSpeed test (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/) Reduzir JavaScript Compactar o código JavaScript pode poupar muitos bytes de dados e acelerar os tempos de transferência, análise e execução.
  54. 54. A Casa da Reina – Projecto de SEM 54 Off-Page SEO Audit Off-Page SEO resume-se ao trabalho investido para que o site ganhe credibilidade, aumentando a qualidade dos inbound links ao nosso site e à construção de uma presença sólida nas redes sociais. Acaba por ser um trabalho de relações públicas on-line, e embora soa fácil comparativamente com o parte técnica do On-Page SEO, é exactamente o oposto. Ganhar credibilidade on-line é um trabalho árduo, e apesar da Casa da Reina gozar de uma óptima imagem em termos de negócio, a nível on-line tem ainda um longo caminho pela frente.
  55. 55. A Casa da Reina – Projecto de SEM 55 Off-Page SEO Audit Backlinks, presença em redes sociais, blogs/artigos e fóruns Em termos de posição, a Casa da Reina está no Ahrefs Rank nº 32,944,802 com tendência a descer. Cerca de 20 backlincks, sendo estes de baixa qualidade, o que reflecte a falta de criação de conteúdo adequado, criação de engagement com outros sites no mundo do turismo rural minhoto, de forma a gerar credibilidade. A falta de presença a nível de redes sociais, cuja análise foi efectuada no projecto anterior, em muito contribui para uma fraca Off-Page SEO, assim como a ausência de blog com artigos de interesse no site e a participação em fóruns da área de negócio em que a Casa da Reina se insere. “Know your brand, your audience, and create the ideal content and engagement.”
  56. 56. A Casa da Reina – Projecto de SEM 56 Off-Page SEO Audit O site está muito pouco dinamizado neste vertente. De modo a inverter este paradigma quem estiver encarregado da criação de conteúdos e social media, vai ter de se tornar muito mais activo. Para além da criação de conteúdo num blog dentro do site e da interacção via social media, a criação de parcerias com entidades algumas entidades de turismo da região também seria uma óptima forma de fomentar ligações externas de qualidade.
  57. 57. A Casa da Reina – Projecto de SEM 57 Análise da Concorrência Antes da proposta de reestruturação, foi feita uma análise da concorrência da Casa da Reina com estado actual em que se encontra o seu site.
  58. 58. A Casa da Reina – Projecto de SEM 58 Análise da Concorrência A verdade é que em termos comparativos, a concorrência da Casa da Reina acaba por não estar muito longe da situação em que esta se encontra. Apesar de haverem algumas diferenças notórias especialmente na velocidade de carregamento das páginas via desktop/mobile estando a Casa da Reina muito atrás dos restantes nesse ponto, a verdade é que a condição dos outros sites também não é a ideal. Sites bastante ultrapassados em termos de UX, pouca qualidade gráfica (do ponto de vista de um designer gráfico que é precisamente o meu caso), e o seu sistema de reservas não é todo prático, razão pela qual as mesmas são efectuadas através do Booking. Se a Casa da Reina efectuar a seguinte proposta de reestruturação, sem margem de dúvidas ficará muito mais bem posicionada que a sua concorrência.
  59. 59. A Casa da Reina – Projecto de SEM 59 Proposta de Reestruturação A criação de um site via Wordpress tem vindo a tornar-se uma preferência tanto a nível nacional como internacional, pela sua simplicidade de implementação, manutenção e a grande capacidade de adaptabilidade aos dispositivos móveis. Vantagens: Rapidez de implementação – Se toda a informação e imagens já estiverem previamente definidas, o site pode ser entregue em pouco mais de 72 horas (incluindo já a criação do domínio e o respectivo alojamento). Templates pré-definidos – Uma das vantagens do WordPress é a possibilidade de escolher um template pré-definido que facilita imenso a criação da estrutura base e o design do mesmo.
  60. 60. A Casa da Reina – Projecto de SEM 60 Proposta de Reestruturação Site responsivo – O Google muda constantemente os algoritmos associados ao ranking dos sites. Actualmente o facto de o site ser responsivo, é um dos principais fatores que beneficia os sites. Fácil de utilizar – Outra das principais vantagens de um site WordPress é a facilidade com que s pode mexer no mesmo. A interface do backoffice é extremamente simples e intuitiva, permitindo que qualquer pessoa mediante um pequeno briefing, que consiga facilmente inserir conteúdos e administrar o mesmo. É possível criar um acesso exclusivo para diversas pessoas, dando-lhes apenas comunicação com as áreas que necessitam de editar.
  61. 61. A Casa da Reina – Projecto de SEM 61 Proposta de Reestruturação Bellevue é um tema WordPress perfeito para B&B´s como a Casa da Reina. Inclui um sistema de reserva e um calendário de disponibilidade, de fácil uso permitindo assim os utilizadores fazerem directamente a reserva no site, em vez de recorrer ao Booking. Simples, limpo e eficaz. Este não só vai ajudar a automatizar o processo de reserva como também criar uma boa impressão nos seus visitantes com um design limpo e aprazível. Contém a possibilidade de acrescentar e- commerce à página através de um dos seus plugins. Dos vários templates pesquisados, este é sem dúvidas uma óptima escolha, tendo todo o apoio do da EnvatoMarket caso o utilizador tenha dúvidas no decorrer da sua implementação. O preço é bastante acessível: 59$ e suporte a 6 meses + 17.63$ para suporte técnico extra a 12 meses caso o cliente o requisite. Bellevue Theme (https://themeforest.net/item/bellevue-hotel-bed-breakfast- booking-theme/12482898/)
  62. 62. A Casa da Reina – Projecto de SEM 62 Proposta de Reestruturação Vantagens SEO no uso de Wordpress: • URL´s customizáveis; • Estrutura de site SEO-Friendly • A possibilidade de optimizar as imagens para SEO • Feeds RSS (no sentido de alertar o Google para uma actualização do site para uma nova indexação)
  63. 63. A Casa da Reina – Projecto de SEM 63 Proposta de Reestruturação Estrutura do website e conteúdo
  64. 64. A Casa da Reina – Projecto de SEM 64 Proposta de Reestruturação A estrutura vai primar pela simplicidade. Uma homepage simples e limpa com um calendário de booking e verificação de disponibilidade, de fácil usabilidade e directo. A seguir na barra de navegação teremos uma página sobre a Casa da Reina com os seguintes submenus: • História da Casa – Historial da casa desde a sua construção até á actualidade; • Quartos – Descrição dos quartos à disposição dos hóspedes; • Adega – Descrição da adega; • Vinha – Neste ponto abordar a produção de vinho biológico, processos e casta de uvas utilizados na produção;
  65. 65. A Casa da Reina – Projecto de SEM 65 Proposta de Reestruturação Continuamente uma página com informação sobre o turismo em Viana do Castelo, locais de interesse e eventos. Esta página vai sendo actualizada periodicamente. Depois temos o blog, aqui a criação e conteúdo de interesse é muito importante de forma a puxar tráfego orgânico à página. Artigos como: • Listas de informação como “Os 5 melhores restaurantes em Viana do Castelo”; • How to´s; • Artigos de opinião sobre uma determinada temática, turismo rural por exemplo; • O dia-a-dia na Casa da Reina, mostrando o lado humano da Casa e dos seus habitantes; • Receitas; • Artigos sobre parenting tips.
  66. 66. A Casa da Reina – Projecto de SEM 66 Proposta de Reestruturação Estes posts ao serem lançados na página, serão igualmente partilhados no Facebook e os leitores poderão fazer o mesmo através do botão de partilhar, assim como comentar. A página final será contactos e localização, também estará disponível um formulário para quaisquer dúvidas que os utilizadores possam ter. Será também disponibilizada a possibilidade de subscrição ao blog da Casa da Reina de modo a contabilizar mais leads qualificadas, pois quem subscrever, com certeza terá interesse no conteúdo e estará também a par das possíveis promoções de estadia que poderão ser feitas consoante os períodos do ano. No footer do site estarão sempre presentes os links para as redes sociais Facebook e Instagram. O site será feito também em inglês e francês, o que afectará também o planeamento de keywords.
  67. 67. A Casa da Reina – Projecto de SEM 67 Proposta de Reestruturação NÃO ESQUECER: • Ter uma lista completa de keywords a utilizar tanto no conteúdo como também nos url´s, • Não duplicar conteúdo e/ou páginas; • Certificar-se que todas as páginas do site que se pretendem ser indexadas estão acessíveis aos bots do Google; • Acessibilidade a todas as audiências, dispositivos e browsers; • Velocidade de página satisfatória; • Bom user experience;
  68. 68. A Casa da Reina – Projecto de SEM 68 Google Adwords
  69. 69. A Casa da Reina – Projecto de SEM 69 Ingrediente nº1 – Procura do produto e consistência das palavras-chave O plano para o canal de Adwords é fazer 2 campanhas: 1 de search e 1 de display, cada uma com 2 exemplos de anúncios. Esta ferramenta tanto pode ser extremamente útil como também pode causar um desastre monumental se a receita não for devidamente seguida. O primeiro ingrediente é procura do produto. Se os nossos clientes não estiverem a pesquisar pelo nosso produto usando as palavras-chave, não há razão para investir no Adwords. Temos então de perceber se as palavras-chave associadas ao nosso serviço são as correctas para utilizar na concepção do anúncio. Comecemos por fazer um planeamento de palavras-chave.
  70. 70. A Casa da Reina – Projecto de SEM 70 Ingrediente nº1 – Procura do produto e consistência das palavras-chave As palavras pensadas no planeamento de SEO foram as seguintes: • fim de semana romantico – MÉDIA/ALTO PROCURA G.TRENDS • turismo rural norte – MÉDIA/ALTO PROCURA G.TRENDS • casas turismo rural – MÉDIA/ALTO PROCURA G.TRENDS • turismo rural Portugal – MÉDIA/ALTO PROCURA G.TRENDS • fim de semana romantico low cost – MÉDIA PROCURA G.TRENDS • ferias norte portugal – MÉDIA PROCURA G.TRENDS • escapadelas fim de semana – MÉDIA PROCURA G.TRENDS • turismo rural minho – MÉDIA PROCURA G.TRENDS • turismo rural gastronomia – FRACA PROCURA G.TRENDS • turismo rural romarias – FRACA PROCURA G.TRENDS • alojamento caminho de santiago – FRACA PROCURA G.TRENDS • turismo rural viana do castelo – FRACA PROCURA G.TRENDS
  71. 71. A Casa da Reina – Projecto de SEM 71 Ingrediente nº1 – Procura do produto e consistência das palavras-chave
  72. 72. A Casa da Reina – Projecto de SEM 72 Ingrediente nº1 – Procura do produto e consistência das palavras-chave A escolha de long tail keywords é propositada de modo a ter menos competição e os custos de lance serem mais baixos, comparativamente com single keywords onde a concorrência é maior assim como também o valor de lance sugerido. Dadas as especificidades deste tipo de negócio, não existem grande variedade de palavras-chave pelas quais se pode enveredar. Foram então carregadas no Google Keyword Planner todas as palavras-chave de Média até Média/Alta procura.
  73. 73. A Casa da Reina – Projecto de SEM 73 Ingrediente nº2 – Max CPC Convém que se tenha uma ideia realista do dinheiro a investir com as palavras-chave, portanto é aconselhável a fazer um pequeno cálculo para calcular o custo máximo de CPC. Max CPC = (profit per customer) x (1 – profit margin) x (website conversion rate) 30 euros por pessoa aproximadamente, 50% de lucro. Em cada 100 pessoas que acedem ao site, cerca de 30 convertem. Max CPC = 15euros x (1-0,5) x (0,3) = 2,25 euros Dado o valor máximo de CPC ser de 2,25 euros, os valores dos lances sugeridos de todas as palavras-chave estão dentro do custo máximo por click. Na criação das campanhas será definido um valor diário máximo e os intervalos de tempo em que o anúncio será visível.
  74. 74. A Casa da Reina – Projecto de SEM 74 Ingrediente nº3 – Unique selling proposition e correcta montagem das campanhas (Search e Display) A USP é o que diferencia a nossa oferta da competição. Nós queremos incentivar clicks de quem realmente está interessado e dissuadir o gasto de clicks em quem não está realmente interessado em adquirir o nosso serviço. Geração de tráfego proveniente de prospects qualificadas. Como o nome indica “unique”, a maneira como escrevemos o copy é a chave para um anúncio de sucesso. No caso da Casa da Reina vamos puxar a vertente qualidade/preço, a beleza da região e o facto de ser um local excelente para férias familiares e escapadelas de fim-de-semana. 2 CAMPANHAS (1 SEARCH + 1 DISPLAY) – 1 GRUPO DE ANÚNCIOS CADA CAMPANHA – CADA GRUPO DE ANÚNCIOS TERÁ 2 EXEMPLOS Serão carregadas as palavras-chave previamente delineadas previamente. Em termos de periodicidade, os anúncios estarão visíveis das 8h até às 24h, 4 dias por semana. Nos períodos de Verão (segunda quinzena de Junho até ao final do Verão) em que casa está mais cheia, duas semanas alternadas serão o suficiente. Nos meses em que a taxa de ocupação é menor (Maio, Junho, Setembro e Outubro), os anúncios estarão activos os 4 mesmos 4 dias por semana mas durante o período total das 4 semanas, ao contrário do Verão.
  75. 75. A Casa da Reina – Projecto de SEM 75 Ingrediente nº3 – Unique selling proposition e correcta montagem das campanhas (Search e Display) Anúncio 1 Search Anúncio 2 Search
  76. 76. A Casa da Reina – Projecto de SEM 76 Ingrediente nº3 – Unique selling proposition e correcta montagem das campanhas (Search e Display) Anúncios Display Por alguma não estava a dar para pré-visualizar de forma que resolvi demostrá-los desta forma
  77. 77. A Casa da Reina – Projecto de SEM 77 Google Analytics
  78. 78. A Casa da Reina – Projecto de SEM 78 Google Analytics O Google Analytics é uma ferramenta indispensável para uma boa gestão de um negócio isto se tivermos o nosso negócio on-line, que é basicamente a realidade de hoje em dia. Contudo, apesar da sua importância, o que conta realmente no final do mês é o dinheiro que é gerado e não tráfego medido no site. Exemplo clássico é uma pessoa analisar a quantidade de tráfego entre um certo período e outro, e verificar que existiu um decréscimo nessa quantidade entre os dois períodos. Primeiro pensamento que vêm à cabeça “Estou a perder dinheiro!” mas após verificar a parte contabilística, repara que apesar de menos tráfego, houve um acréscimo de capital entre os dois períodos. “Don´t always trust traffic, but trust revenue” é a lição tirada deste exemplo. Relativamente a um negócio de B&B ou Hotel, temos também de ter em conta a quantidade de reservas feita off-site, ou seja por e-mail ou telefone por exemplo. É preciso lembrarmo- nos deste pormenor ao fazer a análise de dados via Google Analytics. Depois deste pequeno “à parte”, vamos então proceder à definição de objectivos do site, os KPI´s a que estão associados e a suas métricas no Google Analytics.
  79. 79. A Casa da Reina – Projecto de SEM 79 Objectivos do Site • Aumentar o volume de reservas a 30% feitas pelo site, sendo que actualmente é praticamente nulo, após a optimização e reestruturação do site – OBJECTIVO 1; • Gerar tráfego para o site através da criação de um blog dentro do site, este terá o intuito de fornecer conteúdo pertinente a potenciais clientes e/ou visitantes – OBJECTIVO 2; • Através da subscrição ao blog, recolher leads e simultaneamente fornecer informação pertinente de eventos regionais e/ou campanhas que a Casa da Reina esteja a fazer – OBJECTIVO 3; • Criar brand awareness, juntamente com as redes sociais – OBJECTIVO 4; • Fidelizar mais hóspedes – OBJECTIVO 5.
  80. 80. A Casa da Reina – Projecto de SEM 80 KPI´s e respectivas métricas visualizadas no Google Analytics Exposição da Marca – KPI 1 • Métricas • Visitas no site; • Tráfego de referência; • Subscrições no blog (Criar evento para este goal) ; Geração de Leads – KPI 2 • Métricas • Subscrições no blog (Criar evento para este goal) ; Fidelização – KPI 3 • Métricas • Visitantes retornantes; • Subscrições no blog (Criar evento para este goal) ; Vendas – KPI 4 • Métricas • Taxa de Conversão;
  81. 81. A Casa da Reina – Projecto de SEM 81 Match de Objectivos com os KPI´s Objectivo 1 Objectivo 2 Objectivo 3 Objectivo 4 Objectivo 5 KPI 1 x x KPI 2 x x KPI 3 x KPI 4 x
  82. 82. A Casa da Reina – Projecto de SEM 82 Activar a vertente e-commerce para registar o revenue efectado por cada reserva/pagamento efectuado O ideal neste campo é realmente falar com um especialista, pois a ferramenta de e-commerce no Analytics pode ser por vezes um pouco complicada de fazer o setup. Depois de fazer o setup da ferramenta, o Google Analytics vai gerar um código de confirmação para o sistema de booking que o site está a utilizar, de modo a fazer o tracking dos valores gerados por reserva e/ou pagamento total efectuado.
  83. 83. A Casa da Reina – Projecto de SEM 83 Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina All Traffic Report (Acquisition > All Traffic) Faz um overall report do site. A. Source/Medium – Proveniência do tráfego B. Sessions – Quantas vezes os visitantes acederam ao site; C. Avg. Session Duration – Tempo médio de permanência no site D. Revenue or Goal Completions – Quanto revenue ou goal completions cada fonte de tráfego trouxe ao negócio.
  84. 84. A Casa da Reina – Projecto de SEM 84 Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina Organic Landing Page Report (Acquisition > Keywords > Organic (Mudar Primary Dimension para Landing Page)) Este report é uma boa forma de verificar se os esforços empregues na parte de SEO estão a dar os seus frutos. A. Top Landing Page – Aqui conseguiremos saber a partir de que página do site o utilizador começou a sessão, o que nos dará uma ideia do tópico geral de busca que este fez quando encontrou o nosso site; B. Sessions – O número de sessões que cada página tem; C. Bounce Rate – A percentagem de utilizadores que acedeu ao nosso site sem visitar uma segunda página, pode- nos ajudar a identificar conteúdo que está a gerar tráfego mas não ao ponto de criar engagement com o utilizador; D. Conversion Rate – Páginas do site que mais rapidamente levaram o utilizador a gerar uma reserva ou a completar um determinado goal, isto pode pode ajudar no sentido de estudar e aplicar uma melhor estratégia às páginas com performance mais fraca.
  85. 85. A Casa da Reina – Projecto de SEM 85 Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina
  86. 86. A Casa da Reina – Projecto de SEM 86 Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina Adwords Campaign Report (Acquisition > Adwords > Campaigns) Este report mostra-nos toda a informação relativa às campanhas de Adwords após o click em qualquer dos anúncios activos, ou seja, como é que o tráfego gerado pelo click nos nossos anúncios se “comportou” depois desse click. A diferença entre os reports do Adwords e os do Analytics é que no primeiro, o tipo de reports gerados é do comportamento do utilizador antes do click no anúncio até ao próprio click inclusive. A descrição das métricas neste report acabam por estar dentro dos mesmo nível que no dos reports anteriores (A. Sessions, B. Bounce Rate, C. Avg. Session Duration, D. Conversion Rate), o que nos permitirá ver o volume, qualidade e as conversões de sucesso para as Campanhas de Adwords.
  87. 87. A Casa da Reina – Projecto de SEM 87 Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina
  88. 88. A Casa da Reina – Projecto de SEM 88 Conclusão A situação actual do site da Casa da Reina foi o percutor número 1 para que esta proposta/projecto fosse desenvolvido. Tudo o que fora explanado até aqui é inteiramente teórico, contudo penso que a base para um bom planeamento SEM está presente, desde a proposta de reestruturação até à implementação do Google Analytics. É uma questão de ler, aplicar e ajustar quando e se for necessário. Relativamente ao conteúdo, julgo ter abrangido todas as áreas necessárias ao projecto e talvez transpondo um pouco mais do que pedido, mas quando realmente se acredita num projecto e queremos contribuir para o seu sucesso, tentamos entrar no desconhecido de forma a obter as soluções que até ao momento nos eram desconhecidas.

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