Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Gestão Democrática
Marilene dos Santos
dez./2008
 Gestão Democrática é o processo político
através do qual as pessoas na escola
discutem, deliberam e planejam, solucionam...
 Realizar uma gestão democrática significa
acreditar que todos juntos têm mais
chances de encontrar caminhos para
atender...
 Quando pais e professores estão
presentes nas discussões dos aspectos
educacionais, estabelecem-se situações
de aprendiz...
Problemas nas relações
Escola/Comunidade
 As pessoas que trabalham na escola, por vezes,
vêem-se como proprietários dela;...
 Os familiares dos alunos não gostam muito
de se envolver nas questões “internas” da
escola, a menos que tenha relação im...
Dificuldades para a Gestão
Democrática
Dificuldades Externas à Escola  a pouca vontade política;
 contrariedade à idéia ...
CONSELHO ESCOLAR
 É um grupo de representantes de pais,
professores, alunos, funcionários,
direção, equipe pedagógica e c...
Democracia: Princípio e Método
 Princípio: A democracia
sustentando as relações
humanas, tendo o diálogo e
a alteridade c...
A Democracia e o Diálogo
 Relação entre as pessoas é uma relação
horizontal, uma relação entre iguais.
 Dessa forma, não...
 A Democracia deve, sempre, visar o viver
bem coletivo.
 A base para a construção de uma relação
democrática é o diálogo.
 “A escola é uma instituição de natureza
educativa. Ao diretor cabe, então, o papel
de garantir o cumprimento da função
e...
 É importante que as pessoas participem
da discussão, em igualdade de
condições, sem ter receio de expor
posições contrár...
COMO CONSTRUIR A GESTÃO DEMOCRÁTICA NUM
PROCESSO DE APRENDIZADO COLETIVO ?
GESTÃO
DEMOCRÁTICA
NA ESCOLA
Construção
do PPP
...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Marilene dos santos gestão democrática

216 views

Published on

Atividade Curso

Published in: Education
  • Be the first to comment

Marilene dos santos gestão democrática

  1. 1. Gestão Democrática Marilene dos Santos dez./2008
  2. 2.  Gestão Democrática é o processo político através do qual as pessoas na escola discutem, deliberam e planejam, solucionam problemas e os encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola.
  3. 3.  Realizar uma gestão democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola. Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e comunidade escolar.
  4. 4.  Quando pais e professores estão presentes nas discussões dos aspectos educacionais, estabelecem-se situações de aprendizagem de mão dupla: ora a escola estende sua função pedagógica para fora, ora a comunidade influencia os destinos da escola. As famílias começam a perceber melhor o que seria um bom atendimento escolar, a escola aprende a ouvir sugestões e aceitar influências.
  5. 5. Problemas nas relações Escola/Comunidade  As pessoas que trabalham na escola, por vezes, vêem-se como proprietários dela;  As pessoas que trabalham na escola, particularmente os docentes, por vezes pensam que a participação comunitária pode ameaçar sua autoridade pedagógica;  Os dirigentes escolares muitas vezes não gostam de socializar o poder;
  6. 6.  Os familiares dos alunos não gostam muito de se envolver nas questões “internas” da escola, a menos que tenha relação imediata com o seu filho;
  7. 7. Dificuldades para a Gestão Democrática Dificuldades Externas à Escola  a pouca vontade política;  contrariedade à idéia de participação política; Dificuldades Internas  resistência à socialização do poder;  visão patrimonialista; Dificuldades Gerais  cultura democrática ainda pouco consolidada nos diversos segmentos da sociedade.  dificuldades em entender a importância do Controle Social.
  8. 8. CONSELHO ESCOLAR  É um grupo de representantes de pais, professores, alunos, funcionários, direção, equipe pedagógica e comunidade organizada, que reúne-se para sugerir medidas e soluções ou para tomar decisões.
  9. 9. Democracia: Princípio e Método  Princípio: A democracia sustentando as relações humanas, tendo o diálogo e a alteridade como base para a sua edificação.  Método: Organização formal da democracia com os devidos procedimentos que garantem a efetivação do princípio, nos procedimentos de gestão da coisa pública e das relações sociais.
  10. 10. A Democracia e o Diálogo  Relação entre as pessoas é uma relação horizontal, uma relação entre iguais.  Dessa forma, não se deve negar o outro, senão estará negando a si próprio. Deve- se reconhecer os direitos dos outros, pois assim os seus também serão reconhecidos. (Maia, 2005)
  11. 11.  A Democracia deve, sempre, visar o viver bem coletivo.  A base para a construção de uma relação democrática é o diálogo.
  12. 12.  “A escola é uma instituição de natureza educativa. Ao diretor cabe, então, o papel de garantir o cumprimento da função educativa que é a razão de ser da escola. Nesse sentido, é preciso dizer que o diretor de escola é antes de tudo, um educador; antes de ser administrador ele é um educador” (Saviani, 1996, p. 208)
  13. 13.  É importante que as pessoas participem da discussão, em igualdade de condições, sem ter receio de expor posições contrárias. A manipulação de reuniões, na condução de decisões que privilegiam grupos ou mesmo interesses pessoais, pode gerar situações em que o autoritarismo surge, com máscaras de gestão democrática.
  14. 14. COMO CONSTRUIR A GESTÃO DEMOCRÁTICA NUM PROCESSO DE APRENDIZADO COLETIVO ? GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA Construção do PPP Formação Continuada Eleição de Diretores Política Educacional e Financiamento Público da Educação Fortalecimento Grêmio Estudantil Democratização das Relações de Poder Conselho Escolar e APMF Respeito a Diversidade

×