Successfully reported this slideshow.

A origem da internet

273 views

Published on

A origem da internet

Published in: Internet
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A origem da internet

  1. 1. Navegadores de Internet
  2. 2. História da Internet  A rede de Internet surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas manterem as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.
  3. 3. História da Internet  Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
  4. 4. Desenvolvimento da Internet  Em1990 a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes- Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes.
  5. 5.  O primeiro website (sítio) que Tim Berners-Lee construiu (inicialmente unicamente com página de texto) foi no CERN e foi colocada on line em 07 de Agosto de 1991 – foi também o primeiro diretório. Oferecia uma explicação sobre o que a World Wide Web era, como alguém poderia criar um navegador, como instalar e configurar um servidor web.
  6. 6. Desenvolvimento da Internet  A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos consideram a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
  7. 7. Desenvolvimento da Internet  A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento.
  8. 8. Desenvolvimento da Internet  A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate- papo virtual a qualquer momento.
  9. 9. Desenvolvimento da Internet  Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
  10. 10. Desenvolvimento da Internet  Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.
  11. 11. As redes sociais
  12. 12. As redes sociais  A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Twitter.
  13. 13. Os sites de compras coletivas  A partir de 2010, um novo serviço virou febre no mundo da Internet com os sites de compras coletivas, eles fazem a intermediação entre consumidores e empresas. Estes sites conseguem negociar descontos para a venda de grande quantidade de produtos e serviços.
  14. 14. Os sites de compras coletivas  Os consumidores compram cupons com 50% de desconto ou até mais. Os sites que mais se destacam neste segmento são: Peixe Urbano e Groupon.
  15. 15. Navegadores de Internet
  16. 16. Navegadores de Internet  Os browsers (navegadores de Internet) mais usados na atualidade são  Internet Explorer  Firefox  Google Chrome
  17. 17. E-mail
  18. 18. E-mail  O correio eletrônico ou e-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como os sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são baseados em protocolos proprietários.
  19. 19. E-mail  Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história. O texto desse primeiro e-mail seria “LOGIN”, conforme desejava o Professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mas o computador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra “O”.
  20. 20. E-mail  Após muitos estudos e pesquisas, o cientista Tim Barners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web em 1992.  A empresa norte-americana Netscape criou o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ), possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.
  21. 21. E-mails gratuitos e WebMail
  22. 22. E-mails gratuitos e WebMail  Com a popularização da Internet através dos provedores gratuitos, muitos sítios começaram a oferecer endereços de e- mail gratuitos desvinculados de qualquer outro serviço. Essas mensagens de e-mail podem ser lidas com o uso do próprio navegador, sem a necessidade de um programa específico, sendo por isso também chamados webmail.
  23. 23. Popularidade  O correio eletrônico se tornou tão popular devido a sua grande facilidade em quebrar barreiras geográficas. Pessoas que estão em diferentes continentes podem se comunicar, desde que possuam computadores ou qualquer outro dispositivo com tal funcionalidade conectados a Internet, eles podem enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer parte do mundo.
  24. 24. Porcentagem de E-mail enviado em 2011:  Outlook 2000 e 2003= 17,88%  iPhone= 12,39%  Yahoo!= 9,54%  Outlook 2007= 9,37%  Apple Mail= 47,98%  Gmail= 7,02%  iPad= 2,77%  Windows Mail= 1,84% Fonte: Wikipedia.org

×