Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Auto da-barca-do-inferno

Judeu - Auto da barca do inferno - 9º ano

  • Be the first to comment

Auto da-barca-do-inferno

  1. 1. AUTO DA BARCA DO INFERNO Judeu
  2. 2. Índice ◦ Argumentos de defesa ◦ Argumentos de acusação ◦ Elementos cénicos ◦ Condenação ◦ Percurso cénico ◦ Tipos de Cómico ◦ Intenção crítica ◦ Resposta às questões do Manual ◦ Conclusão
  3. 3. Argumentos de Defesa “Porque nom irá o Judeu onde vai Brísida Vaz?” O Judeu queria ir na mesma barca que a Alcoviteira, e das restantes personagens que já lá se encontravam: o Fidalgo, o Onzeneiro, o Frade, o Sapateiro.
  4. 4. Argumentos de Acusação “Nem eu nom passo cabrões” “Sois mui ruim pessoa” O Diabo não queria deixar entrar o Judeu na sua barca, assim como o achava má pessoa. “E ele mijou nos finados n’ergueja de São Gião” “E comia carne da panela no dia de Nosso Senhor” “E aperta o Salvanor e mija na caravela” Não era Cristão, nem respeitava a Religião. Tomava algumas atitudes incorretas.
  5. 5. Argumentos de Acusação ◦ Prática do Judaísmo. ◦ Assim como subornava o Diabo, Subornava os outros. ◦ Como judeu não respeitava a religião Cristã.
  6. 6. Elementos Cénicos ◦ Bode Significava o sacrifício dos animais e o apego do Judeu à sua religião. O Judeu queria ser reconhecido como tal e não abdicava da sua religião.
  7. 7. Condenação ◦ Ao contrário das outras personagens, o Judeu não queria ir ter com o Anjo à Barca do Paraíso, uma vez que não era Cristão. ◦ Foi a reboque da Barca do Inferno.
  8. 8. Percurso Cénico Cais Barca do Inferno Vai a reboque da Barca do Inferno
  9. 9. Tipos de Cómico “Vós, Judeu, irês à toa” Cómico de Situação “Par el Deu, que te sacuda/ co’a beca nos focinhos!” Cómico de Linguagem
  10. 10. Intenção Crítica ◦ Criticar os Judeus pelos seus rituais religiosos e pelo facto de serem materialistas; ◦ O facto de não serem Cristãos; ◦ Falta de respeito pelos valores Cristão;
  11. 11. Resposta às questões do Manual Pág.262 e 263 Exercício 1) a) F. O judeu tem um bode como elemento cénico. b) F. O Judeu não chega a ir à Barca do Anjo. c) V. “Que má-hora vieste!” vv 558 d) V. “Eis aqui quatro testões/e mais se vos pagará” vv 568 e 569
  12. 12. Resposta às questões do Manual Continuação-Exercício 1) e) V. “Corregedor, coronel,/castigai este sandeu!” vv 579 e 580 f) V. “Par el Deu, que te sacuda/ co’a beca nos focinhos” vv 584 e 585 g) F. O Anjo não entra na Cena do Judeu. h) V. “Vós, Judeu, irês à toa” vv 602
  13. 13. Resposta às questões do Manual Exercício 2) 2.1) O comportamento das personagens pode considerar-se atípico uma vez que ao contrário das outras cenas, o Diabo não pretende que esta personagem, o Judeu entre na sua barca. No caso do Judeu o seu comportamento também se pode considerar atípico, uma vez que não tem como sua intenção entrar na Barca da Glória, como as restante personagens tinham, visto que não era Cristão e a ida para o Paraíso estava nos ideais cristãos, aos quais ele sempre se opôs. O Anjo abstém-se de interagir com o Judeu, uma vez que sabia que ele não queria entrar na sua barca.
  14. 14. Resposta às questões do Manual Continuação-Exercício 2) 2.1.1) O Parvo tem como função apontar os defeitos do Judeu, criticando-o e apresentando todas as atitudes incorretas que o ele tomou durante a sua vida terrena, de uma forma cómica. Substituindo o papel do Anjo de apresentar os argumentos de acusação. Uma frase que demonstra a função do Parvo, que se encontra no texto é “E comia a carne da panela/ no dia de Nosso Senhor!” vv 597 e 598.
  15. 15. Resposta às questões do Manual Exercício 3) 3.1) Um exemplo de cómico de linguagem presente no texto é “Furtaste a chiba, cabrão” v 589.
  16. 16. Resposta às questões do Manual Exercício 4) Com esta cena, Gil Vicente pretende censurar os judeus do seu tempo, que queriam inserir-se na sociedade a) Católica quinhentista, sem abdicarem da religião b) Judaica (simbolizada pelo bode expiatório).
  17. 17. Conclusão Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Português, para abordar a personagem do Judeu, presente na obra de Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno. Trabalho Realizado Por: Gonçalo nº Joel Abreu nº Mariana Frias nº19 Marta Neves nº21 Sofia Ferreira nº

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • daniabarros

    May. 8, 2019
  • samarafentanes

    Sep. 1, 2020

Judeu - Auto da barca do inferno - 9º ano

Views

Total views

1,275

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

10

Actions

Downloads

15

Shares

0

Comments

0

Likes

2

×