Minicurso Aplicando Scrum em projetos de software (2010)

1,456 views

Published on

Presentation of a hands-on, ministrated at UFLA's academic week in 2010, to implementing scrum in software projects.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,456
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
41
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Minicurso Aplicando Scrum em projetos de software (2010)

  1. 1. Aplicando Scrum em projetos de software IV Semana Acadêmica 17 a 18 de maio de 2010 Ivayr Dieb Farah Netto Mariana de Azevedo Santos
  2. 2. INTRODUÇÃOO QUE É O SCRUM? PAPÉIS CERIMÔNIAS ARTEFATOS CURIOSIDADES
  3. 3. INTRODUÇÃOO QUE É O SCRUM? PAPÉIS CERIMÔNIAS ARTEFATOS CURIOSIDADES
  4. 4. INTRODUÇÃO “O gerenciamento ágil de projetos é uma tendência mundial quecresce ano a ano desde o lançamento do Manifesto Ágil. Dentre as metodologias existentes, o Scrum é uma das com maior destaque.” Caelum (2010).
  5. 5. INTRODUÇÃO SWEBOK: Requisitos (Requirements) de Software Projeto (Design) de Software Scrum é Construção (Construction) de Software um Teste (Testing) de Software MODELO Manutenção (Maintenance) de software ÁGIL Gerência de Configuração de Software Gerência de Engenharia de Software Processos de Engenharia de SoftwareFerramentas e Métodos de Engenharia de Software Qualidade (Quality) de Software
  6. 6. INTRODUÇÃOO QUE É O SCRUM? PAPÉIS CERIMÔNIAS ARTEFATOS CURIOSIDADES
  7. 7. O QUE É O SCRUM? Scrum é um framework, também considerado metodologia, dedesenvolvimento ágil de software. O nome deriva do Scrum do rugby (esporte) = a estratégia dedesenvolvimento é semelhante a tática de reposição da bolausada no rugby.“O objetivo é retirar o obstáculo da frente do jogador e correr com a bola, para que possa avançar o máximo possível no campo e marcar pontos.”
  8. 8. O QUE É O SCRUM?Permite manter o foco na entrega do maior valor de negócio nomenor tempo.Permite a rápida e contínua inspeção do software em produção(a cada duas semanas a um mês).A empresa define as prioridades. As equipes se auto-organizampara definir a melhor maneira de entregar as funcionalidades demaior prioridade.
  9. 9. O QUE É O SCRUM? “THE NEW NEW PRODUCT DEVELOPMENT GAME” by Takeuchi e Nonaka (1986) SCRUMLEAN DESENVOLVIMENTO ITERATIVO
  10. 10. O QUE É O SCRUM? Por que ÁGIL? Manifesto Ágil (2001) = conjunto de princípios comumente respeitados em projetos bem sucedidos.  “Indivíduos e interação entre eles mais do que processos e ferramentas.” “Produto funcional mais que documentação abrangente.” “Colaboração com o cliente mais que negociações de contratos.” “Responder a mudanças mais que seguir um plano.”
  11. 11. O QUE É O SCRUM? “Agilidade é a habilidade para criar eresponder à MUDANÇA, para lucrar num ambiente turbulento.” Jim Highsmith, software engineer and author of Adaptive Software Development (ASD). X
  12. 12. O QUE É O SCRUM? Como funciona o SCRUM?  Sprint(atletismo) = de duas a quatro semanas!
  13. 13. INTRODUÇÃOO QUE É O SCRUM? PAPÉIS CERIMÔNIAS ARTEFATOS CURIOSIDADES
  14. 14. PAPÉISProduct Owner
  15. 15. PAPÉIS Product Owner Representa o cliente no projeto;Define funcionalidades de acordo com o valor demercado; Planeja e faz a lista de prioridades para aimplementação do software, conhecido Product Backlog.
  16. 16. PAPÉISScrum Master
  17. 17. PAPÉIS Scrum Master Moderador entre os interesses do time dedesenvolvimento e do cliente;Deve manter a equipe funcional e produtiva, resolvendotodos os impedimentos; Deve garantir que os processos do Scrum esteja noandamento adequado.
  18. 18. PAPÉISTeam
  19. 19. PAPÉIS Team Time responsável pelo desenvolvimento do projeto; Multidisciplinar: composto por um grupo de cinco anove integrantes; É delegada a ele qualquer função dentro do Sprintdesde que cumpra o prazo limite.
  20. 20. INTRODUÇÃOO QUE É O SCRUM? PAPÉIS CERIMÔNIAS ARTEFATOS CURIOSIDADES
  21. 21. CERIMÔNIASSprint Planning Meeting
  22. 22. CERIMÔNIAS Sprint Planning MeetingÉ reunião onde o Product Owner planeja e faz a lista deprioridades que deverão ser cumpridas no projeto porcompleto. O Team pode fazer sugestões, porém a decisão final do que deve ser feito ou não é do Product Owner; Planning Poker = técnica que ajuda a definir os Requisitos funcionais e não-funcionais, e, fazer estimativas (quando a equipe ainda não tem o hábito de trabalhar junto).
  23. 23. CERIMÔNIASDaily Scrum Meeting
  24. 24. CERIMÔNIAS Daily Scrum Meeting É a reunião diária do projeto;Cada membro do time responde três perguntas: O que fiz desde ontem? O que estou planejando fazer até amanhã? Existe algum impedimento em atingir minha meta?
  25. 25. CERIMÔNIASSprint Review
  26. 26. CERIMÔNIAS Sprint Review É uma reunião de balanço de tudo o que foi feito noSprint. Normalmente tem a duração de quatro horas.É dividida em duas partes: Na primeira parte são revistos o estado dos negócios, do mercado e da tecnologia que envolve o projeto. Na segunda parte da reunião, o Team faz uma retrospectiva, conhecida como Sprint Retrospective, liderada pelo Scrum Master. São avaliados aspectos como o trabalho em equipe durante o Sprint e quais os pontos positivos desse trabalho que servem de incentivo para práticas futuras.
  27. 27. INTRODUÇÃOO QUE É O SCRUM? PAPÉIS CERIMÔNIAS ARTEFATOS CURIOSIDADES
  28. 28. ARTEFATOSProduct Backlog
  29. 29. ARTEFATOS Product BacklogUma lista de prioridades feita logo no início do projeto,com o objetivo de listar o que deve ser entregue aocliente. Ela é preparada pelo Product Owner. E deveconter todas as características visíveis para o cliente,como também os requisitos técnicos para a construçãodo produto. O time pode contribuir estimando o custode desenvolvimento de recursos.
  30. 30. ARTEFATOSSprint Backlog
  31. 31. ARTEFATOS Sprint BacklogÉ um produto oriundo do Sprint Planning Meeting. Éuma lista de tarefas específicas a serem desenvolvidasdurante o Sprint. Quando o Sprint Backlog é completo, otrabalho total estimado é comparado com as estimativasiniciais do Product Backlog. Se houver uma diferençasignificativa, o time deve negociar com o Product Owner,durante o Sprint Review, o trabalho a ser realizado noSprint que tem maior probabilidade de obter sucesso.
  32. 32. ARTEFATOSBurndown Chart
  33. 33. ARTEFATOS Burndown ChartÉ um gráfico que estima o tempo gasto no andamentodo trabalho dentro do Sprint. Ele é monitorado pelotime. O eixo vertical, frequentemente, representa aquantidade de trabalho restante e o eixo horizontal dográfico representa o tempo. Ele é útil para preverquando todos os trabalhos serão concluídos.
  34. 34. Figura 1 – Visão geral da metodologia Scrum (adaptado de MARÇAL et al., 2008)
  35. 35. INTRODUÇÃOO QUE É O SCRUM? PAPÉIS CERIMÔNIAS ARTEFATOS CURIOSIDADES
  36. 36. CURIOSIDADESQuem usa Scrum?
  37. 37. CURIOSIDADES Kanban
  38. 38. CURIOSIDADES “Scrumbut”Como assim? Scrumbut é quando a organização adota o Scrum, mas o modifica, usando a lógica “Nós usamos Scrum, mas tivemos que mudá-lo porque na nossa empresa...”. (Schwaber & Aguanno, 2009).Por que Scrumbut não é uma boa idéia? Processos ágeis muitas vezes ainda são imaturos.
  39. 39. CURIOSIDADES “Scrumbut”Três principais erros de empresas que falham ao adotarScrum:  O Gerente nomear um líder de equipe para ser ScrumMaster;  O Scrum Master acreditar que o Scrum irá se adaptar a empresa e que já está tudo pronto para misturar processos antigos com Scrum;  O Product Owner não é presente ou então trabalha em muitos times ao mesmo tempo.
  40. 40. CURIOSIDADES Existe algum software de controle das atividades do Scrum?Sim! Um deles é o FireScrum, que freeware, open source e Brasileiro! http://www.firescrum.com/
  41. 41. CURIOSIDADES Scrum tem certificação?Tem!  Adaptworks + Caelum. Foundation-Level Certification Certified ScrumMaster Certified Scrum Product Owner Mid-Level Certifications Certified Scrum Developer
  42. 42. CURIOSIDADES Scrum tem certificação?Professional-Level Certification Certified Scrum ProfessionalGuide-Level Certification Certified Scrum Trainer Certified Scrum Coach
  43. 43. DÚVIDAS
  44. 44. SISTEMA PÉPEMovie“ Quero fazer um levantamento dos filmesque tenho, para poder completar a coleção do Schwarzenegger...” Sistema de armazenamento de dados dacoleção de filmes do Pedro.O sistema deve inserir, alterar e removerfilmes.Deve possuir uma interface característica.
  45. 45. PORTAL JURIOnline Portal de notícias e debates jurídicos doBrasil para estudantes.Deve abranger todas as áreas de Direito(ambientais, trabalhistas, penais).Deve ser possível associados postaremnotícias no fórum de discussão.Deve possuir um espaço para enquetes. Dicas: http://www.joomla.org/download.html http://www.freewebhostingarea.com/
  46. 46. INFO Site da Scrum Alliance: http://www.scrumalliance.org/Yahoo! Grupos Scrum Brasil: http://br.groups.yahoo.com/group/scrum-brasil/Blog do Jeff Sutherland: http://scrumjeffsutherland.blogspot.com/InfoQ: www.infoq.comControl Chaos: http://www.controlchaos.com/Site do Boris Gloger (Scrum Trainner): http://borisgloger.com/Blog Alexandre Magno (Scrum Trainner): http://blog.adaptworks.com.br/
  47. 47. INFO Twitters Jeff Sutherland (co-criador do Scrum): www.twitter.com/jeffsutherlandJeff McKenna (co-criador do Scrum): http://twitter.com/jeffmckennaKen Schwaber (co-criador do Scrum): http://twitter.com/kschwaberAdaptworks: http://twitter.com/adaptworksScrumAlliance: http://twitter.com/ScrumAllianceNetto: www.twitter.com/nettofarahMari: www.twitter.com/mari_azevedo
  48. 48. Obrigado!

×