Capacidades motoras - Educação Física 11ºano

33,201 views

Published on

Published in: Career
  • Be the first to comment

Capacidades motoras - Educação Física 11ºano

  1. 1. 11ºB Capacidades Motoras O que são e quais são as Capacidades Motoras Características Exemplos práticos em que se desenvolvam as Capacidades Motoras Maria Rebelo Colégio Pedro Arrupe 11ºB
  2. 2. O que são?““Capacidades motoras” são pressupostos dos movimentos que permitem que asqualidades inatas de uma pessoa, como um talento, ou um potencial se evidenciem.”Quais são?Existem cinco capacidades motoras:  Resistência  Força  Agilidade  Flexibilidade  VelocidadeCaracterísticas  São elementos essenciais para o rendimento motor;  São determinadas geneticamente;  Desenvolvem-se através do treino. Resistência – é a capacidade de suportar e recuperar da fadiga psíquica Força - é a capacidade de reagir contra uma resistência-base nos processos de enervação e metabolismo muscular. Capacidade de superar ou opor-se as resistências do movimento. Do desenvolvimento da força pode ser Geral – quando visamos o desenvolvimento de todos os grupos musculares; ou especifica – quando visamos o desenvolvimento de um ou vários grupos musculares característicos dos gestos de cada modalidade. Flexibilidade - é a capacidade que o atleta tem para executar ao longo de toda a amplitude articular movimentos de grande amplitude por si mesmo ou por influência auxiliar das forças externas. Velocidade – é a capacidade de executar movimentos no mais curto espaço de tempo, com intensidade máxima e com duração não superior a 6/8 segundos.Classificação:1. Condicionais – são as capacidades determinadas pelos processos energéticos emetabólicos – obtenção e transformação da energia. Por isso, são condicionadas pelaenergia disponível nos músculos e pelos mecanismos que lhe regulam a distribuição –carácter quantitativo.
  3. 3. 2. Coordenativas – são essencialmente determinadas pelos processos de organização,controlo e regulação do movimento. Estas são condicionadas pela capacidade deelaboração das informações por parte dos analisadores implicados na formação erealização do movimento – carácter qualitativo.Exemplos práticos em que se desenvolvam as Capacidades MotorasResistência:AtletismoNataçãoForça:AndebolVóleiAgilidade:GinásticaBasquetebolVelocidade:AtletismoFutebolFlexibilidade:
  4. 4. Ginástica de SoloGinástica de AparelhosNOTA:toda a pessoa nasce com uma determinada quantidade de força, ouflexibilidade mas ninguém nasce com habilidade para jogar futebol, ou andebol,tem que ser desenvolvido, aprendido. Segundo Magill (1984) as capacidadesconstituem a base de todas as habilidades motoras.

×