Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Acompanhamento de crianças

2,779 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Acompanhamento de crianças

  1. 1. Acompanhamento de Crianças UFCD: Actividades Pedagógicas - Acompanhamento, Estudos e Tempos Livres da Criança
  2. 2. O que é um Acompanhante de Crianças?  O Acompanhante de Crianças é o profissional que, de acordo com normas de segurança e de deontologia profissional, cuida de crianças até aos 12 anos, durante as suas actividades:  nas refeições e horas de repouso, vigiando, orientando, e cuidando da higiene, saúde, vestuário, alimentação;  acompanhamento em passeios, excursões e visitas, promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças, incluindo aquelas com necessidades especiais de educação.
  3. 3. Actividades Principais     Vigiar, acompanhar, e auxiliar nas tarefas de vigilância, uma ou mais crianças, quer seja no seu domicílio ou em instituições de educação; Desenvolver actividades pedagógicas de acompanhamento nos estudos e nos tempos livres; Zelar pelo cumprimento das regras de higiene e de saúde; Preparar e dar refeições ou auxiliar as crianças durante o período de refeição;
  4. 4. Actividades Principais     Acompanhar, apoiar e desenvolver actividades quotidianas com crianças, respeitando os seus horários e rotinas e as regras pré-estabelecidas; Zelar pela manutenção, bem como pela preparação de materiais e equipamentos; Desenvolver actividades especificas de apoio a crianças com deficiencia; Detectar e informar os pais e/ou o/a educador/a de eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento da criança.
  5. 5. Um Acompanhante de Crianças também é um pouco Auxiliar de Educação e Animador?  Faz parte das funções principais de um Acompanhante de Crianças o desenvolvimento de atividades de: i) apoio ao estudo e ii) ocupação de tempos livres.
  6. 6. Um Acompanhante de Crianças também é Auxiliar de Educação e Animador?  Auxiliar de Educação – é um trabalhador com curso específico para o ensino pré-escolar, que elabora planos de actividade de classe, submetendo-os à apreciação dos educadores de infância e colaborando com estes no exercício da sua actividade.  Animador Socioeducativo – é um trabalhador com curso específico para a infância, que concebe e elabora atividades lúdicas de ocupação de tempos livres, inseridas no projecto educativo da instituição para a qual trabalha, com o intuito de promover o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.
  7. 7. Onde pode trabalhar um Acompanhante de Crianças?           Alguns exemplos: Infantários; Centros de Estudos e ATLs (Centos de Atividades de Tempos Livres); Associações e Centros Culturais, Recreativos e Desportivos; Autarquias locais; Bibliotecas, Ludotecas e Fonotecas; Casas e Centros da Juventude; Centros de Apoio a Deficientes; Instituições de Apoio à Infância; Ateliers de Ocupação de Tempos Livres.
  8. 8. Perfil do Acompanhante de Crianças  Trabalhar em equipas multidisciplinares;  Adaptar-se às diferenças individuais, socioculturais e a ambientes diversos;  Comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva;  Estabelecer relações interpessoais empáticas;
  9. 9. Perfil do Acompanhante de Crianças  Demonstrar autonomia e criatividade na resolução das actividades;  Motivar e valorizar as crianças;  Demonstrar estabilidade emocional e autocontrolo;  Gerir conflitos;
  10. 10. Perfil do Acompanhante de Crianças  Demonstrar segurança e confiança;  Demonstrar capacidade de observação;  Demonstrar compreensão e sensibilidade;  Lidar com situações de insucesso e dar valor aos pequenos progressos;
  11. 11. Perfil do Acompanhante de Crianças  Adaptar-se a situações imprevistas;  Estabelecer relações de cooperação dentro de equipas multidisciplinares;  Possuir elevado sentido de responsabilidade;  Agir em conformidade com as normas de higiene e segurança no trabalho.
  12. 12. Consideras ter este perfil?  Sim  Não Porquê? ……………………………………………………………… ………………………………………………………………  Competências a desenvolver? ………………………………………………………………. ……………………………………………………………… 
  13. 13. Quais são os objectivos a alcançar com a formação?  Identificar as várias actividades pedagógicas de acompanhamento e tempos livres;  Organizar os trabalhos de casa, e os procedimentos relativos à higiene e às refeições da criança.

×