Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Moçambique
Saúde
O panorama geral do sector de saúde em Moçambique
demonstra que por um lado, a pobreza está por detrás do...
Emprego
A maioria dos moçambicanos trabalham na agricultura e pesca,
havendo uma lacuna enorme na formação e nos serviços....
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×
Upcoming SlideShare
Moçambique
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

0

Share

Download to read offline

Trabalho de Geografia sobre Moçambique

Download to read offline

Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Geografia, no ano letivo 2013/2014.

É de destacar que estes trabalhos não estão de acordo com o novo acordo ortográfico e é possível que contenham erros pois foram efetuados por mim enquanto aluna.

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

Trabalho de Geografia sobre Moçambique

  1. 1. Moçambique Saúde O panorama geral do sector de saúde em Moçambique demonstra que por um lado, a pobreza está por detrás dos maiores problemas de saúde no país, por outro, indica que este sector muito influi no desenvolvimento sócio-económico de Moçambique devido aos elevados custos implicados no combate e prevenção de doenças como Malária, considerada a primeira causa de morte no país, Cólera, Tuberculose e HIV/SIDA que se estima esteja infectando cerca de 500 pessoas por dia, com uma taxa a rondar os 16.2%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de 2005. Educação Em 1974 a taxa de analfabetismo que rondava os 90%, diminuiu já em 1980 para os 72% (dados oficiais). A guerra civil nos anos oitenta foi contudo devastadora neste domínio, agravando de novo a situação. Mais de 3 mil escolas fecharam entre 1983 e 1990. A paz estabelecida em 1992 trouxe um novo alento ao processo de alfabetização, mas trata-se de um sector com graves carências, onde falta quase tudo (escolas, professores, manuais, material escolar, etc). Cálculos, datados de 1995, apresentavam a seguinte taxa actual de analfabetismo: Homens - 42%; Mulheres - 77%. De acordo com fontes internacionais, estima-se que cerca de 68% da população em idade escolar esteja a frequentar este nível de ensino (dados de 2001). Dados Estatísticos (1997) Escolas: 5.689 Alunos: 1.745.049 Professores: 28.709 Tipos de Indústria A indústria contribui apenas com 12% do Produto Interno Bruto de Moçambique, faltam investimentos para a transformação dos produtos naturais, privilegia-se a exportação de matérias-primas e a maioria das unidades económicas do país está paralisada
  2. 2. Emprego A maioria dos moçambicanos trabalham na agricultura e pesca, havendo uma lacuna enorme na formação e nos serviços. Assim, o país vira-se para os estrangeiros, nomeadamente portugueses, devido à língua e à formação. A pérola do Índico tem cada vez mais investimentos de empresas portuguesas, brasileiras e, cada vez mais, de outros países. A média salarial é 40 a 50% superior a Portugal e as principais oportunidades estão na hotelaria, restauração, logística, transportes, construção civil e tecnologias da informação. Habitação Moçambique tem mais de 20 milhões de habitantes; sendo que 70,2% do total dos habitantes vivem nas zonas rurais e os restantes 29.8% nas zonas urbanas A Constituição da República preconiza que o direito à habitação é um direito c onstitucional de todos os cidadãos. Dados de Moçambique: Extensão territorial: 801.590 km² Localização: África. Capital: Maputo. Clima: Tropical. Governo: República com forma mista de governo. Idiomas: Português (oficial), línguas regionais (principais: ronga, changã, muchope). Religiões: Crenças tradicionais 49,9%, cristianismo 38,9% (católicos 21,3%, protestantes 12,6%, outros 5%), islamismo 10,4%, outras 0,2%, sem religião e ateísmo 0,6%. População: 22.894.294 habitantes. (Homens: 11.134.577; Mulheres: 11.759.717). População residente em área urbana: 37,65%. População residente em área rural: 62,35%. População subnutrida: 38%. Esperança média de vida: 42,4 anos. Domicílios com acesso a água potável: 42%. Domicílios com acesso a rede sanitária: 31%. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,284 (baixo). Produto Interno Bruto (PIB): 9,7 bilhões de dólares. PIB per capita: 340 dólares. Nós gostaríamos de viver em Moçambique … Porque gostaríamos de ajudar pessoas que não têm um nível de qualidade de vida tão elevado como o nosso, pois é um país que ainda se encontra em desenvolvimento, e como tal têm de ser os países desenvolvidos a dar o primeiro passo para ajudar o desenvolvimento desse país. Para além disso encontram-se lá crianças que sofrem todos os dias sem culpa alguma.

Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Geografia, no ano letivo 2013/2014. É de destacar que estes trabalhos não estão de acordo com o novo acordo ortográfico e é possível que contenham erros pois foram efetuados por mim enquanto aluna.

Views

Total views

1,275

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

4

Actions

Downloads

4

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×