Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Resumo Físico-Química

Resumo Físico-Química

  1. 1. Blog Preparações e Ficha de Preparação para Revisões 8ºC o Teste de Físico-química Transformações Físicas e Químicas:FÍSICAS – transformações nas quais os materiais só alteram algumas das suasprioridades. Não se formam novas substâncias.QUÍMICAS – transformações em que se deteta a formação de novas substânciaspodendo implicar libertação de um gás, mudança de cor, cheiro caraterístico , umachama ou um ruído e variação de temperatura.Transformações químicasUma substância pode decompor-se dando origem a outras por ação:  Mecânica (Fricção) – Acender um fósforo.  Da luz (Fotólise) – Fotossíntese.  Do Calor (Termólise) – Decomposição de Dicromato de Amónio.  Da Corrente Elétrica (Eletrólise) – Decomposição da água1. Considera as situações que se seguem e refere se correspondem aTransformações Físicas ou Químicas.A – Fritar um ovo. ______________B – “Derreter” chocolate em banho-maria. _______________C – Escurecimento da pele no verão. _____________D – Enferrujamento dos portões. ______________E – “Desaparecimento” da acetona do frasco, quando aberto. _________F – Queimar madeira. ___________
  2. 2. Eletrólise da água Tubo de ensaio com Hidrogénio Tubo de ensaio com Oxigénio Água VoltâmetroElétrodo positivo Elétrodo negativo A função do ácido é tornar a água condutora de corrente elétrica  Uma reação química traduz-se por uma equação de palavras: Reagentes Produto de ReaçãoReagentes- materiais existentes antes da reaçãoProdutos de Reação – materiais obtidos no final da reação  CombustõesAs reações de combustão são reações químicas que ocorrem entre um combustívele um comburente, com libertação de energia.Assim, um combustível é o material que arde, enquanto que o comburente é asubstância que reage com o combustível (o oxigénio é um gás comburente).COMBUSTÃO VIVA:Quando se faz uma fogueira liberta-se energia sob a forma de calor e luz. Assimdizemos que ocorreu uma combustão viva.
  3. 3. COMBUSTÃO LENTA:No dia – a - dia humano ocorrem muitas outras reações como o oxigénio no ar, massem chama. É o caso, por exemplo do ferro, que quando exposto ao ar húmidooxida, ou seja, enferruja.O enferrujamento do ferro conduz à sua corrosão/degradação. Para evitar acorrosão, os metais são pintados, envernizados ou revestidos por outros metais oupor outro tipo de materiais de proteção.Mas nem todos os metais sofrem corrosões quando oxidados; por exemplo, ozinco, o cobre e o alumínio não sofrem estas corrosões. Isto porque, nestes metais,a película fina do óxido que se forma protege-os da ação do ar, pois estes óxidosnão são permeáveis ao oxigénio.Assim dizemos que é uma combustão lenta, pois não forma chama.  Soluções ácidas/neutras/básicasAs soluções ácidas são caraterizadas por:  Terem sabor azedo;  Avermelharem a tintura azul de tornesol;  Reagirem com alguns metais, corroendo-os;  Reagirem com o calcário, libertando dióxido de carbono;  Conduzirem a corrente elétrica.As soluções básicas são caraterizadas por:  Serem escorregadias ao tacto;  Tornarem carmim a solução alcoólica de fenolftaleína;  Conduzirem a corrente elétrica.EXEMPLOS:Soluções ácidas – sumos, vinagre, leite, frutos, etc.Soluções neutras – água destilada, etc.Soluções básicas – detergente, lixívia, fermento, etc.  INDICADORES DE ÁCIDO BASESão substâncias que adquirem cor diferente na presença de soluções ácidas,neutras ou básicas: o Tintura de Tornesol: torna-se vermelha na presença de soluções ácidas; o Fenolftaleína: torna-se azul na presença de soluções básicas (indicador incolor); o Indicador Universal: indicador mais rigoroso que nos dá o grau de acidez ou de basicidade de uma solução.
  4. 4. Reações de Precipitação:As reacções de precipitação são reações em que se formam sais pouco solúveis emágua. Estes sais pouco solúveis chamam-se precipitados. LEI DE LAVOISIER« Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma» - Antoine LavoisierA Lei de Lavoisier diz que:A massa dos reagentes é igual à massa dos produtos de reação. FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO QUÍMICA  Natureza dos reagentes;  Concentração dos reagentes (quanto mais concentrados maior a velocidade);  Temperatura (quanto maior a temperatura, maior a velocidade);  Luz (há reações que quando expostas à luz, aumentam a velocidade);  Estado de divisão (quanto mais dividido estiver, maior é a velocidade);  Catalisadores/Inibidores (aceleram/diminuem a velocidade respetivamente). TEORIA CORPUSCULAR DA MATÉRIA  A matéria é constituída por pequeníssimos corpúsculos;  Os corpúsculos estão sempre em constante movimento;  Entre os corpúsculos existem espaços vazios.
  5. 5. ÁTOMOS E MOLÉCULASO átomo é uma partícula muito pequena de matéria (visível apenas commicroscópios eletrónicos especiais) que contém cargas elétricas negativas epositivas, mas no qual essas cargas se anulam. Assim, a carga total de um átomo ézero.Existem substâncias formadas por átomos sozinhos (Árgon e Hélio), estes átomosestão sozinhos porque são eletricamente estáveis deste modo e não precisam de seligar a outros.Uma molécula é o conjunto de dois ou mais átomos que não são estáveis sozinhos.A carga total de uma molécula também é neutra.

×