8.ºano chuvas ácidas

12,058 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
12,058
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,045
Actions
Shares
0
Downloads
159
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

8.ºano chuvas ácidas

  1. 1. Escola Básica de Lagares, Felgueiras Ciências Naturais 8.º anoPoluição atmosférica - Chuvas ácidas
  2. 2. O que são as chuvas ácidas? São uma consequência da poluição atmosférica. A chuva ácida é a precipitação que apresenta um valor de pH inferior a 5,6.Esta precipitação pode ocorrer sob a forma de chuva, neve, nevoeiro ou atépartículas secas.
  3. 3. Como se formam as chuvas ácidas? Os óxidos de azoto (NO2)e óxidos de enxofre (SO2) são gases libertados porfábricas, centrais termoelétricas e pelos automóveis (queima de combustíveisfósseis).
  4. 4.  Quando chegam à atmosfera, estes gases reagem com o vapor de água e formamácidos que precipitam sob a forma de chuva ácida.
  5. 5. Quais as consequências das chuvas ácidas? Morte dos seres vivos aquáticos Acidificação da água de rios e lagos (plâncton, peixes, plantas aquáticas…)
  6. 6. Grandes áreas florestais têm sido Destruição de grandes massas destruídas não só por danos florestais (desflorestação) diretos sobre as folhas e raízes mas também porque as chuvas ácidas tornam as plantas mais sensíveis às doenças.
  7. 7. As chuvas ácidas aceleram a Corrosão da pedra, metal ou tinta degradação natural de edifícios de edifícios e monumentos e/ou monumentos, provocando danos por vezes irreparáveis.
  8. 8. Os danos causados pelas chuvas Efeitos sobre o ser humano ácidas no Homem não são diretos. O verdadeiro perigo resulta dos gases que provocam a poluição atmosférica, que pode conduzir ao aparecimento de irritação ou lesão pulmonar.
  9. 9. Como prevenir as Chuvas Ácidas? • Reduzir o consumo de energia; • Utilização de transportes públicos ou não poluentes; • Utilizar fontes de energia menos poluentes (renováveis); • Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre; • Instalação de sistemas de tratamento das emissões gasosas nas indústrias e nos veículos motorizados.

×