Educação Física

9,120 views

Published on

0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,120
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Educação Física

  1. 1. Escola Secundária Emídio Navarro Educação Física – Badminton , basquetebol e atletismo. Margarida Rodrigues Nº19 10ºA
  2. 2. Introdução No âmbito da disciplina de educação física, foi meproposto um trabalho pelo professor PedroRodrigues, que consistia em abordar de uma formamais profunda certas modalidades: badminton, basquetebol e atletismo. Com este trabalho tencionoenriquecer os meus conhecimentos acerca das suasregras de execução e do seu passado.Para depois os aplicar nas aulas com um maior rigor.
  3. 3. Basquetebol Origem HistóricaAfirma-se que o basquetebol foi criado em 1891 por JamesNaismith, que era professor de Educação Física. James foiinquirido com o problema de criar uma actividade quecorrespondesse aos interesses dos alunos e pudesse serpraticada no Inverno. Assim, Naismith ao fim de fazer umapesquisa sobre vários jogos, apresentou 5 regras básicas dojogo, que deram origem as regras básicas do basquetebol.O primeiro jogo realizou-se no Springfield College, nos EstadosUnidos e foi um êxito. Em 1934 é criada a FederaçãoInternacional de Basquetebol. Em Portugal só em 1927 é quefoi criada a primeira Federação Portuguesa de Basquetebol. IdentificaçãoO basquetebol é um jogo desportivo colectivo praticado porduas equipas, cada uma delas com cinco jogadores de campomais cinco suplentes. O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto doadversário, impedir que entre no nosso cesto, respeitando asregras do jogo. O lançamento de campo, quando é feito dentroda linha dos 6,75m como finalização de uma acção atacantevale dois pontos. Fora desta linha, vale 3 pontos.
  4. 4. BasquetebolO jogo tem 4 períodos de 10minutos cada. Há intervalos de 2minutos entre o primeiro e o segundo período e o terceiro eo quarto. Entre o segundo e o quarto há um intervalo de 15minutos. Regra dos 3 segundos Nenhum jogador pode permanecer no interior da árearestritiva mais de 3 segundos quando a sua equipa está naposse de bola Regra dos 5 segundos É o tempo que um jogador pode manter a posse de bolasem a movimentar. Esta regra também se aplica na reposiçãode bola em campo. Regra dos 10 segundosA equipa com a posse de bola não pode demorar mais de 10segundos a passar da zona de defesa para a zona de ataque. Regra dos 24 segundos Uma equipa com posse de bola dispõe de 24 segundos paralançar ao cesto.A conversão da bola em jogo após um cesto é feita atrás dalinha final, debaixo da tabela. Quando a bola sai pela linhafinal ou pela linha lateral, a sua reposição é feita atrásdelas, no local onde saiu.
  5. 5. Basquetebol As medidas do campo são de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. A área restritiva será um rectângulo, deixando de ser um trapézio com a reformulação das regras do basquetebol.O jogo inicia-se com o lançamento da bola ao ar pelo árbitro nocirculo central, entre dois jogadores adversários que tentam tocarna bola, saltando. Quando um jogador não respeita as regras do jogo, pratica uma infracção pode ser: Uma violação Falta técnica Falta antidesportiva Uma falta pessoal
  6. 6. Basquetebol Fundamentos técnicos Passes: o de peito(1C); o de ombro a uma mão(2C); o Picado(3C); Fig.3C Fig.2C Fig.1CDrible: a bola é empurrada para o chão, por acção dos dedos edo pulso num movimento de sobe e desce. Existem 4 tipos dedrible. Drible parado, em progressão, em corrida e de protecção. Lançamentos : • na passada(1D) • em apoio(2D) • em suspensão; Fig. 2D Fig.1D
  7. 7. BadmintonOrigem históricaEste jogo já é muito antigo, na Grécia há 2000 anospraticava-se uma modalidade semelhante. Em 1893 é criada a Associação Inglesa de Badminton. O primeiro campeonato foi em Inglaterra, 1897. Epassado 37 anos é criada a Federação Internacional deBadminton. Em Portugal as suas origens sãodesconhecidas.IdentificaçãoEsta modalidade pode ser praticada individualmente ouaos pares. É considerada um desporto de raqueta.O seu objectivo é fazer com que o volante passe porcima da rede, de acordo com as regras do jogo(acçãoofensiva) e impedir que o volante toque no nossocampo(acção defensiva).O encontro é disputado em dois sets vitoriosos ou aomelhor de três. Cada set é jogado a 21 pontos. Ojogador vencedor de um set iniciará com serviço o setseguinte. Sempre que um jogador efectue o serviço epratique falta, ou caso o volante toque a superficiedentro dos limites do seu campo, perde o direito aoserviço, mas não perde o ponto.
  8. 8. Badminton•Saque = serviçoO campo é rectangular, dividido ao meio por uma redesuspensa em dois postos colocados sobre as linhaslaterais de pares(6,10m).Existem várias situações consideradas falta no badminton:- O volante não pode ficar preso na raquete durante umbatimento, nem pode ser batido duas vezes consecutivaspelo mesmo jogador;-Um serviço mal executado;- O jogador não pode tocar na rede com a raquete, com ocorpo ou com o equipamento.
  9. 9. BadmintonFundamentos técnicosEsta modalidade deve ser equilibrada com momentos degrande velocidade e batimentos mais fracos.Batimentos abaixo da cintura * serviço curto e serviço para trajectórias altas Serviço curto : permite imprimir ao volante uma trajectória baixa e tensa de forma a passar junto à rede e a cair perto desta no campo do adversário. Batimentos ao lado do troncoClear : tem por objectivo dar ao volante uma trajectória alta elonga de modo que caia perto da linha final do adversário.( 3D) Lob: é semelhante ao serviço e serve para colocar o volante longe. Pode ser classificado como ofensivo ou defensivo.Fig.3DAmorti: tem por objectivo quebrar a rotina e apanhar desurpresa o adversário.
  10. 10. AtletismoOrigem Histórica O atletismo é a modalidade mais velha dos jogos Olímpicos. A primeira corrida terá sido organizada no ano 776 a.c.. As suas regras foram renovadas ao longo do séc. XIX. Em 1912, é fundada a Federação Internacional de Atletismo Amador, em Estocolmo. Em Portugal só a 21 de Novembro de 1921 é que se criou a Federação Portuguesa de Sports Atléticos apenas com seis clubes.Identificação O atletismo engloba um conjunto de diferentes modalidades. A corrida , os saltos, os lançamentos e as provas combinadas que é o caso do decatlo. O estádio (a pista) tem 400 metros, demarcados em espaços de 1,22metros por corredor)
  11. 11. Atletismo Corrida de velocidadeAté 1936 os atletas faziam covas na pista para fixarem ospés. A partir desta data foram introduzidos os blocos departida . Maximizando o rendimento dos atletas napartida. Depois da colocação dos blocos, deve se esperarpelo sinal de parida e treinar bem a partida pois uma boapartida comanda uma boa prova Blocos de partida A corrida de velocidade de 60m, 80m, ou de 100m é caracterizada por ser de curta duração, de intensidade máxima. Assim é importante partir com uma boa velocidade e reagir rápido. É necessário obedecer a regras Durante a corrida o corredor deve respeitar os limites da sua pista caso contrário pode ser desclassificado. Sempre que um concorrente abandone o seu lugar antes de ser dado o sinal de partida(tiro), faz falsa partida. O atleta que fizer a segunda partida falsa será desclassificado, independentemente de ele ter sido o causador da primeira partida falsa.
  12. 12. AtletismoNa partida deve-se esperar pelos sinais do juiz ( “ aos seuslugares” ; “prontos”) e pelo sinal do tiro de partida, só depoisse deve iniciar a corrida. Na partida deve-se reagirrapidamente, dar a primeira impulsão com a perna de trás, elogo a seguir com maior duração a perna da frente, pelaprojecção do corpo. Coordenar o movimento dos braços epernas.Durante a corrida, já depois da fase de aceleração o atletadeixa de inclinar o tronco para a frente e vai-se aproximandoprogressivamente da posição normal de corrida. Ao mesmotempo deve-se aumentar o passo de corrida. Deve-se olharpara a frente sempre e movimentar os braços flectidos.Já na meta deve-se inclinar o corpo e a cabeça para a frente, avançando o ombro oposto à perna da frente e oscilando osbraços à retaguarda.
  13. 13. Atletismo Corrida de estafetasÉ uma corrida de velocidade por equipas, com 4 elementos. Com transmissão do testemunho( à esquerda) durante a prova. Este tem 28 a 30cm e 28mm de diâmetro. É obrigatório passar e receber o testemunho na zona de transmissão. Não se pode atirar o testemunho, se este cair o último a transportá-lo é quem deverá apanhar. Depois da sua transmissão, o atleta deve permanecer no seu corredor e só pode abandoná-la senão prejudicar os seus adversários. Não é permitido ao atleta realizar dois percursos.
  14. 14. AtletismoNa estafeta de 4x60m ou 4x80m ou 4x100m, a zona detransmissão começa a 10m da linha dos 60m e termina 10m àfrente dela.Na partida ou saída o primeiro atleta da equipa realiza a partidabaixa na figura em baixo e os restantes a partida alta para fazer arecepção do testemunho em velocidade; este tipo de partida éconsiderada uma partida lançada. Método ascendente. Na transmissão do testemunho o receptor deve ter sinais referencia sobre o seu corredor. É aconselhável a passagem do testemunho pelo método ascendente e a transmissão do tipo exterior, em que o transmissor com o testemunho na mão direita entrega-o ao companheiro de equipa(receptor) pelo lado de fora, para a mão esquerda.
  15. 15. Atletismo Corrida de barreirasÉ uma corrida de velocidade com obstáculos que sãopassados com segurança e rapidez. Pode ser na distânciade 60m, 80m, ou de 100m.Durante a corrida o atleta tem que se manter no seupercurso, não pode passar nem a perna nem o pé exteriorda barreira. Desde que não seja com intenção, o atleta nãopode derrubar a barreira com as mãos.Da partida à primeira barreira : sendo uma distância fixa opraticante deve adaptar-se e dosear o seu esforço paraencontrar o local de ataque ao obstáculo.Partida baixa, par, 8 apoios, deve colocar-se o pé da perna deataque à barreira no segundo “bloco”, para o pé da perna deimpulsão se encontrar sobre o oitavo apoio. (em cima)Partida baixa, ímpar,7 apoios , deve colocar-se o pé da perna deataque à barreira no primeiro “bloco”em relação à linha departida. (em cima)
  16. 16. Atletismo Na passagem da barreira deve-se : Apoiar o pé da perna de impulsão no eixo da corrida; ao mesmo tempo, a outra perna efectua o ataque à barreira; com a perna de ataque para a frente e para cima flectida. Inclinar o tronco para ficar no prolongamento da perna de impulsão; a cintura e os ombros devem estar no sentido da corrida. Flectir o tronco sobre a perna de ataque com a ajuda do braço do lado oposto desta. Passar a barreira com a perna de ataque semiflectida para a frente e para baixo e a perna de impulsão flectida lateralmente. Na fase da passagem de barreiras, alongar para a frente e para baixo a perna de ataque e realizar o "golpe de tesoura" da perna de impulsão flectida lateralmente, trazendo-a por alto para o eixo da corrida. Fazer uma recepção activa sobre a parte anterior do pé e com a cintura à frente do pé de apoio. O número de apoios deve permitir a passagem das barreiras, sem alterar o ritmo e com uma regularidade precisa. A técnica mais utilizada é a de quatro apoios ( três passadas). Estes apoios devem ser rápidos e breves.
  17. 17. Atletismo O salto em altura É uma sucessão de movimentos para que se consiga ultrapassar a fasquia o mais alto possível. Obedece a regras :• qualquer concorrente após três derrubes consecutivos é eliminado.• O colchão de recepção é rectangular e tem 5m x 4m no mínimo.• A fasquia deve ter um comprimento entre 3,64m e 4,00m• Os concorrentes tem de fazer uma chamada a um só pé. Várias técnicas foram utilizadas ao longo dos anos, todavia a técnica de fosbury-flop é a mais utilizada. Nesta técnica o atleta realiza : a corrida de balanço a chamada colocando o pé de impulso com rapidez, para fornecer velocidade de impulsão o voo, em que há a projecção do corpo para a frente e para cima, com rotação interna da perna de ataque flectida para facilitar a extensão da cintura. Onde se forma o “arco” ou “ponte” por cima da fasquia. e a fase descendente do voo ( a queda do atleta no colchão, preferivelmente em “L”)
  18. 18. Atletismo Salto em comprimento © A pista deve ter pelo menos 40m; © A caixa de areia deve estar situada, pelo menos, a 1 m da tábua de chamada. A caixa deve ter 9m de comprimento.©A medição do salto faz-se da marca mais próxima, deixada pelosaltador na caixa de areia.©O tempo máximo para realizar uma tentativa é de 1minuto e30segundos.O salto divide-se em duas componentes : a aproximação em corridade balanço que é finalizada com a chamada rápida e a fase aérea devoo que termina com a quedaA técnica mais adoptada nesta modalidade é a de voo em extensãoou de passada ( na figura de baixo) Porém também existe outraconhecida a técnica de voo de tesoura ou de corrida.
  19. 19. Atletismo Lançamento do peso •O círculo de 2,135 de área delimita o balanço •Num concurso com mais de 8 participantes cada um deles tem direito a três ensaios; •A medição dos lançamentos só se verifica quando estes são válidos, isto é, quando caem na zona de queda e sem faltas.Considera-se lançamento nulo sempre que no momento do lançamento opeso se encontre fora do lugar inicial(pescoço e maxilar inferior). E que olançador depois de iniciar o lançamento toque no solo ou a antepara paraalém da linha do círculo.As duas técnicas mais usadas são:®A técnica de costas ( 6D);®A técnica com rotação(6E);6D6E
  20. 20. ConclusãoEm suma, todo este trabalhocontribuiu para enriquecer a minhacultura geral, obrigou-me apesquisar sobre temas como obasquetebol cujas regras tinhamsido reformuladas. No fim dotrabalho digo convictamente queaprendi muito com a minhapesquisa.
  21. 21. bibliografia• http://adeb.espjs.edu.pt/ficheiros/Novas%20regras%20basq uetebol%202010.pdf• http://faialbasket.blogspot.com/2010/04/novas-regras- oficiais-de-basquetebol.html• http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.c om/_nqpLE1jDlPk/TNhHbxdnQSI/AAAAAAAAABQ/QW582W KM530/s1600/quadra-de- basquete.gif&imgrefurl=http://olivaldotuc10.blogspot.com/ &usg=__JKn- chabXCecC3vvertuRWItgW4=&h=379&w=400&sz=9&hl=pt- PT&start=3&zoom=1&tbnid=fPM92DipO5hDGM:&tbnh=117 &tbnw=124&ei=8w_hTZPpMYnNtAbBlaHyBQ&prev=/search %3Fq%3Dnovo%2Bcampo%2Bde%2Bbasquetebol%26um%3 D1%26hl%3Dpt- PT%26biw%3D1366%26bih%3D624%26tbm%3Disch&um=1 &itbs=1• http://www.prof2000.pt/users/ruimarques/ComTecn%20Ba sq.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/badminton/hist oria-do-badminton.php• http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/atletismo. htm• http://www.slideshare.net/ritex/atletismo-presentation- 752471• http://descobertas.no.sapo.pt/atl_barreiras.htm

×