Workshop Marketing Pessoal

2,395 views

Published on

Conceito de Marketing
O Auto-conhecimento
A auto-estima
O produto sou eu
A importância da Imagem
A Sua Marca
As relações Interpessoais
Elementos da Comunicação
A comunicação Assertiva
Como se apresentar em termos situacionais?

Published in: Career

Workshop Marketing Pessoal

  1. 1. Rebelo arga rida Marketing PessoalM Bem Vindos! Maio de 2011 Morango Azul
  2. 2. Marketing Pessoal e GestãoEmocional O Meu Nome! Ideias para hoje e amanhã! Margarida Rebelo, Maio 2011
  3. 3. Marketing Pessoal O que é? Margarida Rebelo, 2011
  4. 4. Marketing Pessoal Pessoa? "um ser inteligente e pensante dotado de razão e reflexão e que pode considerar-se a si mesmo como aquilo que é, a mesma coisa pensante, em diferentes momentos e lugares.“ Segº John Locke, citado em Ética Prática, de Peter Singer (Lisboa: Gradiva, 2000). Margarida Rebelo, Abril 2011
  5. 5. Marketing PessoalQual será o produto/serviço vendido?O segmento do marketing é colocado em prática juntocom nossas habilidades e experiências, principalmentea nossa Imagem vs Comportamentos.“(…) Marketing Pessoal é uma extensão do MarketingGlobal. A consolidação de um pacote de marketing e oauto-posicionamento vão torná-lo capaz de promoverde forma eficiente o Marketing Pessoal” Balback e Slater (2000)
  6. 6. Marketing PessoalO Marketing Pessoal é o conjunto de actividadespreparadas para criar, manter ou modificar atitudes oucomportamentos existentes em relação às pessoas. O nosso impacto pessoal é composto por: •55% de aparência e comportamento, •38% pela maneira como falamos e • 7% pelo conteúdo do discurso. Gastão Crespo In Revista Estética Viva
  7. 7. Marketing PessoalEntão, se olharmos para as %’s supra temos que investir maisem: - Imagem (aparência) e Comportamento -Ter muito cuidado com o que dizemos e a quem (fazer trabalho de casa) - Cuidado com o que se diz, muitas vezes é preferível perguntar do que falar do que não sabemos (não demonstra inferioridade, mas sim humildade) e saber Ouvir Bem 1º, a seguir pensar e depois responder.
  8. 8. Marketing PessoalNão seja um banana - Marketing Pessoal Palestrante Persona_NEW.avi
  9. 9. Marketing PessoalPara que o Marketing Pessoal resulte,é precisofocarmo-nos na mensagem (comunicação)que pretendemos passar e decidir como epara quem a Vamos enviar!
  10. 10. Marketing Pessoal Margarida Rebelo, 2011
  11. 11. Opções disponíveisbelo rida Re MAuto-Análise:arga Quais são os Meus Pontos Fracos? Quais são os meus Pontos Fortes?
  12. 12. Visão!
  13. 13. Somos “O Produto" mais importante.Será que pensamos realmente no valor da nossa Marca Pessoal ? Como posso apostar em mim?
  14. 14. Marketing PessoalO Homem/Mulher é um activo de depreciaçãorápida, uma forma de a ultrapassar é investir navalorização desse activo.O Marketing Pessoal actua directamenteneste processo, é uma das ferramentas maisimportantes para acabar com o conformismo. …a falta de preparação, por vezes, atinge asprofissões!
  15. 15. Marketing PessoalÉ a base para o planeamento da nossa imagempessoal e profissional; permite o reconhecimento das nossas competências e a forma correcta de expô-las; demonstra como criar, ampliar e gerir a nossa rede de contactos – networking; reforça a auto-estima e a coragem para enfrentar os desafios pessoais e profissionais;
  16. 16. Marketing Pessoal ….• desperta o indivíduo para oauto-desenvolvimento e a auto-gestão dacarreira profissional e da vida pessoal;• amplia a pré-disposição para lidar com asconstantes mudanças;• dá-nos as bases necessárias de forma adequadaquanto à postura e etiqueta, Profissional e Pessoal.
  17. 17. O Marketing Pessoalenvolve tudo o quetemos que construirpara ……passar uma melhorimagem sua/minhapara as outraspessoas.
  18. 18. Marketing PessoalExige:Planeamento Preparação Trabalho Persistência Atitude Mental Conhecimento Argumentação e Comunicação Trabalho em Equipe Competências Liderança Situacional Saber Saber fazer Saber Estar Paixão Coragem Empatia Influência Aparência e Imagem Companhia Boa Imagem Ambiente Inovação Network Divulgação Talento (…)
  19. 19. IMAGEM PESSOALPode influenciar positivamente ou negativamente anossa performance;A imagem é uma competência individual poderosa;A imagem é importante na construção da mensagem;A imagem deve validar e reforçar a mensagem = Comunicação.
  20. 20. Rebelo arga ridaM A imagem Pessoal…. O tamanho do nosso sucesso está directamente ligado com a imagem pessoal.
  21. 21. IMAGEM PESSOALA imagem é umelementode comunicaçãoA construção daauto-imagem
  22. 22. Margarida Rebelo A IMAGEM PESSOAL A auto-imagem é:= imagem percepcionada+ imagem projectada+ imagem idealizada
  23. 23. Margarida RebeloA Linguagem não verbalrepresenta 93% !“O sorriso é o sinalexterior que maisprocuramos numa caranova(…) Conseguimosreconhecer um sorrisoa mais de 30 metrosde distância” Paul Ekman
  24. 24. A esta hora… o que é que eu visto? Que vou fazer?Com quem vou falar?Como preciso de me sentir?
  25. 25. Situação actual Auto-Conhecimento Quem Sou? Onde estou? Para onde Vou? (QUERO ir?)Margarida Rebelo
  26. 26. Auto-conhecimento vsAuto-Estima Que Picos e que Vales tive na minha Vida? … e Planaltos? Do Livro “Picos e Vales” Spencer Johnson
  27. 27. Gestão Emocional"... a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." Daniel Goleman, 1998
  28. 28. Gestão Emocional
  29. 29. Metas e objectivos de vida A minha Meta está Definida? Qual é o meu Objectivo na Vida? Reflexão!
  30. 30. Opções disponíveisAuto-diagnóstico: Quais são os Meus Pontos Fracos? Quais são os meus Pontos Fortes?
  31. 31. Recomendação Aprender a Utilizar as Técnicas de Marketing Pessoal Fazer uma Análise SWOT Pessoal: Valor de Mercado (RH) Atitude, Postura e Comportamento Entusiasmo e Confiança Fazer a diferença Comunicação Eficaz Gestão de Carreira Downsizing e Outplacement nas Empresas Procurar um Novo Emprego Ser Empreendedor Motivação Formação Gestão de Competências
  32. 32. EU QUERO.EU ADIRO àMudança.EU POSSUODeterminação EDisciplina.EU ASSUMO oCOMPROMISSOComigoEU DEFINO,AGORA, Uma Dataque seja Cómodapara Eu Cumprir.
  33. 33. Definir, Escrever, Traçar o Meu Plano… CUMPRO-O e mantenha-o Actualizado.
  34. 34. Dicas:1) Construa uma Auto-imagem Positiva e Optimista.2) Todo o Produto necessita de uma Boa Embalagem.3) Cuide da sua Comunicação e Apresentação Pessoal, pois estes são o seu cartão de visita.
  35. 35. Exemplo de Marketing Pessoal Liderança e Motivação - Ayrton Senna(360p_H.264-AAC).mp4
  36. 36. Marque a Diferença!
  37. 37. Margarida Rebelo Seja um profissional de alto rendimento, coloque em prática o seu Marketing Pessoal!
  38. 38. Obrigada e muito sucesso!
  39. 39. Recomendação Promover e “Vender-se” (A sua elevada Auto-Estima leva-o a SABER que é o melhor Produto do Mercado!) Margarida Rebelo E-mail: rebelomargarida7@gmail.com

×