Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Fernando Pessoa, in Mensagem
O Infante
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o...
O INFANTE, Fernando Pessoa,
Mensagem
 À semelhança de Camões, Fernando Pessoa propõe-se glorificar os heróis
nacionais.
...
O Infante, p. 131 do manual Ponto e Vírgula9, Texto Editora
 1. Ideia de unidade
“Deus quis que a terra fosse toda uma,
q...
O Infante, p. 131 do manual Ponto e Vírgula9, Texto Editora
 2. A forma verbal perifrástica “foste desvendando” é
importa...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O infante, Mensagem, Fernando Pessoa

22,507 views

Published on

O infante, Mensagem, Fernando Pessoa, 9º ano

Published in: Education
  • Be the first to comment

O infante, Mensagem, Fernando Pessoa

  1. 1. Fernando Pessoa, in Mensagem O Infante Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse. Sagrou-te, e foste desvendando a espuma, E a orla branca foi de ilha em continente, Clareou, correndo, até ao fim do mundo, E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda, do azul profundo. Quem te sagrou criou-te português. Do mar e nós em ti nos deu sinal. Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal!
  2. 2. O INFANTE, Fernando Pessoa, Mensagem  À semelhança de Camões, Fernando Pessoa propõe-se glorificar os heróis nacionais.  Dedica o poema ao infante D. Henrique  O grande acontecimento são os Descobrimentos  Deus é a entidade responsável por esse acontecimento  “sagrou” = verbo que significa investir em ações sagradas, benzer; Sagres é o lugar de partida para esse acontecimento histórico  “Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez“ - indica a glória desse acontecimento, mas também a decadência que se lhe seguiu.
  3. 3. O Infante, p. 131 do manual Ponto e Vírgula9, Texto Editora  1. Ideia de unidade “Deus quis que a terra fosse toda uma, que o mar unisse, já não separasse” E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda do azul profundo”  Ideia de claridade “foste desvendando a espuma” “a orla branca foi de ilha em continente, clareou[…]”
  4. 4. O Infante, p. 131 do manual Ponto e Vírgula9, Texto Editora  2. A forma verbal perifrástica “foste desvendando” é importante no poema porque transmite a ideia de descoberta associada ao acontecimento histórico em que o Infante participou, ou seja, os descobrimentos, que revelaram o que até então permanecia desconhecido.  3. Sabendo que “o Império se desfez”, faltará a Portugal encontrar outro meio de se evidenciar no mundo. Da vontade divina e do sonho do homem nasce a obra. É preciso que Deus volte a querer, que os portugueses voltem a sonhar – daí nascerá, certamente, a obra necessária a um novo ciclo histórico de grandeza.

×