Bom humor no ambiente de trabalho

2,045 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,045
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Bom humor no ambiente de trabalho

  1. 1. DEFINIÇÃOHumor:O humor é um estado de ânimo cuja intensidade representa ograu de disposição e de bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo.
  2. 2. BOM HUMOR NO AMBIENTE DE TRABALHONa busca por resultados, as organizações estão investindo cada vez mais noconceito do bom humor. Os processos seletivos também estão permeados poressa ideia.Proporcionar um ambiente de trabalho agradável é o que especialistas da áreade recursos humanos pronunciam atualmente. O bom humor no trabalhofavorece as relações interpessoais, tornando-as mais agradáveis; aumenta aunião entre a equipe; eleva a produtividade; e ameniza o estresse, já queestimula a produção de hormônios responsáveis pela sensação de prazer.Após analisar estudos sobre os efeitos do bom humor nas relações sociais,pesquisadores das Universidades Columbia e do Missouri, nos Estados Unidos,concluíram que as brincadeiras no ambiente de trabalho diminuem a fadiga.
  3. 3. A sensação de bem-estar provocada pelo riso propicia maior fluência de ideias,decisões mais criativas e sucesso no trabalho, que pode ser observado a partirda melhora no relacionamento, diminuição da tensão e aumento da autoestima.O bom humor favorece o aprendizado, tornando-o mais eficaz.Manter o bom humor no trabalho muitas vezes se torna um desafio emcondições de trabalho não muito satisfatórias. A convivência, se trabalhada, podeafastar o clima estressante que muitas vezes paira no ambiente corporativo.
  4. 4. MAU HUMOR NO AMBIENTE DE TRABALHONão há nada mais chato no trabalho do que conviver com uma pessoa de mauhumor ao seu lado.Pense na seguinte situação, você levanta na manha de sexta-feira, o ultimo diade trabalho da semana, você já esta pensando no fim de semana, os locaisque precisa ir, nas refeições que fará, e tudo que separa você desse fim desemana tão esperado são suas 8 horas de serviço da sexta, mais vocêpensa direito e percebe que essas 8 horas passaram tão rápido que logovocê estará em casa e vai aproveita o fim de semana, no entanto ao chegarno trabalho você encontra com uma pessoa mau humorada, aquela que está“chutando” tudo, que ofende a todos que se aproximam dela, você vaiconsiderar as próximas 8 horas as piores da sua vida.Isso acontece pois pessoas de mau humor influenciam as pessoas que estãocom a auto estima elevada, o ditado “Uma laranja podre no mesmo sacoestraga as laranjas boas”
  5. 5. COMO NÃO DEIXAR SEU MAU HUMOR INFLUENCIAR NOTRABALHONão existe nada mais difícil do que enfrentar um dia de trabalho quando está demau humor. Muitas vezes ele começa quando abrimos os olhos, bem cedinho,antes ate de tirarmos os pés da cama.O certo é que pessoas mal humoradas no ambiente de trabalho acabamcontaminando a todos e muitas vezes tornam-se responsáveis por uma série dedissabores para si e para os outros.Existem sete iniciativas que podem colaborar para ser elegante consigo e comos outros, mesmo em dias de humor discutível:
  6. 6. 1- Caso perceba logo ao abrir os olhos que o mau humor já começou a tomarcorpo, tente reverter situação. Reflita seriamente se a sensaçãoprocede ou é sono, fome, ressaca ou pura mau criação. Reconhecendo arazão, comece a luta para mudar.2- Faça tudo com calma, tome banho, obrigue-se a sentar para tomar o café damanhã e reserve, ainda em casa, um tempinho para planejar com cuidado asrelações que vai estabelecer com os colegas de trabalho ou com os clientes.3- Nesses dias procure usar roupas confortáveis e com as quais se sinta bem ebonito. Não há nada que irrite mais do que sair de casa com uma roupaerrada.4- Coloque um sorriso no rosto e não deixe ele ir embora de jeito nenhum. Esseexpediente ajuda o cérebro a achar que esta tudo bem.
  7. 7. 5- Cumprimente a todos que encontrar pelo caminho com um sonoro “bom dia”.6- Se o mau humor atacar, dê uma desculpa qualquer e se retire por algunsminutos. Vá para algum lugar tranquilo e respire fundo muitas vezes.7- Não grite, xingue ou fale bobagens das quais possa se arrepender. Seperceber que esta se colocando em risco de falar o que não deve, peçadesculpas e retire-se por alguns minutos.
  8. 8. COMO CONTROLAR A IRRITABILIDADE1. Deixe de ser do contra. Em vez de estar constantemente a pôr em questãocada situação da vida e as atitudes de quem o rodeia, procure ser maistolerante. Uma empresa precisa de colaboradores com energia, envolvidos como grupo e motivados, e não de alguém que constantemente entra em conflito.Tem a certeza que quer tornar o ambiente de trabalho ainda mais pesado do quea própria rotina?2. Comprometa-se. Faça um acordo consigo próprio de não se deixaraborrecer com nada durante duas horas. Vencida a primeira etapa, vá renovandoesse acordo regularmente. Verá que é cada vez mais fácil manter-se um poucoalheio às pequenas tricas do dia-a-dia.3. Ponha o perfeccionismo de lado. Se é daqueles que procura sempre aperfeição em tudo o que faz fique a saber que esse é um passo certo para afrustração e um bloqueio à boa disposição. Assuma que é suficiente fazer umbom trabalho e cumprir os seus objetivos, mesmo quando não atinge a talperfeição que ambiciona.
  9. 9. 4. Espalhe simpatia. Não custa nada sorrir e saber retribuir um cumprimentocom simpatia. Verá que a boa disposição é, também ela, contagiosa e umaeficaz arma contra a irritação e intolerância.5. Controle-se. Descarregar a raiva nos seus colegas ou passar um dia inteirode “cara feia” para o mundo não vai ajudá-lo a resolver seus problemas. Aprendaa controlar as suas emoções.6. Abrande o ritmo. Muitas vezes, o facto de permanecer muitas horas naempresa e dar resposta às constantes solicitações diárias são fatores suficientespara quebrar a sua boa disposição. É preciso saber desacelerar um pouco ealigeirar a tensão habitual.7. Racionalize. Perca alguns minutos a pensar se haverá mesmo motivosválidos para o seu mau humor. Na maior parte dos casos, pôr as coisas numaoutra perspectiva é suficiente para eliminar parte dos problemas e sentir-semuito menos amargurado.
  10. 10. ALIMENTO QUE ATIVAM O BOM HUMORLIMÃO: o primeiro da lista pelo seu elevado poder de alcalinizar todos oslíquidos corporais, como também de fixar nutrientes importantes como ossais minerais.ALFACE: ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância quefunciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato.COUVES, AGRIÃO e demais folhas verde escuro: ricas em ácido fólico evitaminas do complexo B, cuidam do cérebro, da memória e do sistemanervoso central.CENOURA: rica em betacarotenos, substâncias antioxidantes que preservam asaúde de todos os tecidos como os do sistema cardiovascular e da visão.ALHO: reduz a pressão arterial, que pode ir às alturas devido à ansiedadeacumulada.BANANA: tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda agarantir um sono tranquilo.
  11. 11. UVA: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam nofuncionamento do sistema nervoso.JABUTICABA: essa frutinha contém ferro - que combate a anemia - e vitaminaC, que aumenta as defesas do organismo.LARANJA: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajudano bom funcionamento do sistema nervoso.SEMENTES DE LINHAÇA, GERGELIM, GIRASSOL e CASTANHA DO PARÁ:principalmente quando pré-hidratadas e germinadas. Ricas em gordurasessenciais, ômega-3, proteínas e sais minerais, devem ser ingeridas (commoderação) para suprir o cérebro das melhores matérias-primas de que elenecessita.LECITINA DE SOJA: funciona como um detergente para limpar o organismo detodas as gorduras em excesso.FRUTOS DO MAR: quer dar um chega para lá na tristeza? Consuma (paraquem não é vegetariano) até 3 vezes/semana as delícias que vêm do mar.OVOS: os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e aniacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina.
  12. 12. ALIMENTOS QUE ATIVAM O MAU HUMORAçúcar refinado: quando consumidos em excesso - exige demais do pâncreasquando a glicose explode no sangue e o cérebro fica anestesiado; minutosdepois vem a hipoglicemia que gera um estado letárgico e a vitalidade, assimcomo o sistema imunológico ficam deprimidos.Álcool: exige muito do fígado e acaba com o sistema nervoso. Dor de cabeça,indisposição, impaciência e intolerância são um local comum de chegada.Sal: excesso de sal exige muito do coração e dos rins. Troque o excesso de salpor ervas que tornam os pratos muito mais exóticos e saudáveis.Cafeína: presente no café, nos refrigerantes tipo cola, no chá inglês e nochocolate, dispara a produção de hormônios como a adrenalina, o queaumenta a agitação interna e a ansiedade.
  13. 13. Pular refeições: não é uma boa prática para ninguém, menos ainda para osansiosos e desvitalizados. O ponto de chegada é a hipoglicemia e o fatídicomau humor. E, quando for comer, cego de fome não irá fazer boa seleçãodos alimentos.Fast Food: alimento barato e vazio, pura gordura e carboidratos de péssimaqualidade, está provado que causam obesidade, diabetes, ansiedade edepressão.Jantar de Rei/Rainha: complica o sono, o rejuvenescimento, a recargaenergética que todo organismo precisa fazer durante uma boa noite de sonoreparador. No outro dia, difícil começar com vitalidade e bom astral.
  14. 14. MELHORES EMPRESA PARA SE TRABALHAR EM TIO site Blogteih realizou uma pesquisa que selecionou um Top 5, com as 5melhores empresas para se trabalhar no segmento de tecnologia,.Como é feita a avaliação?A empresa de consultoria de gestão GPTW baseia-se em dois questionários.1. Direcionado ao departamento de Recursos Humanos, o Culture Audit, que tempor objetivo explicar as práticas culturais da empresa. Nele, são solicitadas asseguintes práticas adotadas pelas organizações que participam do estudo:Inspirando, Falando, Escutando, Agradecendo, Desenvolvendo, Cuidando,Contratando e Recebendo, Celebrando e Compartilhando. É necessário ainda oenvio de evidências dessas práticas como, por exemplo, documentos decomunicação. O Culture Audit tem peso de 33% na pesquisa.
  15. 15. 2. O outro questionário, o Trust Index, é aplicado nos funcionários, emamostragem representativa por setor. É um questionário fechado com 58afirmativas, tem peso de 62%, complementado por duas perguntas abertas, quetem peso de 5% na pesquisa.Simplificando: A nota da empresa é composta por Culture Audit (33%), TrustIndex (62%) e comentários dos funcionários em duas questões abertas (5%). Aofinal, é obtido um resultado para cada empresa.
  16. 16. POR QUE ESTE RANKING É IMPORTANTE?Isso pode ser explicado por uma simples pergunta: Quem não gostaria detrabalhar em uma empresa que está ranqueada como uma das melhoresempresas para se trabalhar? Todos gostaríamos, por um simples motivo: odinheiro motiva momentaneamente, porém o bem-estar no trabalho mantêm amotivação a cada dia. Este fator faz com que essas empresas tenham osmelhores funcionários, além de uma boa imagem no mercado.
  17. 17. MELHORES EMPRESAS DE TI EM 201101 – Google02 – Radix03 – Acesso Digital04 – SAS05 – Microsoft Informática38 – Oracle46 – IBM Brasil58 – MercadoLivre.com
  18. 18. QUALIDADES DAS EMPRESASNormalmente, essas empresas fornecem grandes benefícios aos seusfuncionários, como por exemplo:- Diversas maneiras de diversão e descontração durante o expediente;- Ampla assistência aos familiares, tanto em serviços de lazer como decapacitação;- Liberdade de expressão e de opinião;- Dentre outros fatores que tornam o trabalho uma atividade mais divertida e, porconsequência, mais produtiva, pois no mundo da TI, a criatividade é a chave dodesenvolvimento, e o stress e o nervosismo cotidiano somente atrapalham osprofissionais deste setor.
  19. 19. QUAL O PERFIL DE PROFISSIONAL QUE ESSAS EMPRESAS BUSCAM?*Especialistas afirmam que do lado comportamental, qualidades como ser comunicativo eter atitude/iniciativa são posicionamentos esperados; e do lado técnico, falar inglês é vital.Fatores como liderança, inovação, motivação, comunicação e conhecimento emestruturas, processos e estratégia também fazem a diferença na hora da seleção.Profissionais certificados com Information Technology Infrastructure Library (ITIL) eControl Objectives for Information and related Technology (COBIT) também sãoamplamente procurados. Isso porquê, em sua avaliação, cada vez mais há umdirecionamento para incluir melhores práticas nos negócios.O gerente de um grande site de recrutamento falando sobre contratações na área de TIrevela alguns dos requisitos mais procurados na área: “Em programação as linguagensmais exigidas são PHP, .Net, Java e Delphi. Em todos os cargos, o que é mais requisitadoé o conhecimento em SQL”.
  20. 20. OBRIGADO PELA ATENÇÃOGrupo: Fernando Ra: 28154Marcos 09369Matheus 0Willian 2Turma: 5º SI BProfessora: Marcia Cristina Teixeira MartinsDisciplina: Princípios de Vida Saudável

×